segunda-feira, 1 de agosto de 2016

MPT atualiza cadastro de entidades interessadas a receber reversões de multas

Fruto da sua atuação administrativa e judicial, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco tem a possibilidade de reverter, em favor de órgãos/instituições/entidades, valores provenientes de multas e acordos. O cadastro está em fase de atualização neste mês de agosto. A ideia da reversão das multas é beneficiar projetos de relevância social, contribuindo com a melhoria da comunidade regional onde o órgão público também se insere.

Para formalizar o cadastro, a entidade deve enviar ofício solicitando a inserção na listagem de entidades a serem beneficiadas. O envio deve ser feito para o email walquiria.santos@mpt.mp.br.

É essencial que, além do ofício em que é feito o pedido de inclusão no cadastro, a entidade também encaminhe a identificação da entidade (com apontamento de CNPJ, se existir, endereço, além do nome do presidente ou representante legal e CPF); a apresentação da justificativa da razão de existência e dos fins sociais que a entidade representa; dados bancários para transferência de valor eventualmente destinado; se possível, caso a entidade tenha, o apontamento de algum subprojeto específico em curso, com objeto e valores já liquidados e determinados, para que o MPT possa atender o máximo possível a maior quantidade de entidades beneficiárias quando da destinação dos recursos no âmbito das ações judiciais.

HOMEM ENCIUMADO MATA O ESPOSO DE SUA EX COMPANHEIRA E AINDA TENTA MATAR A EX NA ZONA RURAL DE CARUARU.




No início da noite deste domingo (31), foi assassinado no Sítio Malhada de Pedras, zona rural de Caruaru, Gleidson Lourenço da Silva, de 29 anos e a esposa Gislene Silva Gomes, de 35 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio. Segundo a esposa, ambos estavam chegando em casa, quando o seu ex-companheiro, Adriano José Lourenço, vulgo “Diano” que está foragido, chegou atirando.

Gleidson, foi atingido por cinco disparos, sendo um no antebraço esquerdo, dois no peito e um no umbigo, veio a óbito no HRA, após ser socorrido. A esposa foi atingida no tórax por dois disparos e encontra-se em observação e segundo informações médicas, não corre risco de morte. Segundo ela o suspeito, que é seu ex-esposo, já teria tentado matá-la outras vezes, por não aceitar o fim do relacionamento. Ainda segundo a vítima, o suspeito que teria envolvimento com roubos de veículos e seria foragido da justiça, chegou a pé e efetuou os disparos, depois fugiu tomando destino ignorado.

Este foi o 23º homicídio do mês de julho e o 130º do ano de 2016 em Caruaru e o corpo do Gleidson foi encaminhado para o IML local.

Fonte: Blog do Adielson Galvão

ACIDENTE DEIXA HOMEM MORTO NA PE-218 EM BOM CONSELHO


Um acidente no fim da manhã deste domingo (31/07) na rodovia PE-218, resultou na morte de um homem no município de Bom Conselho, Agreste de Pernambuco.

De acordo com informações do Blog do Cláudio André, o acidente envolveu dois veículos que bateram de frente, a vítima fatal foi identificada como, Darlan Douglas Batista Bispo, 37 anos, ele sofreu ferimentos graves e veio a óbito no local, no Gol também estavam Ana Paula Crispim Farias, de 28 anos e um adolescente de 15 anos, eles foram socorridos para o Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso em Bom Conselho, o estado de saúde não foi divulgado.



Os ocupantes da Pickape Strada de placas OKZ-3402, sofreram ferimentos leves, no momento do acidente chovia bastante sendo a colisão provocada por uma ultrapassagem. O corpo da vítima fatal permaneceu no local até a chegada da Polícia Civil que o encaminhou para o Instituto de Medicina Legal de Caruaru.


Lajedo, uma colisão envolvendo duas motos deixou ao menos três pessoas feridas, a colisão aconteceu durante uma ultrapassagem na rodovia PE-170, após a batida duas vítimas tiveram ferimentos graves, elas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a unidade de saúde para onde as vítimas nem os respectivos nomes não foram divulgados.

Vândalos promovem destruição em escola da rede municipal de Santa Cruz do Capibaribe


Janelas e móveis foram atingidos a pedradas – Fotos: Thonny Hill do blog do ney lima


Na manhã desta segunda-feira (01) foi registrado mais uma ação de vandalismo contra prédio público em Santa Cruz do Capibaribe, mais precisamente contra a Escola Municipal Profa. Avaní Lopes, no bairro Neco Aragão.

