quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Situação dos presídios de Pernambuco no debate da Super Manhã

Foto: Isabela Dias | Rádio Jornal

Diante dos recentes acontecimentos nos presídios do estado e a crescente preocupação com a segurança, o debate da Super Manhã desta quarta-feira (27), abordou a situação dos presídios de Pernambuco. Para falar sobre o tema, o comunicador Wagner Gomes, recebeu no estúdio da Rádio Jornal, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico e o promotor da Vara de execuções penais, Marcelus Ugiette. Também participou o debate o jornalista do JC, Felipe Vieira.

Na manhã desta quarta (27), apenas três dias depois de uma fuga de 40 presos terminar com um detendo morto, sete feridos e um foragido, o Complexo do Curado volta a registrar um princípio de tumulto. A informação é de que um homem teria jogado um malote de drogas pelo muro. Além deste episódio, a Penitenciária Barreto Campelo registrou uma fuga em massa na última quarta-feira (20). De acordo com a Secretaria de Ressocialização, 53 detentos fugiram. 
Foto: Reprodução | Google

O secretário de justiça e direitos humanos, Pedro Eurico, falou sobre as condições atuais do Complexo do Curado. Sobre o conflito desta quarta, o secretário afirmou que não houve rebelião. “Aconteceu d um grupo descer de um pavilhão para manifestar insatisfação e colocaram uma barricada. Nosso pessoal de segurança interna ocupou a área, e pacificou-se a situação. Nesse ínterim, lançaram um malote de drogas da parte externa. O preso que tentou resgatar essa droga recebeu um tiro de raspão. Ele foi atendido na enfermaria e foi transferido para o HR”, disse.

Sobre as tentativas de lançamento de objetos para dentro do Complexo, Pedro Eurico falou sobre o reforço nos muros e linhas de segurança instaladas. “Nós já fizemos uma linha de segurança na área interna e externa e os alambrados na parte superior da muralha, para evitar lançamento de drogas e armas dentro do presídio. Quem for se apropriar de drogas dentro do presídio pode ser alcançado por arma de fogo, porque é um perímetro de segurança e o governo não vai abrir mão disso”, falou.

O secretário de justiça também falou sobre o ocorrido no último sábado (23). “No momento da explosão do muro, os presos conseguiram puxar o alambrado o derrubá-lo. Nós vimos que temos que reforçar essa estrutura (...) nós não vamos tolerar que os presos se aproximem da muralha”, concluiu.

Com relação aos moradores do entorno, o secretário falou que seria tratado. “Amanhã eu estarei no presídio juntamente com o secretário João Braga (...) e vamos analisar toda a área para ver que posição que vamos tomar”. Pedro Eurico disse ainda que o entorno do Complexo do Curado era um grande vazio. “O adensamento ali se deu por uma questão de facilidade do transporte de massa”. Ele disse ainda que foi um grande erro a construção do residencial do Planalto.

Sobre a possível desativação da unidade do Curado, Pedro Eurico classifica que não seria a melhor solução. “É necessário construir novas unidades para que o local seja desafogado”, disse. De acordo com o secretário Pernambuco está construindo sete novas cadeias em Araçoiaba com recursos do Ministério da Justiça, e repasse da Caixa Econômica obra orçada em R$ 130 milhões.

Para o promotor Marcelus Ugiette, a solução estaria na criação de penas alternativas e julgamento dos detentos com mais agilidade: “É preciso implementar alternativas penais e penas alternativas, para redução da população carcerária”, disse.

Homem revela que estuprava a enteada de nove anos para tirar o estresse. Veja vídeo!

O popular Francinaldo Valdivino, residente no Alto do Dnocs, procurou o Conselho Tutelar da cidade na sexta-feira (22) e informou que teria cometido um estupro contra sua enteada de apenas 9 anos de idade. O caso aconteceu na cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba.

Diante do que foi exposto por Francinaldo, um conselheiro imediatamente acionou a polícia militar que esteve no local e encaminhou o acusado à delegacia da mulher para serem adotados os procedimentos cabíveis.

Em entrevista à reportagem nesta quarta-feira (27) a delegada Yvna Cordeiro, responsável pela delegacia da mulher concedeu entrevista ao Portal e TV Online Diário do Sertão. De acordo com a delegada, o caso é muito delicado porque é um problema de estupro de vulnerável, primeiro, pelas consequências penais por ser um crime hediondo que tem uma pena muito alta dentro do código penal brasileiro. 

“O que ocorreu ainda tem a consequência social porque todo cidadão quer o assunto resolvido devido chocar toda uma sociedade, e por fim, ainda tem as consequência pessoal da vítima, que é apenas uma criança de 9 anos que perdeu a inocência, infelizmente”, relatou. 
A delegada da mulher disse à nossa reportagem que ficou sabendo desse caso pelo conselho tutelar da cidade de Santa Cruz. A menina de 9 anos reside a mãe e o padrasto, além de mais dois irmãos que são frutos do relacionamento do acusado e sua mãe. 

