sexta-feira, 23 de outubro de 2015

MULHER É ENCONTRADA MORTA DENTRO DE CASA EM SÃO BENTO DO UNA

Uma mulher de 31 anos foi encontrada morta já em estado de decomposição na manhã desta sexta-feira (23), no município de São Bento do Una, no Agreste. O corpo de Aécia Cristina da Silva Siqueira, 31 anos, foi localizado na Travessa Olavo Costa, a Polícia Militar informou que ela não era vista por familiares a alguns dias que decidiram arrombar a porta da casa e a encontraram deitada na cama com sinais de ter praticado suicídio.

A polícia informou que a motivação pra ela ter atentado contra a própria vida, pode ter relação com a prisão do companheiro por assalto dias atrás na cidade de Sanharó, o levantamento cadavérico foi realizado e o corpo em estado de decomposição foi encaminhado para a sede do Instituto de Medicina Legal (IML) DE Caruaru.

Homem morre durante assalto em bar na zona rural de Bezerros

Um assalto em um bar terminou com a morte de um agricultor de 52 anos em Bezerros, Agreste pernambucano. O crime aconteceu no Sítio Lagoa do Milho.

Testemunhas informaram à polícia que a vítima não teria percebido quando os criminosos chegaram e anunciaram o assalto. O homem teria ficado na frente dos assaltantes e um deles atirou.

Estudante é esfaqueado em escola, em Ferreiros


Um estudante de 37 anos foi esfaqueado ao tentar desarmar um outro estudante. O crime aconteceu dentro da Escola Estadual Emiliano Pereira Borges, em Ferreiros, na Mata Norte, na última quinta-feira (22). Anderson Lucas da Silva foi atingido na mão.

O agressor - um adolescente de 17 anos - provocava um tumulto na unidade de ensino e portava uma faca de cozinha. Anderson tentou desarmar o menino e foi atingido. Ele foi socorrido para uma unidade de ensino, onde recebeu atendimento médico. 

O adolescente foi levado para a delegacia do município, onde o caso foi registrado.

Bovespa e dólar fecham em queda nesta sexta (23)


A Bolsa de Valores de São Paulo recuou 0,37% nesta sexta-feira (23), a 47 mil 596 pontos. Na semana, porém, a Bovespa acumulou ganhos de 0,76%. No mês de outubro acumula alta de 5,63% e no ano o recuo é de 4,82%.

O dólar comercial fechou em queda de 0,43%, negociado a 3 reais e 89 centavos. Na semana, a moeda americana acumulou alta de 0,44%. No mês, a queda é de 1,88%. Em 2015, dólar já avançou 46%.

O euro fechou cotado a 4 reais e 30 centavos, com baixa de 2,09%.

Dilma veta aposentadoria compulsória aos 75 para servidores públicos

A presidente Dilma Rousseff vetou a lei que permitia aposentadoria aos 75 anos a todos os servidores públicos. O texto havia sido aprovado por unanimidade pelo Senado no último dia 29. O projeto também já havia passado pela Câmara e dependia somente da sanção da presidente.

A mudança era esperada por funcionários públicos desde a promulgação da emenda constitucional que adiou a aposentadoria compulsória de magistrados dos tribunais superiores e do TCU (Tribunal de Contas da União) de 70 para 75 anos.

Quando a chamada PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da Bengala passou a vigorar, alguns desembargadores não quiseram esperar pela lei e passaram a reivindicar na Justiça decisões liminares permitindo a permanência na carreira mesmo após os 70 anos.

STF

A PEC da Bengala tirou da presidente a certeza da indicação dos cinco próximos ministros do Supremo Tribunal Federal, corte composta por 11 cadeiras.

Pelas regras até então em vigor, cinco ministros do STF que completam 70 anos até o final de 2018 teriam que deixar a corte antes do final do mandato de Dilma (Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski, Teori Zavascki e Rosa Weber).

