quarta-feira, 2 de junho de 2010

Santanna, Alceu Valença e Dominguinhos no fim de semana em Caruaru

Para aqueles que querem antecipar os festejos juninos, a pedida do final de semana é Caruaru, capital do forró. A cidade está em festa desde o último dia 28 de maio, com a abertura oficial do São João, e até o dia 29 de junho, mais de 1.000 atrações irão movimentar a cidade. Neste final de semana, as principais atrações são os cantores Santanna, Alceu Valença e Dominguinhos.

O sábado (05) também marca a estreia das famosas Comidas Gigantes de Caruaru com o Maior Chocolate Quente do Mundo, que consiste em 600 litros da bebida distribuídos gratuitamente aos brincantes. A farra acontece às 20h, na Rua Antônio Laurentino, Bairro São João da Escócia.

Confira as atrações do final de semana.

Pátio de Eventos Luiz Gonzaga

Quinta-feira (03)

Programação Religiosa

Sexta-feira (04)

20:30h – Joana Angélica

22:30h – Santanna

00:30 – Genaro e Walquíria

02:30 – Magníficos

Sábado (05)

18:00h – Forró do Muído (Matinê)

20:30h – Banda Alternativa

22:30h – Assisão

00:30h – Erisson Porto

02:30h – Alceu Valença

Domingo (06)

20:30h – Rogéria

22:30h – Waldonys

00:30h – Dominguinhos

Polo Mestre Vitalino

Quinta-feira (03)

20:00h – Trio Alecrim

23:00h – Bita Dantas

Sexta-feira (04)

21:00h – Trio Vai Hoje

00:00h – Paulo Matricó

02:00h – Patrícia Cruz

Sábado (05)

12:00h – Trio Sala de Reboco

20:00h – Trio Santa Rosa

23:00h – Banda Cheiro de Sanfona

01:00h – Marlene do Forró

Domingo (06)

12:00h – Trio Garcia

20:00h – Trio Remelexo

Polo Forró do Candeeiro

Quinta-feira (03)

21:00h – Leo Cruz

22:30h – Trio Bau dos Oito Baixos

00:30h – Zaú e Banda Megazoon

Sexta-feira (04)

21:00h – Trio Forrozandos

00:00h – Trio Os Três do Agreste

02:00h – Banda Régis Pietro

Sábado (05)

21:00h – Trio Asa Branca

23:00h – Trio Cangaceiros do Forró

01:00h – Kinho Ramalho

02:30h – Banda Forró Cigano

Domingo (06)

21:00h – Trio Forrozão

22:30h – Trio Amor com Café

00:30h – Banda Régis Pietro

Polo Alto do Moura

Sábado (05)

11:00h – Trio Mistura Fina

13:30h – Marcílio Fonseca

15:00h – Trio Os Três do Agreste

Domingo (06)

11:00h – Trio Forró Pesado

13:30h – Dédo Amorim

15:00h – Banda Os Vitalinos

Fonte: Aponte.com.br/saojoaodecaruaru

José Carlos Menezes é exonerado pelo prefeito José Queiroz

José Carlos Menezes não é mais secretário de Gestão de Serviços Públicos de Caruaru. Ele foi exonerado nesta quarta-feira (02), pelo prefeito José Queiroz. O agora ex-secretário disse ao portal Liberdade.com.br que nos últimos 15 dias vinha sentindo o clima meio “pesado”, mas não imaginava que chegasse ao ponto de ser dispensado. “Acho que mexi com gente ‘graúda’ e a minha permanência no cargo ficou insustentável”, disse Menezes acrescentando que a partir de agora terá mais tempo para tomar conta dos negócios da família.

Menezes passou por muitas provas de fogo no que se refere ao projeto de revitalização da Feria da Sulanca. A opinião pública quanto a atuação dele sempre foi dividida. Essa é a segunda mudança no primeiro escalão do prefeito José Queiroz em 1 ano e cinco meses de mandato. O primeiro a sair foi o secretário de Comunicação, André Lubambo.

