quinta-feira, 24 de abril de 2014

Triste cultura ou falta de informação?


Parece brincadeira mas não é... chega ser lamentável o grande número de pessoas que percorrem os gabinetes na Câmara de Vereadores em busca dos mais diversos tipos de ajuda que vão de conta de luz atrasada até ajuda de custo com viagens.

O teor das histórias (e acreditem são muitas), assim como a veracidade das mesmas não vem ao caso, também não vou discutir a real necessidade dos que procuram os vereadores, mas este assunto merece sim toda nossa atenção.

Gostaria que essa triste cultura deixasse de existir por que acredito que ela impede ou inibe os parlamentares de executarem suas atribuições que visam o bem comum.

Ao invés do atleta procurar um parlamentar em busca de contribuição com sua viagem, que tal promover ou fazer valer leis junto aos poderes Legislativo e Executivo para que todos os atletas tenham condições de receber algum auxilio para seu deslocamento.

Citei os atletas como exemplo, mas existem também aqueles casos em que compete aos demais órgãos públicos, vou citar mais um caso;

Um senhor procurou alguns vereadores para contribuírem com o deslocamento do seu filho para a cidade do Recife em busca de tratamento psiquiátrico, por força do destino o conselheiro tutelar Laercio Glicério ouviu a conversa e orientou o senhor que existe o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) aqui no município que já faz este acompanhamento. 

O conselheiro mesmo não se tratando de um menor, acompanhou o pai do jovem ate o CAPS, o que chamou atenção foi que no caminho o senhor revelou que um profissional do hospital municipal foi quem aconselhou ele a procurar os vereadores.

Com estes relatos, deixo claro que não julgo quem pede nem quem dá, mas creio que existem outros meios de ajudar e ser ajudado, por fim encerro a questão com a seguinte conclusão, ensinar a andar é mais benéfico do que carregar no braços um peso desnecessário, já dizia o poeta "Uma esmola, para o homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão."

Por Joseilson Chagas

Campeão das Arenas

Sport vence Náutico e conquista o 40º título Pernambucano da história
Zagueiro Durval ergue a taça do Estadual 2014. Fotos: Elivaldo Araújo.

Na noite desta quarta-feira (23), o Sport conquistou o título do Campeonato Pernambucano de Futebol 2014 na Arena Pernambuco (Recife). A vitória sobre o Náutico por 1 a 0 credenciou ao Leão, sua segunda conquista este ano (Copa do Nordeste e Pernambucano), e o que chama atenção é que os títulos vieram em estádios construídos para a Copa do Mundo no Brasil (Arena Castelão e Arena Pernambuco).

1º TEMPO:

A partida iniciou com a equipe do Náutico partindo pra cima do Sport em busca do resultado positivo para levar a decisão para os pênaltis, porém chegava aos poucos com o atacante Marinho aberto pela direita do ataque alvirrubro.

Quem chegou primeiro com perigo ao ataque foi o Sport, aos 21 minutos, Ananias chutou cruzado da esquerda e o goleiro Alessandro espalmou pra dentro da área. No rebote, a bola sobrou para Neto Baiano que tentou marcar de peito, mas o goleiro conseguiu encaixar a bola.

No minuto seguinte foi a vez do Náutico, o atacante Marinho lançou para Marcelinho, que dominou e chutou forte, mas o goleiro Magrão atento defendeu sem dar rebote.


A primeira chance real de gol da partida ocorreu aos 29 para os Alvirrubros. O meia Zé Mário tocou na direita para o lateral Jackson, que sozinho dentro da área carimbou o travessão de Magrão.

2º TEMPO


O Náutico voltou para a segunda etapa com uma alteração, saiu o volante Elicarlos e entrou o atacante Marcos Vinicius, com a mudança o técnico Luiz Carlos Lisca colocou o Náutico para o ataque.


Aos 23 minutos o Náutico voltou a atacar com perigo, Leleu tocou para Zé Mário, que chutou em cima de Magrão. No rebote, o ataque alvirrubro ganhou a bola e sobrou para Marinho que chutou em cima da defesa leonina e saiu pela linha de fundo.


O gol do título do Sport aconteceu aos 31 minutos, Aílton cobrou a falta da esquerda e o zagueiro Durval desviou de cabeça para fazer Sport 1 a 0.

Poucos minutos após o gol, parte da torcida alvirrubra começou a deixar a Arena Pernambuco. Com a vitória, o Sport conquistou seu 40º título na história do futebol pernambucano.

Garota Dengosa divulga seu novo trabalho

Com 10 anos de estrada e um estilo forte a Banda Garota Dengosa se destaca na cena musical de Santa Cruz do Capibaribe e região. E com Paula Voices e Neilson Bastos nos vocais a banda traz um CD repleto de muito romantismo e forró do bom.

Com uma agenda de shows bem movimentada a banda esteve recentemente em Fazenda Nova (Brejo da Madre de Deus) se apresentando no Espetáculo da Paixão de Cristo e na Festa do Leite em Alcantil (PB).