Mendonça Filho fala na Rádio Liberdade sobre novo pedido de impeachment de Dilma

Deputado Mendonça Filho, líder do DEM na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, poderá se pronunciar sobre o novo pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff até o dia 15 de novembro. Foi o que afirmou quinta-feira (22), em entrevista à Rádio Liberdade, o deputado federal Mendonça Filho, líder do DEM. O pedido foi entregue nesta quarta (21) pelos parlamentares da oposição.

De acordo com o deputado, se o presidente da Câmara negar o pedido, o plenário da Casa poderá rever a posição e alterá-lo para que a presidente Dilma responda sobre o chamado crime de responsabilidade.

Mendonça Filho também afirmou que o país vive um quadro econômico bastante difícil, que soma a grande insatisfação da população por causa das irregularidades e o mar de corrupção que tomou conta do governo brasileiro.

Clique aqui e ouça a entrevista que foi ao ar no programa Show da Cidade.

Fonte: liberdade de caruaru - PE

OAB Itinerante tem início na próxima segunda-feira

(Foto: Divulgação/ Assessoria)

Na próxima segunda-feira (26), a OAB/Caruaru dá início a um programa de descentralização de seus serviços, visitando as cidades que fazem parte da subseção Caruaru. O programa OAB Itinerante chega a sua segunda edição e irá levar a estrutura e serviços de secretaria disponível na sede para oferecer aos advogados das cidades que compõe a subseção Caruaru.

O objetivo do programa é aproximar advogados e estagiários das demais cidades, das ações realizadas pela OAB/Caruaru, fazendo com que melhorias no exercício profissional dos advogados estejam ao alcance de todos. Serão oferecidos serviços como recadastramento, renovação, 2ª via de carteira e cartão, atualização de dados, solicitação de certidão, cancelamento de inscrição, transferência ou inscrição suplementar, levantamento de débitos, boletos, agendamentos para certificação digital e inscrição para cursos e palestras.

CALENDÁRIO - OAB ITINERANTE:

26.10 – Cupira
27.10 – Bezerros
29.10 – Bonito
30.10 – Camocim de São Félix
03.11 – São Caetano
04.11 – Agrestina
05.11 – Altinho
06.11 – Panelas
09.11 – São Joaquim do Monte
10.11 – Sairé
11.11 – Cachoeirinha
12.11 – Ibirajuba
18.11 – Lagoa dos Gatos

Riacho das Almas, ainda com data à confirmar.

Sancionado projeto que regulamenta profissão de artesão

Os cerca de dez milhões de artesãos brasileiros têm um bom motivo para comemorar. A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira (22) o projeto de lei 7.755/2010, que regulamenta a profissão de artesão. O projeto estabelece diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão, institui a carteira profissional para a categoria e autoriza o poder Executivo a dar apoio profissional aos artesãos.
Artesão Antônio Miguel da Silva

Os profissionais contaram com o apoio do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. No início da semana, ele manifestou publicamente apoio à regulamentação da profissão durante um congresso que reuniu mais de mil artesãos. O ministro comemorou a aprovação. "A regulamentação é um grande avanço para um setor com potencial para desenvolver a economia e preservar o patrimônio do país".

De acordo com o autor do projeto, o ex-senador Roberto Cavalcanti, artesão é toda pessoa que exerce atividade predominantemente manual, que pode contar com o auxílio de ferramentas e outros equipamentos de forma individual, associada ou cooperativada. No mês passado, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara aprovou o projeto, que tramitava de forma conclusiva e já havia sido aprovado pelo Senado. Restava apenas a sanção presidencial.

Prefeitos do Agreste reduzem os próprios salários devido à crise

Foto: Reprodução

Diante da crise que atinge todos os setores da economia do país, os municípios enfrentam uma grande dificuldade para manter as contas em dia. A queda do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) também é outro agravante. 

Sendo assim, e para evitar o desemprego, alguns municípios do Agreste de Pernambuco tomaram medidas extremas e que merecem ser copiadas: prefeitos cortaram na própria carne e reduziram seus salários, do vice e de cargos comissionados. 

