quarta-feira, 7 de maio de 2014

Reajuste do salário mínimo baixou desigualdade, diz Barbosa

A política de reajustes do salário mínimo nas últimas décadas não criou problemas no mercado de trabalho e ajudou na distribuição de renda. Assim podem ser resumidos os debates desta quarta-feira do seminário sobre salário mínimo organizado no Rio pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), segundo o economista Nelson Barbosa, ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda e pesquisador da Escola de Economia de São Paulo (EESP/FGV).

"No mercado de trabalho, o salário mínimo não teve impacto negativo", afirmou Barbosa, referindo-se à valorização real de mais 100% nos últimos 20 anos. No mesmo período, houve queda do desemprego e redução da informalidade, diferentemente do que se imaginava inicialmente, destacaram algumas apresentações no seminário.

Apesar disso, Barbosa defendeu nesta quarta-feira a mudança nas regras de reajuste. Hoje, o salário mínimo é reajustado anualmente pelo INPC mais a variação do PIB de dois anos antes. O problema, segundo o economista, está nos impactos negativos nas contas públicas - já que o salário mínimo baliza os gastos sociais do governo, como aposentadorias e pensões -, tema a ser debatido no segundo dia de seminário, amanhã. Organizador do seminário, ao lado de Samuel Pessoa, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV), Barbosa apresentará um estudo sobre o tema.

Fonte: Agência Estado

COPA 2014


Arte: Mardônio Andrade

Confira a lista de convocados:


Goleiros
Jefferson (Botafogo-BRA)
Julio César (Toronto-CAN)
Victor (Atlético-MG-BRA)

Zagueiros
Dante (Bayern de Munique-ALE)
David Luiz (Chelsea-ING)
Henrique (Napoli-ITA)
Thiago Silva (PSG-FRA)

Laterais
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Maicon (Roma-ITA)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Maxwell (PSG-FRA)

Meias
Fernandinho (Manchester City-ING)
Hernanes (Inter de Milão-ITA)
Luis Gustavo (Wolfsburg-ALE)
Oscar (Chelsea-ING)
Paulinho (Tottenham-ING)
Ramires (Chelsea-ING)
William (Chelsea-ING)

Atacantes
Bernard (Shaktar Donetsk-UCR)
Fred (Fluminense-BRA)
Hulk (Zenit-RUS)
Jô (Atlético-MG-BRA)
Neymar (Barcelona-ESP)

Ex-secretário de Queiroz fecha apoio a Tony Gel

O ex-secretário de Relações Institucionais da prefeitura de Caruaru, Davi Cardoso, anunciou que fechou apoio a candidatura a reeleição do deputado estadual Tony Gel (PMDB). A função do radialista vai ser um trabalho parecido que ele desenvolveu nos últimos anos a favor do prefeito Zé Queiroz (PDT). Davi foi criador da concepção dos módulos, que conseguiu eleger boa parte dos vereadores da base do governo na atual legislatura. Ele comentou a ida para reforçar o palanque do ex-prefeito de Caruaru.
“Vou fazer um trabalho de articulação para apoiar Tony Gel, Jarbas, Paulo Câmara, Fernando Bezerra e Raul Henry. Vamos contribuir para reforçar o grupo”, disse. Davi já trabalhou com Tony Gel em duas eleições para prefeito de Caruaru e em campanhas para deputado federal, mas há pelo menos dez anos estava ligado ao atual prefeito de Caruaru.

É pra rir ou pra chorar?

Prefeitura prepara solenidade para inaugurar uma moto


Um fato cômico está marcado para acontecer nesta quarta-feira (07). A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe está preparando uma solenidade para inaugurar uma motolância que já pertence ao Samu desde 2010.

De acordo com informações obtidas pelo Blog, está sendo programada a estrutura com cerimonial, sonorização e discursos para inaugurar a moto.

Um detalhe que deixa a questão ainda mais engraçada é que a moto nem ao menos foi adquirida pelo atual governo, conforme revela a matéria que foi publicada neste Blog no início do mês de abril. O veículo na verdade nunca funcionou porque ficou parado na sede do Samu.

Confira o convite enviado pela prefeitura:

Imagem reprodução / Blog Merece Destaque

Relembre a matéria publicada neste Blog em 02 de abril de 2014

Fonte: blog do ney lima

Definidos locais e confrontos do quadrangular final do Campeonato dos Sítios

Diretoria de Esportes e representantes das equipes. Foto: Elivaldo Araújo.
Aconteceu na noite desta terça-feira (06) na Diretoria de Esportes de Santa Cruz do Capibaribe, a reunião que definiu os locais e confrontos do quadrangular final do Campeonato Municipal dos Sítios.

A reunião contou com a presença do diretor de esportes Rubens Monteiro, do coordenador Hildo Torres (Boy), e de todos os representantes das equipes classificadas.

Estiveram presentes, Everaldo (Padre) representando o Rivel da Magana, Caio Antônio (Teco) do São Matheus de Poço Fundo, Lennin e Gidinha do Grêmio de Poço Fundo, além de Zé Boi que representou o Barra da Cruz do Pará.

Os locais e confrontos foram realizados através de sorteios. Outro ponto destacado e que todos os jogos serão disputados nas tardes dos sábados (10, 17 e 24 de maio).

