sábado, 28 de abril de 2012

Funase em Abreu e Lima vive expectativa após operação que investiga práticas de tortura

O Centro de Atendimento Sócio Educativo – Case – abriga adolescentes em conflito com a lei e que cumprem medidas sócio educativas.  O espaço conta com 98 vagas mas é ocupado por cerca de 200 jovens de até 18 anos.
Nesta sexta-feira (27) foi deflagrada a Operação Cafua – nome dado ao local dos colégios onde os alunos eram castigados em outros tempos. Participaram das ações dessa investigação 250 policiais entre civis e militares e 18 promotores de justiça.
Os 13 mandados de busca e apreensão foram cumpridos e o material que pode ter sido utilizado em tortura foi apreendido. Quatro agentes socioeducativos acabaram sendo autuados em flagrante delito por porte e posse ilegal de armas e munição.
Apenas um foi parar no Cotel, em Abreu e Lima porque tinha em casa munição de uso restrito das forças armadas.
A operação teve início com as denúncias de internos do Case sobre a prática rotineira de agressões físicas. Roberto Brayner, promotor de justiça fala da tortura e a relação com os castigos no interior da unidade de Abreu e Lima:
A Funase informa que um grupo de agentes socioeducativos havia sido afastado anteriormente a pedido do Ministério Público.  Caso comprovada a prática de tortura, a pena para o agressor no caso dos agentes socioeducativos pode chegar a 10 anos.
As visitas no Centro de Atendimento Sócio Educativo em Abreu e Lima ocorrem no horário normal neste domingo (29).
Oswaldo Moraes, diretor de operações da Polícia Civil avalia que a Operação Cafua obteve sucesso:

Pedestre morre atropelado na BR-232, em Caruaru

Um pedestre morreu vítima de atropelamento na BR-232, em Caruaru, Agreste de Pernambuco, na noite desta sexta-feira (27). O veículo e a vítima não foram identificados. O acidente aconteceu às 22h30, no km 122 da rodovia.

No total, a Polícia Rodoviária Federal contabilizou 26 acidentes, nas últimas 24 horas, com 50 veículos envolvidos. Onze pessoas ficaram feridas e uma morreu.
O Corpo de Bombeiros registrou 108 ocorrências de ontem pra hoje, no Estado. Em Caruaru, o 2º grupamento atendeu a 16 chamados. O destaque de acordo com o soldado Kleber, para a retirada de duas pessoas presas em elevador. O fato ocorreu no prédio da ACIC, centro da cidade, devido a falta de energia na tarde desta sexta-feira. O Samu registrou 24 saídas.

Polícia faz megaoperação em rua da Torre

As polícias Militar e Civil, em parceria com a Vigilância Sanitária, Dircon e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), realizaram uma megaoperação na noite desta sexta-feira (27), e madrugada de sábado (28), para investigar denúncias feitas ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) de que estaria havendo tráfico de drogas e perturbação da ordem pública na Rua Ana Nery, na Torre, Zona Oeste do Recife.
O número de agentes envolvidos e o aparato policial da operação chamou a atenção de quem passava pelo local. Segundo as autoridades envolvidas no trabalho, as denúncias davam conta de que a área seria um ponto de uso e venda de entorpecentes e venda de bebida alcóolica para menores, além de relatos de estacionamento proibido, uso de vias públicas como extensão dos bares e som alto.
O titular da 2ª Delegacia Regional da Polícia Civil (Desec), Sérgio Ricardo, disse que a operação é considerada de rotina, mas que, desta vez, foi motivada pelo número incomum de denúncias que chegaram ao MPPE. Durante os trabalhos os policiais estavam revistando automóveis, abordando suspeitos e realizando testes de alcoolemia nos motoristas que deixavam os bares da região.
O taxista, Aquiles Correia, disse que as denúncias procedem. “Eu já vim aqui duas vezes e uma delas presenciei a venda de drogas. Principalmente para adolescentes”, comentou. Até o fechamento desta matéria, ninguém havia sido preso e nada foi apreendido nos bares.

Bandidos incendeiam veículo tomado de assalto em Caruaru

Um veículo foi tomado de assalto na noite desta sexta-feira (27), em Caruaru, Agreste de Pernambuco. Segundo a polícia, dois desconhecidos, armados e a pé, abordaram a jovem Maria Adeilda dos Santos, no bairro Sol Poente.
Os bandidos levaram o Fiat Palio, ano 2007, cor prata, placa: KJL-3661. O veículo foi incendiado na estrada de Maniçoba, próximo ao Loteamento João Barreto.

BRASÍLIA ONDE TUDO ACONTECE

Relatório de Humberto Costa sobre Demóstenes Torres será votado no Conselho de Ética no próximo dia 08 de maio
Confira com Romoaldo de Souza, 

Operação que investigava prática de tortura afasta 12 agentes da Funase


Entrevista coletiva apresentou os detalhes da operação na tarde desta sexta

Foi apresentado no final da tarde desta sexta-feira (27) no Ministério Público de Pernambuco, na área central do Recife, o balanço da Operação Cafua, deflagrada nesta sexta-feira pelo Ministério Público Estadual e a Diretoria Geral de Operações da Polícia Judiciária, para investigar denúncias de agentes que estariam praticando tortura contra internos na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Abreu e Lima.

Ao todo foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão. Saiba mais na reportagem de Rafael Carneiro, veiculada no momento na coletiva:

Polícia Federal apresenta conclusão do inquérito da operação Narke

O saldo da Operação Narke, deflagrada pela Polícia Federal no início de abril para investigar a comercialização clandestina de toxina botulínica, foi apresentado pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (27). Ao todo 55 pessoas foram indiciadas, entre elas 4 distribuidores, 8 comerciantes e 43 médicos.

Dos médicos indiciados, 10 são da Paraíba, 1 é do Rio Grande do Norte, 3 são do Piauí, outro é de São Paulo e mais 28 são de Pernambuco, que atuavam em Caruaru e Recife.
Saiba mais na reportagem de Renato Barros:

ELEIÇÕES 2012

Cartilha do que pode e o que não pode durante campanha eleitoral será entregue a servidores municipais

Os servidores municipais do Recife vão receber uma cartilha sobre o que pode e o que não pode durante a campanha eleitoral. O material foi apresentado nesta quinta-feira (26) durante reunião do prefeito João da Costa com o secretariado e assessores executivos.
O texto traz informações sobre a lei de responsabilidade fiscal, a lei que estabelece normas para a eleição e a resolução vinte e três mil trezentos e quarenta e um barra onze do tribunal superior eleitoral.
As cinco mil cartilhas serão entregues aos servidores da prefeitura: efetivos, terceirizados ou agentes públicos. O prefeito João da Costa que na eleição passada foi acusado de uso da máquina quer colocar a casa em ordem: