sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

GOVERNO PRESENTE LEVA FESTIVAL DE CULTURA AO MONTE BOM JESUS

Uma programação cultural intensa com foco nas festividades natalinas será realizada no Monte Bom Jesus, na próxima sexta-feira (16), para os moradores das comunidades mais vulneráveis de Caruaru. O evento marca o encerramento das atividades de 2011 executadas pela Secretaria de Cultura e as demais secretarias estaduais, dentro das ações do Programa Governo Presente, que foi lançado na capital do Agreste em setembro.
A festa é voltada para todas as idades, com início marcado para as 16h30. Em todo o pátio do Monte Bom Jesus, serão montadas barraquinhas para apresentar os produtos de barro produzidos nas oficinas de artesanato promovidas pela Secretaria de Cultura, e a história de cada peça contada pelos alunos. As barracas também vão expor cordéis e xilogravuras, exposição fotográfica sobre o cotidiano do bairro e culinária típica. As vias de acesso ao Monte, as casas mais próximas e a escadaria serão decoradas com fotos “tipo lambe-lambe”, envolvendo todo o lugar num clima festivo.
As Secretarias Estaduais de Saúde, da Copa e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos vão estar presentes com stands, distribuindo panfletos informativos sobre serviços e respectivas ações, que serão realizadas na cidade no próximo ano. Haverá ainda intervenções da oficina de contação de história para o público, roda de capoeira, apresentações de vídeo, música, teatro e recital de poesia de alunos da Rede Pública, e apresentação dos alunos da oficina de Cordel e Xilogravura.
Às 18h, um show instrumental do Maestro Mozart Vieira e a Trupe da Boa Música vão emocionar o público, com músicas nacionais e de Natal. O grupo musical Bonecos de Barro encerra a programação no Monte, como muita animação. Fora do Monte, a partir das 19h, uma missa com o Bispo Diocesano de Caruaru, Dom Bernardino Marchio. A cerimônia religiosa será realizada no 4º BPM, localizado na Rodovia Br-104, nº544, Nova Caruaru (Confira a programação completa abaixo).
Representantes da Secretaria de Articulação Social e Regional, que coordena o Programa Governo Presente, vão aproveitar a ocasião para parabenizar os que participaram das atividades levadas à cidade e apresentar o cronograma já articulado para o próximo ano. Em apenas três meses, mais de 6 mil pessoas foram atendidas em diversas ações levadas pelo Programa à cidade, nas áreas de saúde, educação, esportes, desenvolvimento social e direitos humanos, cidadania, mediação de conflitos, direitos do consumidor, criança e juventude e cultura.