segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia de São José, agricultores rezam e aguardam chuvas para a lavoura



19 de março é um dia especial para os agricultores do Nordeste. É comemorado o dia de São José. O dia do Santo é festejado com muita expectativa, pois acredita que se chover nesta data, é sinal de um ano de muita fartura agrícola.

“Isso é uma tradição de muito tempo onde os agricultores acreditam que se chover no dia de São José o ano será bom para lavoura de feijão e milho. Até o momento não existe uma pesquisa cientifica que comprove isso, mas nós respeitamos as tradições dos agricultores, nem podemos também desprezar as experiências dele”, ressaltou o agrônomo do Instituto Agronômico de Pernambuco- IPA.

Até a semana passada foi registrado o índice de 22 milímetros de chuva no mês. A média histórica, segundo dados do IPA, é de 100 milímetros. “Até o momento choveu com pouca intensidade em Caruaru. Mas basicamente o período chuvoso aqui no Agreste é de março até julho”, reforçou.

Dia do Doutor

Hoje quem está celebrando aniversário é o prefeito de Brejo da Madre de Deus, Dr. Edson Souza, que caminha para sua reeleição. Filiado ao PTB, o prefeito faz idade nova sem parar de inaugurar obras. A ele, nossos parabéns e o desejo de saúde, paz e sucesso na vida.

PF abre inquéritos para apurar fraudes em hospitais

O delegado Victor Poubel, da Polícia Federal, disse nesta segunda-feira (19) que já abriu quatro inquéritos para investigar as empresas que aparecem em reportagem do Fantástico oferecendo propina para obter benefícios em licitações para prestar serviços a um hospital público da rede federal. A PF vai investigar fraudes em licitação, corrpução, formação de cartel entre outros crimes

“Vamos apurar todos os contratos com órgãos públicos da União desde 2009 que tenham sido feitos por essas empresas. São fatos repugnantes, mas que não causaram surpresa à Polícia Federal que vem fazendo um trabalho forte concernente a desvio de recursos públicos. Tem grupo especializado que vai levar adiante o trabalho investigativo”, disse Poubel.

O Ministério Público Federal também anunciou que vai investigar todas as empresas que aparecem na reportagem e os contratos com hospitais federais.

Já o Ministério da Saúde informou que uma portaria será publicada no Diário Oficial de terça-feira (20) determinando a suspensão imediata dos contratos que ainda estejam em vigor com essas empresas em toda a rede de hospitais do país, Ainda segundo o ministério, um ofício vai estabelecer uma auditoria em contratos de outras empresas que prestam serviços para hospitais federais.

Cremerj espera punição
Segundo o Conselho Regional de Medicina (Cremerj), a denúncia revoltou os médicos e profissionais de saúde e espera que haja punição para os empresários e gerentes que aparecem na reportagem negociando propina.

“Estamos vivendo um momento de corte de verbas da saúde, os salários dos médicos são baixos como os dos demais profissionais e esperamos que esse fato seja apurado com rigor e que essas pessoas sejam presas e devolvam o dinheiro para o setor público aplicar realmente em saúde ”, disse a presidente do Cremerj, Márcia Rosa.

Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Wadih Damous, as imagens exibidas pelo Fantástico no domingo (18), em que empresários oferecem propina para ganhar licitações em hospitais públicos, criam um cenário de muitos indícios que dão margem ao início de investigações por parte da polícia e do Ministério Público. É o que disse na manhã desta segunda-feira (19)

Para ele, os responsáveis pelas empresas podem vir a responder por corrupção, fraude de licitações e peculato. Ele explica que nas gravações os representantes das empresas mostraram como montam o esquema criminoso.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que já rompeu o contrato de aluguel de ambulâncias com uma das empresas que aparecem na reportagem. Já a prefeitura informou que apura o estágio dos contratos com outra empresa, entre eles os de reboque e guarda de veículos. A Guarda Municipal, por sua vez, disse que a empresa que aparece na reportagem fornece refeições para alunos do curso de formação e o contrato foi feito por pregão público, sem caráter de emergência.

Repórter se passou por gestor de compras do hospital
Na reportagem especial feita por Eduardo Faustini e André Luiz Azevedo, o Fantástico mostrou como funciona um esquema para fraudar licitações de saúde pública, feito entre empresas fornecedoras e funcionários públicos.

