terça-feira, 31 de outubro de 2017

JOVEM FOI ASSASSINADO A TIROS NA ZONA RURAL DE CUPIRA

O 33º homicídio do ano em Cupira, foi registrado na manhã desta terça-feira (31), no Sítio Serra Verde de Aprígio, que fica na zona rural da cidade e teve como vitima, Cristiano Rafael dos Passos, de 19 anos, que segundo familiares, saiu de casa na manhã da segunda-feira, na Rua Frei Caneca, a conhecida Rua do arame, no Bairro Novo Horizonte e foi encontrado morto 24 horas após o seu desaparecimento.

O corpo foi localizado dentro de uma mata, local de difícil acesso e apresentava sete perfurações a bala de calibre não informado e segundo a pericia, ele foi executado na estrada vicinal e arrastado por cerca de 100 metros, no local foram encontrados um rastro de sangue, o boné e a camisa da vitima suja de sangue.

A Policia Militar fez o isolamento da área, o corpo foi encaminhado ao IML de Caruaru e as investigações já foram iniciadas.

Governador Ricardo Coutinho defende a criação de Ministério de Segurança Pública

O governador defendeu nesta segunda-feira (30) a criação de um Ministério da Segurança Pública, na esfera federal. “Eu não vejo como o Brasil, com uma epidemia de violência, de mortes, de homicídios de assassinatos, não vejo como o brasil não ter um Ministério exclusivo para a segurança pública”, afirmou.

Em entrevista à rádio Correio FM, Ricardo Coutinho disse o Ministério “serviria para universalizar políticas públicas, para dar uma mesma base. A política e os instrumentos que essa política opera, isso tem que ser comum porque se não você vai ter um estado que vai bem na segurança pública e o vizinho pode ir mal”..

Hoje foi divulgado o 11º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança, com índices relacionados à segurança pública em todo o país. A Paraíba se destacou por estar entre os três estados que mais reduziram a quantidade de mortes violentas intencionais.

“A Paraíba vem desde 2012, é o único estado do Brasil que desde 2012 diminui ano após ano o número de homicídios”, ressaltou o governador Ricardo Coutinho. “É uma conquista enorme, mas ao mesmo tempo eu não me sinto confortável porque o Brasil cresce”, lamentou o governador.

“Os dados que nós temos aqui tem que baixar cada vez mais”, destacou o governador lembrando que as políticas públicas precisam ser espalhadas em todos os estados do Brasil.

PM PRENDE HOMEM PORTANDO REVÓLVER EM BOM CONSELHO

Um homem foi preso na manhã desta terça-feira (31), na Operação Fecha Batalhão, em Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco.

Policiais militares realizavam rondas com abordagens, ao abordarem Cláudio Cleyton de Souza, foi encontrado com ele um revólver calibre 32, Cláudio foi levado para a delegacia e autuado por porte ilegal de arma de fogo, a PM não informou se ele pagou fiança para ser liberado ou será levado para audiência de custódia.

Gilmar Mendes suspende transferência de Cabral para presídio federal

Foto: Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta terça-feira (31) um habeas corpus que impede que o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) seja transferido para um presídio federal no Mato Grosso do Sul.

A decisão de transferir Cabral tinha sido tomada pelo juiz Marcelo Bretas, responsável pela Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. No entendimento do juiz, o ex-governador estava recebendo informações privilegiadas na unidade prisional em que estava preso. Numa audiência, Cabral disse que a família de Bretas tem "entrosamento com bijuterias", o que dez com que o magistrado repreendesse o ex-governador, por entender que havia um ameaçador nas palavras dele.

Habeas corpus

Para Gilmar Mendes, as palavras de Sérgio Cabral não justificam a transferência porque a informação foi levada à imprensa pela própria família do juiz.

Sérgio Cabral permanecerá preso na cadeia pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio, até que o STF julgue o mérito do habeas corpus.

TRÊS HOMICÍDIOS SÃO REGISTRADOS EM ARCOVERDE EM MENOS DE 24 HORAS

Três homicídios foram registrados em menos de 24 horas em Arcoverde no Sertão de Pernambuco.

Na tarde da ultima segunda-feira (30), o ex-presidiário Jean Carlos da Silva, de 34 anos, estava em um ponto de lotação as margens da PE-270, quando foi alvejado por vários disparos de arma de fogo, os tiros atingiram tórax, pescoço e costas, ninguém deu detalhes de quantos elementos cometeram o crime nem a motivação.

O segundo homicídio aconteceu por volta das 21h tambem da segunda-feira às margens da BR-232, no bairro São Cristóvão, a vitima foi Daniel Carlos da Silva, de 37 anos, foi encontrado caído ao lado de sua motocicleta, o corpo apresentava três perfurações provocadas por disparos de arma de fogo nas costas, curiosos que estavam no local nada falaram que possa ajudar a polícia a desvendar o crime.

O terceiro homicídio foi na manhã desta terça-feira (31), um homem aparentando 20 anos de idade, trajando Calça Jeans Azul, camisa cor vinho e tênis preto, foi encontrado morto na estrada de acesso ao cruzeiro novo, o corpo apresentava lesões graves na cabeça provocadas por pedradas. De acordo com a polícia a área é utilizada para consumo de drogas.