Segundo a delegada, os sinais de comportamento da criança vieram ao conhecimento quando a menina foi para à casa da avó paterna, na cidade de Santa Cruz. Quando estava próximo de retornar à cidade de Sousa ela começou a apresentar sinais depressivos. A vítima chorava muito, situação de isolamento e muito triste. Então, o irmão mais velho de 12 anos que reside com a avó paterna perguntou o que está causando o sofrimento. A menina contou que já havia sido abusada outras vezes e isso vem de sendo feito há algum tempo.

De acordo com a delegada Yvna Cordeiro, a menina de 9 anos quando veio prestar esclarecimentos na delegacia chorava muito com medo da possibilidade de retornar ao lar e conviver com o agressor. Depois de todo um trabalho da delegacia da mulher a menina contou mais detalhes com mais tranquilidade. “A menor contou com foi o abuso e ainda relatou que estava acontecendo à prática há algum tempo”, disse.

Yvna Cordeiro disse à nossa reportagem que o acusado veio se apresentar na delegacia junto com membros do conselho tutelar. E o mesmo tinha convicção que com a apresentação espontânea iria evitar qualquer tipo de consequência. No interrogatório confessou tudo de uma forma fria e passiva. “O que me chocou foi o que ele me falou: chegava em casa estressado do trabalho e queria desopilar, e assim cometia as prática”, argumentou.

Já foi solicitado o laudo sexológico e acompanhamento psicossocial do CREAS, recebendo o resultado do exame o acusado vai ser penalizado, de acordo como requer a lei.

Fonte: diario do sertão 

MORADORES RECLAMAM DE ESGOTO ESTOURADO HÁ 30 DIAS EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

Os moradores da Rua Maria Vieira de Araújo localizada no bairro Bela Vista em Santa Cruz do Capibaribe entraram em contato com o Blog Agreste Notícia para denunciar um problema que vem causando grandes transtornos.

O problema com o saneamento básico tem obrigado os que residem naquele local a conviver com a fedentina, muriçocas, moscas e baratas, tudo isso graças ao esgoto que desde o dia 26 de dezembro de 2015 encontra-se com problemas.

Uma moradora que preferiu não ser identificada relatou que já procurou a Prefeitura Municipal várias vezes, mas até o momento não foi tomada nenhuma providência.

Entramos em contato com o Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal, que informou que o secretário de Serviços Públicos já teria resolvido o problema.

Nota do SINPOL Sobre a Crise Penitenciária em Pernambuco


O Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco) lamenta o grave momento pelo qual passa a segurança pública no Estado, evidenciado pela eclosão de mais uma crise em seu sistema penitenciário.

Em menos de uma semana, dois presídios foram alvos de ataques precisos, com fortes armamentos e explosivos, ocasionando a fuga de quase uma centena de bandidos, e comprovando que as organizações criminosas que planejaram as investidas tinham plena ciência das deficiências e pontos críticos nas unidades prisionais atacadas.

Se por um lado o crime organizado planeja, agenda e executa ações de fuga e resgate de seus integrantes, por outro, o Estado de Pernambuco demonstra fraqueza e não encontra solução para tal problema. Chama a atenção, ainda, o fato de que os locais dos ataques tinham guaritas desativadas e já haviam sido alvos de tentativas anteriores.

Durante todo o ano de 2015, o Sinpol fez alertas ao Governo do Estado, apontando as diversas fragilidades da segurança pública, que mais se fundamenta em ações de marketing de um programa esgotado, que em investimentos no combate à impunidade, concretizando, para nossa tristeza, o já esperado aumento da violência e dos homicídios.

É preciso se fazer um pacto de eficiência no Estado, com diálogo com a sociedade e as entidades representativas, diálogo este que possa apresentar soluções para que Pernambuco tenha forças policiais valorizadas, bem equipadas e ampliadas, fazendo com que haja, de fato, um estado de segurança pública.

Como disse o presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros, "estamos no início do ano e ainda dá tempo para que o Governo do Estado corrija o rumo de sua política de segurança pública".


Da: Assessoria

Bandidos tentam extorquir famílias de pacientes internados no HMV

A direção do Hospital Mestre Vitalino recebeu denúncias nos últimos dias sobre tentativas de extorsão às famílias de pacientes internados na unidade. Os familiares relataram que teriam recebido ligações telefônicas de pessoas se passando por médicos ou profissionais de saúde informando sobre a necessidade de pagamento para realização de algum procedimento, medicação ou outro atendimento relacionado ao paciente.

