terça-feira, 4 de outubro de 2011

SENAI apresenta coleção conceitual no Moda Santa Cruz







O SENAI Santa Cruz do Capibaribe apresentou na noite desta segunda-feira (3), uma coleção totalmente produzida pelos alunos da Instituição. Foram peças conceituais, onde demonstra o que vai ser tendência na moda 2012.

As peças foram muito bem apreciadas pela plateia que lotava a arena dos desfiles. A professora de Desing de Moda, Isabele Marny, ressaltou a importância do SENAI para Santa Cruz do Capibaribe. Ela disse ainda que a instituição colabora para o desenvolvimento da região, promovendo o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no Polo de Confecções.

Solenidade de Entrega das Medalhas Padre Zuzinha

O dia 29 de setembro, dedicado aos Padroeiros da nossa cidade, São Miguel e Bom Jesus dos Aflitos, foi a data escolhida para a realização da cerimônia de entrega das Medalhas Padre Zuzinha, aos 34 cidadãos homenageados pelos parlamentares da Casa Dr. José Vieira de Araújo. A entrega dessas medalhas representa o reconhecimento e a valorização dos cidadãos que prestaram relevantes serviços ao nosso município, os quais, devido aos projetos e iniciativas apresentadas, contribuíram de forma decisiva para o progresso do mesmo.
O Presidente da Câmara, Francisco Ricardo, presidiu a cerimônia que contou com a presença dos Vereadores desta Casa de Lei, dos homenageados e seus familiares, bem como, da população em geral, que veio prestigiar essa importante solenidade de valorização do povo santa-cruzense. Um dos homenageados, o senhor Ivan Quixabeira (Coroné do Pife), abrilhantou o evento realizando a apresentação de pífanos com a sua banda, que representa de fato a verdadeira cultura nordestina.
Segundo, Francisco Ricardo, a concessão das Medalhas Padre Zuzinha aos cidadãos que com seu suor e luta, construíram o progresso da nossa cidade, faz-se de grande importância para a história do município, pois no futuro esses cidadãos estarão registrados na memória documentada de Santa Cruz do Capibaribe, através dos documentos arquivados nesta Casa de Lei.

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal
Manoela Ramos – manoelaramos5@hotmail.com

José Augusto Maia diz: O grupo “Taboquinha” nunca esteve tão forte

O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) afirmou na manhã desta terça-feira (03) que o grupo situacionista de Santa Cruz do Capibaribe vive um momento de fortalecimento político e união dentre os seus integrantes. Para ele, o grupo nunca esteve tão forte para uma disputa eleitoral.
“Estamos mais fortes do que nunca, temos ao nosso lado, partidos tradicionais, como o PTB, PMDB, PT, PHS, PSL PCdoB, PR e mais alguns que provavelmente irão compor nosso palanque em 2012, além é claro do povo, que mais uma vez estará ao lado daqueles que, de fato, contribuíram para o engrandecimento dessa terra”, disse José Augusto Maia.
Em tempo – sobre a reunião ocorrida na noite desta segunda-feira (02) na residência do vereador Fernando Aragão, onde foram traçados pontos referentes ao pleito municipal do próximo ano, José Augusto Maia disse que o balanço do encontro foi positivo. “Foi mais uma demonstração de que os “Taboquinhas” estão unidos e preparados para a eleição de 2012. Pessoas de várias legendas estiveram presentes na reunião e já iniciamos o nosso planejamento para o próximo ano”, finalizou o deputado federal.

Donas de casa de baixa renda já podem contribuir para Previdência Social

Medida defendida pelo senador Armando Monteiro, relator da MP 529/2011, transformada na Lei nº 12.470, já começa a beneficiar milhares de famílias brasileiras

A partir deste mês, conforme divulgação do governo federal, as donas de casa e homens de baixa renda, que não têm emprego remunerado, podem contribuir para a Previdência Social com a alíquota de 5% sob o salário mínimo, o que equivale a uma contribuição de R$ 27,25 por mês.

Essa medida faz parte de um conjunto de benefícios defendidos pelo senador Armando Monteiro, relator da Medida Provisória (MP 529), sancionada integralmente pela presidente Dilma Rousseff, no dia 31 de agosto deste ano.

