quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Em breve Distrito de Pão de Açúcar em Taquaritinga do Norte será contemplado com uma creche

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Educação sempre na preocupação com o bem estar de todos os alunos e a qualidade do ensino da rede pública municipal anuncia mais uma grande conquista para o alunado. Desta vez no Distrito de Pão de Açúcar, o mais populoso da cidade, a construção de uma creche. A unidade de educação infantil faz parte de um pacote de recursos destinados à construção de creches, pré-escolas e quadras escolares liberadas pelo Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) através do programa PROINFÂNCIA.A mesma será voltada para a educação infantil, atendendo um total de 220 crianças e será construída no loteamento Paraíso, doado pela Prefeitura da Dália da Serra. Para a construção desta unidade já foi liberada a primeira parcela referente ao convênio do FNDE. Agora é só esperar um pouco até o processo licitatório ficar pronto e as obras serem iniciadas.

Release 1ª ATM Abertura de Temporada de Montanhismo em Pernambuco

A Associação Pernambucana de Escalada em Rocha ASPER em parceria com a Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus convida a todos para a 1ª Abertura de Temporada de Montanhismo de Brejo da Madre de Deus a acontecer neste sábado e domingo, dias 24 e 25 de Setembro no Sítio Arqueológico da Serra do Estrago e na Pedra da Bicuda. Venha participar!
Conheça o esporte de aventura que mais cresce na região e aproveite as mais belas paisagens do Agreste!

Assembleia prestigia a Terra da Sulanca

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE (PE) - A Assembleia Legislativa realizou, a 12º edição da “Assembleia Itinirante”. Este ano, a Reunião Ordinária - incluindo pequeno expediente, ordem do dia, votações de projetos de lei e indicações - foi realizada na quadra da Escola Estadual Padre Zuzinha, no município de Santa Cruz do Capibaribe. A transferência do Poder Legislativo, que só pode ser realizada duas vezes a cada legislatura, foi um pedido do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), que tem base eleitoral no município. Cerca de 28 deputados compareceram à sessão, que teve início às 10h. Durante a tarde, os parlamentares aproveitaram para conhecer o Pólo de Confecções, principal atividade econômica da cidade.

O presidente do Legislativo, Guilherme Uchoa (PDT) presidiu o início da reunião e destacou, durante seu pronunciamento, a importância econômica do município. Ele afirmou que não existiu momento mais apropriado para a realização da sessão itinerante. “O Estado entrou, definitivamente, no caminho do desenvolvimento. Todo esse processo de crescimento já vinha vinha tendo início em algumas regiões do Estado. Aqui, no Agreste, temos um belo exemplo de confecções. Portanto, é em bom momento que a Casa de Joaquim Nabuco realiza mais uma Assembleia Itinerante”, discursou.
Diogo Moraes explicou que a intenção da transferência da sessão foi para proporcionar à população uma maior aproximação com o Poder Legislativo. “É com alegria que recebo aqui a Assembleia Itinerante”, disse, durante seu discurso. Durante a reunião, os deputados aprovaram todos as matérias da ordem do dia, uma delas foi o projeto do Executivo que institui o Programa Universidade para Todos - PROUPE - que prevê a distribuição de bolsas de estudo a aproximadamente 15 mil estudantes.

