sexta-feira, 30 de março de 2018

‘Sexta feira da paixão’ é marcada por homicídio em Santa Cruz

Fotos: Jabson Nunes. do Blog do Ney Lima

Na manhã desta sexta-feira (30) um homem foi assassinado às margens da PE-160, no bairro da Palestina, em Santa Cruz do Capibaribe. De acordo com a polícia civil, a vítima sofreu tiros na cabeça e um na mão (possivelmente no ato de tentar uma defesa).

O homem foi identificado por Edilson Clarindo de Lima Souza (idade não relatada). Ele era ex-presidiário e residia na Palestina. Não foi informado por quais crimes ele já havia respondido.

O crime aconteceu por volta das 5h da manhã e nenhum suspeito foi pego.


Fonte: Blog do Ney Lima

Morre Nelma Figueiredo, precursora do telejornalismo na Paraíba

Faleceu na tarde desta sexta-feira (30), no Hospital de Unimed, em João Pessoa, a jornalista Nelma Figueiredo, uma das pioneiras do telejornalismo paraibano.

Com mais de 30 anos de atuação na imprensa paraibana e passagens pelas TVs O Norte, Cabo Branco, Correio e Tambaú, além de 28 anos atuando como assessora de imprensa do Detran-PB, Nelma lutava contra um câncer. Na manhã de hoje ela foi levada as pressas para o hospital mas não resistiu e veio a óbito.

A notícia da morte da jornalista foi confirmada no início da tarde pelo ex-esposo de Nelma, o apresentador Aldo Schueler, em sua conta no Facebook. “A vida se foi. Não era a notícia que eu queria dar. Meu Jesus!”, postou.

Nelma tinha 53 anos e deixa dois filhos e uma neta. O enterro será às 11h deste sábado (31) no Cemitério Parque das Acácias, na Capital paraibana. Atualmente Nelma Figueiredo estava trabalhando como âncora o CBN Cotidiano, na Rádio CBN, em João Pessoa.

Colegas de imprensa que conviveram, conviviam e admiravam a trajetória de Nelma receberam a notícia com surpresa e lamentaram a morte da profissional de imprensa.

 “Mesmo de longe, o pesar pela partida da colega e jornalista Nelma Figueiredo. Pioneira de nossa TV, Nelma era uma das mais experientes e talentosas profissionais do meio. Dona de uma singular memória e capacidade de transmitir longos textos no ar sem olhar para o papel. Narrou com sua voz grandes momentos da vida pública paraibana, fundou telejornais e experimentou na sua última fase a magia do rádio. No começo de minha jornada, após a graduação, trabalhei ao seu lado na TV Correio e sempre recebi dela incentivo e dicas. Uma companheira de trabalho solidária, doce e cheia de alegria. Fica o legado de dignidade, ética e respeito à profissão. À família, o abraço e as preces por consolo e paz”, lamentou o jornalista Heron Cid em sua página no Instragram.

Já Wallison Bezerra lembrou os primeiros passos na imprensa ao lado de Nelma e destacou a contribuição que ela deu a sua ascensão profissional.

 “Nossos encontros foram únicos, nossas conversas as melhores, pena que tão curtos, três anos. Trabalhar, conviver, confidenciar, planejar, tantas cosas tivemos a oportunidade de fazer em conjunto. Você sempre me incentivou, me levou para as alturas. Na memória, momentos inesquecíveis. Na esperança, a chance de te encontrar novamente e te ouvir me chamando de traíra”, postou o jornalista no Facebook.

Companheiro de Nelma no Sistema Paraíba, o jornalista Suetoni Souto Maior contou que mesmo acometida da enfermidade, Nelma procurou fazer o trabalho dela de um jeito que qualquer pessoa não imaginaria que estivesse doente.

 “Ela usou de força sobre humana porque não queria deixar de trabalhar. Deu o melhor dela até quando conseguiu”, destacou Suetoni.

Colega de Nelma desde os primeiros passos do telejornalismo na Paraíba, José Vieira Neto destacou a passagem brilhante dela por vários órgãos de imprensa. Segundo ele, um fato que chamava atenção nos últimos anos era o seu vigor profissional apesar de tantos anos de atuação.

