terça-feira, 19 de outubro de 2010

Justiça suspende contrato da organizadora da prova dos Correios

A 5ª Vara da Justiça Federal de Brasília determinou a suspensão do processo de contratação da Fundação Cesgranrio, organizadora escolhida para aplicar as provas do concurso para 6.565 vagas nos Correios. Lançado há dez meses, o concurso tem um histórico de problemas e chegou a ficar parado por cinco meses até a escolha da organizadora, em julho. Após ser desmarcada uma vez, a prova objetiva está prevista para ocorrer em 28 de novembro. Os Correios disseram que irão recorrer da decisão e manter o cronograma.

Na sentença, o juiz Paulo Ricardo de Souza Cruz diz que determinou a suspensão da contratação porque houve dispensa de licitação, o que não seria possível aplicar no caso da realização de concurso público. "[A lei] só pode fundamentar a contratação das entidades ali relacionadas para finalidades ligadas a pesquisa, ensino, desenvolvimento institucional ou recuperação de presos", escreveu Cruz. "E a realização de concurso público não tem nada a ver [com esses fins]." O juiz se refere ao artigo 24, inciso XIII, da lei 8.666/93.

O Tribunal de Contas da União (TCU), contudo, autorizou os Correios a realizar a contratação direta da organizadora. A autorização do pedido, feita pelo ministro das Comunicações, José Artur Filardi Leite, foi publicada no dia 1º de junho no "Diário Oficial da União", na página 126 da seção 1.

O documento registra a autorização "da contratação direta de entidade detentora de notória especialização e inquestionáveis capacidade e experiência na matéria".


Fonte: G1

Escritor Raimundo Carrero sofre AVC no Recife

O escritor pernambucano Raimundo Carrero, de 62 anos, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), na manhã desta terça-feira (19). Ele estava em casa e desmaiou. Raimundo Carreiro foi levado para o Hospital Português, no Recife, onde está internado na unidade de terapia intensiva (UTI).
De acordo com informações de parentes, Carrero está consciente e reconhecendo as pessoas, mas seu lado esquerdo do corpo foi mais atingido e ele apresenta alguma dificuldade para falar e andar.

O escritor foi submetido a uma ressonância magnética e a uma tomografia, para avaliar a extensão do dano provocado pelo AVC. Os médicos acreditam que, dentro de quatro a cinco dias, poderão ter uma dimensão mais profunda do ocorrido.

O neurologista Amós Wanderley, que chefia a equipe que cuida do paciente, assina a nota oficial divulgada pelo hospital nesta tarde. Veja a íntegra abaixo:

"O paciente Raimundo Carrero de Barros Filho deu entrada no Real Hospital Português às 11h10 desta terça-feira, com um quadro de AVC isquêmico, popularmente conhecido por derrame, no hemisfério cerebral direito. Neste momento, está internado na UTI neurológica, com quadro clínico estável, pressão arterial controlada, sonolência e apresenta um déficit importante de força no lado esquerdo. O tratamento indicado é clínico, com medicações, fisioterapia e fonoterapia. Não há previsão de alta da UTI".

HISTÓRIA
Raimundo Carrero nasceu no dia 20 de dezembro de 1947, na cidade de Salgueiro, no Sertão pernambucano. Durante 25 anos, trabalhou como jornalista, passando por jornais como Diario de Pernambuco, onde exerceu, entre outros, o cargo de crítico literário.

Em 20 de janeiro de 2005, o escritor assumiu a cadeira de número 3 da Academia Pernambucana de Letras (APL). Entre os prêmios conquistados pelo autor, estão o Prêmio Jabuti de 2000, no segmento de Contos e Crônicas. No ano de 2005, recebeu o prêmio Machado de Assis, da Biblioteca Nacional.

Com a sua obra mais recente “A minha alma é irmã de Deus” (2009), ganhou mais uma vez o prêmio de melhor romance da Fundação Biblioteca Nacional, este ano. O mesmo livro venceu o prêmio de melhor livro do ano, dado pelo Prêmio São Paulo de Literatura.


Fonte: pe360graus.com

Armando diz que pesquisas apontam manutenção da vantagem de Dilma

O senador eleito Armando Monteiro (PTB) está engajado no fortalecimento da campanha de Dilma Rousseff (PT) à presidência em Pernambuco. Confiante na vitória da petista, o senador cumpre hoje uma agenda de entrevistas a rádios e encontra lideranças em Caruaru para falar sobre as ações da campanha de Dilma no Agreste. Em entrevista hoje pela manhã a Geraldo Freire, na Rádio Jornal, Armando reconheceu que o resultado no primeiro turno frustrou expectativas, mas analisa que as últimas pesquisas apontam a sedimentação da vantagem de Dilma. Para garantir uma ampla vitória em Pernambuco, Armando avisa que a Frente Popular vai “sustentar a luta”. Abaixo, tópicos da entrevista.

