segunda-feira, 26 de maio de 2014

E a bagunça política continua em Caruaru

Procedimentos para abertura de cassação de vereadores envolvidos na Operação Ponto Final são suspensos pela Justiça

Vereadores Jadiel Nascimento, Louro do Juá, Sivaldo Oliveira, Cecílio Pedro, Val de Cachoeira Seca e Neto obtiveram mais uma vitória na Justiça, mesmo com tantas acusações comprovadas contra os mesmos
Erros por parte da Câmara de Vereadores ou interferência direta do Judiciário?

São essas as duas perguntas que pairam no panorama político na cidade de Caruaru que, mais uma vez, para na mira dos holofotes pelas reviravoltas políticas desencadeadas pelas operações Ponto Final I e II.

As investigações denunciaram 10 políticos daquela cidade por esquema de compra de assinaturas para realização de CPI da Controladoria Geral da União (CGU) em Caruaru.

Dessa vez, por determinação do juiz José Fernando dos Santos, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Caruaru, suspendeu os processos administrativos realizados pela Comissão de Ética naquela casa de Leis, que poderia resultar na abertura dos processos de cassação dos vereadores Pastor Jadiel Nascimento (Pros), Louro do Juá (Solidariedade), Sivaldo Oliveira (PP), Cecílio Pedro (PTB), Val de Cachoeira Seca (DEM) e Neto (PMN).

De acordo com os advogados de defesa, a Câmara cometeu diversos erros que acabaram na decisão favorável aos políticos, especialmente “o fato do relator da Comissão de Ética, vereador Marcelo Gomes, ser também o denunciante dos vereadores, uma situação inconstitucional. A ampla defesa também foi prejudicada, com a negativa de vários pedidos nossos. Por isso o juiz acatou o argumento da defesa. Esse é apenas um ato que entramos com o recurso, existem ainda várias irregulares”, disse Marcelo Cumaru, que é defensor do vereador Jajá (sem partido), que foi beneficiado pela mesma suspensão.

Com isso, restam ainda três processos abertos na Comissão contra Evandro Silva (PMDB), Val das Rendeiras (Pros) e Eduardo Cantarelli (Solidariedade), mas os advogados vão ingressar com o pedido de liminar nos próximos dias para suspender mais esses processos.

O presidente da Câmara, o vereador Leonardo Chaves (PSD) já adiantou que não irá recorrer das decisões.

As decisões favoráveis aos vereadores, mesmo com tantas acusações comprovadas em mais de 600 páginas de inquérito policial colocam, mais uma vez, uma mancha na política da região, especialmente no que rege a “Lei do Ficha Limpa”, que condena que políticos com processos judiciais possam concorrer ou assumir cargos políticos.
Matéria produzida com informações do Blog do Mário Flávio.

2° EDIÇÃO


C  U  R  I  O  S  I  D  A  D  E
_____________________________________________________

HISTÓRIA DO WHISKY

História do Whisky:

Há registro na história, de que o primeiro processo de destilação foi descoberto pelos egípcios e chineses em busca de novas formas de perfumes e adaptado por monges na Europa, provavelmente no século 11, para a destilação de vinho com o objetivo de produzir conhaque. A prática foi divulgada à medida que os efeitos hedônicos da “a água da vida” se tornaram conhecidos. Como o clima do norte, não era favorável ao cultivo da uva, o processo foi adaptado para a destilação de cereais fermentados, em especial a cevada. Mas, no século doze, na Irlanda, uma forma precária de whisky estava sendo destilada, e essas experiências foram introduzidas na Escócia pelos monges irlandeses. 

Sabe-se que São Colomba viajou da Irlanda até o porto em Iona em 536 d.C., uma data valiosa para a história religiosa da Escócia. A ilha escocesa de Islay, perto de Iona, tem uma grande e histórica tradição de produzir whisky de malte e tradicionais ligações históricas com a Irlanda através da língua comum, o gaélico. Seu limite ocidental está imensamente distante da Calçada dos Girantes no condado de Antrim, Irlanda do Norte, e Kintyre, no continente escocês, e, portanto, teria sido uma simples questão de transportar de barco um alambique primitivo para Islay, segundo a lenda, um girante irlandês saltou até a Escócia com um tonel de whisky nas costas, e não é coincidência que aqua vitae se traduza para o gaélico como “uisge beatha”. Comenta-se, no entanto, que o termo gaélico veio primeiro tendo sido latinizado pelos monges. 

