segunda-feira, 2 de julho de 2018

MORREU EM AGRESTINA TENENTE OLIVALDO QUE COMANDAVA O GATI DO 24º BPM DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

O policial militar José Olivaldo Marques da Silva, de 49 anos, morreu na noite desta segunda-feira (02) em um possível acidente de moto, na PE 120, próximo ao Sítio Variante, na zona rural de Agrestina. Ele morava em São Joaquim do Monte e estava indo a Santa Cruz do Capibaribe, onde destacava.

O oficial usava uma moto da Polícia Militar quando o fato ocorreu e o seu corpo foi encontrado a cerca de dez metros da moto.

Tenente Olivaldo comandava o GATI (Grupo de Apoio Tático Itinerante) e atuava como oficial de operações do 24º Batalhão em Santa Cruz do Capibaribe, sendo reconhecido com bastante destaque no enfrentamento a criminalidade.

O corpo do Tenente Olivaldo foi encaminhado para o IML de Caruaru.


Fonte: Blog do Adielson Galvão

TAXISTA FOI ESFAQUEADO POR ASSALTANTES EM CARUARU E ESTÁ INTERNADO EM ESTADO GRAVÍSSIMO NO HRA

Foi vítima de uma tentativa de latrocínio na madrugada desta segunda-feira (02) em Caruaru, o taxista, Jovanildo Fernandes de Freitas, de 68 anos. O “Maracujá” como é conhecido, foi atingido por várias facadas e foi encontrado em meio ao matagal ao lado da CEACA – Central de Abastecimento de Caruaru, quando foi socorrido pelo Samu e levado para o Hospital Regional do Agreste. A vítima trabalha na praça da taxi do Sertanejo.

O Samu foi acionado por um motorista de Uber, que passou pela BR 104 e nas imediações da CEACA viu o cidadão bastante ferido, não parou para socorrê-lo por precaução, mas foi direto a base do Samu para comunicar o caso que se mobilizou imediatamente, foi ao local, onde constatou que a vítima foi atingida por 14 facadas, a maioria delas no peito e a encaminhou diretamente ao HRA, onde devido ao seu quadro clínico ser gravíssimo foi encaminhado ao bloco cirúrgico. Agora pela manhã a Polícia Militar localizou o carro da vítima e apresentou na Divisão de Homicídios.

HOMEM TENTA MATAR COMPANHEIRA EM GARANHUNS

Um homem tentou matar a companheira na madrugada dessa segunda-feira (2), na Rua Mário de Souza Lima, bairro Indiano, em Garanhuns, no Agreste pernambucano.

De acordo com a Polícia Civil, possivelmente motivado por ciúmes, João Renato Albuquerque de Melo, de 28 anos, tentou atropelar a companheira uma jovem de 23 anos, ele colidiu com o veículo no muro de uma casa e armado com uma faca esfaqueou a jovem que conseguiu pedir socorro em uma residência.

João Renato, conseguiu fugir a pé antes da chegada da Polícia Militar, a vítima foi socorrida para o Hospital Regional Dom Moura e segundo informações não corre risco de morrer. Revoltados um grupo de populares atearam fogo no veículo que ficou totalmente destruído, o Corpo de Bombeiros foi chamado para apagar as chamas.

Wolney critica gestão de Raquel Lyra e não confirma aliança com Tony Gel

Foto: Karlla Oliveira/Rádio Liberdade

Na série de entrevistas com os pré-candidatos a deputado federal, o programa Show da Cidade recebeu nesta segunda-feira (02), o deputado Wolney Queiroz, do PDT, que vai tentar reeleição. O parlamentar criticou a gestão da prefeita Raquel Lyra e não confirmou uma possível aliança com o deputado estadual Tony Gel, do MDB.

Fonte: Rádio Liberdade de Caruaru - PE

Bandidos assaltam casa e roubam objetos no Cariri; morador reage e fere um assaltante

Bandidos armados assaltaram uma casa na noite deste domingo (01), na zona rural do município de Sumé, no Cariri paraibano. O assalto terminou com uma pessoa ferida.

Conforme informações, os bandidos invadiram uma casa no Sítio Santo Agostinho, e levaram aparelhos celulares, uma TV, e uma quantia em dinheiro. Durante a ação, o morador reagiu e feriu um dos assaltantes com um tiro. Após a ação, os bandidos fugiram.

A Polícia foi acionada a realizou diligências, mas nenhum suspeito foi preso até o momento. As unidades de saúde foram alertadas para informarem a polícia caso alguma pessoa seja atendida com ferimento de arma de fogo.



