segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Exército Brasileiro realiza exercícios simulados em Cabaceiras de 16 a 19 de agosto

Imagem ilustrativa

A Roliúde Nordestina recebe a partir desta terça-feira (16) até a próxima quinta-feira (19) uma tropa do Exército Brasileiro para uma ação de adestramentos operacionais. A ação está sendo realizada pelo 27º Batalhão de Infantaria Pára-Quedista com base militar no Rio de Janeiro.

A Brigada de Infantaria é uma grande unidade do Exército Brasileiro de emprego estratégico que anualmente realizam adestramentos operacionais no Brasil.
A tropa estará realizando um salto semiautomático com para-quedas de uma aeronave militar em voo apartir das 06 hrs do dia 16 de agosto na Fazenda Riacho do Návio,na região do Catolé, em Campina Grande.

Após isso iniciará o deslocamento para Cabaceiras onde estará realizando atividades militares dentro as quais se destacam:

Deslocamento de tropa a pé e motorizados, patrulhas e ações simuladas, atividades de simulações entre outras.

Umas das atividades de simulação será a de combate com tiro de festim que acontecerá nos dia 17 e 18 de agosto (quarta e quinta-feira) provavelmente nas primeiras horas da manhã.

O Festim é uma munição que não é real portanto a população Cabaceirense deve ficar tranquila.

(Observação) Interessados em tirar alguma foto devem esperar um momento em que as tropas estejam paradas e perguntar se está autorizado fazer o registro com eles.

Homenagem em Cabaceiras


A passagem do 27º Batalhão de Infantaria por Cabaceiras também vai marcar a inauguração de um busto em homenagem ao filho ilustre, Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, nascido em 1885, na cidade de Cabaceiras, no Cariri da Paraíba.

A homenagem vai acontecer na praça que já leva o nome do homenageado, está sendo preparada pela Prefeitura Municipal de Cabaceiras e contará a participação da tropa do Exército.

LATERAIS CEARENSES E MEIA PERNAMBUCANO CHEGAM AO YPIRANGA-PE.

Bandidos furtam transformador do poço comunitário no Cariri da Paraíba


Neste domingo (14) bandidos furtaram o transformador do poço comunitário da Malhada Vermelha (Poço de Dila) no município de Santo André, Cariri paraibano.

O referido poço atende diversas famílias, não só da mencionada comunidade, mas de sítios vizinhos.

“Apelamos para que quaisquer informações sejam repassadas às autoridades competentes para, com isso, agilizar a identificação dos responsáveis e puni-los com o rigor da Lei”, indigna-se o parlamentar.

Posteriormente, João Batista registrou um Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil (PC) de forma online.

Dezenas de agricultores da região estão prejudicados devido a ação dos criminosos.

Justiça cassa mandatos de prefeita e vice no Sertão do Paraíba


A Justiça Eleitoral de São José de Piranhas cassou os mandatos da prefeita Marineidia da Silva Pereira e do vice-prefeito João Batista, que foram eleitos para os cargos em 2020, no município de Carrapateira. De acordo com a Justiça, essa vitória nas urnas aconteceu através de práticas ilícitas de sufrágio e abusos de poderes político e econômico.

A ação foi proposta pelo Partido Verde (PV), que, com 40,57% da candidata Analice Galdino, foi derrotado pelo Partido Liberal (PL), dos candidatos Marineide e João de Ceará, que tiveram 56,65% dos votos. Reeleita, a liberal teria dado gratificações por jornadas extras de trabalho e incentivos funcionais, além de forçar a adesão de servidores no grupo de WhatsApp “Avante 22”.

Agora inelegíveis, os réus contestaram a decisão, alegando que gratificações e o grupo de WhatsApp não teriam ligação com as eleições, pois não ocorreu pedido de voto em nenhum momento. Fora isso, caso o juiz reconhecesse abuso por parte dos gestores, a defesa afirma que não teria capacidade de alterar o resultado das urnas, devido à diferença entre Marineide e Analice.

Por outro lado, de acordo com o documento da Justiça Eleitoral, as provas foram “cabalmente comprovadas nos autos”. Entre elas, está o depoimento de um funcionário, que alegou a permanência de gratificações de incentivo mesmo durante o período de suspensão das atividades públicas, devido à pandemia.

“… Restou bastante solidificado nos autos que a Excelentíssima Prefeita concedeu e manteve concessões de benefícios remuneratórios indevidamente a servidores mesmo no período eleitoral e pré-eleitoral”, afirmou o Tribunal.

“O ilícito constatado pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e igualmente comprovado nos presentes autos de Ação de Investigação Eleitoral foi praticado para fins eleitorais e pela ré enquanto agente administrativa”, concluiu.

Fonte: Mais PB

Polícia prende homens que realizaram sequestro e pretendiam fazer arrastões pela região


A Polícia Militar realizou na madrugada deste domingo (14) a prisão de três indivíduos que sequestraram um eletricista em Juazeirinho.

Ao total participaram do delito cinco pessoas, sendo três homens e duas mulheres.

Os demais participantes conseguiram fugir entrando no matagal.

Os acusados depois de realizarem o sequestro saíram em direção à São José dos Cordeiros e a Parari para fazer um arrastão no veículo da vítima.

O Sargento Custódio e o Sargento Bosco, abordaram o veículo, salvaram a vítima e recuperaram seu transporte.

Ao realizar os procedimentos cabíveis, a polícia descobriu que dois são acusados de estarem envolvidos no roubo à Moveletro na cidade de Parari. Crime que aconteceu no mês passado.