DEPUTADO SÍLVIO COSTA FILHO APRESENTA EMENDA QUE EXIGIRÁ O VOTO ABERTO

Com o objetivo de aprimorar a transparência aos trabalhos da Assembléia Legislativa, o deputado estadual Sílvio Costa Filho (PTB), vice-líder do governo e presidente da Comissão de Mobilidade Urbana, deu entrada, nesta quarta-feira (21) ao projeto de emenda constitucional para abolir o voto fechado no âmbito legislativo estadual.
Para Sílvio Costa Filho, a PEC é fundamental para transparência do poder legislativo, além da população e o eleitor conhecerem como votam os seus representantes. "Vivemos um momento em que a sociedade quer sempre, e cada vez mais, a transparência. As pessoas precisam saber como se posicionam seus deputados", ressalta Sílvio Costa Filho.
A inciativa também será discutida no âmbito do Congresso Nacional, o projeto visa o fortalecimento do poder legislativo. Pernambuco sempre teve posições de vanguarda e a Assembleia Legislativa do Estado, em vários temas, o voto já é aberto. “Defendo que nós tenhamos todas as votações abertas”, reforça Silvio Costa Filho.
Ainda segundo o deputado, a transparência é questão fundamental para o fortalecimento e credibilidade do poder legislativo, que tem como princípio a aproximação com a população.
Hoje a sociedade através da imprensa, das mídias e redes sociais acompanha permanentemente as ações do Executivo, Legislativo e o Judiciário, quanto mais transparentes esses poderes, estarão mais fortalecidos perante a sociedade.
O Projeto de Emenda Constitucional de autoria de Sílvio Costa Filho para que todas as votações na ALEPE sejam totalmente abertas, seguirá para votação na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça.

Prefeitura de Taquaritinga do Norte realiza mais uma reunião com comerciantes

Aconteceu na manhã de hoje (22) mais uma reunião com os comerciantes que negociam as margens da PE 130 no Auditório Edivaldo Felix da Silva nas dependências da Prefeitura de Taquaritinga do Norte. Participou também comerciantes que vendem bebidas alcoólicas próximo a instituições escolares, o Prefeito José Evilásio, o Promotor de Justiça Iron Miranda, Diretores de escolas, Secretários municipais e representantes do Conselho tutelar da Dália da Serra. Mais uma vez o encontro foi para colocar em prática o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado no dia 12 de julho na Câmara Municipal de Vereadores entre o Ministério Público e a Prefeitura Municipal, o qual implanta a Lei 10.454/90, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas num raio de cem metros, a partir do epicentro das escolas públicas e privadas, durante as atividades escolares. Lei esta, que já existe há 21 anos só agora ela está sendo posta em prática, por iniciativa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), como forma de combater o consumo e tráfico de crack e outras drogas, entre a juventude.Na ocasião também foi debatido a problemática das barracas localizadas às margens da PE 130, as quais estão em área pública de domínio do DER, não podendo lá permanecer. “O nosso objetivo é fazer o cumprimento da lei da melhor forma possível sem causar grandes danos aos comerciantes que às margens da PE 130 possuem seus empreendimentos”, completou o Promotor Iron Miranda. Todos os comerciantes do local já foram cadastrados pela Prefeitura e agora estão viabilizando soluções para evacuarem o local ou ver a possibilidade dentro da legalidade de permanecerem. “Estamos procurando a melhor solução em conjunto com todos os comerciantes ouvindo sugestões e tentando viabilizar a negociação junto do Ministério Público dentro da legalidade para que todos saiam satisfeitos” frisou o Prefeito José Evilásio. Quanto ao futuro dos comerciantes que se localizam as margens da PE 130 o mesmo falou: “O próximo passo agora é a elaboração de um projeto com a melhor solução possível para o futuro das “barracas do trevo” a partir das sugestões de todos e posteriormente novos encontros para explanação do mesmo, definindo como será executado, o que devemos melhorar e os custos. Pois, vamos solucionar este problema com responsabilidade e participação de todos tentando não causar danos materiais a ninguém”.Na ocasião também foi distribuído cartazes para serem afixados nos estabelecimentos comerciais com menções ao Estatuto da Criança e Adolescente citando a proibição a venda de bebidas alcoólicas, cigarros e assemelhados a crianças e adolescentes menores de 18 anos.Taquaritinga do Norte foi o quarto município do interior de Pernambuco a colocar em pratica esta Lei, o que só vem constatar a preocupação do poder público em oferecer uma melhor qualidade de vida a todos os munícipes

Projetos de Lei do deputado Edson Vieira tramitam com aprovação

Após passarem pelas comissões competentes, foram aprovados em primeira discussão, na sessão da Assembleia Itinerante de Santa Cruz do Capibaribe, dois Projetos de Lei de autoria do deputado estadual Edson Vieira (PSDB).