Com informações de Jacquelline Oliveira

Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe realiza prestação de contas do primeiro período de 2018

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe realizou, na última quinta-feira dia 28 de junho de 2018, uma Audiência Pública para a apresentação da Prestação de Contas de todas as atividades legislativas e financeiras do primeiro período 2018. Ação tem por objetivo garantir maior transparência e interação da população com os trabalhos do poder Legislativo Municipal.

A prestação de contas foi iniciada pelo diretor administrativo da Câmara, Carlos Alberto, que explanou sobre os números e ações realizadas pelos vereadores neste primeiro período de 2018. “Todo esse trabalho que apresentamos aqui, é fruto de um trabalho de forma específica de 53 servidores que estão ligados aos gabinetes e a parte administrativa (…), todos eles é que tem contribuído para que esse trabalho possa ser realizado”, destacou o mesmo.

Nestes primeiros seis meses de 2018, já foram analisados na Casa José Vieira de Araújo, 125 projetos de Lei e 19 projetos de Resolução. Além disso, foram apresentados pelos vereadores 276 requerimentos em prol de Santa Cruz do Capibaribe. “Esses números estão disponíveis do site da Câmara e no Portal da Transparência de forma sistemática, além de que a secretaria da Casa, por meio da Mesa Diretora, em todo o momento tem feito com que o trabalho seja o mais transparente possível”, disse o diretor.

Tal como todas as Câmaras de Vereadores do país, a Casa José Vieira de Araújo não possui receita própria, e é mantida com recursos destinados do orçamento do município, denominado de duodécimo. O coordenador de Controle Interno da Casa, Rômulo Renan, apresentou na oportunidade os números relacionados as finanças e investimentos realizados durante os últimos seis meses pelo Poder Legislativo. “O aspecto de nossa prestação de contas tem um caráter voltado para o cidadão comum, de uma forma que todos entendam, e não com aquele aspecto burocrático”, afirmou.

Na oportunidade, Rômulo destacou que a administração da Casa de Lei tem economizado, e só nos últimos seis meses devolveu mais de 300 mil reais aos cofres do município.


 “Geralmente com essas devoluções, através até mesmo dos requerimentos dos vereadores, poder haver algumas indicações de investimentos com esses recursos”, explicou o controlador, que pontuou ainda algumas ações que foram realizadas para o aprimoramento do patrimônio do Legislativo Municipal, a exemplo da manutenção e reformas no prédio da Câmara, e a aquisição de novas cadeiras, uma motocicleta zero Km e um carro zero Km.

Vereadores – Após a apresentação por parte do setor administrativo da Casa, os vereadores presentes tiveram a oportunidade de apresentaram a imprensa e população, os balanços de suas ações e reivindicações realizadas neste período. O vereador Junior Gomes (PSB) parabenizou a gestão do vereador Zé Minhoca (PSDB) a frente da presidência da Casa.

 “Parabenizo a gestão do presidente Zé Minhoca, parabenizo a mesa diretora, parabenizo a toda a equipe que participa desta Câmara de Vereadores. Para mim, o ápice dos trabalhos da Câmara, é quando a Casa Legislativa oferece ao cidadão o máximo de transparência possível”, destacou.

 “Quero parabenizar a todos os funcionários desta Casa, que tem realizado um excelente trabalho, cooperando diariamente com o desenvolvimento desta Câmara de Vereadores (…). Posso dizer, que me sinto orgulhoso de também fazer parte desta Casa de Lei e prestando o meu trabalho com amor e gratidão ao povo de Santa Cruz do Capibaribe”, afirmou o vereador Irmão Val (SD).

O vereador Capilé da Palestina (Podemos), destacou a importância de demonstrar os trabalhos realizados pelos vereadores. “A gente tem que mostrar o que fizemos de produtivo para Santa Cruz do Capibaribe (…). Se a população se interessar, pode nos acompanhar através do gabinete virtual, que diga-se de passagem, é um site muito bem atualizado, onde todos os projetos e requerimentos estão lá”, disse.

A vereadora Jessyca Cavalcanti (PTC) falou do seu compromisso em prestar contas a população. “Temos também o Mandato Conectado, que é a nossa prestação de contas, não só a cada seis meses, mas mensalmente. Na última quarta-feira do mês, a gente vai para as redes sociais, e dialoga com a população, mostrando todo o nosso trabalho, projetos aprovados e direcionamentos que foram feitos. É o nosso compromisso com nossa cidade”, destacou.

O vereador Klemerson Pipoca (PSDB) ratificou a importância da prestação de contas. “Acredito que hoje é um dos dias mais importantes que tem na Câmara Municipal, que é a prestação de contas de cada vereador e da própria Câmara Municipal, dos serviços que estamos prestando a população”.

