terça-feira, 16 de maio de 2017

Homem é preso suspeito de abusar sexualmente de filhas e enteadas

Foto: Juliana Oliveira/ Rádio Jornal


Está no Cotel, em Abreu e Lima, um vendedor de livros de 41 anos suspeito de abusar sexualmente da própria filha e de mais quatro enteadas, além de uma criança de apenas dois anos de idade filha de uma das vítimas. Os abusos vinham acontecendo há cerca de quatro anos e o homem cometia os crimes dentro da casa onde ele morava com a família na Ilha de Joana Bezerra, no centro do Recife.

A mãe das vítimas desconfiou do caso no fim do ano passado e procurou a polícia para denunciar o companheiro após perceber mudança no comportamento das filhas que na época tinham: 14,13, 9 e 5 anos. As vítimas também foram ouvidas e relataram à polícia que o padrasto fazia ameaças caso elas contassem o que se passava para a mãe.

O delegado gestor do Departamento de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Darlison Macedo, explicou que a criança de dois anos que foi abusada pode ser filha do agressor. "Há uma grande probabilidade de que essa criança que também foi abusada por ele ser filha biológica dele", disse. "Ela é filha de uma das enteadas que sofreu o estupro com conjunção carnaval, os laudos confirmam isso", disse.

Segundo o delegado, em 2011, ele já havia sido indiciado por ter abusado da própria filha biológica, dos 9 aos 14 anos. "Esse crime deixa sequelas na vida da criança para sempre", alertou o delegado.

Prisão

O homem foi preso na Avenida Dantas Barreto, na área central do Recife, na última sexta-feira (12). Contra ele havia um mandado de prisão preventiva pelos crimes de estupro e estupro de vulnerável, quando a vítima é menor de 14 anos.

Ainda de acordo com a polícia, o agressor já possui antecedentes criminais. O delegado aproveitou o momento para fazer um alerta as famílias que tem conhecimento de casos de violência contra crianças e adolescentes e não denunciam a polícia.

Até o dia 30 de abril deste ano, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa registrou 61 ocorrências de estupro no Estado. Deste número 54 foram contra menores de 14 anos e sete acima desta idade. Para a polícia este número pode estar sub-notificado devido à falta de denúncia por parte da população.


Rádio Jornal

Adolescente paraibana é aprendida furtando no Moda Center

Mais um caso de furto com apreensão foi realizada no Moda Center Santa Cruz. De acordo com informações da Guarda Municipal, a adolescente de 17 anos, que reside no bairro José Pinheiro (em Campina Grande-PB), foi apreendida por seguranças internos do parque de confecções.

A vítima, uma mulher, teve um celular e uma bolsa de dinheiro levados. Diante dos fatos, o caso parou na delegacia.

EMPRESÁRIOS DE PERNAMBUCO SÃO INVESTIGADOS DENTRO DA OPERAÇÃO LUCAS DEFLAGRADA PELA PF NO TOCANTINS, TO

Polícia Federal investiga corrupção de servidores do MAPA Palmas/TO

A Polícia Federal deflagra na manhã de hoje, (16/05) a Operação Lucas, que investiga crimes de corrupção envolvendo servidores do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento e empresas fiscalizadas.

Cerca de 120 policiais federais cumprem 62 mandados judiciais, sendo 10 prisões temporárias, 16 mandados de condução coercitiva e 36 mandados de busca e apreensão nos Estados de Tocantins, Pará, Maranhão, São Paulo e Pernambuco, além do bloqueio de contas bancárias e indisponibilidade de bens móveis e imóveis nos valores de R$ 2,2 milhões de reais.

A investigação começou após denúncia de que frigoríficos e empresas de laticínios fiscalizadas teriam sido favorecidas em processos administrativos, por meio do retardamento na tramitação e anulação de multas.

A PF apurou, por meio de quebras de sigilos fiscal e bancário, que a Chefe de Fiscalização do MAPA, à época dos fatos, recebia de empresas fiscalizados valores mensais para custear despesas familiares. Apenas em sua conta pessoal a investigação identificou a diferença de mais de 200% do declarado em seu imposto de renda. Também foi detectado que o esquema criminoso movimentou cerca de R$ 3 milhões, entre os anos de 2010 a 2016.

As pessoas investigadas, na medida de suas participações, poderão responder pelos crimes de corrupção passiva e ativa, cujas penas podem chegar a 12 anos de reclusão.