Jadilson Gonçalves, secretário de Comunicação de Belo Jardim, fala das dificuldades enfrentadas pelo município. “De tudo que nós arrecadamos, exceto IPTU e ITBI, todo o restante segue para Brasília para depois vir em cotas. Nós contribuímos e a união nos manda os irrisórios valores e com um detalhe: a cada mês uma surpresa. Você mais uma estimativa do que vai chegar no dia 10 ou dia 20”, relatou. 

De acordo com o secretário de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Breno Feitosa, não há perspectiva que a atual situação seja revertida. 

O prefeito de São Caetano, José Neves, lembra que há muito tempo os municípios vêm se mobilizando para pôr em prática o Pacto Federativo que, para ele, seria a solução.

VALOR DA CNH VAI SUBIR!

ATENÇÃO, ATENÇÃO, ATENÇÃO: segunda-feira o valor da habilitação, ou seja, Carteira Nacional de Habilitação, vai subir. É bom você cuidar em garantir a sua pelo preço atual de R$1.100

Você tem que ir agora mesmo garantir a sua:
Corre agora mesmo na Auto Escola Nossa Senhora das Graças: Rua Rita Nunes de Araújo, 34 - São Cristóvão- Santa Cruz Do Capibaribe.

Mais informações ligue ☎ (81)3731-1170

Assessoria de Imprensa da Auto Escola Nossa Senhora das Graças.  

Secretaria de Agricultura de Pernambuco beneficia produtores de inhame

Atendendo a uma solicitação dos produtores de inhame de Pernambuco, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) publicou, no Diário Oficial do Estado, uma portaria conjunta que vai facilitar o acesso ao crédito bancário, por meio de empréstimos junto a instituições financeiras. A medida beneficia, ainda, outros agricultores de cultura irrigada em todo o Estado, a exemplo de produtores do melão e hortaliças diversas.

Assinam a portaria as secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e de Desenvolvimento Econômico (SDEC), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Com a publicação, já está em andamento a liberação de recursos, principalmente oriundos do Pronaf, da ordem de R$ 40 milhões para os municípios de Bonito, Barra de Guabiraba, Camocim de São Félix, São Joaquim do Monte, localizados no Agreste Central. 

Pernambuco ocupa lugar de destaque no cenário nacional, sendo o segundo maior produtor do Brasil, com uma produção de aproximadamente 25 mil toneladas por ano."Identificamos o potencial de crescimento na produção do inhame que sofreria prejuízo sem o crédito. Junto com CPRH e Apac garantimos a licença ambiental e a outorga do uso da água por um ano, com o compromisso de discutirmos um modelo simplificado de caráter permanente", pontuou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota.

“A Secretaria de Agricultura liderou o processo e atendeu a nossa reivindicação, o que vai trazer benefícios como um todo para o Estado, inclusive na geração de emprego e renda na região”, ressaltou José Pinheiro, secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Bonito.

Comissão de Educação, Cultura e Saúde aprova 14 projetos de Lei

Os membros da Comissão de Educação, Cultura e Saúde estão sempre se reunindo para analisar projetos de Lei e Resoluções, a fim de impulsionar o trabalho do Legislativo Santa-cruzense. Presidida pelo vereador Deomedes Brito (PT), a reunião contou com a presença do secretário da Comissão, vereador Zezin Buxin (PSDB).

Com a aprovação dos projetos pela comissão, os mesmos sobem para votação em plenária. A Comissão de Educação, Cultura e Saúde tem se reunido constantemente para agilizar o andamento dos trabalhos de todos os vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. A Comissão é presidida pelo vereador Deomedes Brito (PT) e tem como secretário Zezin Buxin (PSDB), relator Helinho Aragão (PTB) e suplente, Dida de Nan (PSDB).

Riacho das Almas representa Pernambuco no encerramento da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Cidade concorreu com 42 outros municípios e sediará encerramento do evento representando Pernambuco em nível nacional; Evento será realizado neste fim de semana

Riacho das Almas sediará neste fim de semana o encerramento da Semana Nacional de Ciência em Tecnologia, representando todo o Estado de Pernambuco. A abertura do evento foi realizada na última segunda-feira (19) no Espaço Zepellin, no Recife. Já o município do Agreste concorreu com outros 42 e ganhou o direito de sediar o encerramento da Semana, que em 2015 chega 12ª edição com o tema “Luz, Ciência e Vida”.