Os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, os crimes estão sendo investigados pela Polícia Civil.

RUBINHO NUNES PODE ROMPER COM O DEPUTADO WALDEMAR BORGES

Rubinho Nunes acompanhou as movimentações em torno da visita do governador Paulo Câmara ao agreste. Na agenda assinaturas de ordem de serviço e visitas ao Batalhão de Polícia Especializada, Hospital da Mulher e Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. 

O evento as margens da BR 104, no município de Taquaritinga do Norte, cujo teor foi a assinatura da ordem de serviço para a duplicação da mesma, no trecho Pão de Açúcar/Toritama, foi o mais concorrido.

No programa Cidade em Ação, transmitido pela IGM 88,9, a cobertura completa da visita do governador e também a entrevista com Rubinho Nunes. Acesse: PROGRAMA CIDADE EM AÇÃO.

Rubinho gravou entrevista para o blog do Jairo Gomes e entre vários assuntos disse que pode romper com o deputado Waldemar Borges. O motivo você confere clicando no link abaixo:

PRF REFORÇA FISCALIZAÇÃO DURANTE OPERAÇÃO FINADOS EM PERNAMBUCO

Velocidade, embriaguez e ultrapassagens irregulares serão o foco da operação; BR 101 deve ter aumento no fluxo de veículo por conta do verão

A fiscalização nas rodovias federais de Pernambuco será intensificada entre a quarta-feira (01) e o domingo (05), através da Operação Finados da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A ação tem como objetivo ampliar a segurança de motoristas e passageiros, bem como melhorar a fluidez do trânsito e combater a criminalidade no estado.

A movimentação de veículos deve aumentar principalmente na BR 101 Norte e Sul, que leva ao litoral do estado e aos estados da Paraíba e Alagoas, em virtude da temporada de verão.

Para evitar acidentes os agentes da PRF, ao longo dos cinco dias de operação, irão priorizar o controle de velocidade com radares móveis, o combate à embriaguez ao volante com o uso do bafômetro e a fiscalização de ultrapassagens proibidas.

Durante as abordagens, a PRF irá verificar ainda a validade da documentação, a presença dos equipamentos obrigatórios, o estado de conservação do veículo e se todos os ocupantes utilizam o cinto de segurança.

Entre as principais causas dos acidentes com morte, estão o excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas, desatenção, ingestão de bebidas alcoólicas e desrespeito à sinalização.

Para reforçar a segurança, o Núcleo de Operações Especiais e os Grupos de Patrulhamento Tático estarão atuando durante o feriado. Já a Base de Operações Aéreas da PRF, que atua em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), estarão de prontidão para realizar resgates e acompanhar a operação.

Orientações para uma viagem segura

Respeitar os limites de velocidade, manter distância de segurança em relação aos demais veículos, ultrapassar apenas quando houver plenas condições de segurança e não desviar a atenção do trânsito.

Mesmo em viagens curtas, o motorista deve fazer uma revisão preventiva do veículo, que inclui a checagem dos pneus, do sistema de iluminação, dos equipamentos obrigatórios, do nível do óleo e água do radiador.

É fundamental planejar a viagem, buscando evitar, na medida do possível, os horários de pico. Dirigir cansado ou com sono aumenta o risco de o motorista cometer erros. A cada três ou quatro horas de viagem, é recomendável uma pausa para descanso ou revezar a direção do veículo.

Justiça suspende aumento nos salários de prefeito e vereadores de Sumé

O aumento de salário do prefeito, vereadores, vice-prefeito e secretários do Município de Sumé, no Cariri do Estado, foi suspenso por decisão da Vara Única da Comarca de Sumé nesta segunda-feira (30). O pedido de liminar foi requerido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) em ação civil pública.

Em agosto de 2016, o Município de Sumé sancionou e publicou as Leis 1.197/2016 e 1.198/2016, concedendo aumentos aos membros do Executivo e do Legislativo na legislatura 2017-2020. A medida foi adotada a menos de 180 dias do fim dos mandatos dos ocupantes desses cargos, o que contraria a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Conforme explicou o promotor de Justiça Bruno Leonardo Lins, o artigo 21, parágrafo único, da Lei Complementar nº 101/2000 declara ser nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos 180 dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Poder ou órgão. Por isso, a Promotoria de Justiça de Sumé expediu, em setembro, recomendação à Câmara de Vereadores do Município para que revogasse essas leis e apresentasse a estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subsequentes.

Como a recomendação ministerial não foi cumprida, a promotoria ajuizou ação civil pública com pedido liminar (de número 0800358-50.2017.8.15.0451), requerendo a nulidade das leis e a suspensão dos pagamentos dos aumentos dos subsídios.

O juiz João Lucas Souto Gil Messias destacou o perigo e os danos que as duas leis municipais podem trazer aos cofres públicos e à população. “A administração que está saindo da gestão tem o dever de ‘deixar a casa arrumada’ para a próxima administração, a qual deve receber a Prefeitura com as contas em dia ou, pelo menos, com orçamento para pagamento das dívidas acumuladas na gestão anterior. O aumento dos subsídios de ocupantes de cargos da administração, no fim da gestão, acarreta surpresa e ônus desproporcional à administração subsequente. Por isso é que existe a vedação legal acima mencionada”, argumentou.


Fonte: ClickPB