sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Justiça suspende punição a vereadores brigões



A justiça suspendeu a portaria 068/2013, da Mesa Diretora da Câmara, que pretendia punir os vereadores Zé Minhoca (PSDB) e Deomedes Brito (PT) com suspensão das atividades parlamentares por 30 dias, sem direito a remuneração, por terem quase ido às tapas nos corredores da Casa de Lei.

A liminar foi concedida pelo Juiz Títo Lívio, a pedido de vereador Deomedes Brito que argumentou não ter tido direito de defesa.

O juiz concordou que a Mesa da Câmara decidiu pela punição sem a existência de um procedimento prévio, que pudesse assegurar a defesa do parlamentar.

A decisão da justiça é voltada diretamente para o vereador Deomedes, autor da ação, mas deverá ter os efeitos estendidos ao vereador Zé Minhoca que sofreu punição na mesma portaria.

Garanhuns recebe Festival da Jovem Guarda e Feira do Vinil no fim de semana

O município de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, realiza neste final de semana a IV Feira do Vinil. O evento coincide também com o Festival da Jovem Guarda, que começa nesta sexta-feira (11), a partir as 21h, na Praça Mestre Dominguinhos, antiga Praça Guadalajara.

Entre os destaques do festival, estão Fernando Mendes, Sergio Reis, Joana, The Fevers e vários outros

ABRIL ABRAÇA ALIANÇA ENTRE EDUARDO CAMPOS E MARINA


A revista Exame, da Editora Abril, não fez rodeios. Dias depois do anúncio da aliança entre Eduardo Campos, do PSB, e Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, dedicou sua capa ao pacto político, falando sobre "a nova oposição e a economia". O que significa declarar que a própria Abril, da família Civita, tem a esperança de que Campos e Marina abracem suas teses mais liberais e, com elas, liderem um discurso antagônico ao do PT e da presidente Dilma Rousseff.

Na reportagem, assinada pelos jornalistas Daniel Barros e Humberto Maia Júnior, Exame lista seis pontos da agenda, que, segundo a revista, deveria ser encampada pelo governador pernambucano e pela ex-senadora. Eles seriam:

1) A independência formal do Banco Central, garantida por lei. O que daria aos diretores do BC mais autonomia para definir as taxas de juros.

2) Mais privatizações. O governo, em vez de definir a taxa de retorno das concessões, deveria se preocupar apenas em garantir competição aos leilões, segundo Exame.

3) Salários maiores para os professores e mais escolas em tempo integral.

4) Meritocracia no serviço público, com servidores remunerados e premiados ao atingir metas.

5) Licenças ambientais menos burocráticas – o que, segundo Exame, será um problema na relação entre Campos e Marina.

6) Mais abertura comercial, com acordos fora do Mercosul.

A reportagem traz ainda uma entrevista com Eduardo Giannetti da Fonseca, que seria um dos gurus econômicos de Marina (outro é André Lara Resende, que também defende um modelo mais liberal, leia aqui). Segundo ele, com Lula e Dilma, o Brasil teria mergulhado numa "espiral intervencionista". Dilma, para Exame, representa a "mão forte do Estado".

Fonte: Direto ao Ponto

VAQUEJADA


Paraense é preso traficando maior quantidade de cocaína pura apreendida este ano, em PE

Droga estava escondida em fundo falso de um Savero

A Polícia Federal apresentou, na manhã desta sexta-feira (11), a prisão de um paraense de 48 anos. José Amilton da Silva já havia sido preso e condenado em 2010 por ter vendido um caminhão roubado e estava solto a cerca de um ano.

Giovani Santoro, chefe de Comunicação da Polícia Federal em PE, detalhou que as investigações foram realizadas pela Delegacia de Repressão ao Tráfico de Entorpecentes, em Salgueiro, no Sertão pernambucano.

De acordo com ele, o suspeito saiu de Rio Branco, no Acre, transportando uma quantidade de entorpecentes. A polícia da Delegacia de Salgueiro montou uma barreira no trevo do Ibó, onde tem um posto da PF e apreenderam José Amilton da Silva.

No momento da captura, os policiais apreenderam com ele um Saveiro com 15kg de cocaína pura em um fundo falso da carroceria. Esta é a maior apreensão de cocaína pura feita este ano em Pernambuco.

Segundo Giovani, a droga seria vendida à pessoas com alto poder aquisitivo, já que a droga está no mais alto grau de pureza.

José Amilton foi encaminhado para a Cadeia Pública de Salgueiro, no Sertão, onde responde pelo crime de tráfico interestadual de drogas com pena podendo chegar a 20 anos.

MERCADINHO


Supremo Tribunal Federal publica acórdão dos primeiros recursos do processo do mensalão

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta quinta (10) a íntegra do acórdão dos primeiros recursos do processo do mensalão, que traz os votos de todos os ministros sobre o tema.

O acórdão, que é o resumo das decisões tomadas, foi divulgado no Diário da Justiça Eletrônico. O Tribunal deve decidir sobre as prisões dos condenados ainda neste mês.

O prazo para novos recursos na ação penal 470, referente ao mensalão, começa a contar nesta sexta (11). Os réus têm cinco dias para entrar com segundos embargos e 30 dias para os embargos infringentes.

ESPAÇO NORDESTE


VAQUEJADA