*O nome da operação faz referência à passagem Bíblica do livro de Lucas que diz: “Não peçais mais do que o que vos está ordenado” e “A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo”.

POLICIAL RODOVIÁRIO FEDERAL APOSENTADO COMETE SUICÍDIO EM PESQUEIRA


Cometeu suicídio as 4:h10min, desta terça-feira (16) a 20 metros de casa no bairro Anápolis em Pesqueira, o idoso, Luiz Carlos Tenório, de 73 anos, que era patrulheiro aposentado da Polícia Rodoviária Federal. Ele se matou com um tiro na cabeça e para isso esperou que todos os familiares estivessem dormindo.

A esposa da vítima disse que o marido estava com problemas renais, por isso estava fazendo hemodiálise no Hospital Regional de Arcoverde e por se tratar de um tratamento muito doloroso ela acredita que tenha sido o motivo dele ter dado cabo da própria vida.

O corpo do idoso foi encaminhado para o IML de Caruaru.

MULHER É PRESA APÓS AGREDIR A MÃE EM LAJEDO

Uma mulher de 31 anos foi presa pela Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (15), em Lajedo, no Agreste pernambucano.

A vítima que tem 63 anos, informou que a filha chegou em casa e após uma discussão lhe agrediu, com a chegada da PM a acusada foi presa, levada para a delegacia, autuada em flagrante e levada para audiência de custódia.

APOSENTADO COMETE SUICÍDIO EM BEZERROS

Na noite desta segunda-feira (15) um aposentado cometeu suicídio no bairro Cohab em Bezerros, Heleno José Paulino, que era conhecido por “Chuncha” tinha 76 anos e se matou por meio de enforcamento, usando uma corda e a envolveu em um dos galhos de uma árvore.

Segundo familiares ele era separado da esposa e ultimamente estava querendo morar com uma das filhas que não aceitou pelo fato dele ter abandonado a mãe dela que hoje vive em um asilo de idosos.

O corpo do idoso foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Santa Cruz do Capibaribe é alvo de mais uma operação conjunta “Força no Foco”


Fotos e vídeos: Gilson Fernandes do Blog do Ney LIma


Nesta terça-feira (16) Santa Cruz do Capibaribe foi alvo de mais uma Operação Força no Foco. A operação conjunta entre as polícias Militar e Civil contou com vários efetivos, além de apoio com a utilização de um helicóptero.

A reunião que antecedeu a operação aconteceu no Teatro Municipal ainda pela manhã, onde também foi implantada uma estrutura de delegacia móvel em frente à delegacia local.

Em seguida, os efetivos saíram em comboio por diversos bairros, realizando operações de abordagem e com objetivo no cumprimento de mandados de prisão.





Fonte: Blog do Ney Lima

Lula queria ser o candidato em 2014, mas Dilma não aceitou, diz Mônica Moura

Uma das responsáveis pelo marketing da última campanha presidencial do PT, a publicitária Mônica Moura contou à Procuradoria Geral da República (PGR) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve um “estremecimento” com a então presidente Dilma Rousseff, em 2014, porque ele “queria ser o candidato” ao Palácio do Planalto, e a petista “não aceitou”.

Em um de seus depoimentos do acordo de delação premiada com o Ministério Público, a marqueteira relatou conversas que o sócio e marido dela, o publicitário João Santana, mantinha com Dilma nos meses que antecederam a disputa eleitoral daquele ano.

“Em 2014, houve um certo estremecimento entre o Lula e a Dilma, acho que isso é do conhecimento de todos. Os jornais especulavam bastante na época. Eles negavam, mas é verdade. Porque o Lula queria ser o candidato. Aí a Dilma não aceitou. Ela queria a reeleição dela”, disse Mônica aos procuradores da República.

“Ela se sentia forte. ‘Por que que eu não vou?’. Isso era a conversa dela [Dilma] com o João. Eu nunca tive esse tipo de conversa com a Dilma, depois é que João me contava”, complementou.

A delatora também contou que, apesar do mal-estar com a afilhada política, Lula continuou dando suporte à então presidente da República, inclusive, gravando mensagens de apoio na produtora do casal de marqueteiros. Mônica Moura destacou ao Ministério Público que, desta vez, em razão do estremecimento com Dilma, Lula não se envolveu com o financiamento da campanha.

