quinta-feira, 5 de novembro de 2015

CENTRAL DE PLANTÕES EXPÕE GRAVE CRISE NA SEGURANÇA

Inaugurada há um ano e sete meses, a Central de Plantões da Polícia Civil se transformou em um nó dificil de desatar e está expondo a grave crise em que se encontra a segurança em Pernambuco.

Para quem não se lembra, a delegacia foi criada para dar mais agilidade ao encaminhamento das prisões em flagrantes realizadas pela PM. No projeto inicial, cinco equipes formadas por delegados, agentes e escrivãos estariam a disposição para receber os presos e liberar as equipes da PM para voltar às ruas o mais rápido possível. Mas há meses a realidade é bem diferente.

Os plantões, geralmente, estão sendo formados apenas por um ou dois delegados para receber todos os flagrantes vindos de Boa Viagem, Santo Amaro, Várzea, entre outros bairros do Recife. Isso já foi amplamente denunciado, mas continua sem solução. Nesta quinta-feira (5), por exemplo, segundo colegas da imprensa, o primeiro delegado do plantão chegou à Central às 10h.

Viaturas da Polícia Militar chegam a ficar paradas no local por mais de 12 horas esperando que os presos sejam recebidos pela Polícia Civil. Enquanto isso, as ruas ficam sem segurança e os criminosos à solta.

Se não bastasse, ainda falta infraestrutura adequada para que os profissionais da segurança trabalhem de forma digna. As salas estão com ar-condicionados quebrados, cheios de poeira e sem manutenção alguma. Nos banheiros, vazamentos são comuns.

A Central de Plantões foi inaugurada em março de 2014, com direito a palanque e discurso do ex-governador Eduardo Campos. Na época, segundo o Governo Estadual, foram gastos R$ 245 mil com reforma do prédio, climatização e mobiliário.

O clima na delegacia está tão complicado que na manhã desta quinta-feira comissários de polícia chegaram a protagonizar uma discussão e, segundo relatos, ainda trocaram agressões físicas. Pouco depois, jornalistas quase foram expulsos do local aos gritos por um delegado.

Diante desse caos generalizado é preciso que a Secretaria de Defesa Social (SDS) tome providências emergenciais e reveja os procedimentos adotados para que o trabalho da Central de Plantões volte a ter sentido, cumprindo o objetivo inicial de dar mais agilidade aos flagrantes e garantindo condições mínimas de trabalho aos profissionais.

http://m.jc.ne10.uol.com.br/blogs/rondajc/2015/11/05/central-de-plantoes-expoe-grave-crise-na-seguranca/

OPERAÇÕES REALIZADAS NOS ÚLTIMOS DIAS NA ÁREA DO 9º BPM

Com uma tropa apesar de pequena mais unida e comprometida com a segurança pública, o 9º Batalhão sediado em Garanhuns no Agreste de Pernambuco, vem nos últimos dias desenvolvendo várias ações objetivando reduzir os índices de criminalidade na região. Diariamente são desenvolvidas várias operações que fazem parte do Plano de Ação elaborado pelo comando do batalhão.
Em Bom Conselho na última terça-feira (3), dando continuidade às operações policiais que vêm sendo desenvolvidas no município, o Capitão André Fernandes, comandante da 3ª CPM, comandou o policiamento da cidade, na realização da Operação Risco Zero, no município de Bom Conselho.

A operação consistiu na realização de abordagens nas praças e bares, além do patrulhamento nos bairros conhecidos por Vavá, Cigano e Parmalat. Durante a operação, não houve registro de alterações.
Na manhã desta quinta-feira (5), foi realizada no município de Iati no Agreste, a Operação Feira Livre Segura, a ação foi desenvolvida pela Patrulha Rural, pessoas que estavam em pares e circulando pela feira foram abordadas, o alvo também dos PMs foi o mercado público municipal, durante as abordagens no local um homem tentou se desfazer de uma quantidade de maconha e foi preso, foram apreendidas também duas facas tipo peixeira.

Segunda edição do projeto cultural Santa Cruz Antiga será realizado neste sábado

Josivan Junho, Adriano Marlly e Galego Show são as atrações do evento – Fotos: Divulgação

No próximo sábado (07) será realizada mais uma edição do projeto cultural Santa Cruz Antiga.

Idealizado pelo blogueiro Marcondes Moreno, o projeto traz atrações locais que promovem um resgate cultural a músicas do passado, com foco especial na Jovem Guarda.

Para esta edição, que será realizada no Clube Ypiranga a partir das 19h, estarão os cantores Josivan Junho, Adriano Marlly e Galego Show.

A entrada para o II Santa Cruz Antiga é gratuita.

