domingo, 2 de fevereiro de 2020

POPULAR FOI ESFAQUEADO EM TAQUARITINGA DO NORTE

Durante a noite deste domingo (02), um homem identificado como Roberto Tavares, de 35 anos de idade, foi esfaqueado em um bar localizado no Sítio Silva de Cima em Taquaritinga do Norte, Agreste Setentrional de Pernambuco.

Segundo informação, um único elemento, após se envolver em uma confusão com a vítima, armado com uma faca desferiu vários golpes, atingindo o Roberto na jugular. Ele foi socorrido por populares para o Hospital Geral Severino Pereira da Silva na Dália da Serra e depois transferido em uma unidade do SAMU para o Hospital Regional do Agreste (HRA) de Caruaru.

HOMEM ALVEJADO A TIROS EM TORITAMA MORRE NO HOSPITAL DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO


Faleceu no final da tarde do último sábado (01), o jovem que foi baleado no Bairro Areal, na cidade de Toritama, no Agreste do estado de Pernambuco.

Segundo informações colhidas pelo Blog, João Marcos de França, popularmente conhecido como “Real”, de 26 anos de idade, estava sendo transferido do Hospital Municipal de Toritama para o HR (Hospital da Restauração) em Recife, quando faleceu. Ainda de acordo com informações, a vítima foi atingida por aproximadamente nove tiros e morreu ao passar pela cidade de Vitória de Santo Antão. 

No ano de 2015, “Real” foi detido com uma arma de fogo e foi liberado após pagar fiança. A Polícia Civil está investigando o caso para descobrir a autoria e motivação para o crime. 

Este é o terceiro homicídio do ano de 2020 no município de Toritama.

DELÍCIAS DA FEIRA

QUASE MEIO QUILO DE CRACK É APREENDIDO PELA GCM DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

Uma ação da GCM – Guarda Civil Municipal – de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste Setentrional de Pernambuco, resultou na apreensão de quase meio quilo de crack, durante a manhã de ontem sábado (01).

Segundo informações repassadas ao Blog, o efetivo recebeu denúncia de que em uma residência na Travessa Rua São Paulo no bairro Cruz Alta estaria havendo comercialização de entorpecentes. De imediato, foi realizada diligência e a imputada Maria Andreia da Silva, de 21 anos de idade, foi interceptada e ao ser questionada, confessou que dentro do imóvel teria 412kg de crack e que tal droga teria sido deixada por um elemento identificado apenas como Rafael e a mando de Luiz para ser entregue ainda neste sábado a um terceiro indivíduo de nome Vinícius.


A ocorrência foi registrada na Delegacia de Plantão em Santa Cruz do Capibaribe aonde a mulher ficou à disposição da justiça.

PREFEITURA DE TORITAMA INAUGUROU MAIS UMA NOVA ESCOLA MUNICIPAL

A Prefeitura de Toritama inaugurou mais uma, de quatro escolas municipais que foram construídas nos últimos três anos. A entrega aconteceu na manhã da ultima sexta-feira (31/01), no Bairro Valentim III. A nova escola oferecerá mil vagas para estudantes do ensino básico e do ensino fundamental.

A nova escola foi construída com recursos do município e custou quase R$ 3 milhões. O novo espaço possui 12 salas de aula e laboratório de informática, todas elas climatizadas, possui quadra poliesportiva coberta, refeitório, cozinha, banheiros, área de recreação e castelo d’água para o abastecimento. Todo o prédio possui bancas e mobília novas e também atende aos requisitos de acessibilidade. O registro de acesso de cada estudante é feito por leitura facial digitalizada, onde os pais recebem uma mensagem no celular confirmando a chegada do aluno na escola.

Estiveram presente as autoridades municipais, dentre elas, o Prefeito Edilson Tavares, o Vice-prefeito Romero Filho, o Secretário Municipal de Educação Agripino Júnior e os Vereadores. A cerimônia também receberá, o Senador Jarbas Vasconcelos, o Deputado Federal Raul Henry e o Deputado Estadual Tony Gel, ambos do MDB.

Os alunos da nova escola, até o fim do ano passado estudavam em um prédio locado, com precárias condições de infraestrutura, mas agora passarão a estudar, a partir do dia 04 de fevereiro, a data de início do ano letivo 2020, numa escola moderna, segura, confortável e padronizada, assim como as outras três que foram construídas.

Esta nova escola foi erguida a partir das ruínas de uma obra inacabada que estava paralisada desde o ano de 2006, era a conhecida escola de Marcelo Andrade. A ruínas foram totalmente demolidas dando espaço para a construção da quarta escola padrão.

