segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Banda Novo Século: 112 anos de Cultura


Quem dera pudéssemos ouvir, em 04 de outubro 1900, o eco sonoro dos primeiros instrumentos musicais da Banda Novo Século!

Parece que o tempo não concede replay dos inesquecíveis e melodiosos acordes nem das notas dispostas em partituras intensas e belíssimas!

Se eu tivesse a bênção de ter ouvido a primeira apresentação desta banda nem exigiria saber em que ano foi, mas pagaria uma fortuna para saber quem era o maestro e ainda mais quem o acompanhava…

Não saberia contar a história de Santa Cruz sem imaginar a Novo Século desfilando na Avenida Manoel Borba (atualmente Avenida Padre Zuzinha) ainda sem calçamento, sob as sombras magras das gameleiras “novinhas” e poéticas dos séculos anteriores.

Ficaria encantado com a harmonia do soprano, do bombardino, do pistom clássico, do trombone, dentre tantos outros instrumentos com o barulho das águas do Rio Capibaribe nos dias raros em que estava cheio…

Poderia encontrar notas enternecidas e nunca esquecidas nas frondes das gameleiras, escondidas em suas folhas verdes, buscando abrigo nos dias de segunda-feira sobre o barulho das conversas rudes da feira de “mangaio” que anunciava discretamente a “Sulanca” em décadas posteriores…

Perguntaria a Major Negrinho por que a paixão pela música e se sabia que a Banda que criou iria percorrer mais de um século se tornando uma relíquia santa-cruzense…

Se eu pudesse reuniria Neco Aragão, Zé de Chico Moura, o endiabrado Edgar, Valter Aragão, Zé de Areia, Wilson Balbino, Aluízio Aragão, Nicolau Teodoro Aragão, Zuza Balbino, Chico Mariano e outros mais que abrilhantaram nossa música…

Imploraria que esses mestres festejassem o crescimento de Santa Cruz e também fizessem uma melancólica composição lamentando o abandono do Rio Capibaribe que inspirou nossos grandes músicos e fez Santa Cruz nascer há quase três séculos…

Do mesmo jeito que festejaram o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945 cantaram a emancipação política em 1953 queria transpor o tempo e, no mesmo tom, cantar parabéns pelo aniversário de 112 anos do maior patrimônio histórico-artístico-cultural de nossa cidade…

Entoava, mesmo desajeitadamente e, viajando na melodia dos extraordinários músicos atuais, (tão gênios como os mestres do passado), pois esses músicos de hoje transpõem as barreiras das dificuldades e, harmonicamente, entoam, seja em Dó, em Mi, em Ré ou qualquer outro tom como entoaram seus antecessores desde 1900…

PARABÉNS, BANDA NOVO SÉCULO, ORGULHO SANTA-CRUZENSE!

Santa Cruz  do Capibaribe, 05 de novembro de 2012.
Seca no Nordeste
Situação da pior seca nordestina dos últimos tempos causa reações do Governo Federal. Com a informação de que a estiagem deve se prolongar, causar novos estragos e trazer sofrimento para a região, o governo toma medidas para minimizar os problemas: Dilma anuncia que vai se reunir com os governadores do Nordeste em Salvador para discutir o problema.

Mais de um milhão de pessoas sem água
Um rompimento na adutora Tapacurá trouxe transtornos aos moradores do Sítio São Pedro e de Penedo de Baixo. Um muro não resistiu a força da água e veio abaixo enquanto várias casas foram alagadas e os moveis danificados. A Compesa informa que o reparo será iniciado agora pela manhã com uma equipe técnica especializada. Com isso, mais de 50 bairros do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe voltam ao sistema de rodízio. O calendário e a previsão de término do conserto serão divulgados. 

O balanço do Enem
Por enquanto, o Exame passou de ano e não há grandes problemas registrados. Cerca de 60 pessoas que publicaram o cartão de resposta na internet, foram eliminadas. Mas o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, ficou chateado mesmo com quem espalhou o boato de que o Enem tinha sido cancelado. 

