sexta-feira, 15 de abril de 2011

Homem morre em explosão de fábrica de fogos de artifício em Lajedo

Um homem morreu na explosão de uma fábrica de fogos de artifício na manhã desta sexta-feira (15) no Sítio Cantinho, na zona rural do município de Lajedo, no Agreste de Pernambuco. A vítima fatal foi o funcionário João Gomes da Silva. Outro trabalhador do local e o proprietário também ficaram feridos levemente. Segundo o delegado Gilberto Meira Lins, a fábrica possuía uma estrutura rudimentar e ficou totalmente destruída. As causas da explosão estão sendo investigadas. O inquérito policial tem o prazo de 30 dias para ficar pronto. Esse período ainda poderá ser prorrogado. Uma equipe do Instituto de Criminalística (IC) já esteve na fábrica realizando uma perícia técnica. A Polícia Civil está identificando e ouvindo testemunhas e realizando outros exames na área. O dono da fábrica e o outro funcionário que ficou ferido já foram ouvidos. Segundo o delegado, só com esses resultados é que será possível determinar a causa da explosão. As suposições para a explosão, segundo o delegado de Lajedo, podem ser várias, como manuseio irregular do material, falta de segurança, conduta perigosa (como fumar nas dependências), a entrada de pessoas não autorizadas no local. A polícia ainda investiga a possibilidade de ter sido um ato doloso, ou seja, intencional. Ainda de acordo com o delegado, o local continha uma grande quantidade de recipientes com pólvora. A fábrica estava de acordo com os requisitos de segurança e estava distante de residências. O local possuía autorização do Exército para o funcionamento, armazenamento, aquisição e manuseio para a fabricação de fogos. O registro estava dentro do prazo de validade, portanto, não era clandestino.

Estrutura precária de escola municipal de Caruaru compromete ensino

Os alunos da Escola Municipal Maria Bezerra Torres, na Vila do Murici, zona rural de Caruaru, Agreste pernambucano, aguardam ansiosos pelo uso dos computadores. Há cerca de dois anos, computadores e mesas estão abandonados em uma sala de aula sem nenhum uso, aguardando a visita do departamento de informática para fazer a montagem dos equipamentos. A escola também está tomada pelo mato, as salas de aula apresentam verdadeiras “crateras” que impedem a locomoção com os alunos, além do telhado com vazamentos. O problema maior se encontra anexo II, onde funciona atualmente a Educação Infantil. As salas e os banheiros são improvisados, que comprometem a qualidade do ensino. Na última terça (12), a Secretaria de Educação de Caruaru recebeu o prêmio “Palma de Ouro”, alusivo aos trabalhos de desenvolvimento, cumprimento de projetos e o bom uso da verba pública durante o ano de 2010. Em comunicado a Secretaria de Educação informou que o projeto de requalificação da escola está sendo finalizado. Inclusive a sala onde funcionarão os computadores do Programa Nacional de Informática na Educação – Proinfo, entretanto não foi divulgada nenhuma data para conclusão das obras.

Rádio Liberdade realiza cobertura especial da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém

Começa oficialmente nesta sexta-feira (15) a temporada 2011 do maior espetáculo ao ar livre do mundo, em Nova Jerusalém, Fazenda Nova. A tradição católica de reviver a Paixão de Cristo é vivenciada durante nove dias. Nesta quinta, aconteceu o ensaio geral, com a presença de autoridades, entre elas, o governador Eduardo Campos. A Rádio Liberdade de Caruaru é parceira da Sociedade Teatral de Fazenda Nova (STFN) e há cinco anos realiza a cobertura do maior evento teatral do mundo. São 16h de programação diária produzidas diretamente de Fazenda Nova, envolvendo 25 profissionais (produtores, técnicos, apresentadores e jornalistas) realizando a cobertura dos principais polos turísticos da região, entrevistas e informações trânsito durante todo o período da Semana Santa. No 44º ano da encenação, o local recebeu um novo projeto cenográfico preparado há mais de um ano e inovou com projetos voltados para acessibilidade. Logo na primeira noite do projeto aberto ao publico, nesta sexta, os portadores de deficiência visual terão acesso ao áudio-descrição. Ou seja, as pessoas de baixa visão contarão com o apoio de três profissionais capacitados para descrever o espetáculo, além disso, eles receberam fones de ouvido para acompanhar as informações necessárias para locomoção e das cenas. Com 550 atores e figurantes em nove palcos plateias, o local se destaca pela beleza e grandiosidade nos cenários com o Palácio de Herodes, o Fórum de Pilatos, o Templo de Jerusalém e o Cenáculo. Existe uma grande expectativa de recorde de público, informa o diretor presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Robinson Pacheco. “Em 2010 alcançamos recorde de público, um total de 80 mil espectadores e este ano estamos esperamos muito mais. Nós estamos trabalhando para que a cada ano a Paixão de Cristo torne-se ainda mais um espetáculo imperdível”, disse. O ator Thiago Lacerda realiza pela última vez o papel de Jesus Cristo. “É meu último ano como Jesus. É um ano símbolo, este ano faço 33 anos. Eu deixo uma história de alegria e conquista, voltando para fazer outro personagem. A cada ano, aumenta a responsabilidade de interpretar. Estou feliz cada vez a responsabilidade aumenta a cada encenação.” É uma história que se mistura com a história da gente, diz a cantora paraense, Fafá de Belém que interpreta pela primeira vez a personagem Maria. “Participar dessa história é algo deslumbrante, e interpretar a Mãe de Jesus é uma honra. Eu me sinto honrada por ter sido escolhida, é uma grande emoção assistir e ao mesmo tempo participar”, falou emocionada.

Acidente pela manhã movimenta PE 160

Eco Sport ia no sentido de Pão de Açúcar quando colidiu com os outros veículos Enquanto aguarda o anúncio de que pode ser duplicada, a PE 160, trecho ligando Pão de Açúcar à Santa Cruz continua sendo um grande jogo entre a vida e a morte para os motoristas e ocupantes de 8 mil veículos que trafegam na PE diariamente. Eco Sport ia no sentido de Pão de Açúcar quando colidiu com os outros veículos Enquanto aguarda o anúncio de que pode ser duplicada, a PE 160, trecho ligando Pão de Açúcar à Santa Cruz continua sendo um grande jogo entre a vida e a morte para os motoristas e ocupantes de 8 mil veículos que trafegam na PE diariamente.

A Sprinter tem placa de Toritama Hoje pela manhã por volta das 12hs, um grave acidente acabou envolvendo três veículos e por pouco não acabou virando uma tragédia. Um Eco Sport de placa de Jaboatão dos Guararapes fez uma curva aberta demais no sentido Santa Cruz/Pão de Açúcar, bateu na lateral de um Sprinter, girou na pista e colidiu frontalmente com um Fiat Uno. Ambos os veículos de placar de Toritama. A pista estava molhada devido à Os ocupantes do Fiat Uno ficaram presos nas ferragens e enquanto o socorro não aparecia, populares que estavam em outros veículos conseguiram equipamentos e conseguiram retirar as vítimas, dois homens que vinha no banco da frente. Em seguida, o SAMU chegou e fez o socorro até o hospital municipal de Santa Cruz do Capibaribe. A Guarda Municipal de Santa Cruz e a PM foi ao local e fizeram os procedimentos, interditando parte da via e tomando as devidas providências. Não se tem notícias do estado de saúde das vítimas, mas um popular que participou do socorro, afirmou que eles saíram conscientes, e apenas com possíveis lesões nas pernas. Texto e fotos: Marcondes Moreno