O evento será realizado neste sábado (24) a partir das 14h às 19h e no domingo das 9h às 13h na quadra da Escola de Referência em Ensino Médio Manoel Bacelar. Na programação, a comitiva do Espaço Ciência demonstrará experimentos científicos com telescópios, planetários e apresentações de robôs humanoides, bem como o lançamento de foguetes.

Além disso, as escolas do município também farão demonstrações de experimentos científicos. Haverá ainda a realização de apresentações culturais com a Orquestra de Violinos de Riacho das Almas, grupos de violão, balé, capoeira e da Banda Marcial Governador Eduardo Campos.

Outra atração bastante aguardada é o show pirotécnico que fará referência ao tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: a luz. As atividades serão abertas à visitação de todos os estudantes e da população em geral, e é gratuita.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e realizada em todo o país desde 2004. O objetivo e aproximar a ciência e a tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em linguagem acessível à população por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a discussão das implicações sociais da ciência na vida das pessoas.

Legislação – Em Riacho das Almas a realização do evento em nível municipal é lei, sancionada em agosto de 2014. No texto da lei 008/2014, a gestão municipal após aprovação do legislativo instituiu a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia.

Henrique Pizzolato já está em Brasília, onde cumprirá pena do mensalão

O ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato chegou nesta manhã de sexta-feira (23) a Brasília num jatinho da Polícia Federal que saiu de São Paulo. Ele será encaminhado para a Penitenciária da Papuda.

Pizzolato foi entregue ontem pelas autoridades italianas à Polícia Federal brasileira. O ex-diretor do Banco do Brasil foi condenado no mensalão a 12 anos e sete meses de prisão.

Jatinho da Polícia Federal com Henrique Pizzolato segue para Brasília

O ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato seguiu para Brasília em um jatinho da Polícia Federal. Ele desembarcou sob vaias de alguns passageiros do voo que o trouxe para o país.

Pizzolato passou cerca de uma hora no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Ele foi entregue ontem pelas autoridades italianas à Polícia Federal brasileira.

O ex-diretor do Banco do Brasil fugiu para a Europa em 2013 com os documentos do irmão morto depois de ser condenado no processo do mensalão a 12 anos e sete meses de prisão.

Bancos aumentam para 10% proposta de reajuste e bancários analisam

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) aumentou para 10% a proposta de reajuste aos bancários. A categoria pede 16% de aumento, entre outras reivindicações.

As negociações seguem em Brasília nesta sexta-feira (23). Os sindicatos dos bancários devem realizar assembleias na próxima segunda-feira decidir os rumos do movimento.

A greve entrou para o 18º dia. O Brasil tem 22.975 agências bancárias. Em Caruaru, a paralisação atinge 100% das agências.

Senador Douglas Cintra recebe título de cidadão bonitense nesta sexta-feira

A Câmara de Vereadores de Bonito, no Agreste pernambucano, realiza nesta sexta-feira (23) solenidade de entrega do título de cidadão bonitense ao senador Douglas Cintra, do PTB. O evento acontece às 19h, na sede da Casa Leônidas Vila Nova.

O projeto de lei é de autoria do vereador Paulo Sérgio da Silva, do PT. O esquema de segurança está sendo montado na cidade, onde acontecerá ainda um coquetel de recepção no Bonito Plaza Hotel, localizado às margens da PE-109.

REPORTAGEM ESPECIAL.

Visita da equipe da Rádio Cidade ao terreiro de Pai Inacinho, ele falou sobre o caso Everton e ressaltou que não existe ritual que precisa matar crianças e muito menos pessoas.

CONFIRA:
7:40/7:40

reportagem  Rodolfo Silva da rádio cidade - AM de sumé paraíba - pb