quarta-feira, 10 de abril de 2013

Municípios têm 60 dias para cadastrar ambulâncias do Samu


Gestores de municípios com cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) têm 60 dias para cadastrar todas as ambulâncias e centrais de regulação de urgências no sistema oficial do Ministério da Saúde. O objetivo da norma, segundo a pasta, é aumentar o controle dos serviços oferecidos e evitar que os veículos fiquem parados.

De acordo com o ministério, os prefeitos terão que informar os números mensalmente ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Os municípios que não atualizarem o banco de dados por mais de três meses consecutivos terão suspensos os repasses para custeio das unidades móveis do Samu.

“Assim que os gestores locais atualizarem o cadastro e voltarem a registrar sistematicamente a produção, o repasse de recursos será normalizado”, diz o comunicado do Governo Federal.

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, 2.528 ambulâncias do Samu atendem a mais de 70% da população brasileira – cerca de 135 milhões de pessoas. No ano passado, os investimentos na área somaram R$ 526,9 milhões.

Data das eleições em Primavera e Santa Maria sai amanhã


A Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) anunciou que define amanhã (11) a data das eleições suplementares nos municípios de Primavera e Santa Maria da Boa Vista. As petições nº 151-32 e 152-17, respectivamente, serão julgadas na sessão que tem início às 17 horas no Pleno do TRE-PE, situado na Av. Agamenon Magalhães, 1160.

O Tribunal Superior Eleitoral já decidiu pela realização de novas eleições nos municípios pernambucanos de Santa Maria da Boa Vista e Primavera. Cabe agora ao TRE-PE a definição da data do pleito, bem como do novo calendário eleitoral.

Polícia divulga nome e retrato da mulher que levou recém nascido em Garanhuns


Polícia divulga, nesta quarta-feira (10), nome e retrato da mulher que levou recém nascido dos braços da mãe em Garanhuns, Agreste do Estado. A dona de casa moradora do município de Canhotinho Zuleide da Conceição procurou a Rádio Jornal Garanhuns para fazer a denúncia.
Ela diz ter sido enganada por uma mulher conhecida apenas como Quitéria e que havia prometido dinheiro através de um benefício. O recém nascido do sexo masculino de cerca de 10 dias foi levado do interior de um hotel, neste final de semana.
Em depoimento, a mãe do bebê falou de uma segunda mulher vestida de branco dizendo ser médica. A polícia descobriu que a suspeita fugiu para casa de parentes em Palmeira dos Índios – Alagoas, mas sumiu:
Os detalhes serão apresentados, nesta quarta-feira (10), pelo delegado regional de garanhuns, Marcos Omena. A mãe, que teve o filho levado, Zuleide da Conceição, relembra como foi enganada pela tal de Quitéria:

Campanha do Ypiranga retoma procura por livro do clube


Em uma matéria publicada pela rede Globo de Televisão com o fotógrafo Baiano houve uma citação do livro deste blogueiro que retrata a história do clube, e em seguida a classificação do time para as semifinais do campeonato pernambucano 2013, retomou a procura pelo livro Memórias de Uma Paixão em Azul e Branco.

Ligações e e-mails de várias cidades e estados estão chegado a redação do Sulanca News.

Portanto, colocamos a venda apenas 30 exemplares do nosso acervo pessoal.

Aos interessados: 81) 9229-4478 ao preço de 20 reais. 

Horário de Sepultamento


A família do Sr. Secundino Gomes Ribeiro, “Dino de Zé Neco”, falecido ontem, comunica que o horário do sepultamento será às 17h desta quarta-feira, no Cemitério São Judas Tadeu.

A esposa, Dona Nininha; os filhos, Carlos, Valmir e Valdomiro; e demais familiares convidam parentes e amigos para esse ato de solidariedade cristã.

O corpo está sendo velado no Velório Municipal.

POLÊMICA


Luciano Bivar pede exclusão de Homero Lacerda do quadro social do clube

O presidente do Sport, Luciano Bivar, divulgou nota no site oficial do clube pedindo a exclusão do ex-presidente, Homero Lacerda, do quadro social do time. Bivar afirmou que Lacerda o agrediu com acusações sérias sobre a arena rubro-negra.
Nesta quarta feira dia (10), de abril os jogadores treinam à tarde e Rithelly continua fora do clássico contra o Santa Cruz.