De acordo com as informações de funcionários da unidade educacional, o ataque aconteceu entre 23h40 e 00h da noite anterior quando quatro pessoas pularam o muro e quebraram, a pedradas, os vidros das janelas de todas as salas de aula.

Algumas carteiras e armários também foram revirados, seja pelo impacto das pedradas ou pelas mãos dos criminosos, que empurraram os móveis que estavam próximos as janelas atingidas. Um fato que chamou a atenção foi o tamanho de algumas das pedras usadas pelos vândalos.










No local, havia apenas um vigia, que apenas pôde observar a destruição que fora efetuada. O mesmo não quis dar entrevista com medo de represálias, mas afirmou que escutou, por várias vezes, gritos dos vândalos ordenando uns aos outros para depredar o local.

“Ficamos entristecidos e nos sentindo impotentes em relação a essa violência” – diz secretário

Em entrevista concedida ao blog, o ex-secretário de Educação Joselito Pedro (hoje ocupando a pasta de Articulação Institucional), desabafou sobre o ato de vandalismo.

“Ficamos entristecidos e nos sentindo impotentes em relação a essa violência, esse ato que fizeram a nossa escola quando vândalos, mais de um, a depredaram por completo, derrubando móveis, birôs, cadeiras… Destruindo o patrimônio público que é essa escola. Eles arrodearam a escola, quebrando… Com ordens de ‘quebra’, ‘destruam’, ‘botem fogo’… Para nós que fazemos educação, nos sentimos impotentes. Onde vamos parar?!” – disse.

Segundo a diretora da unidade, 180 famílias foram prejudicadas, já que um total de 390 alunos vão ficar sem aulas nos turnos da manhã e da tarde. Equipes já foram providenciadas para realizar a troca dos vidros quebrados e reorganizar a unidade.

Secretário não descarta motivação política
Questionado se os atos de vandalismo poderiam ter motivação política, o mesmo foi taxativo.

“Eu não descarto essa possibilidade, de forma alguma. Seria leviano em dizer que não foi. A política aqui na cidade aflora nas pessoas, muitas vezes de um lado negativo… As pessoas, muitas vezes, não tem uma opção política, mas tratam como se ela fosse um time. O meu perde e o teu ganha… O teu deve perder, porque o meu é melhor e assim vai. O fato também aconteceu ontem quando acontecia um evento político em Santa Cruz do Capibaribe. Pode não ter sido, mas a gente não pode deixar de ter isso como possibilidade” – frisou.

Possibilidade de identificação dos vândalos é pequena, diz secretário

Ainda de acordo com Joselito, vai ser difícil a identificação dos vândalos porque, segundo o mesmo, a escola não possui um circuito de câmeras, apenas uma na frente da unidade.

“Uma equipe da Secretaria de Educação está vindo aqui para colher esses dados. Existe uma possibilidade remota, mas vamos buscar esclarecer esse fato” – pontuou.


Fonte: Blog do ney lima

MENINA DE UM ANO E CINCO MESES MORRE AFOGADA EM CAIXA DÁGUA NO BAIRRO CIDADE JARDIM EM CARUARU


Na tarde do ultimo sábado (30/7), a garotinha, Laís Gabriele Alves da Silva, de apenas 1 ano e 5 meses de idade, morreu ao cair numa caixa d’água de mil litros. Ela estava em casa com mais três crianças que seriam irmãos e sua mãe. O caso aconteceu na Rua R-49, no bairro Cidade Jardim em Caruaru/PE. A acriança ainda foi levada a Policlínica do Salgado, mas já chegou sem vida.

O corpo da garotinha foi encaminhado para o IML da cidade.

Polícia detém quatro, apreende simulacro de pistola e recupera moto roubada

Na ultima sexta-feira (29) policiais militares conseguiram localizar mais uma moto com restrição de roubo/furto e apreender um simulacro de arma de fogo.

De acordo com as informações, após receberem denúncias de que pessoas estariam usando drogas e que, no interior de uma residência, de endereço não informado, haveriam duas motos de procedência duvidosa. Diante dos fatos, o efetivo se dirigiu ao local.

Ao chegar, foi realizada uma revista e, no interior da casa, foi localizada uma moto Bros 160cc (de cor branca e placa PDN-6533), que havia sido tomada em um assalto.


