segunda-feira, 31 de julho de 2023

RAQUEL LYRA ANUNCIA CONCURSO PÚBLICO COM 3.805 VAGAS PARA ÁREA DE SEGURANÇA


Nova política de segurança pública e defesa social do estado de Pernambuco, o programa Juntos pela Segurança foi lançado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), na tarde desta segunda-feira (31), no Centro de Convenções de Pernambuco.

Na ocasião, a chefe do Executivo estadual assinou três decretos, um que institui a política Juntos pela Segurança, outro que autoriza a nomeação de 338 policiais penais, aprovados que concluíram a primeira turma do último concurso, e o terceiro que autoriza a abertura de concurso público para 3.805 novos profissionais.


Com recursos de mais de R$ 1 bilhão, a política vai atuar a partir de ações articuladas em territórios estratégicos com o objetivo de promover a segurança e reduzir a violência, segundo o governo.

A abertura do concurso público vai viabilizar 3.360 novas vagas de praças e oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e 445 novos profissionais na Polícia Civil, incluindo delegados, agentes e escrivães, anunciou a gestão estadual. Para a renovação da frota de viaturas da Polícia Militar, foram entregues 200 novos veículos.


Durante o evento, a governadora anunciou que vai criar a Secretaria Estadual do Sistema Penitenciário, que atualmente funciona como uma Secretaria Executiva. O projeto de lei com a proposta da criação da secretaria será enviado para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nos próximos dias.

A política terá seis eixos estratégicos: prevenção à violência; cidades seguras e articulação com os municípios; polícia e defesa social; articulação com o sistema de justiça; administração prisional e, por fim, ressocialização. A iniciativa ainda prevê articulação com municípios para atuação na prevenção e utilização da inteligência de dados para definição de metas. O governo prometeu disponibilizar dados de violência para os municípios.

Por meio do Juntos pela Segurança, o governo também irá implantar o projeto Ilumina Pernambuco, em parceria com a Neoenergia, para substituir 35 mil lâmpadas de iluminação pública por tecnologia LED. As lâmpadas serão instaladas nos territórios que concentram mais de 90% dos crimes violentos em Pernambuco.

Através do site juntospelaseguranca.pe.gov.br, o governo irá promover escuta sobre a segurança pública, podendo opinar em relação à melhoria da segurança.

MULHER É ENCONTRADA MORTA NA CIDADE DE MONTEIRO PARAÍBA


Uma mulher comenteu suicídio na tarde desta segunda-feira(31), em Monteiro. De acordo com informações, a vítima é uma mulher de 40 anos de idade, conhecida por Adriana Lima da Silva.

O caso aconteceu na Rua Luiz Enfermeiro, até o momento o motivo do suicídio é desconhecido.

Segundo informações, a jovem fazia tratamento no CAPS, Centro de Atenção Psicossocial de Monteiro.