quarta-feira, 30 de março de 2011

Sensação de insegurança nem sempre reflete os índices de criminalidade, aponta Ipea

A redução das taxas de criminalidade nem sempre é o bastante para que os cidadãos se sintam mais seguros. É o que aponta um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre como a população brasileira percebe a violência. Segundo a pesquisa, a sensação de insegurança e a desconfiança em relação às forças policiais tendem a ser maiores entre as pessoas com maior nível de instrução e, também, entre os mais jovens. Ao apresentar os resultados da pesquisa, o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Almir de Oliveira Júnior destacou algumas contradições que chamam a atenção quando os resultados obtidos nas diferentes regiões brasileiras são comparados. Como exemplo, ele cita que, diferentemente do que muitos acreditam, a Região Sudeste não é a mais violenta do país. Embora a Região Sudeste seja, hoje, a que registra o menor índice de homicídios dolosos do país (taxa de 16,43 ocorrências por grupo de 100 mil habitantes) e os estados de São Paulo e Rio de Janeiro tenham conseguido reduzir este tipo de crime entre 2008 e 2009, a sensação de insegurança da população ainda é maior que a dos habitantes das regiões Centro-Oeste e Sul. As duas regiões apresentam números piores que a média nacional: respectivamente 25,4 e 21,77 assassinatos por 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 22,4 por 100 mil habitantes. “Seria de se esperar que a sensação de segurança na Região Sudeste fosse maior que no Centro-Oeste, mas o que acontece é justamente o contrário. No Sudeste, as pessoas não confiam mais nas suas polícias”, comentou Júnior, frisando que apenas 24,8% dos entrevistados da Região Sudeste disseram confiar nas forças policiais de seu estado, contra 45,1% que responderam confiar pouco e 30% que simplesmente afirmaram não confiar. Já nas regiões Centro-Oeste e Nordeste os níveis de confiança são maiores (41,3% e 29,9%, respectivamente). Embora admita que é difícil estabelecer uma relação direta entre sensação de segurança, investimentos governamentais e quantidade de policiais nas ruas (um fator que nem sempre resulta em redução das taxas de criminalidade), Oliveira Júnior afirma que a percepção da violência e o medo de morrer assassinado seguem as taxas de homicídios locais. As duas regiões com maiores taxas de homicídios dolosos, a Norte (29,5 por 100 mil habitantes) e a Nordeste (29,3), são também as regiões onde a população mais teme a morte por assassinato. Oliveira Júnior considera que, apesar de melhorias pontuais, a taxa de criminalidade brasileira ainda é muito alta e que isso, sem dúvida, se reflete no medo que as pessoas sentem. "Temos, por exemplo, uma taxa de homicídios entre os jovens que é uma das dez maiores do mundo. Nossa taxa de homicídios é maior do que as de muitos países em guerra. E isso acaba tendo um reflexo, é claro, na percepção negativa do trabalho das polícias", concluiu.

Projeto leva Skate e diversão para jovens da periferia de Belo Jardim


Os amantes do skate já têm um ponto de encontro em Belo Jardim. É o ‘Ação Radical’, que vai ser lançado, neste domingo (03), a partir das 15h, na quadra comunitária da Cohab I. O projeto itinerante é uma iniciativa do Projovem Adolescente em parceria com a Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social. Com o objetivo de atrair os jovens para a prática dos esportes radicais, afastando-os dos vícios e da ociosidade, a Prefeitura Municipal montou diversas pistas de skate e deve levá-las, aos finais de semana, para diferentes bairros da periferia da cidade. A estreia do ‘Ação Radical’ vai contar com performances, manobras e apresentações de maracatu e dança. Além disso, a partir das 18h, haverá shows das bandas de rock ‘Delta C’ e ‘Devolts’.



