quarta-feira, 13 de setembro de 2023

YPIRANGA APRESENTA PARTE DO SEU ELENCO PARA A DISPUTA DA SÉRIE A3


O Ypiranga apresentou na tarde da terça-feira (12), parte do seu elenco e comissão técnica para a disputa do Campeonato Pernambucano de Futebol da Série A3. A apresentação ocorreu no Estádio Otávio Limeira Alves, onde contou com atletas da base e também outros jogadores que possuem boas passagens pelo próprio clube.


A apresentação também contou com as presenças de parte da diretoria e a comissão técnica. O presidente do clube, Edimauro Torres destacou a importância do comprometimento do elenco e o apoio que será dado por parte da direção do clube aos atletas.

A comissão técnica terá a frente Steve Almeida que comandará a Máquina de Costura como técnico nessa disputa. Robertinho estará como preparador de goleiros, e Júnior Tenório que será o preparador físico.


14 atletas estiveram na apresentação, e na próxima semana estão previstas as chegadas de outros atletas que irão complementar o elenco visando a disputa da Série A3, que é promovido pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE).


Fonte: Blog do Ney Lima

DETRAN REALIZA BLIZ EDUCATIVA COM OBJETIVO DE ORIENTAR CONDUTORES DE VEÍCULOS EM MONTEIRO/PB


Com a aproximação do dia Nacional do Trânsito, o Detran realizou na tarde desta quarta-feira (13), um Blitz Educativa pelas ruas da cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Durante a ação os condutores de veículos receberam panfletos com orientações importantes quanto ao uso de capacete e cinto de segurança.

A Semana Nacional do Trânsito é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no CTB. Em todos os meses do ano, mas de forma concentrada neste mês, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito empenham-se em suas atividades de educação, fiscalização e engenharia para, de forma conjunta, trabalhar na construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente.

No mesmo período, é comemorada a Semana Nacional da Mobilidade, que celebra o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro). O objetivo da Semana é promover a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades e os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.

Com o tema, No trânsito, escolha a vida, a mensagem para as Campanhas Educativas de Trânsito deste ano direciona as atividades da SNT para a mobilização da sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente. O cuidado com os mais vulneráveis, o acalmamento do tráfego, a acessibilidade e sustentabilidade são as ideias centrais associadas tanto à Semana da Mobilidade quanto à Semana Nacional de Trânsito, direcionando as campanhas educativas durante este período.

CARNAVAL 2024: Escolas de Samba do Rio e de São Paulo já escolheram os sambas enredo em homenagem a Lia de Itamaracá


Cirandeira tem agenda cheia de shows até 2024: será homenageada da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco e planeja aniversário de 80 anos na ilha


Já é Carnaval na ciranda de Lia de Itamaracá. Nesta semana, as escolas Império de Tijuca, do Rio de Janeiro, e Nenê de Vila Matilde, de São Paulo, escolheram seus respectivos sambas enredos que irão homenagear Lia de Itamaracá, nos desfiles do Carnaval 2024. Unindo fatos da história da cirandeira, e ressaltando os aspectos poéticos e místicos que a envolvem, os sambas contribuem para levar o legado de Lia ainda mais longe, consagrando a artista pernambucana como uma das mais importantes e representativas da Cultura Popular do Brasil.

O Império da Tijuca levará para a Marquês de Sapucaí, no dia 09 de fevereiro, pela Série Ouro, um samba que desbancou outros quatro concorrentes na disputa. Leva a assinatura dos compositores Eduardo Katata, JC Couto, Henrique Badá, Ferretti da Ponte, Sergio Gil, Gilsinho Oliveira, Gabriel Machado Charuto e Gabriel Cascaro Gavião.O samba será a trilha sonora do enredo “Sou Lia de Itamaracá cirandando a vida na beira do mar” de autoria e desenvolvimento do carnavalesco Junior Pernambucano.