Agora os estudantes aguardam divulgação do gabarito
Cerca de 30% dos candidatos deixaram de comparecer aos prédios neste final de semana. O Ministério da Educação não divulgou o percentual de abstenção em Pernambuco. Não foram registrados incidentes graves nos 528 locais de provas no Estado. Os gabaritos das disciplinas serão divulgados pela internet no site do Inep na manhã desta quarta-feira (7). A grande surpresa entre as disciplinas ficou para o tema da redação: “O movimento imigratório no Brasil do século 21”. Dois avaliadores independentes vão analisar os textos e pontuar em cinco competências diferentes. Os resultados individuais do Enem serão divulgados no dia 28 de dezembro. 

O medo do desabastecimento de gasolina
Alguns estados brasileiros correm o risco de ficar sem combustível no fim do ano. O governo federal já começou a traçar um plano de emergência para ampliar a capacidade de transporte e armazenamento de combustível. O Brasil bate recorde de consumo de gasolina este ano: mais de 30 bilhões de litros. Ceará, Amapá, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte são os estados mais vulneráveis.

Trabalhadores da Construção Civil ameaçam entrar em greve
Mais de 70 mil operários ameaçam cruzar os braços a partir desta segunda (5) por conta do impasse nas negociações. A categoria reivindica reajuste linear de 23%, 100% para a hora extra e vale compras. Os trabalhadores asseguram que a oferta do patronato de 5% de acordo com a função é inaceitável.

TRT começa a julgar ilegalidade da greve em Suape

As atividades foram suspensas no canteiro de obras da Refinaria e Petroquímica, no Cabo, na última quarta-feira (31). A categoria reivindica a imediata equiparação salarial já que existem contracheques diferentes para a mesma função. Os operários argumentam que há um acordo coletivo firmado em agosto e até agora não cumprido. O protesto conta com a adesão dos cerca de 51 mil trabalhadores da Refinaria e da Petroquímica. A primeira audiência do julgamento do pedido de ilegalidade da greve será realizada na tarde desta segunda (5), no Tribunal Regional do Trabalho, no bairro do Recife. 

Marcos Valério quer jogar tudo ventilador
Punido com mais de 40 anos de prisão e condenado como o grande operador do mensalão, Valério agora ameaça com denúncias para atingir o ex-presidente Lula. Valério diz que foi procurado à época do mensalão e cooptado para não atingir Lula.

Outro pedido de CPI

Como se já não bastassem aquelas que não serviram para nada, como a da Petrobrás e outras, agora um deputado quer uma CPI para os institutos de pesquisa. Se aprovada, a CPI quer investigar como são obtidos os números e porque aparecem algumas divergências.

Morre piloto que sofreu acidente no Aeroclube do Pina
A informação é de que Paulo Afonso de Oliveira, de 55 anos, teve morte cerebral e a família já teria autorizado a doação de órgãos. A família espera agora a liberação do corpo para ser translado para Brasília, onde será o enterro. O acidente aconteceu durante o pouso de uma pequena aeronave na pista do Aeroclube do Pina no fim da manhã de sexta-feira (2). O ultraleve avançado quicou na pista e capotou. O piloto Paulo Afonso de Oliveira vinha de Natal para participar de uma exposição de aviões.

Justiça rápida

Mutirão de conciliação busca agilizar processos do seguro que envolve vítimas de acidentes de trânsito

Acidente deixa três sindicalistas mortos na BR 232
As vítimas fazem parte do Sindicato dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco. O grupo seguia do Recife para Petrolina para uma série de atividades ao longo da semana. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o carro perdeu o controle ao fazer uma ultrapassagem e caiu numa ribanceira. José Edson de Souza Filho e Délio Camilo de Melo, morreram no local. Miriam Neide dos Santos faleceu no Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. Amaro Sérgio de Lima Botelho e Cícero Pires da Silva já receberam alta.

As eleições americanas

Amanhã o mundo vai parar para acompanhar a escolha do presidente dos Estados Unidos. Obama e Romney seguem empatados nas pesquisas.

Torcida do Palmeiras ameaça presidente de morte
Após o empate em 2 a 2 com o Botafogo, torcedores do Palmeiras picharam os muros da sede social do clube e da loja oficial com ameaças de morte ao presidente Arnaldo Tirone.

O técnico e o milagre
Gilson Kleina diz que não para de rezar para o Palmeiras não cair. O próximo jogo do Palmeiras é diante do virtual Fluminense.