Além da moto e da arma já citada, também foi localizada uma placa de outro veículo (desta vez da Paraíba) e uma pequena porção de maconha. Quatro pessoas, entre elas um adolescente, foram conduzidas a delegacia para prestar esclarecimentos, assim como o material apreendido.

O adolescente confessou que ele, juntamente com Janaí Correa da Silva (de idade não informada) seriam os proprietários da arma e autores do roubo da moto, sendo que esta seria vendida. Além deles, foram detidos Mariel Pedro de Lima Oliveira e Robson Lauriano da Silva, ambos de idades não informadas.

Moto roubada é encontrada na zona rural de Santa Cruz do Capibaribe


Imagem cedida pela GCM


Na manhã de sábado (30) mais uma moto tomada de assalto foi encontrada.

De acordo com as informações de agentes da Guarda Municipal, a moto Bros (de cor vermelha e placa OYY-6636) foi abandonada no Sítio Quixaba, zona rural de Santa Cruz do Capibaribe.

A mesma foi encontrada após a comprovação da veracidade de uma denúncia anônima.

No mesmo local, também foi localizado um quadro de outra motocicleta, que ainda não foi identificada.

A moto e o quadro apreendidos foram conduzidos até a delegacia do município.

Lotérica é pela sexta vez alvo de bandidos em Santa Cruz do Capibaribe

Na tarde da ultima sexta-feira (29), por volta das 16h50, mais um estabelecimento comercial foi assaltado em Santa Cruz do Capibaribe.

O alvo escolhido pelos bandidos foi a agência lotérica, situada na Avenida 29 de Dezembro, bairro Centro.

De acordo com informações de testemunhas, dois bandidos em uma moto chegaram até o local e anunciaram o assalto, fugindo em seguida. A quantidade de dinheiro levado ainda é desconhecida.

De acordo com o empresário Kleber Moraes, é o sexto assalto praticado em seu estabelecimento nos últimos dois anos. O mesmo já se dirige a delegacia para prestar queixa.

"O Estado demoniza o preso", diz promotor da Vara de Execuções Penais

Rádio Jornal Recife capital - PE / Radio IGM Santa cruz do Capibaribe - PE

Por Adilson Oliveira e Marcela Maranhão

Foto: Diego Nigro/Arquivo/JC Imagem

A realidade das prisões em Pernambuco foi tema do Audiência Marcada na ultima sexta-feira (29). O comunicador Ednaldo Santos recebeu, no estúdio da Rádio Jornal, o promotor da Vara de Execuções Penais, Marcellus Ugiette, a advogada, médica e membro da Pastoral Carcerária, Renê Patriota, e a jornalista de Cidades do Jornal do Commércio, Ciara Carvalho. A bancada foi unânime ao afirmar que o Estado não tem controle sobre o sistema prisional.

Com quinze anos de experiência na promotoria, Marcellus Ugiette foi enfático ao afirmar que “o Estado demoniza o preso, modifica ou torna pior a personalidade do detento, onde ele degola e maltrata com uma violência muito grande. O povo vira bicho”. O magistrado defendeu, ainda, que não adianta construir unidades prisionais sem contratar agentes penitenciários e manter os chaveiros e lideranças mandando nas cadeias. Segundo ele, “a superlotação é um mal menor se comparada aos outros problemas”.

Para a advogada Renê Patriota, que teve uma passagem pela Comissão Carcerária da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Governo não se preocupa com as famílias dos presos. “Qual o futuro dos filhos dos presos? Estão mendigando”, questionou.

A jornalista Ciara Carvalho trouxe para o debate números que preocupam: 10 mil “vagas” nas cadeias estão sendo ocupadas por 32 mil detentos. “No presídio é onde deságuam todos os problemas do Estado. Apesar de ser o maior problema de todos, o caos nos presídios fica na última posição da lista de prioridades”, criticou.

O promotor Marcellus Ugiette defendeu como proposta para melhorar as condições dos presos a adoção da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). As APACs funcionam como entidades civis de direito privado voltadas à recuperação e reintegração social.

Nessa modalidade, os próprios presos são co-responsáveis pela sua recuperação e têm assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica prestada pela comunidade. A segurança e disciplina do presídio são feitas com a colaboração dos recuperandos, tendo como suporte os funcionários, voluntários e diretores da entidade, sem a presença de policiais e agentes penitenciários.