A festa de escolha da música aconteceu na quadra da Unidos da Tijuca e durou a noite toda. Entre grupo de pagode e show de segmentos, a escola também realizou o concurso que definiu a Musa da Comunidade para o Carnaval 2024, Aliny Nascimento, moradora do Morro da Formiga foi a grande vencedora. Compositor mais antigo em disputas da escola, Eduardo Katata teve sua a sua segunda vitória na casa, a primeira foi em 2000, e Badá coleciona mais uma vitória, entre muitas outras na agremiação. A escola agora se prepara para a gravação oficial do samba e para o início dos ensaios de canto e comunidade.

Confira a música da Império da Tijuca, na versão dos compositores:


NENÊ DE VILA MATILDE - O enredo da Nenê de Vila Matilde em homenagem a Lia de Itamaracá se chama "Cirandando a vida pra lá e pra cá sou Lia, sou Nenê sou de Itamaracá". O samba vencedor é de autoria dos consagrados compositores Kaska, Léo do Cavaco, Silas Augusto, Luís Mancha. Dr. Elio, Vitão e Bruno Giannelli.

O samba baseia-se na inspiradora história de Lia de Itamaracá, que une pesquisa histórica e liberdades poéticas para transmitir a notável jornada deste ícone a cultura popular brasileira. O samba enredo investiga os desafios enfrentados por Lia ao navegar pelas adversidades da vida, à semelhança do simbolismo da "pedra que canta" - Itamaracá, que significa resiliência diante das adversidades.

“A letra entrelaça lindamente elementos da vida de Lia com metáforas como 'Flor de Açucena', uma flor de origem africana que floresce contra todas as probabilidades”, observa Kaska, um dos compositores. "O triunfo de Lia sobre a adversidade, sua emergência como um farol de luz em um cenário desafiador, reflete a tenacidade desta flor única. Lia de Itamaracá, personificação de força, determinação e riqueza cultural, brilha como estrela-guia neste expressivo samba enredo. A composição resume sua jornada da obscuridade ao reconhecimento global, celebrando seu profundo impacto na música, na cultura e na história”, diz o compositor.

A frase evocativa “pisei na pedra a pedra balanceou” de um Ponto de Umbanda gravado recentemente por Lia, ressalta as lutas inerentes ao início da vida da artista, simbolizando sua resiliência e eventual ascensão à proeminência. O samba enredo entrelaça perfeitamente letras comoventes, batidas rítmicas e melodias vibrantes, refletindo o espírito vibrante de Lia. “Cirandando a vida pra lá e pra cá sou Lia, sou Nenê sou de Itamaracá” promete ser uma ode harmoniosa a um luminar cultural cujo legado continua a repercutir mundialmente.

Confira a letra e a música na versão dos compositores


Enredo: “Cirandando a vida prá lá e prá cá. Sou Lia, sou Nenê sou de Itamaracá”

AGENDA DE LIA- Com uma agenda de vários shows programados até 2024, quando passará o Carnaval entre o Rio de Janeiro e São Paulo, Lia faz show no Pátio de São Pedro, no Som da Rural, dia 17 de setembro.


AGENDA DE LIA- Com uma agenda de vários shows programados até 2024, quando passará o Carnaval entre o Rio de Janeiro e São Paulo, Lia faz show no Pátio de São Pedro, no Som da Rural, dia 17 de setembro.

No dia 21, recebe o título de Cidadã Paulista (PE). No dia 15 de outubro, faz show na Bienal do Livro, no Centro de Convenções. Em novembro volta para shows no Rio e em São Paulo, entre eles, um no Circo Voador, na festa da Império da Tijuca. Em dezembro, estará no Ceará. Em janeiro, uma grande festa está sendo planejada para comemorar os 80 anos de Lia, na Ilha de Itamaracá.


Fotos: Ytallo Barreto

Texto: Michelle de Assumpção
Assessora de Comunicação
(81) 95445859


Veja nossos vídeos no Canal TV Budega Nordestina no Youtube, se inscreva clicando AQUI. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (81) 99428-8603.

18° ENCONTRO DE BANDAS MARCIAIS, FANFARRAS E FILARMÔNICAS.


Acontecerá no próximo domingo (17), a 18° edição do tradicional Encontro de Bandas Marciais, Fanfarras e Filarmônicas de Boa Vista na Paraíba.

