quarta-feira, 1 de março de 2017

MULHER É ASSASSINADA DENTRO DE BAR EM MORENO


Uma mulher foi assassinada na noite desta quarta-feira (1) no município de Moreno, Região Metropolitana do Recife.

Alcilen Maria Moura Ferraz Filha, de 29 anos, estava no bar do ex-namorado, quando um desconhecido chegou e efetuou vários disparos de arma de fogo, ela foi alvejada em várias partes do corpo, não resistiu e morreu antes de receber os primeiros socorros. Segundo o proprietário do estabelecimento e testemunha do crime, eles haviam acabado de chegar de um evento carnavalesco, ele não soube dizer o que pode ter motivado o crime.

O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina legal (IML) do Recife.

HOMENS EM MOTO ATIRAM E MATAM ADOLESCENTE EM ANGELIM


Um adolescente de 17 anos foi assassinado na tarde desta quarta-feira (1), no município de Angelim, no Agreste de Pernambuco.

Wagner da Silva Costa, estava na Rua Francisca Florentina Vidal, quando dois elementos em uma motocicleta de cor vermelha, se aproximaram, efetuaram disparos contra ele que foi atingido diversas vezes.

Wagner foi socorrido para o Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns, onde deu entrada sem vida. De acordo com a polícia ele era usuário de drogas e envolvido com roubos, ainda de acordo com informações ele se envolveu recentemente em uma confusão e teria sido ameaçado de morte.

A Polícia Civil esteve no necrotério do Hospital Regional Dom Moura, colheu informações relacionadas ao crime e liberou o corpo para ser levado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Polícia encontra veículo de umbuzeirense que foi roubado em São João do Tigre


O veiculo do umbuzeirense Ítalo, que havia sido roubado, na última terça-feira (28), na Cidade de São João do Tigre, no Cariri paraibano, foi encontrado na manhã desta quarta-feira (01), pela Polícia Militar, no Sitio Poço da Pedra, zona rural de São João do Tigre.

De acordo com o Sargento Jason e o Cabo Menezes, da VTR 6015, eles estavam fazendo ronda na zona rural do município de São João do Tigre, e encontraram o veiculo abandonado durante a ronda.

Ainda segundo os polícias, o sitio onde o veiculo foi deixado fica próximo do município onde foi registrado o roubo. Só foi levado o som do veiculo.

Ítalo que é o dono do veículo se encontra na Delegacia de Policia de São João do Tigre, aguardando os procedimentos que estão sendo realizados, para pegar seu veiculo de volta.

Morador de Serra Branca denuncia descaso e cobra da Prefeitura reativação de poço


Um leitor do portal, que terá sua identidade preservada, entrou em contato com a nossa reportagem e denunciou que no Bairro onde ele reside, os Pereiros, em Serra Branca, um poço está desativado há dois meses, e com isso prejudicando a população, que tem feito apelos a Prefeitura Municipal para que o poço volte a funcionar.

Além da população, os vereadores da oposição também utilizaram a tribuna da Câmara Municipal na última sexta-feira (24) para cobrar da Prefeitura a resolução do problema.

De acordo com o leitor, funcionários da Prefeitura estiveram no local, mas não reativaram o poço, prejudicando a população que convive com uma grave crise hídrica.

Águas do “Velho Chico” avançam rumo à Monteiro


O ministério da Integração Nacional divulgou nesta quarta-feira (1) que faltam apenas 40,3 quilômetros para que as águas do “Velho Chico” cheguem ao açude Poções, em Monteiro – estrutura final do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco – que vai beneficiar os estados de Pernambuco e da Paraíba. Após passar pela última Estação de Bombeamento (EBV-6) nesta terça (28), as águas estão enchendo o reservatório Campos, em Sertânia, desde a manhã desta quarta-feira (1). Em direção ao estado da Paraíba, o “Velho Chico” já avançou 176,7 km de canais e estruturas.

Após esta etapa, a água do rio São Francisco passará pelo reservatório Barro Branco, pelo Túnel Engenheiro Giancarlo e pela adutora Monteiro – estruturas já aptas para operação. Ao completar os 217 quilômetros de extensão do Eixo Leste, que termina no açude Poções, o projeto irá beneficiar o município paraibano de Monteiro já nos primeiros dias do mês de março. Em seguida, a água vai percorrer o rio Paraíba até o reservatório Boqueirão para reforçar o abastecimento em Campina Grande (PB).

Estações de bombeamento

O Eixo Leste possui seis estações de bombeamento, que são responsáveis por elevar a água de um terreno baixo para outro mais elevado. A estrutura também é composta por cinco aquedutos, um túnel, uma adutora e 12 reservatórios, que captam água do “Velho Chico” no reservatório de Itaparica, em Floresta (PE), atravessam três municípios pernambucanos (Betânia, Custódia e Sertânia), e terminam na cidade paraibana de Monteiro.