Agora, a Lei 12.470, assegura este benefício às donas de casas nos mesmos moldes do microempreendedor individual. Além de garantir também outros benefícios que contemplam os deficientes físicos e intelectuais.

“Essa lei garante a inclusão social de diversos setores da sociedade brasileira, em especial, a população de baixa renda. A partir deste mês, as donas de casa que precisam do benefício passarão a ter a oportunidade de contribuírem de forma módica”, ressaltou Armando Monteiro.

A redução da alíquota à Previdência Social de 11% para 5% vai beneficiar cerca de 6,5 milhões de pessoas, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pnad - IBGE).

Para tanto, as donas de casa precisam se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e a renda mensal da família não pode ultrapassar dois salários mínimos, ou seja, R$ 1.090,00.

No caso das donas de casa que não são de baixa renda e que queriam contribuir com a Previdência Social, o valor da alíquota permanece 11% ou 20% do salário mínimo. Se optar por recolher sob 20%, o salário de contribuição varia entre um salário mínimo e o teto máximo de recolhimento. Se contribuir com 11%, será sobre um salário mínimo, com direito à aposentadoria por idade.

Mais informações: Acesse o portal www.previdenciasocial.gov.br ou pela central de atendimento (telefone 135).

Lei multa proprietários e condutores de cães agressores

Foi sancionada pelo governador do estado a Lei Nº 14.397, que dispõe sobre a aplicação de multa aos proprietários e condutores de cães que causarem lesões às pessoas em vias públicas em Pernambuco.
A medida visa diminuir o número de ataques desses animais que resultam em lesões corporais e algumas vezes em mortes. Os valores das multas vão de um a dez mil reais e serão aplicadas mediante registro de boletim de ocorrência policial pela vítima, esta punição não isenta de outras penalidades previstas na legislação.
O deputado Edson Vieira (PSDB), autor do Projeto que originou a Lei, justifica que a condução dos cães nas vias públicas deve acontecer com segurança e que os proprietários precisam aumentar sua atenção para não pôr em perigo a segurança alheia.

CDL Santa Cruz do Capibaribe é reune empreendedores jovens para conhecerem todas as ações desenvolvidas pela entidade

A CDL Santa Cruz do Capibaribe reuniu o segmento de empreendedores jovens da cidade para que os mesmos possam ficar por dentro da forma que a CDL atua no comércio e na sociedade como um todo.
A reunião aconteceu na noite desta quinta-feira (01), onde na oportunidade a presidente da CDL Jovem, Laiane Nobélia, apresentou as ações desenvolvidas pela CDL Jovem, desde sua primeira gestão, onde a mesma era vice-presidente da entidade com Isac Filho, presidente.
As apresentações tiveram sequência com o presidente da CDL Sênior, Fábio Lopes, demonstrando a gama de ações que a CDL desenvolve junto a sociedade, além da responsabilidade social. Fábio relatou sobre a grande responsabilidade que a CDL tem e sua credibilidade em todo o comércio local e regional, sem contar com a hierarquia de entidades que parte da Confederação, passa pela Federação até chegar a CDL dentro dos municípios.
Hoje a CDL é um grande Centro do Empreendedor em Santa Cruz do Capibaribe, onde congrega a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), o Sindicato do Comércio (SindCom) e a Unicred Empresarial, que por sua vez foi apresentada pelo Gerente de Contas, Edson Oliveira.
A Secretária Katyane Santos, apresentou o serviço SPC e agora a união com a SERASA, formando assim o maior Banco de Dados da América Latina.