O primeiro, Nº 294/2011, diz respeito à afixação de adesivos com os números dos telefones do disque-denúncia, disque-emergência e disque-bombeiros nos veículos que integram o transporte coletivo do estado. O outro, Nº 304/2011, trata da criação da Semana Estadual de Incentivo à Doação de Sangue através de campanhas de divulgação e orientação.

Edson Vieira justifica que o Projeto 294 auxiliará a população e os órgãos policiais no combate ao crime, na proteção à vida e trará grandes benefícios para a sociedade pernambucana. Por sua vez, o 304 aumentará as doações de sangue e os estoques nos hemocentros do estado que não estão acompanhando a demanda hospitalar e a sua crescente complexidade.

Taquaritinga do Norte sediará jornada SEBRAE

A Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Desenvolvimento Econômico junto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE trazem para a cidade de Taquaritinga do Norte, Agreste pernambucano, a jornada SEBRAE. O projeto itinerante oferece apoio e capacitação a empreendedores.

O evento acontecerá entre os dias 27 e 29 de setembro na Praça Padre Otto Sailler no centro da cidade. As inscrições serão feitas apenas antes do início dos cursos que acontecerão em dois horários das 14h às 17h e 19h às 22h.

Serão ofertados os seguintes cursos: Avaliando se o crédito é problema ou solução, Atendimento que faz a diferença, Aumentando suas vendas com criatividade, Gestão financeira, Marketing para o sucesso empresarial e Manipulação de alimentos. E paralelo aos cursos será ministrada uma palestra voltada para o empreendedor individual.

Exclusivo: Guarda Municipal sofrerá mudanças

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe em breve fará algumas alterações ou melhor uma organização na Guarda Municipal, segundo informações, estas mudanças acontecerão no corpo administrativo e acredito que portarias já estão prontas e assinadas.

A caça e o caçador

No clima da vitória da deputada Ana Arraes (PSB-PE) para o Tribunal de Contas da União (TCU), o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), que se efetiva no mandato na condição de primeiro suplente, comemorou duplamente. E, estranhamente, ao lado do seu algoz, o deputado José Augusto Maia (PTB), que entrou com um processo na Justiça e assumiu o mandato no lugar de Rubens por ter tido uma pequena votação acima do pedetista, festejou.
Rubem chegou a bater boca com Maia pelos jornais, ameaçou processá-lo e o qualificou de ficha suja. Agora, já que está com o mandato no papo, esqueceu o passado de contendas e se abraçou com Augusto Maia no plenário da Câmara durante a festa da vitoria de Ana Arraes. A política é assim, um dia é da caça, o outro do caçador.

Furibinha é esquecido em “inauguração” da prefeitura de Jataúba



Furibinha já entregou reivindicação até a presidenta Dilma



O grupo de Antonio de Roque em Jataúba inaugurou a Academia das Cidades da terra da Beterraba, sem a presença do vereador de oposição Furibinha, que na verdade, foi o grande responsável pela conquista da Academia junto a Humberto Costa. Uma atitude inconcebível. Furibinha é o principal político daquela cidade na busca por obras para o município e está presente nos grandes acontecimentos. O asfaltamento de Jataúba a divisa da Paraíba é uma bandeira que o vereador defende, desde os tempos em que a situação dizia que ele era um “doido”, e que nunca a obra sairia. Para se ter uma idéia da luta do vereador, amanhã o comando da 3ª CIPM estará entregando uma viatura e tomando medidas para melhorar a segurança na cidade. Imagine quem provocou a discussão e promoveu uma reunião pública, convocando toda a sociedade? Isso mesmo! Foi o Furibinha! Inclusive deixando os lados partidários de lado. E agora, irão desfilar como conquista de um grupo político?

Prêmio da Mega-Sena acumulada sorteado na noite de ontem saiu para um único apostador...