O secretário de Fazenda Municipal, André Alexei, foi o escolhido pelo prefeito de Caruaru, José Queiroz, para responder interinamente pela pasta de Gestão de Serviços Públicos. Ele acumulará as duas pastas a partir desta quinta-feira, (3).

Atração gigante

José Hélio Pessoa está a todo vapor para o Maior Arroz Doce do Planeta, marcado para 19 de junho, na Rua 3 de Maio. As atrações foram escolhidas a dedo: Banda da Polícia Militar, apresentando repertório de forró, além das bandas Boneco de Barro, Barca Bela, grupos de ciranda, de quadrilha matuta e centro de convivência do idoso. Com certeza a programação atrairá os jovens e principalmente forrozeiros que curtiram há muitos anos os festejos juninos naquela rua.

NOTICIAS SOCIAIS


Interino

O secretário de Fazenda Municipal, André Alexei, foi o escolhido pelo prefeito de Caruaru, José Queiroz, para responder interinamente pela pasta de Gestão de Serviços Públicos, que tinha a frente José Carlos Menezes e que foi afastado por motivos ainda obscuros. Alexei acumulará as duas pastas a partir desta quinta-feira, (3), mas já há especulação que quem assumirá em definitivo será o diretor de Limpeza, Maurício.



Confira na íntegra nota oficial sobre exoneração de Menezes

NOTA DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL


O GABINETE DO PREFEITO COMUNICA O AFASTAMENTO DE JOSÉ CARLOS MENEZES DA SECRETARIA DE GESTÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS, POR DIVERGÊNCIAS ADMINISTRATIVAS EM RELAÇÃO ÀS NOVAS PROPOSTAS DE DISCIPLINAMENTO DAS FEIRAS E DE SERVIÇOS LIGADOS ÀQUELA SECRETARIA.

O PREFEITO JOSÉ QUEIROZ REGISTRA O RECONHECIMENTO DOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS POR JOSÉ CARLOS MENEZES, SOBRETUDO NA RECENTE TRANSFERÊNCIA DA FEIRA DA SULANCA PARA NOVO LOCAL E AGRADECE A COLABORAÇÃO DE UM AUXILIAR QUE SEMPRE SE PAUTOU PELA DEDICAÇÃO NO CUMPRIMENTO DAS AÇÕES QUE LHE FORAM CONFIADAS.


A coisa é séria!
A discussão entre o vice-governador João Lyra Neto com secretários do prefeito José Queiroz, na abertura do São João de Caruaru, pode ter motivado a exoneração do secretário de Gestão de Serviços Públicos, José Carlos Menezes, hoje, já que ele é ligado a Lyra. Outros secretários de Queiroz que sempre estiveram ao lado do vice-governador são José Pereira, da Fundação de Cultura e Turismo, e Osório Chalegre, presidente do CaruaruPrev.

Prefeitura executa paisagismo na Dália da Serra

A Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Obras Urbanismo e Meio Ambiente aos poucos vem melhorando a parte urbanística da cidade, com uma nova feição paisagística.

Quem chega à cidade logo percebe as mudanças, com a instalação de um out door, dando as boas vindas a quem visita a pacata Dália da Serra. Nos canteiros centrais foram plantados gramas, palmeiras imperiais e plantas adequadas ao clima de montanha que a cidade oferece, melhorando o aspecto da entrada e a visão dos motoristas, que antes tinham dificuldade com as plantas irregulares que lá existiam. Também foram colocados refletores, dando um ar moderno ao local.


Quem já recebeu todo aporte de paisagismo foi o Distrito de Pão de Açúcar, nos canteiros e na praça aos arredores de Igreja de São José com gramas e espécies de árvores que ajudam a melhorar a temperatura local, uma vez que o distrito é escasso de plantas que ajudam a umidificar o ar.