Budega Nordestina

Da redação, Anderson Morais

Sete pessoas são presas por tráfico de drogas em Cupira

Uma ação da polícia civil com apoio de 60 policiais resultou na prisão de nove pessoas na cidade de Cupira, Agreste pernambucano. Durante a operação foram presos Amaury José da Silva, 22 anos e Bruna Rafaela Silva, 22. Entre eles, três adolescentes que realizavam a venda da droga no bairro Mutirão. Com eles, a polícia apreendeu 10 pedras de crack, R$ 2.037, três celulares e uma câmera digital. Esta ação faz parte da Operação Cupira no Combate ao Trafico de Drogas, que contou com a participação da Polícia Civil de Panelas, Cupira, Belém de Maria, Agrestina, Lagoa dos Gatos, Barra de Guabiraba, Bezerros e Caruaru.

Polícia Civil de Pernambuco.

O paraatleta José Valmir Santos da Silva, 27 anos, foi preso em flagrante no final da tarde de hoje (29), por porte ilegal de arma de fogo. A equipe de investigação da Delegacia de Camaragibe conseguiu capturá-lo dentro de um veículo adaptado no centro comercial do município. Durante a revista realizada pelos policiais foram apreendidas uma espingarda calibre 12, municiada; uma balança de precisão e uma faca-peixeira. O integrante da equipe paraolímpica de atletismo foi conduzido à unidade policial de Camaragibe. Lá, foi constatado o seu envolvimento na prática de dois homicídios que ainda estão sendo investigados. O delegado Roberto Geraldo faz neste momento a ouvida do acusado na delegacia para saber mais detalhes dos crimes. Ao final do procedimento de flagrante, José Valmir será encaminhado ao Cotel, em Abreu e Lima, onde aguardará decisão da Justiça Criminal. Budega Nordestina

Marcos Araújo repórter policial Contato:SKYPE araujoimprensa123

Médicos legistas de Pernambuco decidem encerrar a operação-padrão

Os médicos legistas de Pernambuco, após assembleia realizada no começo da tarde desta quarta-feira (30), decidiram encerrar a operação-padrão reiniciada na última segunda (28). De acordo com o presidente da Associação Pernambucana dos Médicos Legistas (Apemol), Carlos Medeiros, a categoria viu que não haveria mais espaço para diálogo com o Governo e que a população ficaria prejudicada. Segundo Medeiros, os legistas consideram que a negociação salarial voltou à estaca zero e que será necessário apresentar nova proposta à administração estadual. O presidente da Apemol disse ainda que, na medida do possível, dentro das condições do Instituto Médico Legal, o serviço voltou ao funcionamento normal. Na noite da última segunda-feira (28), após o Conselho Regional de Medicina (Cremepe) considerar que era possível os legistas voltarem a trabalhar no IML, a categoria fez nova assembleia e decidiu pela manutenção da operação-padrão. "Verificamos as obras na estrutura física e os equipamentos e pelo que constatamos, a sala de necropsia já poderá ser usada”, chegou a afirmar o presidente do Cremepe, André Longo. Os legistas, no entanto, mantiveram o movimento. "Os médicos tiveram contemplada parte do que estava pleiteando junto ao Governo. Mas ficaram algumas pendências de cunho da própria carreira legista e do aspecto salarial. E, por conta disso, é que não se definiu pela suspensão do enfrentamento que a gente vinha tendo até então", disse Carlos Medeiros, na ocasião. Através do secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, o Governo de Pernambuco explicou que o acerto feito entre a categoria e o Governo, no último dia 23, previa o pagamento da gratificação referente aos meses de março, abril e maio, com variação de 14% a 32%. Em junho, data-base dos legistas, a negociação seria retomada. “Surpreendentemente, no mesmo momento em que o Conselho [Cremepe], por unanimidade, resolve levantar essa interdição e reconhecer que as condições de trabalho estão satisfatórias, nós vimos à assembleia dos médicos legistas reconsiderar essa decisão, poucos dias depois que aceitar a proposta do Governo, e entenderem que vão continuar com a operação padrão", disse o secretário.

Polícia Civil de Pernambuco.