Lei obriga rádios do Recife a tocar músicas de frevo pelo menos uma vez por dia


A lei Momento do Frevo entra em vigor assim que for publicada no Diário do Recife, o que deve acontecer nesta quinta-feira (11). Ela foi sancionada pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio, nesta terça-feira (09).
A determinação obriga as rádios da cidade a tocarem o frevo, pelo menos, uma vez por dia.

Pesquisa aponta que Geraldo Júlio tem 57% de aprovação em 100 dias de gestão


O prefeito Geraldo Julio (PSB) contabiliza nesta quarta-feira (10) cem dias no comando do poder executivo municipal do Recife. Mas ele vai ter mais que apenas os 3 meses de mandato para comemorar.
Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) em parceria com o Jornal do Comercio aponta que o governo do prefeito tem aprovação de 57% da população. Já a rejeição fica na casa dos 3%. o mesmo não ocorre com o prefeito de santa cruz do Capibaribe Edson vieira do (PSDB) que nos meios de comunicação da cidade só se fala na dez organização do do governo municipal...

Ex-diretora do Hospital Dom Moura é uma das presas na operação Pronto Socorro


Ex-diretora do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, Agreste do Estado, é uma das presas na operação Pronto Socorro do Ministério Público. Por coincidência, ao ser detida, a dentista Maria Emília Pessoa passou mal e teve que ser internada na própria unidade de saúde.
Maria Veridiana da Costa Vieira – do departamento financeiro – também precisou ficar em observação, no Centro Médico do Agreste Pernambucano. O marido, o ex-porteiro do Hospital Marconi Souto Araújo, que seria o beneficiado com o esquema foi encaminhado para a cadeia pública.
O quarto preso, é o auxiliar administrativo do Dom Malan, Lúcio Ferreira Duarte Neto. O grupo é acusado de desviar R$ 277 mil através de 62 cheques.
A juiza da vara criminal de Garanhuns, Pollyana Cotrin, concedeu a prisão temporária de cinco dias podendo ser renovada por mais cinco. A Operação Pronto Socorro contou com cerca de 40 policiais entre civis e militares além de equipes da controladoria geral da união.
A ação faz parte de uma série de intervenções do Ministério Público no País no combate a corrupção. Aguinaldo Fenelon, procurador geral de justiça de Pernambuco, afirma que a prisão é uma medida necessária:

Ronaldo Pacas destaca ações da Gestão Municipal


O vereador Ronaldo Pacas em seu discurso destacou a importante retomada das atividades na fábrica de briquetes da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe. 

De acordo com Pacas a fábrica tem a capacidade de produzir 5 mil briquetes por dia. O que facilitará o trabalho de pavimentação das ruas e avenidas da cidade. 

Ronaldo falou sobre o gerador e a saúde pública em Santa Cruz

´´Eu estive ontem com o presidente Junior Gomes nos Hospitais e comprovamos que o gerador do Materno Infantil está basicamente recuperado. E eu sou a favor de que a Prefeitura compre um gerador para ela e não recupera um que vai ficar para o senhor Inácio Marques, Dr. Nanau. Com relação a policlínica eu estive lá e comprovei que ela está passando por uma recuperação total. Foi um Hospital que foi alugado, passou-se quase dois anos reformando, funcionou apenas um ano e ficou imprestável para que a população pudesse utilizar. Ela está sendo reformada e vai funcionar completamente``.

Foto: G2 Comunicação integrada

Arena Pernambuco será inaugurada neste domingo (14). Saiba como está a obra


Com previsão para ser inaugurada no próximo domingo (14), a Arena Pernambuco vai recebendo os ajustes finais para a solenidade de abertura do estádio, que vai abrigar os jogos da Copa das Confederações e Copa do Mundo FIFA. Na manhã de ontem, o internauta Jose Bastos Ribeiro postou em uma rede social uma imagem da parte externa do estádio. Na foto, é possível observar a instalação do revestimento da Arena, formado por placas de etileno tetrafluoretileno combinado com led. Esse tipo de material permite que a fachada possa mudar de cor de acordo com as partidas. A curiosidade é que o material é o mesmo utilizado na Allianz Arena, estádio localizado na cidade de Munique, na Alemanha. As traves da Arena Pernambuco também já foram instaladas, faltando ainda, a sinalização do gramado. Atualmente, mais de 95% da obra está concluída.
O primeiro jogo oficial na arena vai acontecer no dia 22 de maio, entre Náutico e outra equipe ainda não definida. O adversário pode ser Betim-MG ou Bangu-RJ, caso o Náutico consiga passar para a terceira fase da Copa do Brasil. Na Copa das Confederações, o estádio vai abrigar os jogos de Espanha x Uruguai, no dia 16 de junho; Japão x Itália  no dia 19 e Uruguai x Taiti no dia 23 de junho.
Foto: Jose Bastos Ribeiro / Cortesia