A primeira referência a palavra “whisky” está inscrita no Tesouro Público da Escócia de 1494, que registra uma encomenda do rei Jaime IV de “oito recipientes de malte para o frade John Cor da abadia de Lindores, com os quais deveria fazer aqua vitae” (equivale a aproximadamente 400 garrafas atuais). Após a dissolução dos mosteiros no século 16, muitos monges passaram a desenvolver suas habilidades como destiladores de “uisge beatha”, que já eram conhecidos por suas qualidades medicinais. 

Diz-se ser do pastor de Ettrick, James Hogg, o seguinte comentário: “Se uma pessoa pudesse encontrar a proporção exata em quantidade que deve ser bebida diariamente e ater-se a isso, acredito que ela poderia viver para sempre, sem morrer em absoluto, e que médicos e cemitérios seriam desnecessários”. 

Embora a habilidade de destilação tenha sido no início desempenhada por monges, os fazendeiros da região adquiriram rápido as novas habilidades. No século 16, a destilação do whisky tornara-se uma das principais atividades nas fazendas de toda Escócia, e o processo foi aperfeiçoado pelo desenvolvimento do familiar alambique “por still” em forma de pêra muito utilizado ainda hoje e o uso de água corrente fria para a melhor condensação do espírito, já que a região existe água em abundância de ótima qualidade. Foi também no século 16 que a lei escocesa interferiu inicialmente na produção de whisky.

Tino Lopes
Administrador de empresas
Relações Públicas
MBA em Pessoas e Finanças
Pós-Graduado em Gestão Pública
Extensão em Arranjos Produtivos na Área de Confecções
Comunicador de Rádio
Pesquisador

Próxíma edição: Continuação da História do Whisky

ACIDENTA.

foi na tarde do ultimo domingo dia (25) de maio um acidente envolvendo 03 veículos aconteceu no centro de Santa Cruz do Capibaribe no agreste pernambucano.
Segundo informações o acidente ocorreu por voltas das 14:30 hs, onde uma caminhoneta tipo F 4000 atravessou a Avenida 29 de Dezembro no cruzamento com a João Francisco Aragão provocando uma acidente envolvendo mais dois carros de passeio.

O SAMU foi acionado e fez os primeiros socorros a uma mulher que estava no veículo de passeio da marca VW GOL. O Fiat Siena também envolvido no acidente estava parado no acostamento.

Homem é morto com golpes de machado em Caruaru

Mais um crime fatal foi registrado na madrugada desse sábado em Caruaru, no Agreste pernambucano. Um homem de 28 anos foi morto com golpes de machado após briga próxima a favela Portelinha, no bairro Santa Rosa. O criminoso foi preso em seguida e confessou o crime.

De acordo com a Policia Militar, a vitima entrou em briga corporal com o algoz e foi golpeado varias vezes com um machado. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Logo após o crime, o acusado foi preso em flagrante e na Delegacia confessou ter matado alegando legitima defesa.

O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML). E o acuso foi levado ao presídio da cidade.

IBGE vai oficializar Marco Zero de Caruaru, no Agreste

O município de Caruaru, no Agreste pernambucano, deve ganhar um ponto de referência oficial ainda este ano. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) enviou uma equipe com quatro técnicos para realizar coordenadas de alta precisão e cadastrar o Marco Zero do município no banco de dados do órgão. As medições foram solicitadas pela coordenação da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (Acaccil).
Agora, técnicos passam as informações para o IBGE analisar. (Foto: Júniors, Adilson/Site Liberdade)

Os técnicos vieram de Salvador (BA) e executaram três sessões de três horas cada, entre o sábado e o domingo. As informações foram colhidas a partir de um GPS especifico e serão repassadas ao IBGE para o que processo seja iniciado.

De acordo com Luiz Valoz, técnico geodésico do IBGE, com a oficialização, o ponto servirá de orientação para todo o Brasil e ajudará as obra de engenharia num raio de 50 km, seja particular ou pública. 

Mesmo sem a oficialização, o Marco Zero já é culturalmente um local onde os caruaruenses se posicionam na cidade. O local ficou popular nos anos 90 com a saída da feira do pátio da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Marco Zero é um ponto turístico na cidade de Caruaru. (Foto: Júniors, Adilson/ SIte LIberdade)

São João de Arcoverde terá Claudia Leite, Lucy Alves e Jorge de Altinho

O São João de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, também teve seu lançamento oficializado e está pronto para começar. A programação foi divulgada na Capital pernambucana e vai contar com nomes da música nacional, regional e local. Entre os dias 19 e 28 de junho se apresentaram Claudia Leitte, Jorge de Altinho, Lucy Alves, Fafá de Belém, Bruno & Marrone, Magníficos e Geraldinho Lins.

