sábado, 24 de setembro de 2016

Eleições 2016 – Cobertura completa!

Homenagens, promessas e fortes discursos são destaques em Mala do candidato Fernando Aragão

Fotos: Elivaldo Araújo.

O grupo de Oposição de Santa Cruz do Capibaribe, que tem como candidatos a prefeito e vice, Fernando Aragão (PTB) e Cleiton Barboza (PTN) realizou na noite desta sexta-feira (23) a sua ultima Mala desta campanha eleitoral. O evento desta vez aconteceu na Rua Lázaro Davi Monteiro, bairro São Cristóvão.

Na ocasião, vários candidatos a vereadores que disputam as 17 vagas do Legislativo estiveram discursando, além do ex-prefeito Aragãozinho e o ex-deputado federal José Augusto Maia, porém o fato que chamou mais atenção durante o evento, foi a presença de familiares do candidato a prefeito, Fernando Aragão, ao palanque, onde ocorreu uma homenagem que emocionou o mesmo.
Aragãozinho relembra campanha política de 1992


Entre os discursos da noite, o ex-prefeito Aragãozinho relembrou um pouco sobre a sua campanha o qual foi vencedor em 1992 e, aproveitou para atacar o candidato Edson Vieira (PSDB).

“Faz 24 anos que fizemos o nosso primeiro comício aqui na Rua Lázaro, naquela campanha nós começamos com dificuldades, mas nós chegamos lá e, graças á Deus tiramos a cidade das garras dos Carcarás que dominavam o município. Quem calçou essa rua fomos nós durante a administração, ele (Edson Vieira) anda dizendo que calçou umas trezentas e tantas ruas, eu acho isso uma grande mentira, pois com o dinheiro da prefeitura, ele não calçou nenhuma, quase todas foram com o dinheiro de emendas do deputado federal (Eduardo) Da Fonte e pelo programa do Estado, além de emendas de Armando Monteiro” – frisou.

José Augusto Maia relata suposta equipe com homens armados e que estariam tentado amedrontar políticos Taboquinhas


O ex-deputado federal José Augusto Maia em seu discurso, denunciou uma suposta equipe de pessoas vestidas com roupas pretas e armadas e que estaria segundo o mesmo, tentado amedrontar alguns políticos e correligionários do palanque Taboquinha.

“Tem um bando de caras de preto em motos, rondando toda a cidade, aproximadamente uns 40, esses caras começaram a me insultar, me indagar e eram coisas horrorosas que diziam de mim e eu tentei me sair, mas eles iriam pra um lado e pro outro e digo á vocês, armados, mas eu vou procurar o Juiz de Direito, com advogados procurar a promotoria, o Ministério Publico, porque eu quero saber se aqueles caras estão a mando de quem, armados durante a noite e madrugada, amedrontando a população e inclusive o nosso palanque, e eu não quero acreditar que tem policial nesse meio, andando com esses malandras e malfeitores, pois não é possível que a polícia esteja permitindo isso, mas vamos tomar uma providência” – prometeu.

Ainda em seu discurso, José Augusto Maia falou sobre a entrega de 19 viaturas policiais do governo do estado ao município de Caruaru e criticou o deputado estadual Diogo Moraes (PSB).

“Fiquei muito triste hoje, como é que esse governo do estado manda 19 viaturas zero quilômetro para Caruaru e deixa Santa Cruz com apenas duas viaturas, isso não pode, respeite Santa Cruz, ele é fraco, mas muito mais fraco é esse ‘deputaduzinho’ Diogo Moraes que diz que é da cozinha, da sala e não faz absolutamente nada e só vive pegando carona em obras dos outros” – falou.

Cleiton Barboza critica Diogo Moraes e pede explicações a Edson Vieira


O candidato a vice-prefeito Cleiton Barbosa também falou sobre a entrega de viaturas policiais ao município de Caruaru e cobrou ação do deputado Diogo Moraes.

“Caruaru hoje recebeu 19 novas viaturas e pra Santa Cruz o que vem? nem promessa e então o ‘deputaduzinho’ do lado de lá acha ruim quando eu falo. Ele é o cara de maior influência no estado de Pernambuco e primeiro secretário, mas não tem força para trazer sequer uma viatura para Santa Cruz, acabamos de perder a ROCAM para a cidade de Taquaritinga. Esse é o governo do atraso que vai pras ruas mentir e dizer que avançou” – citou.