Sport vence e continua vivo na luta contra a queda
A vitória por 3 a 0 diante do Vasco, em São Januário levantou a moral da equipe na luta contra o rebaixamento. Os gols foram marcados por Felipe Azevedo, Hugo e Henrique. Próximo jogo é domingo, contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli.

Náutico vence Internacional em noite de Souza
O volante alvirrubro marcou dois gols de falta na partida do último domingo (4) e ainda marcou o escanteio que resultou no gol de cabeça do atacante Kieza. Com a vitória por 3 a 0, o Náutico chegou aos 45 pontos. Próximo adversário é o Flamengo, domingo nos Aflitos.

Antônio Luiz Neto lança chapa no Santa Cruz

Atual presidente lança nesta segunda (5), às 16h, candidatura a reeleição no Santa Cruz no auditório do Conselho Deliberativo, na sede do clube. Antônio Luiz Neto não antecipou os nomes que vão compor a chapa.

A saudade de Carmélia Alves
A rainha do baião morreu vítima de falência múltipla de órgãos. Ela sofria de mal de Alzheimer e tinha 81 anos. O sepultamento será hoje no Rio de Janeiro.

Náutico quebra tabu e vence Internacional por 3 X 0 nos Aflitos


Com vitória em casa, Náutico chega aos 45 pontos  e termina a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro em 11º lugar. Bolas paradas e marcação foram determinantes para a vitória do Timbu.
Com jogo truncado no meio-campo e marcação cerrada, Náutico se adaptou à situação e garantiu a vitória com bolas paradas. Aos 22 minutos, em cobrança de falta, Souza balançou pela primeira vez a rede do Internacional. Aos 33 minutos, outro lance de bola parada cobrada por Souza vai confirmando a vitória do Timbu por 2 X 0. [Ouça narração do primeiro gol]
Caiu o tabu histórico de que o Náutico não venceria o Inter dentro de casa. Com apoio da torcida que jogou com o time do começo ao fim. O Timbu, sem Marinez e Elicarlos, contou neste domingo (4) com Dadá. A marcação cerrada dos dois times não deixou que houvesse muita criatividade no jogo. [Ouça narração do segundo gol]
O terceiro gol aconteceu aos 17 minutos do segundo tempo. Após cobrança de escanteio, Kieza subiu sozinho e marcou no canto esquerdo.[Ouça narração do terceiro gol]
Mais para o fim do jogo, completamente em casa, o jogo entrou de vez no clima que o Náutico queria sem ter chance para o Internacional. Torcida fez festa em casa.
A semana começa bem para os pernambucanos no brasileirão.

Em jogo importante fora de casa, Sport marca 3 gols no Vasco


Em jogo decisivo para se livrar da zona de rebaixamento, O Leão da Ilha conseguiu manter a calma, obedecer o esquema tático do técnico Sérgio Guedes e vencer mesmo fora de casa. No estadio São Januário, o Sport balançou 3 vezes a rede do Vasco. Jogo terminou 3 X 0 para o time pernambucano.
Ouça comentário na íntegra de Ralph de Carvalho:
A partida cheia de expectativa para os rubro negros começou a dar certo quando, ao fim do primeiro tempo, aos 39 minutos, o atacante Felipe Azevedo conseguiu balançar a rede vascaina.
O esquema tático do Vasco, o 4 x 3 x 3 apresentou falhas. Nilton e Wendel deixaram a desejar no combate e a defesa do Vasco se mostrou frágil.
Já o time do Sport acertou na essência de deixar alguém no ataque. A tática foi decisiva para o gol de jogada ensaiada de Felipe Azevedo.[Ouça narração do gol no player abaixo]
O segundo gol foi do atacante Hugo aos sete minutos do segundo tempo. O que deu mais tranquilidade e confiança para o time do Sport.[Ouça narração do gol]
Aos 36 minutos do segundo tempo, o atacante Henrique entrou no lugar de Felipe Azevedo, autor do primeiro gol. Com jogadores seguros do esquema tático, aos 41 minutos o gol vascaino foi balançado pela terceira vez e confirmou a vitória do Sport. [Ouça terceiro gol]