Neste ano, o evento receberá diversas bandas de cidades paraibanas e de outros estados da região Nordeste. Estima-se que cerca de 4 mil pessoas entre participantes das bandas e turistas, estarão na cidade durante o fim de semana.

O encontro já ocorre há 20 anos, tornando-se uma tradicional manifestação da cultura boavistense para toda região Nordeste, sendo reconhecido como referência para outros encontros paraibanos e de outros estados.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Boa Vista, através da Divisão de Cultura da Secretaria de Educação, com apoio das Secretarias de Obras e Serviços Urbanos, de Saúde, de Ação Social e Desenvolvimento Humano e da Câmara de Vereadores.

PF COMBATE CONTRABANDO DE CIGARROS EM PERNAMBUCO


A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou, no dia de ontem terça (12/09), a “Operação Rodagem”, que mirou fornecedores de cigarros contrabandeados que abasteciam cidades de todo o estado. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Caruaru e na zona rural de Salgueiro, divisa com o Ceará.

A investigação teve início a partir de um auto de prisão em flagrante ocorrido em Ouricuri/PE, em 2021, pela prática dos crimes de contrabando e receptação de cigarros de comercialização proibida no Brasil (art. 334-A, inciso IV, e art. 180, do Código Penal). Na ocasião, um casal foi surpreendido, por policiais militares, transportando caixas de cigarro contrabandeados em uma caminhonete que teria sido roubada meses antes.

Após busca e apreensão na residência dos investigados, foram encontrados indícios de que os envolvidos integravam organização criminosa, atuante em vários estados da Federação, com a finalidade de praticar crimes relacionados ao contrabando de cigarros e à lavagem de dinheiro. Há registros de transações totalizando mais de 400 mil reais de uma só vez, entre os fornecedores e compradores de diferentes cidades, o que demonstra a capacidade de movimentar altos valores no universo do crime.


Da Polícia Federal

SANTA-CRUZENSES AINDA PODEM PARTICIPAR DO IPTU PREMIADO 2023


A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, lançou recentemente o programa IPTU em Dia da Prêmios, uma ação do governo que irá premiar os cidadãos que estiverem com seu IPTU em dias. Os populares vão concorrer a 1 automóvel 0km, 2 motocicletas 0km, 2 geladeiras e 2 TV’S em LED.

A premiação será feita através de números da sorte, que serão divulgados aos concorrentes após a análise da comissão organizadora, composta por dois servidores do quadro da Administração Tributária e um da Secretaria Executiva de Comunicação, que vão conferir quais os contribuintes aptos a participar do sorteio.

A divulgação será feita através de um edital publicado no Diário Oficial, disponível no site da Prefeitura (www.santacruzdocapibaribe.pe.gov.br). O sorteio acontecerá no final do ano, com data a ser divulgada em breve.

Refis

Um destaque importante com relação ao programa é que, caso desejarem, os cidadãos com o IPTU de exercícios anteriores em aberto podem realizar o pagamento dos mesmos com desconto em multa e juros através do Refis, que atualmente oferece 70% de desconto no pagamento em cota única. Após a quitação dessas dívidas e com o IPTU 2023 pago, o cidadão fica apto a concorrer no IPTU Premiado.

ADOLESCENTES FOGEM DE ABRIGO E SÃO RESGATADAS PELA PRF NA BR 232, EM JABOATÃO DOS GUARARAPES


Três adolescentes, sendo duas de 12 anos e uma de 17, foram resgatadas na tarde da ultima segunda-feira (11), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 232, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. As meninas haviam fugido de um abrigo localizado na Zona Oeste da capital.

Policiais realizavam uma fiscalização próximo à entrada de Santo Aleixo, quando encontraram três adolescentes descalças que pediam ajuda na rodovia. Elas estavam com fome e sede e disseram inicialmente que eram de Tacaimbó, no Sertão de Pernambuco.

As meninas foram acolhidas pela equipe e alimentadas. Posteriormente, elas informaram que na verdade não residiam em Tacaimbó e que haviam fugido de um abrigo.

As adolescentes foram encaminhadas ao Conselho Tutelar, que confirmou a informação, e ficou responsável por adotar os procedimentos cabíveis.

FENAP 2023: A Maior Feira de Negócios do Alto Pajeú Está Chegando!