HISTÓRICO DE 04 NOVAS ESCOLAS CONSTRUÍDAS

Com a inauguração desta 4ª nova escola, o Governo Municipal cumpre uma das mais ousadas metas previstas no Plano de Governo estabelecido em janeiro de 2017.

Até o ano de 2018, Toritama passou mais de 30 anos sem construir novas escolas municipais. Após essa longa pausa de investimentos na educação, que provocou graves quedas nos índices da educação municipal, a primeira escola padrão construída foi a Escola Municipal Laura Lopes, inaugurada no bairro Deus é Fiel, em 02 de fevereiro de 2018. A segunda construção padrão, foi a Escola Municipal Professora Elisete Borba, entregue no dia 19 de julho de 2018. A terceira construção padrão desta série de construções foi a Escola Municipal Maria Gonçalves, erguida no Bairro Izídio Tavares e inaugurada no dia 09 de novembro de 2019.

TRÊS ESCOLAS REFORMADAS

Outras escolas municipais passaram por um processo de reforma e ampliação. Dentre elas, a Escola José Caetano da Silva, que fica no sítio Santa Maria, a Escola José Paulo de Lima, do Sítio São João e a Escola Belmiro Gonçalves da Silva, localizada no bairro Independente.

DUAS ESCOLAS COM NOVAS INSTALAÇÕES

A Prefeitura também deu novas instalações para 02 escolas, dentre elas, a Escola José Matias, que mudou do bairro Antão para um novo prédio localizado no Bairro Valentim I e as Escolas Rui Barbosa e Mãe Carlinda que foram unificadas num único prédio, passando a funcionar no Centro de Toritama.

Pernambucano de Cabrobó na lista com fotos dos criminosos mais procurados do Brasil

Um pernambucano de Cabrobó, no Sertão, está entre os criminosos mais procurados do Brasil. A lista contendo a foto de Edvaldo Silva Santos, 45 anos, e de outras 25 pessoas acusadas de crimes graves e violentos foi divulgada na ultima quarta-feira (30) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e será atualizada mensalmente.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Edvaldo, também conhecido como 'Edvaldo da Manga', 'Edvaldo da Subestação' e 'Patrão, tem crimes contra o patrimônio e tráfico de drogas como área de atuação. Ele é suspeito de ser um dos mentores da tentativa de roubo a um avião de transporte de valores em Salgueiro, Sertão do Estado, em setembro de 2018.

Tentativa de roubo a avião de transporte de valores


No dia 26 de setembro de 2018, em Salgueiro, um grupo foi interceptado ao tentar roubar um avião que fazia transportes de valores, no aeroporto do município. A ação teve início no momento da aterrissagem, quando os assaltantes invadiram a pista do aeroporto e abordaram os vigilantes dos carros-fortes que transportariam o dinheiro. "Eles também dispararam contra o avião, ferindo o piloto e obrigando-o a parar", relatou a Polícia Federal em nota. Houve confronto com as polícias Federal e Militar da Bahia e de Pernambuco e seis suspeitos morreram.

Além dos integrantes da quadrilha que acabaram mortos, outros quatro foram presos após intensa perseguição policial, segundo a PF.

Os mortos foram identificados como Francieldo do Nascimento Silva, 47 anos, Cláudio Aprígio da Silva Neto, 46, Alex Gonçalves dos Santos, 37, Galdioso Moura da Silva, 47, Renato Vieira dos Santos, 51, e Rafael Rodrigues Pereira, 36. Martins Simão dos Santos, 48, ficou ferido.

Segundo informações obtidas pela Rádio Jornal, alguns integrantes da quadrilha mantinham negócios em fazendas exportadoras de frutas no Vale do São Francisco para justificar enriquecimento ilícito.

Os homens tinham uma metralhadora ponto 50 (capaz de disparar 600 tiros por minuto, alcançar 6,9 quilômetros e furar blindagem de aviões e veículos) acoplada a uma Hylux, além de seis fuzis AK 47, todas armas exclusivas das Forças Armadas.

De acordo com a PM, as investigações sobre a quadrilha foram iniciadas há três anos. Devido ao monitoramento, foi possível descobrir a intenção do assalto e o efetivo conseguiu impedir a ação dos assaltantes.

O grupo também é suspeito de participar da execução de dois policiais militares no município de Bom Jesus da Lapa, além de um assalto à agência do Banco do Brasil, no município de Jacobina, além de assaltos a cinco carros-fortes em Juazeiro, na Bahia e em Petrolina, também no Sertão de Pernambuco.

"Essa era a principal quadrilha especializada em assaltos a bancos e carros-fortes da região, e já vinha sendo investigada pela Polícia Federal há mais de um ano. Nenhum valor foi subtraído", ressaltou a assessoria da Polícia Federal.


Fonte: JC

DELÍCIAS DA FEIRA