Compesa faz manutenção para garantir água durante a Semana Santa em Gravatá

Com o objetivo de garantir uma produção de água estabilizada durante a Semana Santa em Gravatá, a Compesa está realizando uma série de intervenções no sistema de abastecimento da cidade. Desde ontem (14), os serviços foram iniciados, respeitando o cronograma de cada área da cidade para não prejudicar a chegada de água nesses locais. Entre os serviços realizados estão ajustes no conjunto motor-bomba, instalação de bombas e limpeza na Estação de Tratamento de Água. Também foram feitos consertos de vazamento na rede. Nesta sexta-feira (15) e na próxima segunda (18), os trabalhos continuam com serviços de mecânica e hidráulica, além de energização da Estação Elevatória, substituição do disjuntor e análise do transformador em um dos conjuntos motor-bomba, e substituição do registro de sucção. De acordo com o gerente da Unidade de Negócios Russas, Júlio César, as intervenções trarão estabilidade para que, tanto a população de Gravatá, como os turistas, não tenham dificuldade com o abastecimento durante os dias de evento. “A iniciativa é necessária para garantir o abastecimento regular na cidade e evitar futuros problemas no sistema, respeitando o seu cronograma de abastecimento. Com isso, tanto residências quanto comércio e turistas estarão tranquilos em relação à água em Gravatá”, explicou. Todos os serviços poderão aumentar cerca de 30% a vazão de água na região. Fiscalizações Paralelamente a essas intervenções, a Compesa também realiza um trabalho de fiscalização de ligações clandestinas em Gravatá. Uma equipe de 30 pessoas está percorrendo a cidade para fiscalizar duas mil ligações. Esse tipo de irregularidade causa a diminuição da pressão e a água não tem força suficiente para chegar a todas as localidades, especialmente nos pontos mais altos e distantes. Os trabalhos começaram na última quarta-feira (13) e os primeiros números da Compesa mostram que, dos 500 imóveis já analisados, 50% estão em situação irregular. A Companhia já está tomando as providências perante estes usuários.

Nota de esclarecimento da Presidência da Câmara Municipal à população santacruzense

A Presidência desta Casa de Lei se pronuncia perante a população de Santa Cruz, sobre a publicação de uma nota de caráter duvidoso do Blog Sulanca News, na qual havia a informação de que o funcionalismo da Câmara Municipal nomeado pela nova Presidência seria proveniente de indicações do Deputado Estadual Edson Vieira (PSDB). Vale ressaltar, que o Diretor Administrativo, a Agente Legisladora e o Coordenador do Controle Interno permaneceram nos cargos que ocupavam na administração da presidência anterior do vereador Fernando Aragão. Já o Tesoureiro, a Chefe de Recepção e os Assessores Especiais da Mesa Diretora são remanescentes da administração da presidência do vereador Dimas Dantas. O funcionário de Serviços Gerais, as duas Assessoras Especiais da Diretoria Administrativa são cidadãos que procuraram essa presidência em busca de um emprego. O Chefe de Gabinete da presidência, antes era Assessor do vereador Francisco Ricardo, o único funcionário que teve a indicação do Deputado Edson Vieira foi o Assessor Técnico Legislativo. Esclarecendo isto consideramos equivocada a matéria publicada no Blog Sulanca News. Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Vereadores Manoela Ramos Silva manoelaramos5@hotmail.com

Fernando Aragão comemora ao lado de Eduardo Campos conclusão da primeira etapa da duplicação da BR 104

O vereador Fernando Aragão foi outra personalidade política presente ao evento, onde ao lado do governador pôde falar das necessidades de Santa Cruz do Capibaribe, e ao mesmo tempo fazer seus pedidos para o município.Durante um bom tempo, o vereador e o governador ficaram cara a cara, em conversa descontraída. Para Fernando Aragão, o momento é marcante, “Hoje estamos vendo a realização de parte de uma obra, que mudará a vida da região, e o melhor, mostrando que o interior está sendo lembrado pelo governo Eduardo Campos. Mas não nos conformamos com esta obra só, nossa cidade precisa de muitas ações e que tenho certeza acontecerão. Para quem duvidava e torcia contra, está aí, a realidade.”


Foto e texto Marcondes Moreno