domingo, 3 de dezembro de 2023

LUTO NA POESIA E CULTURA POPULAR, MORRE O POETA SEBASTIÃO DIAS


Morreu esta tarde no Hospital do Sertão do Cariri o poeta Sebastião Dias. Ele tinha 73 anos.

A nota da família diz que a morte ocorreu às às 13 horas, no Hospital do Coração do Cariri, na cidade de Barbalha.

“Na manhã deste domingo o quadro evoluiu para uma pneumonia e por volta das 12h30 sofreu uma parada cardíaca. A equipe médica fez todas as manobras possíveis para reanimá-lo, mas às 13 horas o poeta nos deixou”.

“A poesia de Sebastião continuará a ecoar em nossos corações. A família agradece o apoio e o carinho de todos. Diante dessa dolorosa partida, agradecemos as manifestações de solidariedade e pedimos compreensão neste momento delicado. Em breve, informaremos local do velório e horário do sepultamento”, diz a família.

Infarto no dia 24 de novembro: Sebastião Dias, sofreu um infarto na noite do sábado, dia 24, quando participava de uma cantoria em Icó-CE.

Ele chegou a desmaiar e foi socorrido por amigos e levado para o hospital onde teve uma parada. Foi reanimado e transferido para o hospital de Barbalha, também no Ceará.

As informações seguintes eram animadoras. Ele saturava bem e a tinha pressão estabilizada, porém, seguia intubado na UTI para os próximos procedimentos. Médicos preparavam um cateterismo, que não chegou a ser realizado. Nos últimos dias ele se sentiu mal, mas achou que seria gastrite. Seriam sinais do que estava por vir.

Vida poética: Sebastião Dias Filho nasceu em 13 de setembro de 1950 em Ouro Branco, Rio Grande do Norte, na região do Seridó. “O meu início foi muito difícil, haja vista que eu não sou hereditário de nada de cantador de viola, né? Muitos cantadores têm o privilegio de ter um tio cantador, o pai cantador ou um vizinho muito próximo cantador e nesse sentido. E eu despertei pela vontade própria, foi questão do eco”, disse.

“Eu comecei a ouvir grandes cantadores da região do Seridó, onde eu nasci, e para mim foi a coisa mais bela, mais sublime que se identificou comigo foi aquela coisa do improviso no pé-de-parede, então, eu acho que de início foi até um fanatismo porque se eu não cantasse eu teria morrido”.

O pai era contra. “Aí, no início, eu tive muita dificuldade a começar pela própria família. Meu pai não queria que eu cantasse. Depois eu dei muita razão a ele porque assim: ele tinha medo que eu não fosse um cantador de aceitação. Foi a desculpa dele depois, mas eu creio que sim, foi isso. Nós somos de origem simples, eu sou filho de camponês e camponesa também, então, na minha família não tem hereditariedade nenhuma”.

Sebastião diz ter despertado ouvindo os grandes cantadores. “Me incentivaram muito. Outra coisa que me despertou pra cantar também, e eu tenho uma certa facilidade em leitura, foi o cordel, o folheto, como a gente chamava lá no Seridó, e o cordel foi, e ainda é, uma grande fonte de comunicação. Eu, menino, fiquei, de repente, com o cordel e a cantoria de viola, entendeu? São duas coisas que toda vida eu gostei de apreciar e botar em uso”.

Um momento importante na sua carreira foi na dupla feita com João Paraibano e na participação de ambos do programa Encontro com a Poesia, na Rádio Pajeú, por muitos anos. Os dois também gravaram um dos mais importantes discos da história da cantoria popular nordestina. “Prelúdios Nordestinos!” É tido como uma obra única na história da cantoria do Nordeste. Pela beleza da voz, era conhecido como “canário da poesia” ou “Chico Buarque das canções”.

Era casado com Iêda Melo, a quem se referia como grande amor da sua vida e pai de cinco filhos, Allan Dias, José Ivan Dias, Zeza Dias e Joycee Ana Jacy. Uma das músicas com maior repercussão de Sebastião Dias foi “Conselho ao Filho Adulto”, regravada por vários artistas e bandas.