Com o conhecimento do diretor e do vice-diretor do hospital pediátrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o repórter Eduardo Faustini fingiu ser o novo gestor de compras da instituição. Todos os outros funcionários acreditavam que ele era mesmo o responsável pelo setor de compras, onde pôde acompanhar livremente todas as negociações e contratações de serviços.

“Todo comprador de hospital, a princípio, é visto como desonesto. Acaba que essa associação do fornecedor desonesto com o comprador desonesto acaba lesando os cofres públicos. E a gente quer mostrar que isso não é assim, em alguns hospitais não é assim que funciona”, disse Edmilson Migowski, diretor do hospital.

As negociações foram todas filmadas de três ângulos diferentes e levadas até o último momento antes da liberação do pagamento. Nenhum negócio foi concretizado, nenhum centavo do dinheiro do contribuinte foi gasto.

O delegado Victor Poubel, titular da delegacia de repressão a crimes financeiros da Polícia Federal do Rio de Janeiro, informou que vai abrir um inquérito para investigar a denúncia do Fantástico. Segundo ele, todas as pessoas que aparecem na reportagem serão intimadas a prestar depoimento e todos os contratos serão investigados.

A fraude
A lei brasileira prevê que toda empresa que vá fazer um serviço para um hospital público dispute uma licitação, com outras que oferecem o mesmo serviço. É uma maneira de tentar garantir que o dinheiro público não vai ser desperdiçado.

No esquema flagrado pelo Fantástico, no entanto, as empresas fornecedoras se unem para fraudar a disputa. A que quer ganhar paga uma porcentagem do total do contrato para as demais -- que entram na concorrência com orçamentos mais altos. Ou seja, entram para perder.

"Eu faço isso direto. Tem concorrência que eu nem sei que estou participando," comenta a gerente de uma empresa chamada para a licitação de contratação de mão de obra para jardinagem, limpeza, vigilância e outros serviços, que ganharia R$ 5.200.000 se a licitação tivesse existido.

Sem nenhuma interferência do hospital, o repórter escolheu quatro empresas, que estão entre os maiores fornecedores do governo federal. Três são investigadas pelo Ministério Público, por diferentes irregularidades. E, mesmo assim, receberam juntas meio bilhão de reais só em contratos feitos com verbas públicas.

Uma locadora de veículos, foi convidada para a licitação de aluguel de quatro ambulâncias. “Cinco. Cinco por cento. Quanto você quer?”, pergunta de imediato o gerente. Falando em um código em que a palavra "camisas" se refere à porcentagem desviada, ele aumenta a propina. “Dez camisa [sic], então? Dez camisa?".

O presidente do conselho da locadora garante que o golpe é seguro e o pagamento é realizado em dinheiro ou até mesmo em caixas de uísque e vinho. A empresa ganharia R$ 1.680 milhão pelo contrato. "Eu vou colocar o meu custo, você vai falar assim: ‘Bota tantos por cento’. A margem, hoje em dia, fica entre 15% e 20%", explicam o diretor e o gerente de uma empresa convidada para a licitação de coleta de lixo hospitalar. "Nós temos hoje, aproximadamente, três mil clientes nessa área de coleta", afirmam.

Para esconder a fraude da fiscalização, o dinheiro do suborno é espalhado por vários itens da proposta vencedora. O dono da empresa de jardinagem e vigilância diz à reportagem que está acostumado a fraudar licitações, e a gerente comenta que o fraude é "ética de mercado". "No mercado, a gente vive nisso. Eu falo contigo que eu trago as pessoas corretas. Eu não quero vigarista, não quero nunca".