Veja algumas dicas para fazer da sua casa um local de aprendizagem culturalmente enriquecedor:

- Escolha uma hora calma;
- Faça da leitura um prazer;
- Mantenha da leitura um hábito diário;
- Seja positivo (elogie e não interrompa a leitura para corrigir, faça isso apenas no final da pronúncia);
- Sempre promova leitura respeitando a faixa etária (isso é indispensável para o sucesso do leitor);
- Visite a biblioteca;
- Converse sempre após a leitura sobre o que foi lido;
- Fale sobre os livros e tenha-os sempre a disposição (lembrem-se, os gibis são ótimos, além de livros bem ilustrados, poemas, fábulas e revistas).

É o Educandário Antônio Burgos promovendo o incentivo a leitura.

“Cresce Pernambuco” trará balanço das ações de deputado socialista


Foi ao ar nesta sexta-feira (05) a primeira edição do “Cresce Pernambuco”, o informativo semanal do deputado estadual Diogo Moraes (PSB).  O programa é exibido das 11h às 12h, nas Rádios, Vale do Capibaribe (1.370 Khz), Farol FM (90.5) e Filadelfia FM (104.5).

Segundo Diogo, o objetivo do programa é aproximar a população de suas ações, além de debater os principias temas da semana. “Defendo que a população participe de forma efetiva do dia-a-dia das figuras que compõe a cena política do seu Estado, desta forma, o programa estreitará os laços que unem o meu mandato das pessoas de todos os municípios pernambucanos”, disse Diogo.

Na estreia, o deputado falou da ida da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa à cidade de Petrolândia, sertão do Itaparica. Na oportunidade aconteceu uma audiência pública com moradores das agrovilas que sofrem com a seca que afeta diretamente produção agrícola do município que de acordo com o IBGE, apresenta o quarto PIB per capta do estado.

Antes da audiência pública, os parlamentares foram conferir de perto, acompanhados por integrantes da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba) todas as Estações de Bombeamento que receberam inúmeras denúncias dos trabalhadores rurais com relação a manutenção do maquinário.

Já no período da tarde, a audiência pública, que ocorreu na escola estadual  Icó-mandantes, contou com a participação de mais de mil trabalhadores rurais que trabalham direta ou indiretamente na cultura irrigada.

Toda a sexta-feira você pode acompanhar das 11h às 12h o programa Cresce Pernambuco e conferir o balanço das atividades do deputado Diogo Moraes.

Informações da Assessoria.

Aulão marca reinauguração do CVT em Riacho das Almas




Na noite da última segunda-feira (8) um aulão com os novos alunos do Centro de Vocação Tecnológica, o CVT, marcou a reinauguração do local. Na aula inaugural, foram apresentadas as instalações reformadas do Centro e o conteúdo programático das aulas de costura industrial, primeira turma que marca a retomada das atividades no CVT.

Além dos alunos, a inauguração contou com a presença de confeccionistas do município e do prefeito Mário Mota, além da secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes. 

Ela havia visitado o CVT no mês passado e elogiou a iniciativa. “Esse projeto vai possibilitar uma transformação para o povo da região. É a valorização deste que é o quarto polo de confecções do Estado, revelando que o povo de Riacho quer se capacitar para mostrar que também sabe fazer moda. Nós, do Governo do Estado, estaremos sempre aqui agregando esforços para melhorar a qualidade de vida da população”, explicou.

Por enquanto, foram iniciadas as aulas do curso de costura industrial. No mês de maio, as aulas começarão para os inscritos nos cursos de pedreiro e eletricista.

Do Diário da Sulanca


Morre ex-presidente do Ypiranga Dino de Zé Neco


Como filho de um dos torcedores símbolos do Ypiranga, Mané do Calçamento, e como escritor do livro que conta a história do clube, venho deixar meu voto de mais profundo pesar pela morte de Secundino Gomes Ribeiro, seu Dino, que entre outras funções foi presidente do Ypiranga, mas como eu, um rubro negro apaixonado pelo Sport Clube do Recife.

Seu Dino foi ativista político e um ser que demonstrou sua insatisfação com as injustiças sociais.

Que seu exemplo de luta seja consolo para a família enlutada.

Texto: Marcondes Moreno