Vida política: o amor de Tabira por Sebastião Dias o elevou à política. Foi vereador e o único prefeito reeleito da história. Em 2012, venceu as eleições com 7.553 votos, contra 7.066 de Dinca.A eleição repercutiu no país, pois Dinca sinalizava que o poeta não o bateria. Ao vencer, nasceu o mote “Foi assim que o “império de Tabira” se rendeu à viola de Tião!” Muitas matérias documentaram seu feito com manchetes como “o poeta que virou prefeito” . A reeleição em 2016 foi contra a esposa de Dinca e atual prefeita Nicinha Melo. Dias teve 6.736 votos contra 6.417 votos de Nicinha. Terminou o segundo governo com dificuldades administrativas e não disputou mais cargos eletivos. Se dedicava cada vez menos à política e cada vez mais à viola.

Velório e sepultamento:

O velório do poeta Sebastião Dias acontecerá no Centro Lítero Cultural Poeta José de Mariano, situado na Rua Amâncio Siqueira, nº 08, centro de Tabira. O sepultamento está previsto para às 16 horas desta segunda-feira, 4 de dezembro, no cemitério Parque da Saudade, logo após as homenagens póstumas na Sede do Poder Executivo e na Câmara Municipal de Vereadores.

Luto oficial:

A Prefeita Nicinha Melo decretou luto de três dias, a partir desta domingo, como expressão de profundo pesar pelo falecimento do ex-prefeito. Ainda segundo o Decreto, durante o período de luto a bandeira municipal ficará hasteada a meio mastro em todos os órgãos públicos do município.

Também fica determinado pelo Decreto a suspensão do atendimento ao público em todos os órgãos da administração pública municipal no dia 4 de dezembro de 2023.

Homenagens:

Em nome de todos os que fazem a gestão municipal de Afogados da Ingazeira vimos externar o nosso profundo pesar pelo falecimento do poeta Sebastião Dias, um dos grandes nomes da cantoria e um dos melhores em sua expressividade poética.

Sebastião teve sua trajetória intimamente ligada a Afogados da Ingazeira, tendo, durante muito tempo, apresentado o “Encontro com a poesia”, na querida Rádio Pajeú, ao lado do também inesquecível poeta João Paraibano.

Que Deus conforte os familiares e amigos nesse momento de dor pela perda irreparável. Hoje a cultura nordestina perde um dos seus grandes baluartes. Mas Sebastião Dias será eterno, imortalizado através do seu talento e de sua arte. Partiu o homem, ficará o legado.

Prefeito Sandrinho Palmeira

A Prefeitura Municipal de Tabira, em nome da administração pública municipal, vem solidarizar com os familiares do senhor Sebastião Dias Filho, em virtude de seu falecimento, ocorrido hoje.
Sebastião Dias tinha 73 anos, era poeta, repentista, que levou nossa cultura aos quatro cantos do Brasil.

Foi secretário de cultura, vereador por dois mandatos (2005/2008 e 2009/2012) e prefeito de nosso município de 2013 à 2020. Sebastião Dias deixa viúva, Dona Iêda Melo, e três filhos: Allan, José Ivan e Ana Jacy.

Neste momento de dor, prestamos nossos sentimentos pela perda irreparável, e rogamos a Nossa Senhora dos Remédios que vos conceda forças nesse momento de dor. A Prefeitura de Tabira anuncia que, em virtude da morte do ex-prefeito Sebastião Dias, será decretado ponto facultativo nesta segunda-feira, dia 4 de dezembro, bem como luto oficial por três dias em todo o município.

Tabira, 3 de Dezembro de 2023

Nicinha Melo – Prefeita

Com profundo pesar, lamentamos o falecimento do estimado poeta e ex-prefeito de Tabira, Sebastião Dias. Sua partida deixa-nos consternados, mas sua poesia e legado político permanecerão vivos em nossas memórias.

Expressamos solidariedade à família neste momento difícil. Que descanse em paz.

Marconi Santana – Prefeito de Flores

Com muita tristeza recebo a notícia do falecimento do tão querido amigo, poeta, e ex-prefeito de Tabira Sebastião Dias. Seu legado e sua história continuarão vivas, o Pajeú está de luto. Descanse em Paz!