QUINTO ENCONTRO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAUDE

A secretária Municipal de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, recebe entre os 100 melhores SECRETÁIOS DO ANO DE 2011 O “ PRÊMIO QUALIDADE E EXCELÊNCIA NA SAÚDE PÚBLICA” EM FLORIANÓPOLIS –SC. VERJA O QUE DISSE A SECRETARIA DE SAUDE Dra. IZALTA LOPES VEM NESSA OPORTUNIDADE TORNAR PÚBLICO ISSO E DEDICAR ESSE PRÊMIO A TODA EQUIPE QUE FAZ A SECRETARIA DE SAÚDE E QUE DEDICAM O SEU DIA-A-DIA DENTRO DOS HOSPITAIS , POSTOS DE SAÚDE, POLICLÍNICA , CAPS , AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE, AGENTES DE ENDEMIAS , MÉDICOS , ENFERMEIROS, PESSOAL ADMINISTRATIVO E DE APOIO, ALÉM DOS DEMAIS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS.
E EM ESPECIAL TAMBÉM DIVIDIR ESSE PRÊMIO COM MUITO ORGULHO AO PREFEITO DO MUNICÍPIO ANTONIO FIGUEIRÔA, PELO APOIO E SUA CONFIANÇA AO SEU TRABALHO FRENTE A SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO, NO QUE DIZ RESPEITO AOS AVANÇOS DOS SERVIÇOS, AO PLURALISMO DE IDÉIAS, A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL A IGUALDADE DE CONDIÇÕES, INCENTIVANDO E PROMOVENDO A ELABORAÇÃO DE PROJETOS QUE VISAM O PLENO DESENVOLVIMENTO DA SAÚDE EM DIVERSOS NÍVEIS, AINDA A INTEGRAÇÃO DAS AÇÕES DESSE PODER PÚBLICO MUNICIPAL, REFERENTE A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO E ISOO FOI O QUE ELEVOU SEU NOME A NÍVEL NACIONAL.

CDL Jovem realiza palestra em Santa Cruz do Capibaribe

A CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe vai realizar uma palestra sobre Empreendedorismo. O evento será realizado em parceria com o SEBRAE que estará enviando o palestrante Antônio de Pádua Brauna Braga. O tema será “Empreendedorismo: Suas ideias voando ainda mais alto”, e vai acontecer na próxima quinta-feira (22), no Teatro Municipal, a partir das 19 horas.

A entrada é franca, no entanto é necessária a doação de um quilo de alimento para pegar a senha de entrada. Todo alimento recebido serão doados a pessoas carentes da cidade na Semana Santa.

Venha expressar ideias e absorver um excelente conteúdo em um evento voltado para profissionais renomados.

Mais Informações: (81) 3731-2850



EDITAL DE CONVOCAÇÃO


Assembléia Geral Ordinária – Eleição 2012


Pelo presente edital faço saber que no dia 29 de março de 2012, das 08:00 às 18:00 horas, será realizada eleições para composição da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e suplentes desta entidade.


1- Inscrição de Candidatos – horário, local, forma e prazo:


Os interessados em candidatar-se poderão inscrever-se em dia úteis, no horário das 08:00 às 12:00h e 14:00 às 18:00 horas, na Sede Social da ASCAP, mediante apresentação de correspondência devidamente firmada pelos interessados, dirigida ao Presidente da ASCAP, requerendo a inscrição de sua candidatura, correspondência esta que será protocolado no ato do recebimento.


O Prazo para inscrição inicia-se na data da divulgação deste edital e encerrar-se-á às 18:00 horas do dia 23 de março de 2012,


2- Eleição – data, horário, local e forma:


A eleição realizar-se-á no dia 29 de março de 2012, no horário compreendido entre às 08:00 e 18:00 horas, na sede social da entidade. Não havendo número de quorum suficiente a eleição poderá ser prorrogada para o dia seguinte, 30 de março de 2012.


3- Apuração:


Ao final do horário de votação, serão apurados os votos, declarando-se de imediato eleitos os candidatos mais votados, para compor a nova Diretoria.


4- Regularidade de Situação:


Na forma do Estatuto Social, só poderá votar e ser votados os representantes das empresas associadas que se encontrarem em situação regular em relação às suas obrigações estatuárias na data da realização da votação e cuja proposta de associado tenha sido aprovada com antecedência mínima de 180 (cento e oitenta) dias da data de votação.


Santa Cruz do Capibaribe, 28 de fevereiro de 2012.


Aroldo Ferreira Presidente

Hoje, 19 de março, é dia de São José
O Nordestino quer chuva hoje para garantir um bom ano de plantação. Se a previsão da metereologia for confirmada, o dia de hoje em Pernambuco, terá pancadas esparsas de chuva com trovoadas isoladas no Oeste. Há possibilidade de chuva, mesmo pouca, em todas as áreas do estado.

Brasil crescendo pouco e levando um banho do restande da América do Sul
O sucesso maior é da Argentina, que marcou 8,8% contra 2,7% do Brasil. O Chile cresceu 6% e a Venezuela 4,2%.