O Blog do Melqui está junto com a banda pelo segundo ano consecutivo. BAIXE O NOVO TRABALHO DA GAROTA DENGOSA CLIQUE AQUI.

Músicos: sanfona - Zé Carlos, guitarra - Paulo Roberto, baixo - Henrique Monteiro, bateria - Geninho, teclados - André Gomes, Sax - Adriano Totinha, percussão - Manoel Messias e zabumba - Bento.

A produção fotográfica e arte gráfica ficaram mais uma vez por contra da G2 Comunicação Integrada. E os trabalhos de estúdio são de responsabilidade de Joca Estúdio Móvel, com produção musical de Henrique Monteiro e produção executiva de Ronaldo Pacas.

Siga a Garota Dengosa no Facebook: https://www.facebook.com/BandaGarotaDengosa?fref=ts

Contatos para shows: (81) 9628-3141 ou 9332-0718

Santa Cruz do Capibaribe terá ações de cidadania e conscientização através da Semanas de Direitos Humanos

.
De hoje (24) até a próxima segunda-feira (28), Santa Cruz do Capibaribe faz parte das programações das Semanas de Direitos Humanos, do Governo do Estado.

A programação, que já percorreu diversas cidades do estado, vem com várias ações como seminários, discussões, feira da cidadania e outras.

De acordo com o texto enviado pela assessoria do Governo do Estado, o objetivo é interiorizar ações de direitos humanos, promovendo a sensibilização de gestores, rede parceira e profissionais que lidam diretamente com a temática.

Entre as ações programadas estão: notificação de violência contra o idoso, com apresentação da nova superintendência Estadual da Pessoa Idosa; visita a cadeias públicas e monitoramento de reeducandos; roda de diálogo sobre a reinserção social; e mutirão de documentação. Para o público LGBT, haverá oficina de educação e saúde, e o concurso de talentos “Diversidade em Cena”.

Também consta na programação o Seminário Regional: “Direitos Humanos e Democracia”, que durante as semanas reúne gestores municipais e a sociedade civil para apresentação de demandas na área de direitos humanos e troca de experiências.

Outra atividade que vai beneficiar a população é a “Feira de Cidadania” com os seguintes serviços:

  • Divulgação dos Programas Sociais vinculados à Secretaria de Cidadania e Inclusão Social (CRAS, CREAS, Bolsa Família, Programa Vida Nova, Programa Pernambuco no Batente e Programa Transformar);

  • Serviços de Saúde através de panfletagens, distribuição de preservativos, saúde bucal; aferição de pressão, teste de glicemia,

  • Centro de Referência da Mulher: panfletagem sobre violência doméstica;
  • PROCON – panfletagem sobre o direito do consumidor;

  • Projeto Sabão Caseiro (Paróquia de Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel);
  • Balcão de Direitos (Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos) serviço de emissão de 2ª via de Certidão de Nascimento e Casamento, 2ª via de Carteira de Trabalho, Fotos 3X4 (documento).

Confira a programação das ações que serão desempenhadas em Santa Cruz do Capibaribe e que já tiveram início na manhã desta quinta-feira:
.
  • 24/04 – Apresentação da Superintendência de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa: das 8h às 12h no CRAS do Bairro Bela Vista (próximo ao CCI).

  • 24/04 – Reunião com a Sociedade Civil: das 14h às 16h, no Auditório da Secretaria de Educação (Avenida 29 de Dezembro, vizinho a escola Ivone Gonçalves).

  • 25/04 – Seminário Regional: Direitos Humanos de Democracia: das 8h às 13h, na Câmara de Vereadores.

  • 28/04 – Feira da Cidadania: das 8h às 12h, na Praça dos Estudantes.

Casal é preso por envolvimento em estupro de vulnerável no Distrito de Pão de Açúcar

Imagem meramente ilustrativa.

No início da tarde desta quarta-feira (23), a polícia de Taquaritinga do Norte recebeu informações através do Disque-Denúncia sobre um estupro de vulnerável no Distrito de Pão de Açúcar.

O policiamento do Serviço Reservado, além de uma viatura da Polícia Militar e Conselho Tutelar compareceram na residência de José das Graças Santos (31 anos), no intuito de detê-lo, porém o mesmo é foragido e acusado de haver estuprado a sua enteada, uma adolescente de 14 anos.

De acordo com a vítima, José das Graças já vinha mantendo esta prática desde os seus 10 anos de idade e como sempre era ameaçada de morte pelo mesmo, a menor guardava em segredo o que acontecia. A vítima também confirmou que está grávida de três meses.

A mãe da vítima, Conceição Alves da Silva (31 anos) também foi entregue à delegacia de polícia de Taquaritinga do Norte. A Polícia informou que a mesma foi detida pelo fato de ter conhecimento de todo o ocorrido pelo seu companheiro e não o denunciou, sendo cúmplice dos fatos.

A vítima foi encaminhada à Taquaritinga, vinda da casa de sua irmã em Surubim pelo policiamento, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.