Em sua fala, Cleiton aproveitou para tecer críticas ao prefeito Edson Vieira e pediu explicações.

“Ele propagava há quatro anos em moralizar a política de Santa Cruz, quem não lembra que ele falava tanto da merenda e ai eu pergunto, meu amigo Boca Preta, porque é que ele não fala da KMC?, porque não fala em prefeito bloqueado?, tenha pelo menos um pouco de respeito próprio, esse rapaz se conduziu há quanto anos a chamar um político de ladrão de merenda e, agora ele está envolvido em uma série de denúncias que a justiça tarda, mas não falha e vai comprovar que de fato houve desvio do recurso público” – completou.

Fernando Aragão fala sobre promessas para saúde pública e um possível novo governo 


O candidato a prefeito Fernando Aragão falou em tom emocionado, sobre a homenagem feita por familiares e em seguida, comentou sobre um possível novo governo para Santa Cruz do Capibaribe, caso o mesmo seja eleito.

“Santa Cruz pode dormir em paz que a partir de janeiro vocês terão um homem honesto dentro da prefeitura, mas eu quero com Cleiton Barboza, junto com meus vereadores, junto com o povo de Santa Cruz, fazer oque muitos diziam fazer e não fizeram, mas iremos transformar essa cidade, dá o direito á vocês em puder andar nesta cidade, sem medo, sem assombro e sem bandidagem nas ruas, eu prometo á vocês que vou trabalhar do primeiro ao último dia do meu mandato em prol dessa cidade” – afirmou.

Fernando finalizou o discurso falando sobre promessas para a saúde pública do município

“Garanto á vocês que a saúde de Santa cruz vai melhorar e esse palanque vai trabalhar para que não precise fazer do hospital da cidade, uma rodoviária, mas vamos acabar com isso, iremos trabalhar para que vocês possam ter tudo isso aqui, porque o dinheiro existe é só simplesmente ser honesto e ter as mãos limpas” – finalizou.

Eleições 2016 – Cobertura completa!

Confirmação de vinda do Governador a Santa Cruz marca mala situacionista no bairro Santo Agostinho

Fotos: Thonny Hill

Na noite desta sexta-feira (23) foi realizada mais uma mala política do grupo situacionista em Santa Cruz.

O evento político aconteceu no bairro Santo Agostinho, onde 43 candidatos a vereadores de várias legendas falaram para o público, que também ouviu os discursos do líder estadual do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), Reverendo Marcos Cosmo, e dos candidatos a prefeito e vice, respectivamente, Edson Vieira (PSDB) e Dida de Nan (PSB).


O fato mais marcante do evento foi a confirmação, por Edson Vieira, da vinda do Governador Paulo Câmara (PSB) ao município no comício do próximo domingo (25), a ser realizado na Avenida Souza Aragão, a mesma do Hospital Materno Infantil.

Além do governador, também foi confirmada mais uma vinda do Ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB) e o Ministro da Educação, Mendonça Filho.

Líder do MTST destaca doação de terreno para construção de casas populares


Primeiro dos principais discursos da noite, o Reverendo Marcos Cosmo destacou, segundo ele, a parceria firmada entre o movimento social e a prefeitura municipal.

Segundo o reverendo, a parceria tem gerado frutos positivos, destacando a doação, por parte da prefeitura, de uma área com mais de 11 mil metros quadrados pouco após o bairro Santo Agostinho, para construção de moradias populares do programa Minha Casa, Minha Vida.

“Quero dizer que, em muitas cidades, fomos recebidos a bala e na borracha, mas aqui fomos tratados com respeito, com diálogo e com dignidade” – disse.

Dida de Nan afirma que Oposição não tem propostas de governo

.

Segundo a discursar, o candidato a vice começou destacando as movimentações realizadas no dia anterior, que terminaram no comício realizado no distrito de Poço Fundo.

De acordo com Dida, o evento no distrito teria sido o maior comício da campanha até agora e que, segundo ele, o evento mostrava a aprovação de Edson Vieira na zona rural. Em seguida, Dida pontuou ações que, segundo o mesmo, foram realizadas pela atual gestão e também fez críticas aos adversários.

