
terça-feira, 5 de abril de 2011
PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM PESQUEIRA

Sugestão de pauta - Área social tem destaque no seminário Todos por Pernambuco

Aumenta controle sobre profissionais que atendem à Saúde
O Ministério da Saúde publicou nesta terça-feira (5) novas regras para dificultar irregularidades nas informações prestadas por profissionais, gestores e unidades de saúde ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O sistema é um registro de trabalhadores e serviços do setor em atividade no país. Uma das alterações é proibir o cadastramento de profissionais de saúde que exerçam mais de dois cargos ou empregos públicos. Na iniciativa privada, deve ser comprovada a compatibilidade de horários. (confira a Portaria 134). As medidas vão reforçar as orientações técnicas para o registro e operacionalização de informações contidas no sistema. As novas regras para os profissionais de saúde obedecem o inciso XVI do art. 37 da Constituição Federal de 1998. Hoje existem 284.996 médicos cadastrados nos 227.095 estabelecimentos de saúde. Desde o início do ano, o Ministério da Saúde, por exemplo, já descadastrou 7.891 agentes comunitários de saúde, 1.137 equipes de Saúde da Família e 914 equipes de saúde bucal, em 1.294 municípios. Entre as principais irregularidades, estão a duplicidade de cadastro de profissionais e o descumprimento de carga horária semanal prevista. “Este é um passo dentro do processo de amadurecimento do sistema de saúde. Medidas como esta fortalecem o controle social”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Para ele, um dos grandes desafios é aprimorar continuamente os mecanismos de transparência e fiscalização. No caso de um profissional exercer suas atividades como liberal ou trabalhador autônomo em mais de cinco (05) estabelecimentos de saúde não públicos, terá de justificar esse acúmulo. Pela portaria, a justificativa deverá ser feita pelo gerente do estabelecimento, validada pelo gestor municipal, estadual ou do Distrito Federal. Haverá um campo específico no sistema para o preenchimento dessa justificativa. O novo cadastro também permitirá o bloqueio do credenciamento quando identificar possíveis irregularidades com um mesmo CPF de um profissional de saúde. Haverá ainda um maior controle do fracionamento da carga horária semanal.
Faturamento das empresas brasileiras bateu recorde de crescimento em 2010
O faturamento das empresas brasileiras, incluindo os setores industrial, comercial e de serviços, atingiu, em 2010, a maior taxa média de crescimento anual, com alta de 11,3% sobre 2009, segundo estudo da empresa de consultoria Serasa Experian. As empresas nacionais também fecharam o ano com o mais elevado nível de rentabilidade (10,3%), marca que supera o recorde de 2007, quando a taxa atingiu 9,7%. Os dados constam da pesquisa feita com l.l55 empresas, tanto de capital aberto como de capital fechado, desde as de pequeno porte até as grandes empreas. A pesquisa é feita desde 2000. “Esperávamos números bons, mas esse resultado acima dos 10% surpreendeu”, disse o gerente de Análise de Crédito da Serasa, Márcio Torres. Ele explicou que o bom desempenho foi obtido graças ao crescimento do consumo interno, em um cenário favorecido pela maior oferta de emprego, renda e crédito. Além disso, a evolução positiva é consequência dos incentivos fiscais concedidos aos setores automotivo, da construção civil e de móveis e eletrodomésticos. Torres observou que, por enquanto, muitos países da Europa, os Estados Unidos e até mesmo a China, com grande potencial de demanda, ainda não se recuperaram plenamente dos efeitos da crise financeira internacional de 2008. Entre os setores analisados, a a indústria foi o segmento com maior nível de faturamento (16,8%) ante uma queda, em 2009, de 4,3%, período em que amargou o impacto da crise mundial. No setor de serviços, a taxa ficou em 5,2% e, no comércio, 9%. Já a rentabilidade da indústria cresceu 12,7%; a dos serviços, 14,1%, enquanto a do comércio cresceu 4,3%.
Agência dos Correios de Belo Jardim é assaltada
Mesmo com toda a reforma no local e a contratação de novos seguranças, a agência é alvo preferido dos assaltantes Dois homens armados invadiram a Agência dos Correios de Belo Jardim, Agreste pernambucano, por volta das 9h30 desta terça-feira (05). Os assaltantes fizeram reféns os dois seguranças e levaram o dinheiro dos caixas e das pessoas que estavam dentro da agência. O valor da quantia roubada pelos bandidos não foi divulgada pela Polícia Civil que está à frente das investigações.
Corpo de Jackson Lago será velado em São Luís

Asces promove Semana Mundial da Saúde
A Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces) promove a partir de hoje até a próxima sexta-feira (08), mais uma vez, a Semana Mundial da Saúde. As atividades são gratuitas e voltadas aos funcionários e seus dependentes, estudantes e a comunidade externa. Serão oferecidas palestras, práticas e atividades educativas sobre qualidade de vida, prevenção de doenças e até mesmo vacinação. O objetivo do evento é oferecer informações sobre atitudes simples que poderão contribuir com a mudança de hábitos e a conquista do equilíbrio do corpo e da mente.
Edson Vieira almoça com Armando Monteiro e é elogiado pelo Senador

Assinar:
Postagens (Atom)