Confira a tabela do Quadrangular Final

1ª Rodada – 10/05 – Vila de Poço Fundo

;

13h30 – Rivel x Barra da Cruz

15h30 – São Matheus x Grêmio

;

2ª Rodada – 17/05 – Vila do Pará

;

13h30 – Rivel x Grêmio

15h30 – Barra da Cruz x São Matheus

;

3ª Rodada – 24/05 – Sítio Magana

;

13h30 – Grêmio x Barra da Cruz

15h30 – Rivel x São Matheus

Confira as manchetes dos jornais

FOLHA DE PERNAMBUCO
 
ORGANIZADAS NA MIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO
 
DIARIO DE PERNAMBUCO
 
FOMOS TODOS CONVOCADOS
 
JORNAL DO COMMERCIO
 
PROMESSAS AO VENTO
 
TRIBUNA DO NORTE/NATAL
 
MINISTÉRIO PÚBLICO VAI PAGAR 24 MILHÕES DE REAIS EM AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO
 
JORNAL DA PARAÍBA
 
AGÊNCIAS DOS CORREIOS NA PARAÍBA VÃO VIRAR BANCOS
 
GAZETA DE ALAGOAS
 
CPI VAI INVESTIGAR PRESÍDIO DO AGRESTE
 
A TARDE/SALVADOR
 
FIFA CANCELA RESERVAS E DIÁRIAS DE HOTÉIS CAEM
 
O POVO/FORTALEZA
 
COELCE TERÁ DE DEVOLVER DINHEIRO AO CONSUMIDOR
 
FOLHA DE S. PAULO
 
CÂMARA LIBERA PUBLICAÇÃO DE BIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA
 
O GLOBO
 
ELÉTRICAS COBRAM URGÊNCIA CONTRA CRISE
 
CORREIO BRAZILIENSE
 
JUIZ QUE CONDENOU 10 DO CASO PANDORA É AFASTADO
 
ESTADO DE MINAS
 
MAIS UM GOL CONTRA
 
ZERO HORA/PORTO ALEGRE
 
CORTE DE LUZ NO HORIZONTE

Policiais federais pernambucanos caminham nesta quarta-feira até a Alepe, com vendas nos olhos, mordaças e elefante

Sete de Maio é o dia do oftalmologista, especialista em problemas na visão. Dia de parar e enxergar o aumento da violência e da criminalidade em todo País. Nesta data, centenas de agentes federais em todo o país vão protestar com vendas nos olhos contra a gestão míope da segurança pública brasileira. Por isso, nesta quarta-feira (07), agentes, escrivães e papiloscopistas de todo o país vão se reunir em frente às superintendências regionais para um grande protesto. Em adesão ao movimento, os policiais federais de Pernambuco farão caminhada, a partir das 10h da manhã, quando sairão da sede da Superintendência Regional no Cais do Apolo, em direção à Assembleia Legislativa de Pernambuco - ALEPE, num protesto que vai contar com um personagem inusitado, um elefante inflável de quatro metros de altura por cinco de comprimento. A categoria também levará faixas, cartazes e usará mordaças e vendas nos olhos.

O protesto de amanhã também remete ao que fizeram com a Polícia Federal nos últimos anos: fronteiras desamparadas, aeroportos vulneráveis, burocracia que leva à impunidade, interferências políticas nas investigações, queda de produtividade, insatisfação dos servidores, índices alarmantes de doenças e suicídios e a queda absurda do combate ao crime organizado. 

Nesse contexto, a FENAPEF lembra que Sete de Maio também é o dia do silêncio. E neste dia os agentes federais vão protestar contra o silêncio da repressão com mordaças, pois nosso modelo policial, herdado do Código Fascista italiano, foi projetado para perseguir e torturar criminosos políticos, e hoje é direcionado para dentro das instituições.

Não bastasse a necessidade de democratização das polícias brasileiras, o Ministro da Justiça do Governo Dilma, José Eduardo Cardozo, insiste em militarizar a Segurança Pública, ignora as recomendações da ONU e considera solução apontar tanques e fuzis para a população.

Compete ao Ministério da Justiça iniciar a modernização das polícias brasileiras, e realizar o sonho de todos os policiais federais, civis e militares do país. Porém, Cardozo inventou um recrutamento de policiais chamado de Força Nacional. Um regimento que parece um cobertor curto, que para cobrir o peito descobre os pés, pois retira policiais de um estado para trabalhar em outro, como se todos não sofressem com a violência.

A gestão política das polícias brasileiras interfere em situações que podem ser prejudiciais ao governante. E quando os representantes trabalhistas dos policiais resolvem protestar, o antigo modelo de polícia se torna muito útil, e o aparato repressivo criado durante a ditadura militar é direcionado para servidores que denunciam as ilegalidades do sistema.

Para os policiais federais, a péssima gestão da Segurança Pública arrasta a instituição para a ruína e conflitos internos. E se a Polícia Federal está em crise, o crime organizado comemora, e o cidadão comum se torna um alvo fácil nas garras de criminosos. E a sociedade vira refém do medo e da incerteza, quando os noticiários se tornaram obituários.

Não propomos trem da alegria ou alteração da essência dos cargos. Queremos que a Constituição Federal seja cumprida, que o castigo do congelamento salarial seja cessado, e que nossas atuais atribuições, já exercidas, sejam reconhecidas em Lei. Queremos que os gestores e chefes sejam escolhidos por critérios de eficiência e experiência, para que não se desperdice o caríssimo imposto pelo cidadão.

E, finalmente, não toleramos as interferências políticas no trabalho policial, que deve atender somente ao interesse comum da Sociedade, na busca por justiça.
Não desistiremos do que consideramos justo. País rico é país sem corrupção!.


Mais informações nos sites:

SINPEF/PE - www.sinpefpe.org.br.
FENAPEF - www.fenapef.org.br
Fan Page do SINDICATO DOS POLICIAIS FEDERAIS DE PERNAMBUCO