O ganhador é de Petrópolis, Rio de Janeiro...
Mete, sozinho, 31 milhões de reais no pé do sipa...
Confira o seu cartão: 126 pessoas fizeram cinco pontos e para quem fez cinco pontos tem um prêmio de 24 mil reais...

O Redator de Plantão 22/09/2011















Armando Monteiro fala sobre a eleição de Ana Arraes para o TCU

Para o senador Armando Monteiro (PTB) a eleição da deputada federal Ana Arraes para ministra do Tribunal de Contas da União (TCU) reflete o conceito que a parlamentar pernambucana adquiriu no Congresso Nacional. Segundo Armando, a escolha se deve ao amplo reconhecimento à trajetória de Ana e também à sua capacidade de articulação.

Veja o depoimento:

Esta vitória representa o amplo reconhecimento à trajetória da deputada Ana Arraes, a sua trajetória parlamentar, ao conceito que ela adquiriu, e a uma campanha que foi bem conduzida em relação a todo o processo de articulação, de diálogo com todas as correntes, todos os segmentos da Câmara dos Deputados. É o justo resultado decorrente de todos estes fatores.

Como pernambucano, não posso deixar de expressar minha alegria. Tenho grande apreço pessoal e político à nossa futura ministra. Registro ainda a solidariedade da bancada de Pernambuco, que de forma suprapartidária pôde também contribuir para esta tão expressiva vitória.

Pernambuco agora conta com três ministros do TCU. Além de ser algo numericamente expressivo, o mais importante é registrar a qualidade desta representação.

Armando Monteiro
Senador

Semana Nacional do Trânsito: Muitas ações na CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe

Tudo na vida é trânsito. A necessidade de se locomover de um lugar a outro tornou-se cada vez mais aguçada no ser humano, e com o avanço da tecnologia, veículos automotivos potentes foram sendo desenvolvidos e colocados em meio a sociedade. É comum ver o homem comprando carros velozes, achando que a segurança do trânsito está na máquina. No entanto, a segurança está nas mãos de quem conduz o veículo. É com este pensamento que a CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe trabalha a Semana Nacional do Trânsito, com o Tema: “Pare de errar no trânsito: quem é prudente evita acidentes”.

A semana está sendo recheada de eventos, palestras, entrevistas e muita conscientização, sobretudo, nas escolas. Por onde passa, a comitiva de diretores da CDL Jovem é aplaudida e instigada a voltar. Foi assim que aconteceu na manhã desta quarta-feira (21), no Instituto Olavo Bilac, com crianças de 4ª e 5ª séries.

A tarde, foi a vez da Escola Primeiro Mundo de Aprendizagem, onde por meio de mensagens educativas e conscientes, os estudantes estão recebendo dados de como anda a violência no trânsito, e o que fazer para melhorar. O Diretor de Assuntos Jurídicos, Pedro Philipi, percorre as emissoras de rádios da cidade, levando a mensagem e convidando a população para participar da grande carreata, com adesivagem e panfletagem, pelas principais ruas da cidade, na próxima sexta-feira (23).

Release 1ª ATM Abertura de Temporada de Montanhismo em Pernambuco

A Associação Pernambucana de Escalada em Rocha ASPER em parceria com a Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus convida a todos para a 1ª Abertura de Temporada de Montanhismo de Pernambuco a acontecer neste sábado e domingo, dias 24 e 25 de Setembro em Brejo da Madre de Deus, no Sítio Arqueológico da Serra do Estrago e na Pedra da Bicuda. Venha participar!
Este evento tem a intenção de divulgar a prática da Escalada no município, chamando a atenção dos montanhistas sobre o início da época mais propícia para a prática das atividades de montanha na região.
Estarão reunidos em Brejo, os principais escaladores pernambucanos, assim como atletas de outros estados.
Os moradores da região estão convidados para conhecer mais sobre a prática de subir em pedras e sobre as medidas de segurança utilizadas.
Nos dias 24 e 25 os escaladores estarão distribuídos no Sítio Arqueológico da Serra do Estrago e Pedra da Bicuda. Venha Assistir!
Na noite do sábado, dia 24 serão apresentadas palestras sobre a história da escalada no Brasil e aqui no Brejo.
O evento terá outras atrações como Slackline (corda bamba), sorteios de brindes e principalmente Escalada em Rocha!
José Augusto Maia fala da vitória de Ana Arraes para o TCU
O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE), falou na tarde desta quarta-feira (21), sobre a vitória da pernambucana Ana Arraes (PSB), na disputa da vaga para o Tribunal de Contas da União (TCU). Ana Arraes obteve 222 votos, ante os 149 votos de seu principal concorrente, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).
Segundo o Deputado Federal, um dos coordenadores da campanha de Ana Arraes, o empenho de toda a bancada pernambucana foi fundamental para a conquista da socialista. ”Saímos em campo e fomos para o corpo a corpo, não medimos esforços em momento algum e o reflexo desse trabalho foi a expressiva votação da deputada Ana Arraes”, disse José Augusto.