Evandro Valadares – Prefeito de São José do Egito

Foi com muita tristeza que soube do falecimento de meu amigo Sebastião Dias. Poeta, cantador e ex-prefeito de Tabira, Sebastião foi um ativista da cultura sertaneja e uma figura que inspirou muitos na região e em todo o estado de Pernambuco.

Certo que na outra vida está cantando ao lado de João Paraibano, causos da vida que teve nesse sertão que amamos tanto.

Que em sua infinita misericórdia, Deus conforte a família, em especial minha prima Iêda, nesse momento tão difícil.

José Patriota – Deputado estadual

A cultura popular acaba de perder um dos maiores poetas, Tabira perde um filho ilustre que tanto trabalhou por sua terra e eu acabo de perder um grande amigo de quem tanto gosto e a quem admiro demais.

Tive a honra de receber o apoio de Sebastião Dias desde o primeiro momento em que lançamos a pré-candidatura ao governo e de ter sido mote de tantas poesias que ele fez e cantou, lindas e cheias de esperança.

Agradeço a Deus por sua vida, poeta, toque bem muito sua viola aí no Céu, que a luta a gente continua por aqui. Um dia a gente se encontra!

Marília Arraes – Ex-deputada federal

Com grande pesar, recebemos a notícia da partida do amigo Sebastião Dias. Bastião, como era carinhosamente chamado por nós, deixa um legado para o povo como poeta e como ex-prefeito do município. Por isso, seus repentes e seus feitos seguem vivos na história de Tabira e no coração de cada tabirense. Todo nosso sentimento à sua esposa Iêda, aos seus filhos Allan, José Ivan e Ana Jacy e a todos os seus familiares e amigos. Agora, Bastião vai cantar seus repentes para alegrar os anjos no céu e sua voz e sua viola vão sempre ecoar entre nós. Siga em paz, companheiro. SEBASTIÃO DIAS PRESENTE!

Carlos Veras – Deputado federal

É com profundo pesar que expressamos nossas condolências pelo falecimento do estimado poeta e ex-prefeito de Tabira, Sebastião Dias. Sua partida deixa um vazio irreparável tanto na esfera da poesia quanto na política. Em nome do Presidente da Câmara de Vereadores de Tuparetama, Arlã Markson, e de todos os vereadores, estendemos nossas mais sinceras condolências à família e amigos, lamentando esta significativa perda para nossa comunidade. Que sua memória perdure como um legado de respeito e contribuições valiosas.

Câmara de Vereadores de Tuparetama

É com tristeza que recebo a notícia do falecimento do poeta e ex-prefeito de Tabira, Sebastião Dias. Expressamos nossos sentimentos à família enlutada e à comunidade tabirense.

Sebastião Dias deixa um vazio irreparável, mas sua poesia e legado continuarão vivos em nossas memórias. Que encontrem conforto neste momento difícil.

Que Sebastião Dias descanse em paz.

Augusto Valadares – Prefeito de Ouro Velho

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do poeta Sebastião Dias nesta tarde. Sebastião sempre será lembrado como uma grande referência da nossa cultura. Lamentamos profundamente sua partida. Todos nós sentiremos falta desse poeta e político que atuava pelo bem comum. Neste momento de dor, estendo as condolências aos familiares e amigos por irreparável perda. Que Deus conforte sua família e que sua poesia continuará a ecoar em nossos corações. Nossos sinceros abraços Alan Dias do Governo de Ouro Velho e Andrezza Guimarães.

Zé Negão – Ex-vereador de Afogados da Ingazeira

Hoje recebi uma notícia muito triste, faleceu meu amigo Sebastião Dias. Deus conforte seus familiares. Descanse em paz, poeta!

“Quando os poetas estiverem todos mortos

o som da última viola se calar

a alegria e esperança desse povo que sofre tanto

quem será que irá cantar?”

Sávio Torres – Prefeito de Tuparetama

Não há palavras que possam expressar a gratidão que sinto por ter compartilhado momentos inesquecíveis ao lado do ex-prefeito Sebastião Dias. Ao olhar para esta foto, vejo mais que um líder político, vejo alguém que moldou minha trajetória.