A Polícia Civil de Pernambuco, através da delegada Lídia Barci, titular da unidade policial de Bonito, no agreste do estado, divulga a foto de um dos suspeitos do caso de estudantes vítimas de assalto e estupro, no último dia 22, na zona rural da cidade. O acusado em questão é Eliaquim Gutemberg Lopes do Rego, de 18 anos, apontado como um dos autores do crime. A justiça local decretou o mandado de prisão do suspeito na última quinta-feira e ele está foragido desde a data do crime. O segundo suspeito que teria agido com Eliaquim ainda não teve o mandado de prisão expedido pela justiça. As informações que levem a prisão do acusado podem ser encaminhadas para Disque-Denúncia capital - 34219595 e agreste 3719-4545. Budega Nordestina Marcos Araújo repórter policial Contato:SKYPE araujoimprensa123

Diário publica datas para restituição do Imposto de Renda 2011

O Diário Oficial da União publicou hoje (30) a instrução normativa da Receita Federal que fixa o calendário de liberação dos sete lotes de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2011. Os lotes serão liberados nas seguintes datas: 1º lote (15 de junho de 2011), 2º lote (15 de julho de 2011), 3º lote (15 de agosto de 2011), 4º lote (15 de setembro de 2011), 5º lote (17 de outubro de 2011), 6º lote (16 de novembro de 2011) e 7º lote (15 de dezembro de 2011). A norma determina que a ordem de liberação das restituições obedecerá a forma e a data com que a declaração foi apresentada à Receita. Quem entregou via internet terá prioridade, seguido dos que declararam em disquete. Os idosos continuarão recebendo prioritariamente as restituições, conforme o Estatuto do Idoso. Até a data de hoje (30) foram enviadas mais de 4,7 milhões de declarações.

Deputado José Augusto Maia compõe uma música em homenagem ao ex-vice-presidente José Alencar

O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) distribuiu nota, em Brasília, lamentando a morte, do ex-vice-presidente José Alencar. “Assim como todo o país, também estou muito triste. Afinal de contas, perdemos um homem de bem, um verdadeiro guerreiro, um empresário bem sucedido que, como figura pública, soube como poucos fazer política de forma sóbria e honesta ao lado do nosso grande Presidente Luis Inácio Lula da Silva”, disse o deputado petebista. Em homenagem ao ex-vice-presidente, José Augusto Maia, que também é cantor e compositor, compôs uma música que tem como título “Tributo a José Alencar”. Ela está disponível no site do deputado: www.camara.gov.br/joseaugustomaia, com música e imagens da trajetória política, empresarial e social do ex-vice-presidente da República. Blog do Inaldo Sampaio

Tributo a Jose Alencar

Armando Monteiro: exemplo de vida de Alencar deve ser seguido por novas gerações


Em discurso no Plenário nesta terça-feira (29), o senador Armando Monteiro (PTB) disse que o ex-vice-presidente José Alencar manteve a humildade apesar de todo o sucesso conquistado ao longo de sua vida e carreira. Para o senador, José Alencar deixou um exemplo aos brasileiros.

- Se é verdade que sua ausência deixa-nos um vazio imenso, é verdade também que seu exemplo de vida, sua tenacidade, sua determinação e seu espírito público devem se constituir, sobretudo para as novas gerações, em uma inspiração e uma referência - afirmou.

O senador também registrou a conduta "irrepreensivelmente ética" de José Alencar, tanto nos negócios privados quando no exercício de suas atividades como homem público.

Fonte: Agência Senado
Crédito da foto: Moreira Mariz/Agência Senado

Sugestão de nota - Memorial da Democracia será lançado hoje no Palácio do Campo das Princesas

A Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, participa, hoje, do lançamento do projeto Memorial da Democracia, museu dedicado aos registros das ditaduras militar (1964-1985) e Vargas (1937-1945), uma parceria com a Prefeitura do Recife e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Na mesma ocasião, o governador Eduardo Campos vai assinar a ordem de pagamento dos últimos 12 pedidos de indenizações de anistiados políticos com recursos estaduais. A secretária ficará responsável pelo pagamento. O lançamento do projeto será às 17h, no Palácio do Campo das Princesas.