“Esse era um desejo antigo que tinha, pois um município turisticamente conhecido como é a Dália da Serra merecia uma atenção especial em sua entrada de acesso, para que os visitantes possam levar consigo uma ótima impressão da organização que está avançando na cidade”, disse o Prefeito José Evilásio.


A próxima localidade a receber melhorias paisagísticas será o Distrito de Gravatá do Ibiapina, o qual ficará ainda mais aconchegando e elegante.


Henrique Figueirôa


Assessor de Imprensa e Marketing

Jornalistas de Pernambuco: processo eleitoral transcorre normalmente

A Comissão Eleitoral encarregada de coordenar a eleição para a renovação da diretoria do Sindicato dos jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) tem recebido consultas e sugestões de associados desde que disponibilizou o endereço eletrônico comissaoeleitoralsinjope@gmail.com para este fim.

Melhor do que responder individualmente cada consulta, a Comissão decidiu disponibilizar para toda a categoria as informações, que são do interesse de todos.

1. Quando será realizada a eleição?

Resposta - No dia 17 de junho de 2010, das 8h às 20h. Haverá urnas na sede do Sindicato (Praça Oswaldo Cruz, 400) e nas redações do Diario de Pernambuco, do Jornal do Commercio, da Folha de Pernambuco e da TV Globo, além de urnas itinerantes.

2. Quem tem direito a voto?

Resposta - Todo e qualquer associado em dia com suas obrigações sociais. Quem não estiver com suas mensalidades atualizadas, pode fazê-lo no próprio dia da eleição, na sede da entidade.

3. E quem são os candidatos?

Resposta - Até o presente momento não há chapas inscritas. A Comissão Eleitoral aguarda as inscrições para proceder a homologação, de acordo com o Estatuto, e para dar ampla divulgação às candidaturas. Os interessados em concorrer devem se inscrever até o próximo dia 7 de junho de 2010, no horário das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, devendo sempre lembrar que é preciso preencher formulário específico, disponível na sede do sindicato, além de declaração de bens.

4. Quem indicou a Comissão Eleitoral?

Resposta – A Comissão eleitoral é um organismo estatutário, integrada por associados em dia com suas obrigações sociais e eleita em Assembleia Geral especialmente convocada para este fim. Portanto, quem indica os membros da Comissão Eleitoral é a categoria e apenas ela tem poderes sobre a Comissão. A Comissão Eleitoral que subscreve o presente documento foi eleita em Assembleia Geral realizada em 14 de abril de 2010 e convocada por edital publicado no dia 10 de abril de 2010. Todos os seus membros cumprem rigorosamente os requisitos básicos para integrá-la, conforme consulta realizada ao Jurídico da entidade.5. Como vem transcorrendo o processo eleitoral?

Resposta - Transcorre com toda a normalidade o processo eleitoral para eleger a diretoria do Sinjope (para o triênio 2010/2013). O pleito está confirmado para 17/06/2010 e todas as providências visando a sua realização estão sendo adotadas.

7. Existe limite para reeleições no Sindidato dos Jornalistas?

Resposta - Não. O Estatuto Social não faz qualquer vedação dessa natureza e são comuns os casos de dirigentes que cumprem sucessivos mandatos. Apenas para a presidência a renovação é exceção e não regra. Apenas os jornalistas Rossini Barreira e Airton Maciel cumpriram mais de um mandato como presidentes do Sinjope.

--

Comissão Eleitoral

Instituída para organizar a eleição da nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope)

César Rocha

(81) 8604.4453

Evaldo Costa

(81) 9488.3190

Jo Lima

(81) 9488.2097

Roberto Cavalcanti

(81) 9974-3107

Paulo Gustavo

(81) 9172-1666

Edvaldo Rodrigues

(81) 9999-2288

O Prefeito Toinho do Pará recebe universitários e fecha questão sobre ajuda de custo para transporte

O prefeito Toinho do Pará, em reunião realizada em seu Gabinete, nesta terça-feira (01), pôs um ponto final na questão da ajuda de custo - referente ao transporte - que a Prefeitura oferece aos universitários do município que estudam em outras cidades da região.