Ronaldo Pacas (PR) apontou na oportunidade sua marca de participação e presença na reuniões da Casa. “Me sinto muito feliz, em hoje, em mais uma prestação de contas, poder dizer que até agora não faltei a nenhuma reunião. É uma marca da nossa passagem por essa Casa, e temos feito de nosso mandato um verdadeiro sacerdócio”, declarou.

O presidente da Casa, Zé Minhoca, aproveitou a oportunidade para agradecer aos servidores e vereadores que tem contribuído com sua administração. “Hoje, aqui e agora, só me cabe dizer aos funcionários, a todos os assessores parlamentares e em especial aos colegas vereadores, obrigado. Obrigado por terem me ajudado a conduzir esta Casa nestes dezoito meses, porque sem vocês, nada disso seria possível”, agradeceu o presidente.

A audiência atende a Resolução 002/2017, aprovada pelos parlamentares, que determina a Mesa Diretora da Casa realizar a prestação de contas no final de cada semestre. Ainda de acordo com o texto, todas as ações devem ser apresentadas de forma clara e em linguagem acessível a população.

Qualquer cidadão pode acompanhar os dados apresentados durante a audiência pública ou outras informações realizadas pela Câmara de Vereadores no site www.camarasantacruzdocapibaribe.pe.gov.br. Além disso, podem rever também a prestação de contas no canal da Câmara no YouTube através do link: 


Informações da Assessoria.

HOMEM QUE AGREDIU A MÃE FOI ASSASSINADO EM CUPIRA

Por volta das 19 horas deste domingo (01), foi assassinado na Travessa Delmiro Saturnino de Espíndola, no bairro da Caixa Dágua em Cupira, o ex-presidiário, Darley Lucio da Silva, de 19 anos, que foi preso no último mês de marco após agredir a mãe, estava em liberdade condicional e estava morando nessa localidade há apenas uma semana.

A Polícia Militar informou que ele estava dentro de casa quando foi baleado, saiu correndo e tombou sem vida a poucos metros dali. O perito criminal Dr. Ricardo Souza, disse que a vítima teve uma discussão com o assassino e depois foi morto por ele.


O corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Duas pessoas morrem e três ficam feridas em acidente em Vertente do Lério

Uma colisão entre dois carros deixou duas pessoas mortas e três feridas, na noite desse domingo (01), entre os municípios de Surubim a Vertente do Lério. O caso foi registrado na PE-106.

De acordo com a Polícia Militar os dois veículos bateram de frente e pegaram fogo após a colisão.

Duas pessoas que estavam em um carro de passeio morreram carbonizadas no local. No outro veículo, em uma caminhonete, estavam mais três vítimas que ficaram feridas e foram socorridas para um hospital da região.

Ainda segundo a PM, a ex-prefeita de Vertente do Lério e esposa do atual prefeito do município, Wélita Sales, está entre os feridos. O estado de saúde dela e das outras pessoas não foi informado.


Com informações do G1 Caruaru.

LBV promove exposição fotográfica sobre “A beleza da Mulher na Melhor Idade”

A Legião da Boa Vontade (LBV) convida a todos para a abertura da exposição fotográfica “A beleza da Mulher na Melhor Idade” que acontece no dia 11/07 (quarta-feira) as 9h no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV. A mostra ressaltar a beleza de mulheres com mais de 60 anos, atendidas no programa Vida Plena, desenvolvido pela LBV. 

Conservatório Pernambucano de Música leva equipe de peso ao FIG 2018

Serão sete dias de programação intensa na Catedral de Santo Antônio, com grandes nomes locais e nacionais 

O Conservatório Pernambucano de Música novamente marcará presença no Festival de Inverno de Garanhuns, que acontece entre os dias 19 e 28 de julho. Com o tema Um Viva à Liberdade!, a 28ª edição do FIG receberá pelo décimo ano consecutivo uma programação especial organizada pelo CPM, que ocupará a Catedral de Santo Antônio com apresentações gratuitas de artistas de renome local e nacional. 

 “Nosso intuito é sempre colocar em evidência o melhor de todos os estilos de música presentes no Conservatório, seja erudita, popular, vocal ou instrumental. Portanto, repetimos os sucessos e abrimos as portas para os artistas que participarão pela primeira vez da nossa programação”, detalha Roseane Hazin, gerente geral do CPM. “Os músicos que levaremos a Garanhuns são referência para os nossos alunos, que veem neles a amplitude do que é feito no País”. 