DURANTE OPERAÇÃO EM ÁGUAS BELAS, PM FLAGRA ELEMENTOS SE PREPARANDO PARA FUMAR MACONHA

Três indivíduos foram flagrados na manhã desta quinta-feira (5), quando se preparavam para fumar maconha em Águas Belas no Agreste.

O efetivo da Rocam sob a coordenação do Capitão André, comandante da 4ª CPM, realizava as Operações Crack e Duas Rodas, e flagraram três indivíduos na localidade Morro do Galo, o trio se preparava para fumar maconha quando a PM os abordou e com um deles foi encontrado o entorpecente.

O trio já é conhecido da polícia tendo eles já sido presos pelo mesmo crime, eles foram identificados como Rafael Soares da Silva, 18 anos, José Bruno Rodrigues Pereira, 20 anos e o adolescente de 14 anos, todos foram conduzidos a Delegacia de Polícia Civil de Águas Belas para as medidas cabíveis.

OPERAÇÃO DO BEPI APREENDE CRACK E MAIS DE SETE QUILOS DE MACONHA, EM CARUARU-PE

Segundo a polícia, as apreensões aconteceram devido uma Operação realizada na tarde de quarta-feira (04/11), onde foi obtido êxito, quando foi apreendido na residência de Marcos Antônio Pereira da Silva, 30 anos, morador do bairro do Salgado, 07 big bigs de maconha prontos para consumo, uma porção prensada da mesma erva pesando aproximadamente 350 gramas e R$ 61,00 em espécie.
O Marcos Antônio informou aos policiais que já havia vendido parte da droga e que a havia comprado o entorpecente em uma casa localizada no bairro São João da Escócia, mesma cidade. Diante das informações, as equipe deslocou-se ao referido bairro, onde localizou a residência denunciada. No local foi encontrado o Diogo Luiz de Melo Feitosa, 22 anos, que negou a venda das drogas. Após buscas no local o policiamento encontrou, 07 quilos de maconha prensada e aproximadamente 350 gramas de crack, escondidos embaixo do sofá da residência.

Os dois suspeitos foram detidos juntamente com a droga apreendida e foram encaminhados à delegacia de plantão da cidade de Caruaru, para as providências legais cabíveis.

GATI APREENDE ARMAS ENTERRADAS EM PESQUEIRA

Uma denúncia na tarde desta quarta-feira (4), levou o efetivo do GATI da 8ª CIPM a apreender duas armas de fogo, as espingardas sendo uma calibre 32 e a outra soca tempero estavam enterradas em uma casa abandonada, o local além de servir para esconder armas era utilizado para consumo de drogas.

De acordo com o Major Heleno comandante da 8ª Companhia este ano já foram apreendidas quase 200 armas de fogo, a meta do comando é que até o final do ano esse número ultrapasse os 200.

As espingardas foram entregues na Delegacia de Polícia Civil para posteriormente serem destruídas.

Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe registra dobro de atendimentos diários

Neste último final de semana, as unidades de saúde pública de Santa Cruz do Capibaribe trabalharam em ritmo acelerado. Os casos de viroses que acometem a população da região levaram o Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão (HMRFA) a registrar o dobro do número de atendimentos.

A forte incidência das viroses fez com que os atendimentos no Hospital Municipal saltassem de 250 para 500 ao dia, porém o sistema hospitalar continua atendendo a todos que dão entrada.

“Após esse surto de virose na região a demanda dobrou no nosso hospital municipal, toda a logística e planejamento tiveram alterações. Mesmo com o hospital sobrecarregado, estamos trabalhando, dando o melhor para os nossos pacientes”, disse Pollyane Costa, diretora do HMRFA.
O agricultor Evaldo Costa, morador da cidade de Barra de São Miguel, Paraíba, falou que foi atendido no Hospital Municipal. “Tenho um irmão aqui em Santa Cruz, jantei na casa dele, durante a madrugada acordei sofrendo dores musculares e na barriga, corri às duas horas da manhã para o hospital daqui, fui muito bem atendido e logo medicado”, destacou o agricultor.

“Só de outros municípios estamos recebendo aproximadamente 100 pessoas diariamente, todas com essa virose, porém estamos fazendo o possível para atender bem quem precisar do atendimento médico em Santa Cruz do Capibaribe”, disse o secretário de Saúde, Breno Feitoza.

“Minha mãe, por exemplo, estava sentindo dores no corpo, tontura, ânsia de vomito e febre, infelizmente tem muita gente em Santa Cruz com essa doença. Mesmo com muitas pessoas no hospital nós fomos bem atendidas”, contou a costureira, residente do bairro Palestina, Jane Lira.
O diretor clínico, Tiago Costa, contou que é rotineiro pacientes de cidades vizinhas buscarem atendimentos no Hospital Municipal. “É comum em nossos plantões recebermos pacientes de Barra de São Miguel e das cidades vizinhas como Brejo da Madre de Deus, Taquaritinga do Norte e Jataúba. Isso mostra que o Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão virou referência na região. Hoje contamos diariamente com três médicos plantonistas, para dar um melhor e mais humanizado atendimento”, declarou.