A comissão formada pelos universitários foi recebida pelo Prefeito, Toinho do Pará, por representantes do setor jurídico da Prefeitura: Klinger Dantas e Maria Mercês e pelo presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL), Severino França e ouviu as explicações sobre o processo licitatório envolvendo as empresas que fazem o referido transporte.

“O processo licitatório teve início na primeira quinzena de março. Depois de ser conhecido o resultado, uma das empresas entrou com um pedido de recurso do resultado na CPL, o que retardou o anúncio do mesmo”. Esta explicação foi dada pelos advogados e pelo presidente da Comissão Permanente de Licitação. O prefeito, Toinho do Pará lamentou o atraso, porém, explicou que não poderia continuar ajudando a classe estudantil sem a devida cobertura legal.

Diante das ponderações para que o valor saísse retroativo a março, o Chefe do Executivo Municipal destacou que não haveria possibilidade de atendê-los pois estaria impedido pela Legislação em vigor. Ao final, ficou acertado que o processo licitatório será concluído no prazo de uma semana para que, assim, os estudantes possam receber o valor que foi determinado em Licitação.

SÃO JOÃO DE CARUARU

Blackout

Os camarotes do Parque de Eventos Luiz Gonzaga ficaram sem energia elétrica noite desta terça-feira, (1º), devido a problemas no gerador. Técnicos responsáveis pela geração de energia no local garantiram solucionar o problema hoje.

Lançamento

O cantor e compositor Jorge de Altinho conseguiu um espaço na concorrida agenda e marcou visita a Caruaru. Será amanhã, (3), quando estará lançando seu mais novo trabalho “Dois Eus”, durante entrevista, às 11h da manhã, ao comunicador Joberto Silva, na Rádio Liberdade AM. Antes. Às 10h30, um dos maiores representantes da música nordestina concederá entrevista a Carlos Altieri, na FM. Jorge de Altinho retornará a "Capital do Forró" no próximo dia 25, para subir ao palco do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. (Foto: Divulgação)

SÃO JOÃO DE CARUARU

http://www.liberdade.com.br/gerencia/audio_noticias/5606f7749da5ce707a1d5180b89e785f.mp3

Acordo estimula combate a acidente de trabalho nas empresas

Um acordo entre representantes de empresários, trabalhadores e governo reduz pela metade o valor do Seguro de Acidente do Trabalho para as empresas que não registram acidentes e diminui as distorções no cálculo do Fator Acidentário de Prevenção (FAP). Além de reduzir os encargos para cerca de 400 mil empresas, as mudanças, aprovadas pelo Conselho Nacional de Previdência Social, estimulam os investimentos em prevenção às doenças e ao combate dos acidentes de trabalho. Também punem com rigor as empresas que não notificam a ocorrência de acidentes com os trabalhadores.


O acordo, que começou a ser negociado há cerca de dois meses, prevê que, a partir de setembro deste ano, o FAP das empresas sem registro de acidentes ou doenças do trabalho passará a ser de 0,5. Em vigor desde janeiro deste ano, o FAP é aplicado sobre o valor do Seguro de Acidente do Trabalho e varia de 0,5 a 2. O fator é calculado pela Previdência Social com base nos afastamentos por doenças e acidentes ocupacionais registrados em cada empresa. Por outro lado, o FAP das empresas que forem autuadas por deixar de notificar os acidentes de trabalho serão punidas com FAP 2, o mais alto da escala.


Anunciadas nesta terça-feira, 1º de junho, as mudanças também ampliam a diferença no FAP entre as que empresas que investem em prevenção e as que negligenciam a saúde e segurança do trabalhador. Também foi preservado o desconto de 25% na parcela do FAP que exceder 1 (malus).


“Esses avanços são produto do diálogo. Foi uma vitória das três partes, o que só é possível quando os objetivos são comuns e o diálogo ocorre em clima de boa vontade e confiança”, disse o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto. Para ele, o acordo reafirma a filosofia que norteou a criação do FAP, que é premiar as empresas que investem em prevenção de acidentes. “Da forma como estava antes, o FAP penalizava todas as empresas”, destacou Monteiro Neto.