Agradeço de coração por tudo, por cada conselho, por cada desafio superado juntos. Sebastião Dias deixou um legado que transcende sua posição política e artística – ele deixou um impacto duradouro em nossas vidas, em Tabira e no Brasil. Descanse em paz, querido líder, e que sua luz continue a guiar-nos. Eu continuo aqui lhe aplaudindo.

Flávio Marques – Advogado e ex-secretário de Administração de Tabira

Foi com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Sebastião Dias, poeta e ex-prefeito de Tabira.

Ele deixa um legado de amor, dedicação e exemplos que permanecerão vivos na memória daqueles que tiveram a honra de conhecê-lo.

Neste momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e a toda a população Tabirense.

Zeinha Torres – Prefeito de Iguaracy

Nos solidarizamos com os familiares e amigos do poeta e ex-prefeito de Tabira, Sebastião Dias. Que nesse momento de dor e tristeza, Deus possa confortar vossos corações.

TRÊS PESSOAS SÃO PRESAS POR MORTE DE MULHER EM CLÍNICA DE ESTÉTICA NO CARIRI DA PARAÍBA

Foto: Reprodução/TV Paraíba

Três pessoas foram presas, nesta quarta-feira (29), suspeitas de participação da morte de uma mulher em uma clínica de estética na cidade de Assunção, no Cariri da Paraíba, no dia 23 de outubro. De acordo com informações da Polícia Civil, outros três suspeitos de envolvimento na dinâmica da morte de Jaidete Oliveira Correia estão sendo investigados, entre eles o possível atirador, que está foragido, e a possível mandante, que é ex-esposa do marido da vítima. A morte, segundo a investigação, foi motivada por ciúmes.

A polícia deu detalhes da investigação em uma entrevista coletiva, em Campina Grande Segundo o delegado Paulo Ênio, um dos responsáveis pelo caso, já existe confirmação da atuação das três pessoas presas no crime. Os suspeitos não tiveram os nomes revelados.

As investigações apontam que uma mulher, que foi presa, marcou uma sessão de depilação na clínica da vítima para o dia que ocorreu o crime e que ela fez isso após receber cerca de R$ 500 de um homem, que também foi preso nesta quarta, sabendo da finalidade de seu encontro com Jaidete, que seria morta.

Este homem que pagou uma quantia em dinheiro para a mulher, que está entre os três presos, também ajudou na fuga dos dois homens que entraram na clínica de depilação para assassinar Jaidete. Segundo a polícia, ele dirigia um carro que deu suporte aos dois que chegaram de moto no local do crime, e os acolheu após queimarem a moto e abandoná-la.

Além disso, um dos suspeitos que estava dirigindo a moto no dia do crime também foi preso.

Foto: Ademar Trigueiro

Os outros três suspeitos investigados até o momento são a possível mandante do assassinato de Jaidete, que segundo a polícia seria a ex-mulher do atual marido da vítima; o atirador, que executou Jaidete, além de uma outra mulher, que teria dividido o dinheiro com a que foi presa nesta quarta e também emprestado um celular para que a outra suspeita marcasse a sessão de depilação.

De acordo com o delegado Paulo Ênio, a suspeita de ser a mandante teria arquitetado o crime por conta de ciúmes do marido da vítima, Fabiano Mota, com quem ela teve um relacionamento anterior. Ela foi ouvida pela polícia, após ser intimada, acompanhada de um advogado, e foi liberada para cumprir medidas cautelares.

Tanto o atirador, quanto a mulher que participou da marcação da sessão na clínica estão foragidos da polícia e seguem sendo investigados.

O crime

A vítima, Jaidete, estava na clínica de estética que era proprietária, localizada na casa de sua própria mãe, quando dois homens em uma motocicleta chegaram no estabelecimento da vítima, bateram na porta e perguntaram pela Jaidete.

Ao confirmar a identidade de Jaidete, os homens informaram que estavam no local devido a uma solicitação para um serviço de manutenção na rede de internet. Contudo, a vítima afirmou que não havia solicitado nenhum serviço daquela natureza e, logo em seguida, um dos homens sacou uma arma de fogo, empurrou Jaidete para próximo a um banheiro do estabelecimento e disparou contra a cabeça da vítima.