 “Respirava a profissão, nunca vi tanto faro e tanta empolgação por tanto tempo. De repórter a diretora de jornalismo e, por último, como âncora da CBN, sempre nos pautava, sempre nos encantava. As vezes conversava sobre o pique dela de se manter no vídeo, como repórter, quando a maioria dos contemporâneos já havia deixado a telinha e mergulhado em assessorias ou em outros projetos. A reposta era sempre firme: É a minha vida, dizia, já entabulando um assunto jornalístico”, afirma trecho de nota de Zé Vieira Neto à imprensa.

 “Nelma Figueiredo foi a repórter que mais tempo atuou ininterruptamente na televisão paraibana. Alguém que sempre respeitei admirei pelo trato com a noticia, pela postura profissional. Lamento demais sua morte. Acreditei que venceria mais essa batalha. Deus a receba em seu reino”, escreveu Rosâgela Marques com quem atuou por vários anos na TV Cabo Branco.

Sindicato dos jornalistas emite nota de pesar

O Sindicato dos Jornalistas da Paraíba lamenta profundamente o falecimento da repórter, editora e apresentadora Nelma Figueiredo, uma profissional completa, aguerrida e merecedora de reconhecimento e homenagens.

 “Com muita surpresa e tristeza tomamos conhecimento da partida de Nelma. Ela sempre dignificou a categoria e exerceu o jornalismo da melhor maneira possível”, disse Land Seixas. “Era um ícone e uma dama da nossa imprensa que deixará muita saudade”, disse o presidente da entidade, Land Seixas.


Fonte: Mais PB

Renato Góes rala os joelhos em cena

O ator recifense Renato Góes, tem feito o possível para dá maior veracidade ao papel de Jesus Cristo, na 51ª edição da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no município de Brejo da Madre de Deus, agreste pernambucano.

Mesmo usando joelheiras em cena, Góes não teve como evitar os ralados no joelhos, principalmente nas cenas em que se joga no chão.

Trajando bermuda, camiseta e boné, o ator deixou à mostra os dois joelhos levemente ralados ao circular na Pousada da Paixão.


Informações da Assessoria

NESTA SEXTA-FEIRA (30) EM NOVA JERUSALÉM

Registrados seis assassinatos e cinco assaltos a ônibus nas últimas 24 horas em Pernambuco

Registrados cinco assaltos a ônibus na Região Metropolitana do Recife, nas últimas 24 horas. No mês de março 196 assaltos e no ano 663.

Seis pessoas foram assassinadas na véspera do feriado em Pernambuco, dois homicídios no Grande Recife e 4 no interior. No ano o número de assassinatos no Estado chega a 1.118, 497 no Grande Recife e 621 no interior.

Em Caruaru, a polícia prendeu nesta quinta-feira (29), no bairro José Carlos de Oliveira, Renato Cícero da Silva, 27 anos. Ele é o terceiro preso suspeito de matar o casal Jadiel Alexandre Lima da Silva, 37 anos, e Ana Karla Maria da Silva, 35, no dia 25 de fevereiro, no bairro Centenário.

Na quarta (28), foram presos Eudes Filipe Paixão da Silva, 30 anos, e Weslley Diego Ferreira da Silva, 25. Eles negaram a autoria do duplo assassinato.

PAIXÃO DE CRISTO POSSIBILITA ACESSIBILIDADE A CADEIRANTES, CEGOS E SURDOS

Proporcionar a um maior número de pessoas possível a oportunidade de assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é uma das propostas da Sociedade Teatral de Fazenda Nova (STFN). Para isso, um convênio com o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESES) e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), criou o Projeto Paixão que proporciona acessibilidade para que as pessoas com deficiência possam vivenciar esta experiência.

Àqueles que não conseguem se locomover sozinhos por todo o circuito da cidade-teatro, desde 2008, são disponibilizadas 100 cadeiras de rodas, de forma gratuita. Já o serviço de condução das cadeira pode ser contratado. Todos os dias, 100 profissionais estão disponíveis para conduzir os cadeirantes por todo o trajeto do espetáculo.

Além deste serviço, desde 2011, as pessoas com problemas auditivos também podem acompanhar a encenação dos últimos dias de vida de Jesus por meio do serviço de intérpretes de Libras. Em cada um dos cenários, profissionais se revezam para levar aos surdos às emoções do espetáculo. Eles ficam nos cantos de cada cena apresentando cada detalhe da performance dos atores e atrizes. Todos que vivem essa experiência, saem de Nova Jerusalém maravilhados.