Ele lembrou que o acordo reduz as distorções das regras que entraram em vigor em janeiro deste ano e elevaram em até 200% os custos das empresas com o Seguro de Acidente do Trabalho. Inconformadas com as regras, muitas empresas recorreram à Justiça. Na avaliação de Monteiro Neto, o acordo deve evitar novas ações judiciais. “A negociação é um sinal positivo para evitar contencioso na Justiça”, disse ele.


O presidente da CNI disse que o diálogo entre empresários, trabalhadores e governo deve continuar para garantir que as regras do FAP sejam transparentes e justas com as empresas que investem na saúde e na segurança do trabalhador.

Operação prende mas de 20 pessoas em Caruaru e Santa Cruz.

Uma operação, realizada na madrugada desta terça-feira (1º), deflagrada pela polícia de Combate à Pirataria, apreendeu 20 mil peças falsificadas entre tênis, camisas e bonés, a maioria fazendo referência à Copa do Mundo. Na ação, que aconteceu em Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, Agreste de Pernambuco, ainda foram detidas 21 pessoas.

De acordo com informações do delegado, Tiago Cardoso, responsável pelas investigações, todas as pessoas envolvidas vão responder o processo em liberdade. No entanto, duas deles vão pagar multa, por serem donas de lojas. Essas vão responder por crime contra marca e fraude ao comércio. Já o restante, responde apenas por crime contra marca.

Aração de terras e sementes para o homem do campo

Sempre no propósito de melhorias para o homem do campo, a Secretaria de Agricultura em parceria com o IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), trouxeram para o trabalhador rural da Dália da Serra o Programa Terra Pronta. O mesmo é uma iniciativa do Governo do Estado criado em 2008, que garante ao produtor rural o preparo mecanizado das terras e o acesso a sementes de qualidade.

Ao todo na Dália da Serra foram arados 600 hectares de terra beneficiando cerca de 450 pessoas, somando um total de 900 horas máquina. Já a distribuição de sementes, atendeu toda zona rural com cerca de 11 mil Kg de feijão e milho.


Segundo o Secretário de Agricultura Michelson Arnóbio, este programa faz toda diferença na safra anual. “Um produtor usando apenas a enxada não consegue preparar seu solo adequadamente e com a aração a terra fica mais fértil e pronta para receber as sementes doadas pelo programa, garantindo uma melhor colheita a todos”, completou.


Vale destacar, que todos os agricultores beneficiados foram antecipadamente cadastrados e pertencem a associações e sindicatos rurais.



Henrique Figueirôa


Assessor de Imprensa

São João da AABB

Três décadas de muita história estarão presentes na Associação Atlética Banco do Brasil. Dia 5 de junho serão comemoradas três décadas do Forró Society mais tradicional de Santa Cruz do Capibaribe. Para marcar a data histórica, a AABB lança o selo especial dos 30 anos de São João.

“Trinta anos é uma marca de respeito, que mostra toda credibilidade do evento”, com esta frase o presidente Sósthenes Balbino ressalta a proporção da importância da comemoração junina apresentada na entidade.

Para celebrar, atrações mais que especiais: Toinho Catanha, Dida de Nan e Banda e “Santanna O Cantador”. Com repertório consagrado, os artistas farão uma viagem pelo que há de melhor na poesia do forró raiz.

Serviço:

30ª Edição do Forró Society da AABB

Dia 5 de junho, a partir das 21h, na AABB

Custo das mesas R$ 150 (Mesa para 4 pessoas)

Ingressos: R$ 60

Informações 3731 – 1435, das 8h às 14h.