A apresentação de abertura ficará a cargo do Wagner Tiso Trio, composto por Wagner Tiso (piano), Márcio Malard (violoncelo) e Victor Biglione (violão e guitarra), que toca na quinta-feira (19), a partir das 21h. No dia seguinte, Danilo Caymmi e banda fazem a pré-estreia nacional do show 10 Anos Sem Caymmi, no qual saúdam o legado do cantor e compositor baiano Dorival Caymmi, pai de Danilo, que faleceu em agosto de 2018. 

A agenda segue com shows e concertos diários, como o Volta ao Mundo em 80 Artistas, da cantora e violonista paulista Badi Assad, até a segunda-feira (23). Após pausa de três dias, o Conservatório volta à Catedral de Santo Antônio para os últimos dois dias de FIG, a sexta-feira (27) e o sábado (28).  

ORQUESTRA DE CÂMARA 

Sob regência do maestro José Renato Accioly, a Orquestra de Câmara de Pernambuco fará três importantes apresentações ao longo do festival. A primeira delas acontece na sexta-feira (20), com participação inédita da pianista Maria Clara Fernandes, ex-aluna do Conservatório. 

A escolha de Maria Clara para os solos, explica o maestro, se deu pela vontade de valorizar o artista pernambucano. “Ela mora em Viena (Áustria) há muitos anos, mas sempre que pode vem ao Recife para visitar a família e também se apresentar no Conservatório. É um dos frutos especiais vindos das nossas salas de aula”. 

A segunda inserção de José Renato e companhia será no domingo (22), com mais uma edição do show Musicais, sucesso de público no FIG 2017. Nele, a Orquestra executará trechos de musicais famosos, a exemplo de A Bela Adormecida, O Mágico de OZ e O Rei Leão. “Todo o repertório será novo, abrangendo vários musicais. Vamos repetir apenas trechos de O Fantasma da Ópera, que fizemos no ano passado, em função do sucesso”, destrincha o maestro. 

A terceira e última participação será no sábado (28), com a luxuosa parceria dos cariocas Francis e Olívia Hime, interpretando composições de Francis. "Para nós será uma enorme oportunidade poder estar ao lado deste ícone da música popular brasileira. Estamos todos ansiosos para que chegue logo o dia", comenta José Renato Accioly. “É de suma importância o esforço do Conservatório Pernambucano de Música na valorização do músico e da música em Pernambuco. Já o FIG oportuniza o intercâmbio entre cantores, instrumentistas e solistas locais e nacionais. Será um grande encontro musical". 

O Festival de Inverno de Garanhuns é uma realização do Governo de Pernambuco (Secult e Fundarpe), em parceria com o Conservatório Pernambucano de Música, a Prefeitura de Garanhuns, o Sesc Pernambuco, Sebrae, Virtuosi e a Cepe Editora. 

PROGRAMAÇÃO CPM NO FIG 2018: 

19/7 (Quinta-feira) 

21h – Wagner Tiso Trio 
Wagner Tiso (Piano) 
Márcio Malard (Violoncelo) 
Victor Biglione (Violão/guitarra) 

20/7 (Sexta-feira) 

16h – Orquestra de Câmara de Pernambuco 
Solista: Maria Clara Fernandes 
Regência: José Renato Accioly 

21h – SaGRAMA e Hamilton de Holanda 

21/7 (Sábado) 

16h – Show 10 Anos Sem Caymmi 
Danilo Caymmi (Voz e flauta) 
Flávio Mendes (Violão) 
Itamar Assiere (Piano) 
Paulo Vicente (Bateria) 
José Luiz Maia (Baixo) 
Nilson Raman (Mestre de cerimônias) 
Participação especial: Carmen Monarcha 

21h – Ná Ozzeti, Dante Ozzeti e Patrícia Bastos 

22/7 (Domingo) 

16h – Orquestra de Câmara de Pernambuco, Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música e Grupo Vocal Liberi apresentam o show Musicais 

Solistas: Gleyce Melo, Monica Muniz, Madson de Paula, Ciel Santos, Marcio Mênner, Catarina Rosa, Bianca Vieira e David Mitchel 

Regência: José Renato Accioly 

21h – Carmen Monarcha (Soprano) 

Daniel Gonçalves (Piano) 

23/7 – Segunda-feira 

16h – Badi Assad, Lívia Matos e Claudinho Araújo com o show Volta ao Mundo em 80 Artistas 

21h – Mônica Salmaso (voz) e Marco Pereira violão) 

27/7 (Sexta-feira) 

21h – Pianorquestra com o show Linha do Tempo 

28/7 (Sábado) 

16h – Francis Hime, Olívia Hime e Orquestra de Câmara de Pernambuco 

Regência: José Renato Accioly 

21h – Lívia Nestrovski (voz) e Fred Ferreira (guitarra) 

SERVIÇO: 

Conservatório Pernambucano de Música no Festival de Inverno de Garanhuns 2018 – Dias 19, 20, 21, 22, 23, 27 e 28 de julho, na Catedral de Santo Antônio (Garanhuns). Gratuito. Informações: (81) 3183-3411 e www.conservatorio.pe.gov.br.

