sexta-feira, 3 de abril de 2020

A POLÍCIA REGISTROU UM HOMICÍDIO EM PALMARES - PE

Foi encontrado morto a tiros na manhã desta sexta-feira (03), num canavial, no Engenho Gomes, na área rural de Palmares na Mata Sul de Pernambuco, o ex-presidiário, Genilson José Hermínio da Silva, de idade não informada, que morava no Bairro Nova Palmares, na cidade. Ele teria sido sequestrado por desconhecidos na última quarta-feira, dia 1º de Abril.

A motivação da prisão da vítima foi tráfico de drogas e segundo familiares, ele estava devendo á traficantes. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Confirmado; Em Jataúba vice-prefeito Jackson Buraco troca o PSB pelo MDB e deve ser confirmado como candidato a prefeito pelo grupo de situaçãolojavirtual

Mesmo em meio a pandemia do Coronavírus as movimentações políticas não param nos bastidores e como o prazo para filiações e trocas de partidos para quem pretende disputar as eleições municipais de 2020 se encerram neste sábado dia 04 de abril, os pretensos candidatos estão em uma verdadeira corrida contra o tempo o que trará muitas novidades no próximo final de semana.

Em Jataúba no Agreste de Pernambuco o que já era especulado por parte da imprensa local referente a volta do vice-prefeito Jackson Buraco ao (MDB) foi confirmado pela equipe do Blog Folha de Jataúba na manhã desta sexta-feira.

O fato é que nas próximas horas, a desfiliação de Buraco do (PSB) partido pelo qual foi eleito vice-prefeito em 2016 será confirmada, bem como o seu ingresso no (MDB) partido que historicamente sempre esteve encabeçando a chapa majoritária do atual prefeito Antônio de Roque e seus sucessores, como por exemplo, o ex-prefeito Sinaldo.

A confirmação de Jackson Buraco no (MDB) reforça a tese defendida por muitos correligionários e praticamente crava o seu nome para a disputa da majoritária em 2020 como pré-candidato a prefeito para tentar manter a hegemonia do grupo que governa o município há mais de 20 anos.

Ainda segundo apurado por nossa equipe, algumas novidades deverão acontecer no tocante a filiação novos nomes e trocas de partido por parte de outras pessoas ligadas ao grupo de situação em Jataúba para as eleições de 2020.

Não está descartada a dança das cadeiras em se tratando de siglas partidárias por parte de alguns vereadores de mandato, já que com as mudanças na legislação eleitoral as estratégias serão muito importantes nessas eleições. Outra expectativa está sob o nome do secretário de agricultura do município Izael Monteiro (Zainha) PSB que tem sido cogitado como um dos pré-candidatos a vice na chapa do grupo de situação, pois, caso tenha a intenção de disputar as eleições no pleito de 2020 o mesmo tem até essa sexta-feira 03/04 para se afastar do cargo de secretário municipal.


Jota Silva / Folha de Jataúba

Vereadores de Santa Cruz destinam quase um milhão e meio de reais para o combate ao coronavírus

Como medida emergencial, os vereadores de Santa Cruz do Capibaribe decidiram realocar as emendas impositivas que cada um tem direito no orçamento anual do município. Cada parlamentar dispõe de R$ 107 mil para destinar à ações para o desenvolvimento da cidade.

Entendendo a gravidade da pandemia do novo coronavírus, os vereadores optaram por realocar as emendas que já haviam sido destinadas para as mais diversas áreas, centralizando para as pastas de Saúde e Ação Social, responsáveis diretas pelo enfrentamento aos efeitos da pandemia.

Somados, os recursos totalizam R$ 1.468.000,00.

POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO CONTA COM NOVO CHEFE.

O Delegado, Dr. Nehemias Falcão de Oliveira Sobrinho é o novo Chefe da Polícia Civil de Pernambuco. Na função de subchefe da PCPE desde novembro de 2017, ele substituirá o Delegado, Joselito Kehrle do Amaral, que deixa o posto mais alto da corporação á pedido, por questões pessoais.

Nesta quinta-feira (02), a mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado, em ato assinado pelo Governador, Paulo Câmara. Em virtude das recomendações sanitárias, não haverá solenidade de transmissão de cargo.

Nehemias Falcão está na PCPE desde abril de 1998.