G2

Náutico sofre apagão e perde de goleada na Série B

Após um apagão no início do jogo, o Náutico perdeu para o São Caetano por 5 a 0, na noite desta terça-feira (1º), no estádio Anacleto Campanella. O primeiro gol do time paulista foi marcado aos 25 segundos de jogo. Aos 3 minutos veio o segundo. Aos 18 minutos, o Timbu tomou o terceiro de pênalti e ainda teve o goleiro Rodrigo Carvalho, expulso na jogada que originou a infração.

No segundo tempo, Eduardo fez o quarto novamente cobrando pênalti. E aos 44 minutos, Eduardo marcou o quinto de cabeça. Com o resultado, a equipe alvirrubra segue com os mesmos 11 minutos e segue fora do G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro.

O Náutico volta a campo às 16h10 deste sábado (05) contra o Ipatinga, nos Aflitos. A partida é válida pela 7ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Após este jogo, a competição para por conta da Copa do Mundo e só retorna no dia 13 de julho.

O JOGO
O São Caetano começou de forma fulminante e antes de completar o primeiro minuto de jogo chegou ao gol. Arthur recebeu na direita, passou como quis pela zaga do Náutico e ficou cara a cara com o goleiro Rodrigo Carvalho. Ele escolheu o canto e fez 1 a 0 para o time paulista.

O gol deixou a equipe alvirrubra assustada e aos 3 minutos o São Caetano ampliou o placar. A bola foi cruzada para a pequena área e Kléber apareceu livre para empurrar para o gol.

Aos 15 minutos a situação se tornou trágica para a equipe pernambucana. Fernandes foi lançado e toda a zaga timbu parou pedindo impedimento. O árbitro Felipe Gomes da Silva mandou o lance seguir. O meia do São Caetano invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro Rodrigo Carvalho.

O árbitro marcou pênalti e ainda expulsou o goleiro do Náutico. Eduardo bateu o pênalti e fez 3 a 0. O Timbu chega a sua sexta expulsão em seis jogos pela Série B. Abatido, o Náutico só chegou com perigo aos 29 minutos. Evando recebeu na área e bateu. O goleiro Luiz se atrapalhou, mas conseguiu fazer a defesa.

Após tirar Carlinhos Bala para a entrada do goleiro Bruno, o técnico Alexandre Gallo voltou para o segundo com mais um atacante. Cristiano entrou no lugar do volante Ramirez.

A mudança não deu resultados e aos 11 minutos Diego Bispo derrubou Eduardo na área e o árbitro marcou outro pênalti. Ele cobrou no canto esquerdo e o goleiro Bruno foi para o outro lado: 4 a 0 para o São Caetano. Com o gol, o Náutico não teve mais ânimo para tentar qualquer tipo de reação.

Aos 44 minutos, o São Caetano ainda fez mais um. Eduardo aproveitou o cruzamento na área e cabeceou para fechar o placar.

FICHA DO JOGO

SÃO CAETANO

Luiz; Artur, Marcelo Batatais, Anderson Marques e Bruno; Moradei, Augusto Recife (Lucas), Fernandes (Luciano Henrique), Everton Ribeiro e Kléber; Eduardo
Técnico: Sérgio Guedes

NÁUTICO
Rodrigo Carvalho; César Prates, Diego Bispo, Saulo e Zé Carlos; Rodrigo Pontes, Ramirez (Cistiano), Élton e Carlinhos Bala (Bruno); Evando (João Henrique) e Geílson
Técnico: Alexandre Gallo

Local: Estádio Anacleto Campanella, São Caetano do Sul (SP)
Público: 509
Renda: R$ 3.660,00

Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Assistentes: Wendel de Paiva e Lilian da Silva Fernandes (RJ)

Fonte: pe360graus.com.br

Confira o balanço da PRF e do Corpo de Bombeiros

A Polícia Rodoviária Federal registrou 21 acidentes no plantão das últimas 24 horas, com 38 veículos envolvidos. Onze pessoas ficaram feridas. Nesta manhã, tudo tranquilo nas rodovias federais que cortam o Estado.

O Corpo de Bombeiros contabilizou 51 ocorrências de ontem pra hoje, sendo 22 na área do 2º grupamento, em Caruaru, mas todas de rotina.