Faça um gol pela infância brasileira!

Campanha da LBV mobiliza sociedade a investir em um futuro mais justo 

Fazer do Brasil campeão é o que desejam os ídolos do futebol nacional e também todos os brasileiros. Por isso, mais uma vez, a Legião da Boa Vontade (LBV) também entra em campo, com seu time solidário, para jogar por um Brasil vencedor e ajudá-lo a conquistar um título que ainda lhe falta: o de país justo. 

Para isso, a LBV inicia sua campanha Fiz um gol pela infância brasileira!, iniciativa realizada tradicionalmente a cada edição da Copa do Mundo da Fifa, que visa mobilizar doações para a manutenção dos programas socioeducacionais que a Instituição realiza em todo o país. Essas ações oferecem educação, cultura, saúde, alimentação e capacitação profissional, melhorando as condições de vida de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de pobreza. 

Nesta edição, a campanha recebeu a adesão de jogadores que autografaram uma camisa, a qual será entregue a colaboradores da Instituição que fizerem doações para a iniciativa. Destacam-se os jogadores: Miranda (zagueiro), do Internazionale, de Milão; Marcelo (lateral-esquerdo), do Real Madri, da Espanha; Cássio (goleiro), do Corinthians; Roberto Firmino (atacante), do Liverpool, da Inglaterra; Renato Augusto (meia), do Beijing Guoan, da China; Rodrigo Caio (zagueiro), do São Paulo; Eduardo Sacha (atacante), Gabigol (atacante), David Braz (zagueiro) e Vanderlei (goleiro), do Santos; Fábio Santos (lateral-esquerdo), Róger Guedes (atacante), Victor (goleiro) e Erik (atacante), do Atlético Mineiro; Fábio (goleiro), do Cruzeiro; Marcos Júnior (atacante) e Gum (zagueiro), do Fluminense; Marcelo Grohe (goleiro), do Grêmio; Rildo (atacante), Yago Pikachu (lateral-direito) e Wagner (meia), do Vasco da Gama. 

A campanha ainda homenageia vários ídolos do esporte que também assinaram a camisa: Pelé, Careca, Rivellino, Clodoaldo, Paulo Roberto Falcão, Ronaldo Fenômeno, Zico, Dunga, Taffarel, Marcos e Caio Ribeiro (comentarista). 

A LBV convoca você para se juntar a este time em prol da construção de um país justo, solidário e com oportunidades iguais para todos. Sua ajuda é fundamental. Acesse www.lbv.org/digasim e vista esta camisa para viver toda a emoção que a Solidariedade oferece. Vamos ganhar essa partida!

OUTDOOR DO PRÉ-CANDIDATO JAIR BOLSONARO EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - PE


Na tarde do ultimo sábado (30), membros de um grupo de apoio a pré-candidatura do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) realizaram um novo ato em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Pernambuco.

O ato contou novamente com novas atividades e uma série de participantes. Segundo informações dos organizadores, o ato foi especificamente para celebra a implantação de um outdoor do pré-candidato. Além disso, aconteceu ainda uma confraternização seguida de passeata e carreata.

O grupo Direita Pernambuco juntamente com a Juventude do PSL vem realizando diversas movimentações na cidade desde o ano passado.

SEGURANÇA FOI ASSASSINADO EM BARRA DE GUABIRABA

Foi assassinado a tiros na manhã da ultima sexta-feira (29), em Barra de Guabiraba, Reginaldo Manoel da Silva Sobrinho, de 39 anos, que morava na Rua Filadelfo Maranhão, no centro da cidade. Ele trabalhava como segurança numa fonte de água mineral, estava indo ao trabalho guiando a sua motocicleta e no trajeto, quando passava ao lado do terreno de Bitonho, foi abordado por dois elementos em outra moto que efetuaram vários disparos e levaram a vítima e a abandonaram a uns dois quilômetros dali.

Reginaldo foi o terceiro irmão morto em menos de dois anos, primeiro ele perdeu um irmão locutor, Ronaldo, que tomou um choque no microfone, quando animava uma festa infantil e Ednaldo que morreu há seis meses num acidente com moto quando fazia a entrega de pizzas.

O corpo do Reginaldo foi encaminhado para o IML de Caruaru.