Outro diferencial do espetáculo de Nova Jerusalém, que existe também desde 2011, é o serviço de áudio descrição para as pessoas com deficiência visual. No ano passado, o serviço foi disponibilizado por meio de uma parceria com a Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR).

Durante as cenas, equipamentos usados em gravações simultâneas são entregues às pessoas com deficiência visual. Os aparelhos permitem a áudio descrição de tudo que acontece durante o espetáculo, principalmente, nos intervalos silenciosos das cenas.

 “A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é uma história que precisa ser vivida por todas as pessoas. Por isso, ano após ano, incrementamos os serviços para oferecer ao público com deficiência os melhores recursos para que possa não só visitar o local, mas vivenciar momentos de pura emoção durante a encenação e ser multiplicador desse espetáculo que desde 1968 transforma para melhor a vida de milhares de pessoas”, ressalta Robinson Pacheco.

Espetáculo Paixão de Cristo será encenado na Catedral de Caruaru

O Grupo Dom Augusto Carvalho (GDAC) realiza nesta sexta-feira o espetáculo Paixão de Cristo, na Catedral Nossa Senhora das Dores. Serão duas edições às 5h e 17h.

Na reportagem de Adriano Luiz, o coordenador do GDAC, Euzimar Carvalho, explica como serão as apresentações.

Ouça
Fonte: Liberdade.com.br

PRF reforça Operação Semana Santa em todos os estados brasileiros

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) continua com o policiamento nas estradas de todo o País. O controle de acidentes e da criminalidade vai até domingo (01).

O feriado da Sexta-Feira Santa prolongou o final de semana, e assim, o fluxo de veículos nas rodovias é maior. De acordo com a PRF, esse é um fator que aumenta os riscos de acidentes.

A estratégia é de aumentar o reforço de policiais nas estradas com maior concentração de acidentes, e também diminuir a circulação de veículos de carga.

Ouça reportagem de Claudiana Silva

Fonte: Liberdade.com.br

PRESO EM SÃO JOÃO CASAL SUSPEITO DE PRATICAR ASSALTO NA REGIÃO

Na manhã desta quarta-feira (29), policiais da Delegacia de São João no Agreste pernambucano sob o comando do Delegado Marcos Omena, com apoio da equipe Malhas da Lei e Agentes da Delegacia de Jupi deram cumprimento a dois Mandados de Prisão Preventiva, expedidos pelo juízo local.

De acordo com a Polícia Civil foram presos o Rogério José Pereira, e Maria de Lourdes, ambos investigados pela prática de roubo de veículo na cidade de São João/PE.

Ainda segundo a Polícia Civil, a dupla é apontada como autora de diversos roubos na região, quando utilizavam motocicletas para praticar os delitos. Maria de Lourdes foi presa em flagrante recentemente na cidade de Calçados/PE pela prática do mesmo crime.

Após os procedimentos legais a dupla será encaminhada ao Sistema Prisional do estado.

BREJO - Defensoria Pública inaugura sala para atender melhor aqueles que não tem condições de pagar um advogado

Na tarde da ultima quarta-feira dia (28) de Março 2018, o defensor público do Brejo da Madre de Deus, na pessoa do Dr. João Duque, juntamente com o defensor Geral do Estado de Pernambuco Senhor, Dr. Manuel Jerônimo, inauguraram simbolicamente a sala de defensoria Pública no fórum de Brejo da Madre de Deus, onde estiveram presente, o promotor de Justiça Dr. António Rolemberg Feitosa, Servidores do Ministério Público de Brejo, Advogados, e autoridades do município, Também esteve presente o Ex-vereador Furibinha da cidade de Jataúba.

A Defensoria Pública de Brejo já funcionava à 2 anos na cidade auxiliando as pessoas que não tem condições de pagar um advogado.

Agora com a nova instalação a população de Brejo passa a ser acolhida em um local mais confortável que proporciona melhores condições para a prestação do serviço ofertado pela Defensoria Pública do nosso município. Na ocasião o defensor, Dr. João Duque agradeceu as autoridades em a imprensa que marcaram presença.


Fonte: Blog Manhã Nordestina,