Central de Jornalismo

Helenivaldo Pereira

Jarbas fará em Caruaru segundo pré-lançamento de sua candidatura

O senador Jarbas Vasconcelos, do PMDB, marcou para sábado, dia 19 de junho, em Caruaru, um segundo pré-lançamento da sua candidatura. A programação na cidade de sua candidata à vice, deputada estadual Miriam Lacerda, do DEM, será extensa.

O roteiro incluirá um ato público, visita ao Alto do Moura e show no Parque de Eventos Luiz Gonzaga.

Central de Jornalismo

Helenivaldo Pereira

Sociedade

Sempre prestigiando a vida noturna de Caruaru o empresário Newton Montenegro e a noiva Noely Campos, figuras queridas da sociedade. (Foto: Divulgação)

Assassino confesso de Maristela Just é condenado a 79 anos de prisão


Foram mais de 21 anos de espera até se conhecer a decisão da Justiça sobre a acusação contra José Ramos Lopes Neto. Após o longo período desde que o crime foi cometido e ainda um julgamento adiado, o réu foi condenado a 79 anos de reclusão em regime fechado pelo assassinato da ex-mulher Maristela Just e ainda pela tentativa de homicídio contra os dois filhos.A sentença do júri popular, de homicídio duplamente qualificado e tentativa de homicídio qualificado, foi anunciada pela juíza Inês Maria de Albuquerque (foto) pouco antes das 3h da madrugada da quarta-feira (2), após cerca de 13 horas de julgamento no Fórum de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.A promotoria tinha pedido uma pena de 90 anos para José Ramos Lopes Neto, que não compareceu ao julgamento e é considerado foragido. A juíza confirmou que a prisão preventiva do réu foi pedida no dia 19 de maio, mas estava sendo mantida em sigilo para garantir a captura. Na pena, 30 anos pela morte de Maristela e 20 por cada tentativa de homicídio contra os dois filhos. Mas, o júri decidiu pela pena de 79 anos para José Ramos Lopes Neto, condenado por ter dado três tiros na ex-mulher, um tiro na cabeça do filho Zaldo Just, então com 2 anos, e outro no ombro da filha Natália Just, na época com 4 anos.ADIAMENTOO primeiro julgamento foi marcado para o 13 de maio, mas como o réu e o seu advogado não compareceram, houve o adiamento. Desta vez, mesmo sem a presença dos dois, o julgamento ocorreu à revelia.No começo da sessão, a juíza explicou que foi feita a busca do réu para que ele fosse intimado e preso, mas José Ramos Lopes Neto não foi encontrado nem em seu endereço próprio, nem na casa do pai, o advogado criminalista Gil Teobaldo. Assim, a partir de agora, ele é considerado foragido.“É um começo de um final. Acredito que uma das missões que eu tenho nessa vida é essa”, disse Zaldo. “Ele está solto por ai. E se ele decide terminar o que ele começou”, indagou Natália.A Defensoria Pública, que está representando a defesa do réu, informou ainda que não foi procurada por ele. Os defensores públicos do caso foram Flávia Barros e José Inaldo Cavalcanti. “Desde o júri passado a gente já estava com dados do processo, já estudávamos. O tempo foi razoável. Até porque a gente só usa o que estiver dentro do processo, então conversar com o réu, às vezes, não muda muita coisa”, contou José Inaldo.Das 25 pessoas chamadas para compor o conselho de sentença - os jurados que definiram a pena - sete foram escolhidos, sendo quatro mulheres e três homens. Estavam previstos depoimentos de seis pessoas, mas três delas foram dispensadas. Falaram apenas Natália Just e Zaldo Neto, filhos de Maristela e baleados no dia do crime, além do policial civil Harlan de Andrade, que esteve no local do crime.Natália foi a primeira a falar. A juíza esclareceu que eles não são encarados como testemunhas de acusação ou defesa e deveriam falar do que viveram e presenciaram naquele dia, ou seja, como vítimas. Zaldo foi o segundo a