quinta-feira, 19 de novembro de 2015

HOMEM QUE COMETEU HOMICÍDIO EM XEXÉU É PRESO EM PÃO DE AÇÚCAR

A Polícia Militar realizava rondas no Centro de Pão de Açúcar distrito de Taquaritinga do Norte no Agreste de Pernambuco, quando se deparou com um elemento em atitude suspeita que ao perceber a presença do policiamento, tentou desfazer-se de uma faca peixeira.
Foi feita a abordagem e o imputado Edilson Claudiano de Lima Souza, vulgo “Gancho”, de 25 anos de idade, residente na Rua Santa Terezinha no bairro Palestina em Santa Cruz do Capibaribe, confessou ter já ter cometido um homicídio na cidade de Xexéu-PE.

Diante do exposto, o envolvido foi apresentado na Delegacia de Polícia de Santa Cruz aonde foram adotadas as medidas consideradas cabíveis.

CHIKUNGUNYA, ZIKA OU DENGUE? QUE EPIDEMIA É ESSA AQUI EM SANTA CRUZ?


Se fosse dengue essa epidemia que estamos sofrendo já teríamos não algumas mortes mas dezenas! ainda bem que não é dengue.

A apesar de a dengue ter um período mais curto de 7 a 10 dias, em comparação a chikungunya, as complicações da dengue são muito graves, como a forma hemorrágica. A zika e a chukungunya tem baixa letalidade, isso que dizer que dificilmente alguém morre por causa dessas doenças.

A Dengue, Zika e Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, não é tão fácil diferenciar, as vezes impossível no inicio da doença. Muitos dos sintomas aparecem tanto em uma como na outra.

Porém há como suspeitar por alguns sinais e sintomas. Enquanto a Dengue se destaca pela mialgia, dores nos corpo,dor atrás dos olhos, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas juntas, articulações e sua permanência além dos dez dias. Já a Zika se destaca por uma febre mais baixa, em boa parte das vezes ausentes, intensas manchas e coceira na pele.


Diante dos casos até agora, há fortes dados clínicos e epidemiológicos que indicam que essa mazela seja a febre do chikungunya. Os dados clínicos dos pacientes com artralgia/poliartralgia incapacitantes(dores fortes principalmente punhos, tornozelos, cotovelos e dedos), que permanecem além dos 10 dias, pesa para essa suspeita. Também favorece essa hipótese o fato de que há casos confirmados por sorologia em cidade vizinha.
Ainda não sabemos de sorologia de pacientes de nossa cidade. Porque ela não foi feita ainda não sabemos, mas seria muito útil para o diagnóstico e manejo clínico dos pacientes.

O que chama a tenção é o sofrimento das pessoas de nossa cidades com febre e dor articular intensa e debilitante que mal conseguem andar, que chegam nos estabelecimentos de saúde, que estão lotado e não dão conta da demanda. Pior é saber que tudo isso poderia ser evitado pelo simples e simples controle dos mosquitos transmissores.

Outro fato importante é o risco que as pessoas estão correndo, pois ao não encontrarem nos estabelecimento de saúde profissionais de saúde(médicos, farmacêuticos, enfermeiros) para lhes atenderem, se arriscam a tomar medicamentos por conta própria ou por orientação de pessoas que não são profissionais de saúde habilitados.

As perspectivas não são muito boas em relação a chikungunya em nossa cidade. Em alguns países por onde passou, como em países do Caribe e da Europa, algumas cidades tiveram uma taxa de ataque de ate 63%, ou seja mais da metade das pessoas contraíram a doença. Em estimativas informais ainda não vamos nem em 20%. Ainda temos mosquito de sobra para transmitir às pessoas saudáveis e pessoas doentes de sobra para contaminar mosquitos e fechar assim o ciclo.


Dr. JOBSON FERREIRA
Farmacêutico da DRUGSTORE JFARMA
Farmacêutico-Bioquímico pela UFPB
Especialista em drogas psicotrópicas pela UNIFESP
Graduando em Medicina da UFPE



VEM AI!!!!

Estreia dia 06 de dezembro das 14 às 16 horas o programa budega nordestina com grande teor de cultura, informação e a autêntica música regional nordestina. Participação de ouvintes, notícias com toque de humor. Apresentação de Paulo Viana, um dos maiores defensores do autêntico Forró Pé-de Serra; dono de uma bagagem cultural irretocável, sem perder o jeito matuto de falar dia 06 de dezembro das 14 as 16 horas programa budega nordestina a cultura em primeiro lugar.






ESCLARECIMENTO

Queremos comunica aos leitores da budega nordestina que por problemas técnicos nos últimos dias não conseguimos manter o Blog atualizado com as principais notícias como de costume pedimos desculpas aos leitores mais já estamos com o problema resolvido.

Ante ciosamente: Paulo Viana direto do blog.