Nestes casos, a orientação do HMV, é que a família entre em contato imediatamente com o Hospital pelo telefone (81) 3725-7913 e informe o ocorrido. Além disso, a recomendação é que os familiares não efetuem nenhum tipo de transação bancária ou pagamento antes de entrarem em com a emergência.

“Infelizmente pessoas de má fé estão realizado esta tentativa de extorsão, efetuando ligações para os familiares dos pacientes internados no HMV, se passando por médicos ou profissionais de saúde. Nós queremos alertar a população para esta situação, e informar que o Hospital não realiza este tipo de contato, uma vez que todos os nossos atendimentos e serviços são gratuitos”, alerta Marcelo Cavalcanti, diretor geral do HMV.

Ex presidiário é morto a pedradas em Monteiro.

Por volta das 14 horas de hoje no campo de pouso da cidade de Monteiro, foi encontrado o corpo do jovem José Pereira da Silva, 22 anos natural de Mulungú.

Grego como era conhecido José Pereira estava desaparecido desde domingo. Ele estava morando na cidade de Monteiro há um mês atrás. Conforme informações de seus familiares ele desapareceu em uma moto. Saiu de casa e não disse para onde ia.O corpo de Grego já estava com sinais de decomposição.

A família foi prestar queixa na Polícia sobre o desaparecimento de Grego ,quando ligara de um número confidencial afirmando que ele estaria morto a pedradas no campo de pouso .A Polícia inicialmente foi e nada encontrou ,logo depois a família resolveu ir e encontrou o corpo de Grego que estava bastante machucado e pela informações iniciais no local do crime ele teria sido morto a pedradas.

A Polícia adiantou com exclusividade a Rádio Cidade que ele estaria envolvido em um homicídio na cidade de Mulungu.

Em Mulungú ele era conhecido como “Pimba” contra ele recai a acusação de vários homicídios na cidade de Mulungu com requintes de crueldade. Ele foi preso em outubro de 2013 e era considerado frio e calculista por policiais militares da cidade de Mulungu.

Jacquelline Oliveira e Paulo Viana

JOVEM MORRE EM COLISÃO DE TRÂNSITO NA BR 104 EM CARUARU

DSC03149
Por volta das 7:30h da manhã desta terça-feira (26), ocorreu um grave acidente automobilístico na BR 104 em Caruaru, próximo a entrada do Polo Caruaru e resultou em um morto e um ferido, a vítima fatal foi o jovem, Francisco de Assis Moreira, de 28 anos, que trafegava em uma moto Honda Pop 100 preta, placa PFN-0630 de Belém de Maria que foi abalroada por um veículo Fox de cor chumbo, placa PFS-4999 do Recife. Um outro rapaz que estava na moto e não identificado, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Regional do Agreste, onde deu entrada consciente.
O agente J. Germano da Polícia Rodoviária Federal (PRF), disse que o motoqueiro seguia no sentido Caruaru/Santa Cruz do Capibaribe, quando pegou o retorno e entrou bruscamente na via, quando foi atingido em cheio pelo carro que estava trafegando numa velocidade compatível com a via, inclusive o motorista aguardou a chegada da PRF e se submeteu ao teste de alcoolemia que deu negativo.

O corpo da vítima foi levado ao IML de Caruaru.

(Com informações do Blog do Adielson Galvão)

ELEMENTOS SÃO PRESOS POR ROUBO E ESTUPRO NA CIDADE DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

A Polícia Militar foi solicitada por um popular que informou sobre um assalto em andamento contra uma residência localizada na Avenida Souza Aragão no bairro Dona Dom em Santa Cruz do Capibaribe.
De imediato a equipe de Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicleta (ROCAM) seguiu até o endereço apresentado na denúncia e percebeu que defronte a casa existia um elemento parado em cima de uma motocicleta, que ao perceber a presença da guarnição entrou em fuga, mas foi perseguido, capturado e identificado como sendo, Lucas Jonatas da Costa Souza, de 18 anos de idade, residente na Vila do Socorro no município de Taquaritinga do Norte.

Com o imputado a PM apreendeu uma bolsa e retornou com o indivíduo para a casa de onde deu-se início a fuga. Lá o policiamento conseguiu prender Inácio Patrick Queiroz Santos, de 19 anos, que também reside em Vila do Socorro.

Na oportunidade o meliante tentou fugir e jogou um simulacro de arma de fogo no quintal da casa vizinha, mas não teve êxito e foi preso também.

A vítima, uma mulher de 34 anos de idade, informou que foi estuprada pelo Inácio Patrick que ainda a ameaçou de morte, caso a mesma denunciasse o crime a polícia.

Diante do que foi exposto, a dupla foi apresentada na Delegacia de Polícia da Capital da Moda, sendo que na DEPOL, mas duas vítimas de assaltos reconheceram os acusados.

Fonte: agreste noticia