falar e, em seguida, Harlan de Andrade, única testemunha da defesa. As outras duas testemunhas arroladas pela defesa, Walter de Figueiredo Filho e Gilson Calábria, não foram localizadas, mas já tinham deposto em outras fases do processo.Em seguida, seria a vez do réu falar, mas ele também não compareceu e o julgamento acontece à revelia. Assim, teve início a fase do debate, começando com o pronunciamento do Ministério Público; os defensores falam na sequência e ainda houve réplicas e tréplicas.No início da noite, a defesa e a acusação fizeram suas considerações finais. Em seguida, um debate entre as duas partes foi promovido com réplica e tréplica. Após o debate, o júri se reúne para definir a sentença, considerada justa pela promotoria. “Estamos satisfeitos”, disse o promotor Edgar Braz.De acordo com a sentença, José Ramos Lopes Neto só pode recorrer da decisão se estiver preso.HISTÓRICOSão 21 anos desde que os crimes aconteceram. Maristela Just foi morta na casa dos pais, no bairro de Piedade, em Jaboatão. De acordo com as investigações, José Ramos Lopes Neto, que estava separado da mulher havia dois anos, foi à residência no dia quatro de abril de 1989. Lá, ele se trancou com Maristela e os filhos do casal em um dos quartos. José Lopes teria dado três tiros na ex-mulher, um tiro na cabeça do filho, então com 2 anos, e outro no ombro da filha de 4 anos.O irmão de Maristela, Ulisses Just, foi baleado quando tentava socorrer a irmã e os sobrinhos. José Ramos, que é filho do advogado criminalista Gil Teobaldo, chegou a ser preso. Ficou por um ano no presídio Aníbal Bruno e prestou vários depoimentos. Foi solto depois de um habeas corpus concedido pela Justiça.No julgamento marcado para o último dia 13 de maio, para frustração dos parentes e amigos de Maristela, o acusado e o advogado de defesa não compareceram e o júri foi adiado para esta segunda-feira. O advogado foi multado em 50 salários mínimos, o equivalente a R$ 25,5 mil, por não ter comparecido.Os filhos de Maristela, que foram vítimas do próprio pai, escreveram uma carta endereçada aos desembargadores do Tribunal de Justiça. Natália e Zaldo Just como uma forma de sensibilizar os desembargadores para que eles negassem qualquer recurso da defesa, caso o comerciante José Ramos seja condenado no julgamento. O documento foi protocolado, na última segunda-feira (31), no palácio da Justiça.“Nós crescemos com a impunidade. Foi uma ferida que sarou e hoje, após 21 anos, está sendo aberta novamente”, disse Zaldo. “A sociedade, o Brasil, Pernambuco precisa desse julgamento. Eu não digo condenação, porque a gente não sabe o que o júri vai decidir. Mas o julgamento deve existir até para o Estado tirar um pouco dessa vergonha”, falou Natália.

Fonte: pe360graus.com.br

Controle Interno da Câmara de Santa Cruz é exemplo

Reconhecendo a gestão da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, como modelo a ser seguido, a UVP (União dos Vereadores de Pernambuco), convidou o controlador interno da Casa de Leis santacruzense, Willamy Feitosa, para participar, hoje, 01 de junho, às 11h, no Recife, de uma reunião na sua sede, mostrando detalhes e a importância da controladoria nas Câmaras Municipais.
A controladoria é uma unidade setorial da Câmara, que tem como finalidade acompanhar a gestão, funcionando como guardião do patrimônio da Casa. Além de auditoria, funciona diariamente cuidando do patrimônio físico e financeiro. Seu maior objetivo é evitar erros de gestão.
De acordo com o Presidente da Câmara, Fernando Aragão, “a controladoria é fundamental para manter o patrimônio físico constantemente atualizado, como também é importante para que todo o financeiro da Casa seja sempre revisado”, afirmou Fernando.--

Monicky Araújo