PT comanda a briga pelos fichas sujas
O partido dos Trabalhadores deu o primeiro grito e foi acompanhado por mais 17 partidos. É a reação contra o TSE que não quer permitir candidatura de quem não tenha aprovado as contas no mandato anterior.




Mundo financeiro desconfia do Vaticano
O banco do Papa está sendo acusado por lavagem de dinheiro.

Governo do Iraque manda a polícia matar gays
Ativistas dizem que este ano a polícia de lá já matou 90 gays. Para o governo eles têm que morrer porque são adoradores do demônio. Em 13 de fevereiro, o Ministério do Interior iraquiano oficializou a decisão, autorizando a polícia a eliminar os gays, de preferência por apedrejamento.

Lésbicas do Recife vão a polícia reclamar de bar do Pina

Humorista Shaolin mostra pequena reação
Pregado a uma máquina ele permanece em tratamento domiciliar em Campina Grande. Diz a familia que ele consegue movimentar os olhos e isso deixa a esperança de que seja possível a recuperação.

Situação de Chico Anísio é a mesma
O hospital nem emite notas sobre Chico Anísio porque não tem o que dizer. Praticamente nada mudou na situação de saúde de Chico, desde que foi internado pela última vez, no final do ano passado.

Foi sepultado ontem o cantor Jorge Goulart
Ele vinha doente e o sofrimento terminou no final de semana. O mundo doz artistas deu adeus ao criador do eterno sucesso: A Cabeleira do Zezé.

Intelectuais fazem manifesto pedindo a saída de Ana Buarque de Holanda do Ministério da Cultura
Todos alegam que estão reagindo ao absoluto despreparo da irmã de Chico Buarque para esse Ministério.





A briga das igrejas
Edir Macedo abre as baterias contra Waldemiro Santiago. Nesta briga está sendo usado o famoso repórter policial, Marcelo Resende, com marcante passagem por quase todas as redes de TVs do Brasil, agora trabalhando para o Bispo, na Record. No resumo é uma briga pelo dinheiro dos fiéis. A própria matéria diz que Valdemiro trabalhou 18 anos para a Igreja Universal, e quando criou a nova igreja saiu ocupando prédios vizinhos da Igreja Universal. Na Record a matéria durou 26 minutos. Já foi repetida algumas vezes e certamente vai continuar sendo repetida até alcançar o efeito desejado.

A dragagem do porto
Começou às 8h30 e vai servir para aumentar a profundidade do porto em 3 metros. O serviço vai permitir que o porto do Recife receba navios cargueiros de porte maior.

A morte do maestro
Mabel Bezerra, que foi regente do Coral do Carmo do Recife, morreu ontem aos 89 anos. Ele morreu vítima de um traumatismo craniano de uma queda que ele levou. O corpo do maestro via ser sepultado hoje no cemitério Morada da Paz às 10 horas da manhã.

Brasileiros são feitos de reféns no Egito
45 turistas evangélicos estavam seguindo a região do Monte Sinai quando foram abordados por um grupo de beduínos...

Ibama fecha Canário Clube
O estabelecimento, que funcionava na Madalena, organizava rinha de aves todos os domingos. 230 aves foram apreendidas e 75 pessoas detidas. O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Éder Rommel fala sobre o resultado da operação.

Morte no centro do Recife
Um morador de rua foi assassinado na esquina das avenidas Dantas Barreto e Guararapes na noite de ontem. Júnior, como era conhecido, foi esfaqueado. Segundo a polícia, a vítima era viciada em crack e costumava assaltar pessoas no local.

Mais Violência


Mulher agredida durante bebedeira em Sucupira.




Primeira vitória
O piloto Jenson Button, da McLaren, venceu o 1º grande prêmio da Fórmula 1, que foi realizado na Austrália. Já os brasileiros nem chegaram a terminar a prova. Bruno Senna, da Willians, e Felipe Massa, da Ferrari, acabaram batendo um no outro e abandonaram a prova.



Nelson Perez / Divulgação FFC


Brasil campeão
O Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos terminou tendo o Brasil como campeão geral do torneio. Um total de 51 medalhas foram conquistadas, sendo 26 de ouro, 19 de prata e 6 de bronze.

Vitória no futebol de areia
O Brasil conquistou o 8º título da Copa América de Futebol de Areia. O México foi o vice-campeão e a Argentina ficou com o 3º lugar. No clássico paulista, o São Paulo de Luís Fabiano levou a melhor sobre o Santos de Neymar. O tricolor paulista venceu por 3x2.