Engajamento na campanha de Dilma Rousseff

Eu não tenho nenhum cargo propriamente dito na campanha. O que eu tenho é o empenho e a compreensão de que nós que estivemos nesse palanque no primeiro turno, e que, portanto formamos um conjunto político, do mesmo modo que contamos com a solidariedade desse conjunto, nós precisamos agora ter absoluta solidariedade à nossa causa no segundo turno, ou seja, garantindo a continuidade de um projeto que o presidente Lula liderou nos últimos sete anos e meio com grande sucesso no Brasil e, sobretudo, proporcionando a Pernambuco parcerias que deram frutos muito concretos. Pernambuco vive um momento que raramente pudemos viver, conjugando crescimento econômico, ampliação de oportunidades, geração de empregos, isso tudo se deu por conta dessa parceria que foi valorizada pela competente gestão do governador Eduardo Campos. Então, eu estou como militante, estou engajado e estou recebendo naturalmente a orientação do governador, que é o grande comandante aqui do processo. Estou com missão. Agora mesmo estou seguindo para Caruaru, vamos fazer uns programas de rádios, reunir lideranças. Em suma, estamos engajados.

O cenário do segundo turno

Criou-se, ao meu ver, de maneira um pouco equivocada, sobretudo no entorno da candidata Dilma, aquela expectativa de que a eleição seria resolvida logo no primeiro turno. Em eleição a gente tem que se preparar sempre para a pior hipótese, que no caso seria a decisão em dois turnos. Lembro que o próprio presidente Lula, nas duas eleições que disputou, foi ao segundo turno.

Eu reconheço que em um primeiro momento, quando ficou frustrada a expectativa da decisão no primeiro turno, isso de alguma maneira estimulou as hostes adversárias. Mas se verifica agora, a partir da divulgação dos dados dos institutos de pesquisa, e das pesquisas internas que temos disponíveis, que não houve uma virada do eleitorado. Pelo contrário. Há claramente uma sedimentação dessa vantagem que Dilma mantém e que varia de acordo com cada um dos institutos, mas todos eles apontam que ela está na dianteira, com uma diferença que às vezes alcança dez pontos percentuais. Em Pernambuco, dados que nós temos também apontam para uma larga preferência, uma larga maioria da candidata Dilma. Portanto, eu reconheço que uma eleição no segundo turno é sempre uma nova eleição, que apertou um pouco, mas nós temos muita confiança de que poderemos garantir agora um resultado positivo no segundo turno.

A presença de Dilma no Nordeste

O ideal é que ela pudesse estar presente em todas as regiões, porque a presença da candidata é sempre muito importante, mas na impossibilidade de que isso possa ser feito é natural que ela precisa dedicar uma atenção prioritária àqueles colégios eleitorais que tem uma maior densidade, um número maior de eleitores, e onde evidentemente qualquer eventual mudança no quadro em relação ao primeiro turno pode condicionar de maneira decisiva o resultado no segundo turno. Ao que tudo indica ela vai priorizar alguns estados do Sudeste, mas o importante é que nós estaremos, todas essa forças aqui, garantido a sustentação da campanha no segundo turno, e com muitos bons atores políticos que estarão à frente desse processo. Nós temos aqui na região a maioria dos governadores eleitos, alguns como o governador Eduardo Campos, com uma votação consagradora. Essa votação foi fruto exatamente da compreensão de que essa parceria do governo federal com o governo estadual tem sido muito importante para Pernambuco. Então vamos trabalhar, se pudermos eventualmente contar com a presença da candidata seria melhor, senão nós vamos continuar aqui sustentando a luta.

Homenagem ao Dia do Médico.

O médico é um dos mais importantes profissionais presentes em nossa
sociedade. Sua função está ligada à manutenção e restauração da saúde.
Este profissional utiliza o saber específico, técnicas e abordagens
que lhe permitem promover a saúde e o bem-estar físico, mental e
social dos indivíduos.

O dia 18 de outubro é considerado o dia do médico em muitos países,
como Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia,
Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. Esta data foi
escolhida por ser o dia consagrado a Lucas, o "amado médico", segundo
o apóstolo Paulo. Lucas teria estudado medicina em Antioquia, além de
ser pintor, músico e historiador; um dos mais intelectuais discípulos
de Cristo. A tradição de ter Lucas como o patrono dos médicos se
iniciou por volta do século XV.

“Grandes são os avanços da ciência, mas também são inúmeros os
desafios à limitação humana que exige de mim seriedade, equilíbrio,
sabedoria e fidelidade ao juramento que fiz.”

O parágrafo a cima, foi retirado da oração do médico, não para ser
utilizado contra, mais para todos nós termos a consciência de que em
seu íntimo o profissional médico não exerce apenas uma profissão, mais
uma missão destinada a eles por Deus. Ser Médico é uma escolha, a mais
nobre de todas. Obrigado por contarmos com vocês.


Renato Bôtto Filho
Secretário Adjunto de Saúde

Santa Cruz do Capibaribe – PE

Homem é preso com 1,5 quilo de crack em Olinda

Um homem foi preso, em Olinda, no bairro de Rio Doce, com 1,5 quilos de pedras de crack. De acordo com a polícia, ele e mais quatro supostos traficantes cuidavam de um ponto de venda de drogas numa localidade conhecida como beco da Marinete.

O suspeito, Ueverson da Silva Nascimento, foi encaminhado para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima.


Fonte: pe360graus.com