“O Santo Agostinho melhorou em calçamento e saúde pública. Ficamos muito felizes em tê-los aqui nos apoiando na caminhada que fizemos, aqueles que abriram suas portas e nos agradeceram pelos calçamentos feitos nesse bairro. Temos os nossos adversários, que não tem propostas e nem trabalho, só falam brigas e intrigas. Quando um sobe para falar, o outro desce e aí, meus amigos, é um povo completamente sem ação. Não mostram propostas para melhorias no trânsito, na saúde, na educação… Fica difícil do povo acreditar em pessoas assim, que só pensam em brigar e maltratar” – disse.

Edson Vieira confirma vinda de Paulo Câmara a Santa Cruz neste domingo


Fechando os discursos da noite, o candidato a prefeito Edson Vieira frisou que, no seu mandato, realizou diversas ações na localidade.

Segundo ele, seu mandato realizou calçamento de quase todas as ruas que faltavam, construiu um laboratório de informática na escola municipal existente, reformou a Academia das Cidades, colocou medico no PSF, uma unidade do CRAS, o carro à disposição e a doação de terreno ao MTST.

O mesmo também voltou a prometer que a quadra da Escola do Santo Augustinho será reconstruída e que uma solução seria encontrada para revitalização do Açude da Manhosa. O mesmo também fez um forte discurso de críticas aos adversários.

“Aqueles que estão hoje na rua, pedindo seu voto, passaram muito tempo no poder. Tiveram oportunidade de fazer quadra, creche, CRAS, calçamento, praça e não fizeram nada. Hoje ficam me denegrindo, esculhambando, maltratando e me chamando para a briga. Mas isso eu não quero, o que quero é voto na urna. Vejam qual foi a administração que fez mais” – disse e completou:

“Vocês não querem trocar o trabalho, a UPA, o Calçadão Miguel Arraes, a Praça de Alimentação, a Central de Feiras, a Praça do CEU, mais de 160 ruas calçadas por um hospital fechado, pela falta de estrutura, por apenas 50 ruas calçadas, pela falta de médicos, pelas crianças bebendo água em pote de margarina ou que não tinham aulas e estudo; naqueles que foram contra a PE-160 e contra o povo” – pontuou.

Já na principal parte do discurso, ele confirmou a vinda do governador Paulo Câmara ao município para o próximo domingo (25).

“No domingo, vamos fazer um grande comício na Avenida Souza Aragão. Vamos lotar a avenida e receber o governador, o ministro Bruno Araújo e o Ministro Mendonça Filho e toda a população. Vamos estar lá e eu confio em vocês” – concluiu.

ALAGOANO É ASSASSINADO A TIROS NA ÁREA RURAL DE BOM CONSELHO/PE


Um homem foi assassinado a tiros quando trafegava na garupa de um mototaxista, no Sítio José Alexandre, área rural do município de Bom Conselho, nas proximidades de Minadouro do Negrão em Alagoas.



Segundo informações da equipe do DEAH – Departamento Especial de Apuração de Homicídios, da 18ª DESEC – Garanhuns/PE, Renato da Silva, de 28 anos, estaria por volta das 21h de sexta-feira (23/9) bebendo em um bar, na praça de Minadouro do Negrão, quando se envolveu numa briga. Ele teria pego um gargalo de garrafa e ferido um homem na altura da nuca, porém as lesões foram leves. A esposa da vítima, que se encontrava em Logradouro dos Leões – Bom Conselho, ficou sabendo da briga envolvendo o companheiro e foi buscá-lo. De retorno, em duas motos, sendo um mototaxista que trazia a vítima, ao passar pelo Sítio José Alexandre, um motoqueiro se aproximou deles, e sozinho atirou em Renato que foi atingido próximo ao ouvido e morreu no local. Possivelmente, a rama utilizada tenha sido um revolver de calibre 38, não sendo encontrado projétil no local.

A Polícia Militar foi informada do ocorrido, porém não conseguiu capturar o assassino que desapareceu.



Policiais do DEAH passaram a madrugada realizando investigações entre os dois municípios, mas não conseguiram informações concretas que levasse até o assassino, e encaminharam parte da investigação para ser conduzida pela Delegacia de Bom Conselho.



O corpo de Renato, foi removido do local nas primeiras horas da manhã por uma funerária da cidade de Arapiraca e encaminhado ao IML de Caruaru, no Agreste pernambucano.