São José do Egito, PE – É com grande entusiasmo que anunciamos a chegada da FENAP 2023 – Feira de Negócios do Alto Pajeú. Este evento imperdível está marcado para os dias 14, 15 e 16 de setembro e acontecerá no Pátio de Eventos Miguel Arraes de Alencar, em São José do Egito, Pernambuco.

Com aproximadamente 150 estandes, a FENAP 2023 oferecerá uma vitrine única para empresas e empreendedores da região, promovendo oportunidades de negócios, networking e o fortalecimento da economia local. Os participantes poderão explorar uma ampla gama de setores, desde tecnologia até moda, artesanato e muito mais.

Uma das grandes atrações da FENAP 2023 é a sua irresistível Arena Gastronômica. Os visitantes poderão se deliciar com uma variedade de opções culinárias, que incluem pizza, pastel, sushi e uma infinidade de sabores que agradarão a todos os paladares.

Para entreter e celebrar a rica cultura da região, a FENAP 2023 apresentará uma programação de palco emocionante, com shows culturais da Orquestra Sanfônica, grupos de xaxado, dupla de cantadores Sebastião Dias e Zé Carlos do Pajeú, que encantarão o público com suas apresentações autênticas e apaixonantes, e muito mais.

Além disso, a FENAP 2023 contará com a presença de talentosos artistas musicais que prometem agitar o público. Entre as atrações artísticas confirmadas estão Novo Som Mix, Forró Poetizar, Jackson Monteiro, Warley Brito, Lenílson Nunes e G4. Prepare-se para dançar e curtir ao som de músicas que vão animar a sua noite!

A FENAP 2023 é uma oportunidade única de conhecer o que há de melhor na região do Alto Pajeú e apoiar o crescimento de negócios locais. Não perca a chance de fazer parte deste evento incrível.

Convidamos todos a se juntarem a nós na FENAP 2023 para três dias de negócios, cultura, gastronomia e diversão. Não fique de fora dessa experiência enriquecedora!

Detalhes do Evento:

Data: 14, 15 e 16 de setembro de 2023
Local: Pátio de Eventos Miguel Arraes de Alencar, São José do Egito, PE
Junte-se a nós na FENAP 2023 e descubra o que o Alto Pajeú tem de melhor para oferecer!

Contato para Imprensa:

Eduardo da Fonte
Gerente Executivo da CDL/ACIAGRO de São José do Egito
(87) 9.9987-1777

DOIS HOMENS FORAM ASSASSINADOS EM CAMOCIM DE SÃO FÉLIX


Um duplo homicídio foi registrado na manhã de ontem terça-feira (12), as margens da PE 103, nas proximidades do trevo de entrada do município de Sairé, na estrada do Sítio Serra de Aires, numa área que fica na zona rural de Camocim de São Félix.

As vítimas Adão da Silva, de 41 anos e o genro Escrivaldo José da Silva, de 31 anos, que moravam no centro de Sairé, trafegavam de moto e foram mortos a tiros.

Equipes da Polícia Militar foram acionadas para realizar o isolamento da área até a chegada do Instituto Criminalista.

Os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, a Polícia Civil está investigando o caso.

AVISTÃO DEZ GUAU


A vistão Dez Grau, Muitos produtos em promoção todos os dias. Aproveite entregamos em domicílio através do aplicativo QueroDelivery ou pelo WhatsApp 81 9 9236-6385, A Vistao Dez Grau, na Rua: Jailton José de Menezes, 26 no Bairro da Palestina em Santa Cruz do Capibaribe.

VALE FM 91,7 = PROGRAMA BUDEGA NORDESTINA


Programa Budega Nordestina com Paulo Viana, de segunda a sexta-feira das 05:30 às 07:00 horas, Pela Rádio Vale FM 91.7 de Santa Cruz do Capibaribe no Agreste Pernambucano.


Para anunciar no www.budeganordestina.com.br entre em contato através do telefone abaixo e agende uma visita sem compromisso.

O nosso site é um veículo de mídia que possibilita ao anunciante espaços publicitários para diversos tipos de negócios.


Telefone: (81) 99428-8603
E-mails: budeganordestina@gmail.com