“O Lula queria ser o candidato em 2014. Voltar, né. Tipo assim, 2010 ele sai, bota a apadrinhada dele lá, mas, em 2014, ele volta para ser o candidato. E aí houve um certo estremecimento. Ele ia lá na produtora da gente, de vez em quando grava apoio pra ela, né, porque também não ia colocar em risco a eleição dela. Mas ele não se envolveu com dinheiro dessa vez, não”, contou a marqueteira.

Segundo ela, na eleição de 2014, a própria Dilma tomou a rédeas do financiamento, auxiliada pelo então ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do tesoureiro da campanha, o ex-ministro e atual prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT-SP).

A publicitária disse à PGR que Edinho ficou responsável pela arrecadação oficial da campanha, e Mantega, pela extraoficial. Já o então tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, observou a delatora, ficou escanteado por Dilma.

“Foi totalmente com a Dilma, tudo com a Dilma. Falei com ela todas as vezes. Não tive nenhum contato nem com Vaccari nem com Lula sobre dinheiro”, enfatizou a delatora.

Prefeita de Livramento começa a recuperar estrada que liga divisa com São José dos Cordeiros à PE

Quem transitava até bem pouco tempo na estrada de terra que interliga os municípios de São José dos Cordeiros e Livramento sabe da dificuldade para chegar ao destino final. Essas mesmas pessoas sabem também dos prejuízos causados em seu veículo pelas péssimas condições de tráfego na estrada.

A partir de uma iniciativa dos prefeitos de São José dos Cordeiros e Livramento essa realidade começou a mudar. Após a recuperação do trecho compreendido dentro dos limites cordeirenses, a prefeita de Livramento Carmelita Ventura solicitou ao DER (Departamento de Estradas e Rodagens) uma parceria para patrolar a estrada nos limites do município até a divisa com Pernambuco.

Segundo a prefeita Carmelita Ventura, o DER forneceu uma catrepilha e uma caçamba e a Prefeitura de Livramento entrou com sua retroescavadeira e outra catrepilha para a recuperação do trecho. A prefeita disse que os serviços já estão sendo realizados e brevemente todo o acesso a São José dos Cordeiros e Itapetim-PE estará em boas condições de tráfego.

A prefeita Carmelita Ventura disse ainda que fez um pedido ao governador do Estado para asfaltar a estrada que interliga Livramento a São José dos Cordeiros e o chefe do Executivo garantiu que assim que tiver recursos o fará.

Oposição divulga balanço parcial do Pernambuco de Verdade nesta terça-feira


Dentre os problemas denunciados em Santa Cruz, estavam o sucateamento da frota do 24º BPM – Foto: Arquivo


Na tarde desta terça-feira (16) a bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) fará uma coletiva de imprensa, onde será mostrado o balanço parcial do projeto Pernambuco de Verdade, que é conduzido pelos deputados Silvio Costa Filho (PRB), Álvaro Porto (PSD), Socorro Pimentel (PSL), Augusto César (PTB) e Joel da Harpa (Pros).

De acordo com as informações da assessoria de imprensa, será realizado o encaminhamento de 40 pedidos de informação ao Governo do Estado sobre obras paralisadas, promessas que não teriam sido cumpridas e precariedade de serviços prestados em municípios visitados, entre eles Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo os deputados, entre as situações mais graves estão a superlotação e falta de estrutura e equipamentos em hospitais, carência de policiais, sucateamento da frota e condições precárias de alojamento nos batalhões da Polícia Militar.

No balanço parcial do Pernambuco de Verdade, os deputados já percorreram cerca de 3 mil e 200 quilômetros e estiveram em dez municípios de cinco microrregiões de Pernambuco com ações que repercutiram em mais de 60 municípios.

“Até agora, foram visitados cinco hospitais, uma maternidade, uma UPA, uma UPAE, três batalhões de polícia, uma unidade da Funase, uma cadeia pública, três farmácias do Lafepe, três aeródromos, além de inúmeras obras paralisadas e outras onde há apenas placas de anúncio. Quatro plenárias já foram realizadas nos municípios de Serra Talhada, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns e Araripina. Mais de duas mil pessoas compareceram aos encontros” – diz parte da nota.

Quando estiveram em Santa Cruz, a comitiva denunciou problemas como a falta de medicamentos na Farmácia do Lafepe, o sucateamento da frota no 24º BPM, a carência de efetivo policial no mesmo batalhão e o abandono, segundo os mesmos, do suporte do Governo do Estado a UPA 24h (embora elogios o esforço do município para manter os atendimentos prestados).

A coletiva acontece as 16h30 na Sala de Reunião da Presidência da Alepe, em Recife.