Há poucos mais de um ano, o Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão foi reformado. Houve ampliação do bloco cirúrgico e berçário, informatização e humanização do sistema de atendimento, melhorias no setor de urgência e emergência, entre outras ações que contribuíram para que somente no primeiro semestre de 2015 fossem realizados mais de 49 mil atendimentos aos usuários da Terra das Confecções e demais municípios vizinhos.


Informações da Assessoria

POLÍCIA MILITAR PRENDE CINCO HOMENS POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA E APREENDE ARMAS DE FOGO EM LAJEDO

Na manhã desta quarta-feira (4), durante o cumprimento do plano de ação do 9º BPM, policiais da 2ª CPM da cidade de Lajedo, realizava abordagens no Bairro Novo, Loteamento Bitonho, Na Rua Nossa Senhora de Fátima, quando perceberam um movimento suspeito por parte de um indivíduo que ao avistar a viatura policial correu para interior de uma casa. Quando os militares se aproximaram, verificaram que havia vários indivíduos no interior da propriedade que a princípio seria utilizada como um fabrico de gaiolas.
Foi realizada abordagens aos suspeitos, no entanto nada foi encontrado com eles. Em seguida foi realizado uma revista minuciosa no interior da casa sendo encontrado 01 Revólver calibre 22, com 07 munições intactas do mesmo calibre, 01 espingarda artesanal similar a uma escopeta calibre 12, um simulacro de arma de fogo, além de 01 TV 14 polegadas, um aparelho Play Station 2 e dois capacetes de motociclista.
Dentro da residência estavam os elementos identificados como, Edmilson de Jesus Silva, 20 anos, Ronaldo Cardoso da Silva, 26 anos, José Everton Rodrigues Ribeiro, 20 anos, Antônio João dos Santos Junior, 23 anos e Álvaro José da Silva, 29 anos. Os imputados acima são suspeitos de práticas delituosas no município e região. Assim sendo, todos foram detidos e conduzidos até à delegacia local onde foram autuados por posse ilegal de arma de fogo e formação de quadrilha.

Desaparecimento de comerciante santacruzense intriga a polícia

Ainda segue desaparecido o comerciante José Aquino Bispo da Silva (foto ao lado), que reside na cidade de Santa Cruz do Capibaribe.

O comerciante, de 35 anos, desapareceu em 14 de outubro e, de acordo com informações fornecidas por sua companheira a polícia, ele estava em seu estabelecimento comercial, localizado na Rua Maria Eunice Chagas (bairro Bela Vista) quando uma pessoa não identificada chegou, de carro, até o local.

José Aquino, que trabalha com rações para animais, teria recebido o convite para ver alguns passarinhos que estariam à venda e, acreditando na oferta, entrou no carro dessa pessoa.

Antes de ir embora, chegou a pedir para que um amigo tomasse de conta do estabelecimento por alguns minutos, mas desde então não foi mais visto. Na época do desaparecimento, Elisete Francisca Vieira (companheira de José), afirmou que o comerciante pode ter sido assassinado.

A hipótese é a principal linha de investigação adotada até então.

Para ela, o principal suspeito de ter cometido o suposto crime contra o comerciante seria o seu ex-marido que o teria ameaçado três semanas antes. Elisete chegou a relatar que também tinha mensagens de texto do suspeito, também relatando ameaças.

O caso continua a ser investigado, mas nenhum fato novo do caso foi apresentado até o momento.

Quem souber do paradeiro de José, pode ligar para a delegacia, através dos telefones (81) 3759-8229 / (81) 3759-8232 ou para o Disque denúncia, através do número (81) 3759-8205

ADOLESCENTES SÃO APREENDIDOS PORTANDO MACONHA EM LAJEDO

Dois adolescentes foram apreendidos na tarde de quarta-feira (4) em Lajedo no Agreste pernambucano, segundo informações da Polícia Militar os infratores caminhavam pela Rua Felipe Camarão e durante abordagem foi encontrado com os mesmos uma quantidade de maconha.

Apreendidos eles foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil para as medidas cabíveis.

MOTO ROUBADA EM IBIRAJUBA É ENCONTRADA EM CALÇADO

Uma motocicleta tomada em um assalto na rodovia PE-149 em Ibirajuba, no Agreste, foi encontrada na manhã desta quinta-feira (5), a moto Yamaha de placa PEW-8418, estava abandonada no trevo de acesso ao municípios de Jurema e Calçado, as margens da PE-180.

A motocicleta foi entregue na Delegacia de Polícia Civil de Lajedo para as medidas cabíveis.