Campeonato Pernambucano de Futebol
O América levou mais uma goleada e pra não ser reibaxado vai precisar vencer todas as partidas restantes, além de torcer para o Belo Jardim conquistar apenas um ponto.

No Recife, 75 pessoas são detidas em rinha de pássaros

Uma operação conjunta do Ibama, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ministério Público de Pernambuco (MPPE) resultou no fechamento de uma rinha de pássaros, na manhã deste domingo (18), na Madalena, Zona Oeste do Recife. Setenta e cinco pessoas foram detidas em flagrante e 232 aves foram apreendidas.

A rinha ocorria na sede do Canário Clube de Pernambuco, que não tinha autorização para funcionar e, de acordo com o Ibama, foi criada em 1995. A prática ilegal acontecia todos os domingos. Para participar, sócios pagavam R$ 5 e visitantes, R$ 10.

A Operação Canarinho começou quando o Ibama recebeu, ano passado, uma denúncia anônima sobre a prática ilegal. “O órgão levantou as informações e fomos ocupar o local hoje pela manhã. Averiguamos que o clube era apenas uma fachada, como se as pessoas fossem lá para apreciar os pássaros, mas, na verdade, era para promover a rinha”, disse o assessor de comunicação da PRF, Éder Rommel.

Todas as 75 pessoas foram encaminhadas para a Delegacia da Várzea, onde foram lavrados Termos Circunstanciais de Ocorrência (TCO) por crime ambiental, além da aplicação de multa. “Só o fato de assistir à rinha a pessoa já está promovendo, indiretamente, o crime. Nem todos confessaram que eram donos de pássaros, mas alguns foram identificados, sobretudo por causa das gaiolas, e é crime criar ave sem a autorização do Ibama”, falou Rommel.

Entre os detidos está um coronel aposentado da PM e um policial civil. Um homem também foi descoberto com uma falsa carteira de Policial Ferroviário Federal. Ele vai responder ainda por uso de documento falso. Agentes da PRF encontraram, ainda, cartelas de estimulantes sexuais, que têm a venda proibida no Brasil. O local foi lacrado. O Ministério Público Estadual vai analisar as provas colhidas para pedir o embargo definitivo do Canário Clube.

Ao todo, foram apreendidos 229 canários da terra, dois galos de campina e um papa-capim. Todas são aves silvestres, que não podem ser criadas em cativeiro. De acordo com a PRF, elas devem ser levadas para uma área do Ibama no Agreste de Pernambuco, onde serão devolvidas à natureza. Os pássaros estão em boas condições de saúde. “Diferente da rinha de galo, onde os animais usam esporas e brigam até quase um morrer, aqui, se um canário foge, o outro já é considerado vencedor. Então, as consequências são menos danosas”, explicou Rommel.

Vereadores de Caruaru são novamente convidados a visitar as obras da BR-104

Na sessão da Câmara Municipal de Caruaru da ultima quinta-feira (16), o presidente da Casa, Lícius Cavalcanti (PCdoB) lembrou aos demais vereadores que na semana passada havia sido sugerida a criação de uma comissão para visitar as obras de duplicação da BR 104. A iniciativa tinha sido tomada pelo vereador da oposição, Val (DEM), que estava esperando o tema entrar em pauta novamente. No entanto, parece que há vereadores não tão interessados em formar o grupo de inspeção.

“Precisamos dar continuidade à sugestão levantada na semana passada sobre a possibilidade de visitarmos essas obras, mas para isso é necessário que sejam definidos os sete vereadores para formar a comissão e então programar uma agenda de visitas”, disse o presidente. Para Val, essa inspeção tem o intuito de esclarecer os vereadores sobre o andamento das obras.

“Não se trata de falar mal da duplicação, pois é uma obra importante para o desenvolvimento de Caruaru e cidades vizinhas, mas precisamos saber como exatamente ela está sendo realizada e em que pontos poderia ser melhorada ou agilizada, pois nós vereadores recebemos reclamações de que a obra está sendo mal feita e está atrasada, o que gera o incômodo para a população”, argumentou o Democrata. Porém, pode ser difícil convencer os vereadores da situação de que essa visita teria real finalidade de esclarecimento, e não de ataques indiretos ao governo estadual.