Nesses 22 anos, atuou como Delegado em diversas unidades da Mata Norte e Agreste do Estado, atuou como Seccional nas cidades de Limoeiro e Caruaru, coordenou a Força-Tarefa da DHPP, foi gestor do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente e também diretor Integrado do Interior 1 (DINTER-1), até chegar ao posto de subchefe da corporação. “Dr. Nehemias disse, é um orgulho enorme poder chefiar a instituição á qual me dedico há mais de duas décadas e que está indissociada da minha própria vida. Quero agradecer à confiança depositada em mim pelo Governador, Paulo Câmara e pelo secretário, Antônio de Pádua. Buscarei corresponder com muito trabalho e determinação. Umas das prioridades é manter seus serviços e somar forças aos pernambucanos no enfrentamento e superação da pandemia provocada pelo novo Coronavírus”.

PARAÍBA: Zabelê foi a cidade que mais choveu no Cariri em 2020; veja as 10 cidades com maior índice pluviométrico do ano

O ano de 2020 tem registrado índices de precipitações acima da média em todo o Estado, e no Cariri não tem sido diferente.

De ar condo com levantamento dos dados de índices pluviométricos das chuvas caídas no Cariri do dia 1º de janeiro até o 1º de abril de 2020.

Em informações coletadas na Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), Zabelê foi o município do Cariri onde mais choveu em 2020, com o registro de 778,8 milímetros.

Conforme os dados coletados junto à Aesa, as 10 cidades do Cariri que apresentaram os maiores volumes de chuvas até o início de abril foram:

1. Zabelê (778,8 milímetros)
2. São Sebastião do Umbuzeiro (641,3 milímetros)
3. Monteiro (633,1 milímetros)
4. São João do Cariri (622,5 milímetros)
5. Coxixola (577,4 milímetros)
6. Prata (562,5 milímetros)
7. Livramento (538,6 milímetros)
8. Caraúbas (512,5 milímetros)
9. São Domingos do Cariri (511,0 milímetros)
10. Camalaú (499,0 milímetros).

Na Paraíba, Cajazeiras, no Sertão, foi o município onde mais choveu em 2020, com o registro de 1.216 milímetros, segundo levantamento da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa).

Segundo o setor de monitoramento e hidrometria, dos 134 açudes monitorados pela Aesa, 28 estão sangrando, 66 reservatórios possuem capacidade superior a 20%, 28 têm menos de 20% e 12 estão em situação crítica com menos de 5% do volume total.

COM LEVANTAMENTO DO SARGENTO DJACI A VERDADEIRA MÁQUINA DE PRENDER GENTE, QUATRO PESSOAS FORAM PRESAS POR TRÁFICO EM CARUARU

No início da noite desta quinta-feira (02), foram presos na conhecida Favela da Linha em Caruaru, Bruno Henrique Pereira Domingos da Silva, de 23 anos, Jadeilson Felipe de Souza, de 25 anos e Kevin Henrique Galdino de Souza, que têm 21 anos. Os Policiais do 1º BIEsp, Állan, Otávio e Felipe Diego do Choque e os também Soldados Romário, Laerte e Meiquesedeque, além do cão farejador Ninja "A Lenda" do Canil receberam informações levantadas através do Sargento Djaci que comanda o GATI do 24º BPM do município de Santa Cruz do Capibaribe, montaram uma pequena operação e foram ao local, onde a ação foi exitosa.

O Comandante do 1º BIEsp, Tenente-Coronel Bantim, disse que os elementos estavam dentro de um barraco, onde foram encontrados nove quilos e 300 gramas de maconha, 305 big-big's do mesmo entorpecente, quatro balanças de precisão, centenas de bolsas utilizadas para embalagem da droga, uma espingarda calibre 12 com 20 cartuchos intactos, papel alumínio, uma moto XRE 300, de cor; Vermelha, que era usada para fazerem entrega da droga e o valor em dinheiro de 445,70, todo trocado.

O Policiamento apresentou todos os três no plantão policial local, para a realização dos procedimentos de praxe.

Marisa Maria dos Santos Barbosa, de 42 anos de idade, moradora da Rua Quipapá no Bairro Demóstenes Veras em Caruaru, foi presa pelos mesmos Policiais também nesta quinta-feira. As equipes localizaram com ela cerca de 20 gramas de crack.

O Sargento Djaci, disse que já prendeu o filho dessa mulher, que continua preso por tráfico e que a mãe continuou a atividade ilícita do filho. Ela também foi conduzida para o plantão policial da cidade, para a adoção das medidas cabíveis.


Com informações de Adielson Galvão.