Ana Arraes promete zelar pelo dinheiro público no TCU

A nova ministra do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes, disse em sua primeira entrevista após a eleição que vai zelar pelo dinheiro público. Afirmou ter feito uma campanha limpa e disse que contou com a ajuda de muitos amigos para se eleger.

"Avaliamos (esta eleição) como um trabalho feito por muita gente. Nosso partido, todos os deputados se empenharam nessa missão. Muita gente ajudou. Fizemos uma grande corrente e essa corrente teve um resultado positivo. Vamos respeitar voto a voto", disse Ana.

A pernambucana ressaltou o fato de ser a primeira mulher a assumir um cargo no TCU. "Tenho grande horna de exercer esse papel, essa função pública. Sou a primeira mulher eleita a representar a Câmara no TCU", afirmou.

A mãe do governador Eduardo Campos (PSB), principal cabo eleitoral dela na campanha pelo Tribunal, disse que não houve "chapa branca" e garantiu que vai julgar com zelo os casos que cehgarem às suas mãos. "O papel fundamental de ser ministra do TCU é zelar pelo dinheiro público, (garantir) que as obras públicas sejam obras bem feitas, que sejam importantes para a vida do povo. O julgamento deve ser um julgamento com muito zelo. O julgamento precipitado macula um capítulo da nossa Constituição que é que todos são inocentes até que se prove o contrário".

A ministra recém-eleita se irritou com um jornalista que perguntou se ela havia "atropelado a Câmara" com o expressivo placar de 222 votos. "Atropelei como? Andei a pé. Não andei de carro", disse, encarando o repórter.

Governo lança portal com recursos adaptados para pessoas com deficiência

essoas com deficiência poderão, a partir de hoje (21), acessar notícias, informações e serviços referentes ao tema por meio do site www.pessoacomdeficiencia.gov.br. A ferramenta foi lançada pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

A ministra da SDH, Maria do Rosário, avaliou que uma comunicação com caráter universal representa avanços para a integração, a unidade e os direitos humanos no país. Durante o evento, ela lembrou que, muitas vezes, as pessoas com deficiência ficam à margem de avanços tecnológicos como a internet por dificuldades de acesso.

“A acessibilidade está ao alcance de todos nós quando há uma vontade de realizar. O portal é importante porque o governo federal fica mais acessível, mais transparente aos cidadãos brasileiros e às pessoas com deficiência, já que é um direito desses cidadãos. E é um exemplo a todos os governos estaduais, prefeituras e universidades”, ressaltou.

O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, destacou que o lançamento do portal dá maior visibilidade às pessoas com deficiência, sobretudo visual, como é o caso dele.

“Todos os dias, enfrentamos grandes lutas. A pessoa com deficiência precisa superar desafios diários. Essa ferramenta representa uma luta renovada”, disse. “Trabalhamos com o Ministério do Planejamento para que os demais sites do governo federal também tenham acessibilidade”, completou.

Dados da secretaria indicam que 24,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência – o número representa cerca de 14,5% da população. De acordo com a pasta, 95% das páginas do governo federal na internet não contam com mecanismos de acessibilidade.