INDÚSTRIAS PERNAMBUCANAS CONCENTRADAS NA REGIÃO METROPOLITANA



O setor industrial pernambucano cresce, mas mantém sua concentração da Região Metropolitana do Recife. Das mais de 8 mil empresas pesquisadas para a edição 2011/2012 do Cadastro Industrial, lançado nesta segunda-feira (03.10.2011), na sede da Fiepe, 50,7% estão concentradas no entorno da capital. A publicação, em versão impressa e digital (CD ), traz este ano uma inovação: acesso on line, por site, com senha válida por um mês e preço reduzido. O edição deste ano dispõe de dados atualizados sobre a inserção internacional das indústrias, total de empregados e setor de atividade, inclusive destacando por região do Estado. “ A Fiepe reafirma seu compromisso com a competitividade ao lançar esta edição totalmente atualizada do Cadastro Industrial, um importante instrumento de interação entre as empresas industriais, fornecedores e cliente”, disse o presidente da Fiepe, Jorge Côrte Real, durante o lançamento. Ele fez questão de ressaltar o fundamental apoio de parceiros, como a Empresa Brasileira de Guias Especiais (EBGE) e Sebrae para o resultado do trabalho. Côrte Real destacou, ainda, os setores que mais crescem na RMR, como o de alimentos (19,5%) e construção de edifícios (10,1%) e na Região Agreste, onde se consolida um polo de confecções (69% ). O Cadastro aponta também o perfil das indústrias, sendo 78,5% de micro empresas e apenas 1,1% de grande porte. Este trabalho também nos direciona para ações voltadas à melhoria da competitividade, diz Côrte Real, exemplificando o pequeno percentual de empresas que já atuam no mercado internacional (0,5%). “Por isso, a Fiepe vem investindo em projetos e ações que possibilitem o empresários local buscar novas oportunidades de inserção no mercado externo”, completou. CADASTRO INDUSTRIAL – O Cadastro Industrial é publicado há mais de 50 anos e entra em sua 19ª edição em novo formato com informações de 8.081 empresas, todas consultadas pela Unidade de Pesquisas Técnicas da Fiepe. O levantamento foi realizado no período de 10 meses, com visita às indústrias, entrevistas e catalogação de dados. A publicação será comercializada na sede da Fiepe e nas livrarias Cultura e Jaqueira. Os pedidos também podem ser feitos por email (cadastro@fiepe.org.br)ou por telefone (3412.8439). Estará disponível também on line pelo site www.cadastrosindustriais.com.br, com senha válida por um mês e custo reduzido.

PRF registra acidentes com 7 mortos em rodovias federais

Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas em um acidente na BR-232, em Serra Talhada, Sertão do Estado. Um Voyage perdeu o controle, saiu da pista, capotou e caiu em um açude. Silvano Ribeiro Sales, de 31 anos, morreu na hora. Os cinco ocupantes do veículo seguiam do Recife para Araripina, onde fariam um serviço terceirizado para a Celpe.

Outros três acidentes graves aconteceram no Sertão, nesta segunda-feira. Na BR-316, em Ouricuri, uma colisão entre um caminhão e uma Pajero resultou em dois mortos. Ricardo Augusto Sobral Pimentel, de 40 anos, e William Roberto Rosilio, de 53, ocupante da Pajero, morreram na hora.

Na mesma rodovia, em Floresta, uma moto atropelou um animal. Morreu o condutor da motocicleta, não identificado.

Na BR-428, em Orocó, um Fiat Uno e uma D-10 bateram de frente. Charles Martins dos Santos, 30 anos, e Aristófanes Gomes Albuquerque, 31, que estavam no Uno, morreram no local do acidente.

No total, a Polícia Rodoviária Federal contabilizou 24 acidentes, com 46 veículos envolvidos, 18 feridos e 7 mortos.

Operação Criança Segura recolhe 10 mil brinquedos falsificados

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (4) em Caruaru, Agreste pernambucano, a Operação Criança Segura. A ação recolheu mais de 10 mil brinquedos falsificados que seriam comercializados na Feira da Sulanca e em um loja do centro da cidade.

De acordo com o delegado Tiago Cardoso, a medida visa retirar do comércio produtos que foram fabricados de forma irregular e sem o controle do Inmetro. Sete pessoas foram intimadas a prestar esclarecimentos na Delegacia de Combate a Pirataria, na cidade do Recife. Eles irão responder a um termo circunstanciado de ocorrência (TCO).

Ainda de acordo com o delegado, estes brinquedos oriundos da China são em sua maioria, fabricados com plásticos reciclados, até mesmo de lixo hospitalar, oferecendo sérios riscos para as crianças.