A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, a 100 km de distância do local onde aconteceu o crime, ela recebeu atendimento, passou por procedimento cirúrgico, mas não resistiu e morreu.

“Ela era uma pessoa bem vista na cidade, era assistente social, trabalhava no Fórum de Taperoá, e o que me consta é que todo mundo gostava muito dela”, disse, após o crime, o marido de Jaidete, Fabiano Mota.

Jaidete trabalhava no Fórum da cidade de Taperoá, cidade onde também residia, e no turno da tarde atendia numa clínica estética que ficava localizada na residência da mãe, em Assunção

Jaidete trabalhava como assistente social e, com sua morte, órgãos emitiram nota lamentando a morte dela, como a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde Jaidete fez graduação em Serviço Social e mestrado na área, e o Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba (CRESS-PB) também lamentou a morte da assistente social.

LULA CHEGA A BERLIM, ONDE DEVE REFORÇAR ACORDOS EM DIVERSOS SETORES


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou, neste domingo (3), em Berlim, na Alemanha, para uma visita de três dias ao país europeu. Ainda hoje, ele participou de um jantar oferecido pelo primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz. Amanhã (4), os dois líderes presidirão uma reunião de alto nível com ministros brasileiros e alemães.

“Chegada em Berlim para reunião entre o governo alemão e brasileiro, para reforçar nossa parceria e cooperação em muitas áreas – energia, indústria, combate às fake news e transição ecológica. Retomando o diálogo com os alemães que tinha sido abandonado em governos anteriores, uma das maiores e mais avançadas economias do mundo”, escreveu Lula, em publicação nas redes sociais.

A agenda na Alemanha é ampla, com a expectativa de que sejam assinados uma série de acordos que já vêm sendo discutidos há meses. Os atos são nas áreas de meio ambiente e mudança do clima, agricultura, bioeconomia, saúde, ciência, tecnologia e inovação, desenvolvimento global, integridade da informação e combate à desinformação.

Além disso, a Alemanha é um dos países que defendem a assinatura do acordo Mercosul-UE, o que também está na pauta das conversas do presidente Lula. Amanhã (4), Lula tem encontro com o presidente do país, Frank-Walter Steinmeier, com a presidente do Senado, Manuela Schwesig, e com parlamentares da coalizão governista.

Na sequência, o presidente tem almoço de trabalho com o chanceler Olaf Scholz. À tarde, os dois líderes presidirão a 2ª Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível. Na ocasião serão assinados os instrumentos de cooperação entre os dois países.

Parceria

Terceira maior economia mundial, atrás dos Estados Unidos e da China, a Alemanha é um importante parceiro do Brasil, sobretudo nos campos tecnológico e industrial. Mais de mil empresas alemãs atuam em território brasileiro e, segundo o Banco Central, o país germânico é a oitava maior fonte de investimentos no Brasil.

O comércio bilateral alcançou US$ 19 bilhões em 2022. Entre janeiro e outubro de 2023, somou US$ 15,9 bilhões.

Antes da Europa, o presidente brasileiro esteve no Oriente Médio onde participou da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), em Dubai, nos Emirados Árabes. Ele também cumpriu agendas em Riade, na Arábia Saudita, e em Doha, no Catar.

A retomada das viagens internacionais ocorre dois meses após Lula se submeter a uma cirurgia para restaurar a articulação do quadril. No retorno ao Brasil, o presidente recepcionará os chefes de Estado do Mercosul, na cúpula que será realizada em 7 de dezembro, no Rio de Janeiro.


Fonte: Agência Brasil

PROGRAMA BUDEGA NORDESTINA NA VALE FM 91,7


Programa Budega Nordestina com Paulo Viana, de segunda a sexta-feira das 05:30 às 07:00 horas, Pela Rádio Vale FM 91.7 de Santa Cruz do Capibaribe no Agreste Pernambucano.


Para anunciar no www.budeganordestina.com.br entre em contato através do telefone abaixo e agende uma visita sem compromisso.

O nosso site é um veículo de mídia que possibilita ao anunciante espaços publicitários para diversos tipos de negócios.


Telefone: (81) 99428-8603
E-mails: budeganordestina@gmail.com