O maior destaque local ocorrerá na véspera de São João (23), com o II Grande Encontro dos Cocos Raízes e Trupé de Arcoverde. Outro atrativo será o cinema Cine Rio Branco com a atração “Luz, Câmera, Ação... O cinema vai passar no melhor São João do Nordeste”.




O município contará com dez polos para acolher todos os públicos. Artes, Budega da Poesia, Diversão, Forrogospel, Gastronomia, Multicultural, Multimusical, Pé de Serra, Raízes do Coco e Vila de Rio Branco. O movimento econômico está previsto em R$ 30 milhões.  

CONFIRMADAS PARA O POLO MULTICULTURAL
DATA
ATRAÇÕES
19
Os Pariceiros, Lucy Alves e Jorge de Altinho
20
Marzinho de Arcoverde, Magníficos e Thiago Costa
21
Forró Estigado, Wagner Carvalho, Claudia Leitte e Noda de Caju
22
Paulinho Leite e Fafá de Belém
23
Academia da Berlinda, II Grande Encontro dos Cocos Raízes e Trupé de Arcoverde, Luan e Forró Estilizado
24
Flávio Leandro, Geraldinho Lins, Banda Kitara
25
Garota Safada, Benil e Forró da Curtição
26
Banda Pinga Fogo, Limão com Mel e Forró Arreio de Ouro
27
Gabriel Diniz, Bonde do Brasil
28
Forró Kartuxo, Valdinho Paes, Bruno & Marrone e Capim com Mel

Confira as manchetes dos jornais desta segunda-feira (26)

FOLHA DE PERNAMBUCO
 
VEXAME NA ILHA
 
JORNAL DO COMMERCIO
 
E A CAMISA NOVA PESOU
 
DIARIO DE PERNAMBUCO
 
COMEÇA A REUNIÃO DA NOVA FAMÍLIA SCOLARI
 
A TARDE/SALVADOR
 
VOTAÇÃO PARA TRIBUNAIS LEVA WAGNER À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
 
O POVO/FORTALEZA
 
ESPAÇOS PÚBLICOS DEGRADADOS, MAS OCUPADOS
 
FOLHA DE S. PAULO
 
CAI EXIGÊNCIA DE COR E IDADE PARA ADOÇÃO DE CRIANÇA
 
O GLOBO
 
IMPORTAÇÃO CUSTARÁ 18 BILHÕES E 800 MILHÕES DE DÓLARES À PETROBRAS
 
CORREIO BRAZILIENSE
 
O RASTRO DE DESTRUIÇÃO DO ÁLCOOL
 
ESTADO DE MINAS
 
COMÉRCIO FORA DA LEI
 
ZERO HORA/PORTO ALEGRE
 
UMA OPERAÇÃO, VÁRIAS FRAUDES

AGÊNCIA DOS CORREIOS DE ÁGUAS BELAS É ARROMBADA

Bandidos ainda não identificados arrombaram na madrugada do ultimo sábado dia (24), a agência dos Correios do município de Águas Belas no agreste de Pernambuco. Na ação criminosa foram levados vários objetos, um notebook, uma CPU onde era monitorado o sistema de câmeras da agência e um revólver calibre 38 com 06 munições intactas. Na fuga os ladrões deixaram cair no interior do estabelecimento 12 munições de revólver calibre 38.

Os criminosos conseguiram entrar no prédio após arrombarem uma das janelas, a agência dos Correios fica na Praça Nossa Senhora da Conceição.

Apostador do Rio de Janeiro leva R$ 7,2 milhões na Mega-Sena

Um apostador do Rio de Janeiro acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.602 da Mega-Sena realizado neste sábado (24), em  Campo Grande (MS) e vai levar o prêmio de R$ 7.222.388,90.
Veja as dezenas: 08 - 12 - 22 - 35 - 40 - 44.

A Quina teve 69 acertadores e cada um vai levar R$ 31.977,36. Já a Quadra paga R$ 521,94, para cada um de seus 6.039 ganhadores.
A previsão é de que a Mega-Sena pague R$ 3 milhões no sorteio da próxima quarta-feira (28), segundo a Caixa Econômica Federal.
Para apostar
A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 2,50.
Fonte: G1

RÁDIO VALE - AM