Sobre o Projeto

Maior obra de infraestrutura hídrica do país, o Projeto de Integração do Rio São Francisco levará água para mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A estrutura é composta por dois Eixos: Norte, com 260 quilômetros, e o Leste, com 217.

Todas as obras físicas necessárias à passagem da água no Eixo Leste foram finalizadas em dezembro de 2016.

Com 94,52% de execução, o Eixo Norte está previsto para ser concluído no segundo semestre deste ano, após finalização de serviços necessários à passagem da água do rio. A expectativa é atender o reservatório Jati (CE) em agosto e a Região Metropolitana de Fortaleza em setembro de 2017. As etapas 2N e 3N desse Eixo estão em ritmo final de construção.
Com Ministério da Integração Nacional

Carnaval termina com registro de sete homicídios em focos de folia

Imagem ilustrativa: reprodução/NE10

Entre a manhã da última sexta-feira (24) e a madrugada desta Quarta-feira de Cinzas (1º/3), 86 homicídios foram registrados em Pernambuco. Deste total, sete pessoas foram mortas dentro de focos de folia. Os números fazem parte do balanço realizado pelo departamento de jornalismo do Programa Chumbo Grosso.

Mapa da violência

O primeiro caso aconteceu na Rua Santa Isabel em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul do Estado, na sexta-feira (24). Um adolescente de 16 anos foi morto durante o desfile de um bloco. O homem teria envolvimento com drogas.

O segundo caso aconteceu na Praça Duque de Caxias, também em Vitória de Santo Antão, no Sábado de Carnaval (25). Joelson Rodrigues de Oliveira, de 33 anos, foi morto a tiros durante o desfile do bloco "ÉTesão".

Ainda no sábado, o jovem Cícero Alan Silva Traveira, de 20 anos, foi baleado durante um evento de carnaval em Araripina, no Sertão do Estado. O suspeito foi identificado como "Filho de Peba de Areia".

No domingo (26), Vanessa Nascimento Penha foi morta a tiros no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife. No tiroteio, outras duas pessoas ficaram feridas. João Fabiano de Araújo, de 34 anos, e Emily Alves, de 20 anos, foram atendidos no Hospital da Restauração e já receberam alta.

Joelson Isídio de Oliveira Silva, conhecido como Boquinha, foi morto durante o desfile do bloco Amante das Rosas em Gravatá, no Agreste do Estado. Ele também foi vítima de um tiroteio.

Em Timbaúba, na Zona da Mata Norte, um adolescente de 17 anos foi atingido a facadas durante um bloco de Carnaval. O jovem ainda foi levado para o Hospital da Restauração, mas não resistiu aos ferimentos.

Na noite desta terça-feira (28), José Henrique Lira dos Santos, de 35 anos, foi morto durante um evento carnavalesco em Camela, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. A vítima chegou a ser socorrida da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Camela, mas não resistiu. O suspeito não foi identificado.

POLICIAL MILITAR REAGE A ASSALTO E MATA ASSALTANTE EM TAMANDARÉ

Um assaltante foi morto durante um assalto na madrugada desta quarta-feira (1), em Tamandaré, Litoral de Pernambuco.

O bandido identificado como Marcelo da Silva, de 25 anos, invadiu uma residência junto com outro comparsa e fez um grupo de pessoas reféns. Dentro da casa eles passaram a fazerem ameaças e chegaram a efetuar disparos de arma de fogo, no local estava um Policial Militar de 39 anos, ele teria regido a ação dos meliantes e baleou o bandido, tendo o comparsa conseguido fugir com outro elemento que aguardava em um Gol preso de placa não anotada.

O SAMU foi acionado, socorreu o marginal que veio a óbito a caminho do hospital, o policial compareceu a delegacia, prestou esclarecimentos e foi liberado. A reação do PM foi para salvar a própria vida e de todos que estavam na casa, uma vez que os assaltantes atiravam contra as pessoas que por sorte não foram atingidas.

O corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal.

Prefeitura de Taperoá convoca agricultores que estejam com problemas no Garantia Safra

A prefeitura municipal de Taperoá, no Cariri paraibano, comunica que os beneficiários do programa Garantia Safra (2015/2016) que estiverem com problemas de bloqueio do benefício devem comparecer a sede da Secretaria de Agropecuária do município, localizada no Parque de exposição, na BR-238.

Os agricultores devem comparecer ao local a partir desta quinta-feira (2) para resolver os problemas no benefício.

Pernambuco registra 86 homicídios durante período carnavalesco de 2017

Imagem ilustrativa. Foto: Fernando Frazão/Arquivo Agência Brasil

Desde às 7h da última sexta-feira (24) até esta Quarta-feira de Cinzas (1º/3), 86 homicídios foram registrados em Pernambuco, sendo 47 no interior e 39 no Recife e Região Metropolitana (RMR). Os números fazem parte do balanço realizado pelo departamento de jornalismo policial do Programa Chumbo Grosso com Paulo Viana.

No ano passado, foram registrados 63 homicídios, segundo o balanço da Rádio Jornal. Em 2015, foram 73 pessoas foram assassinadas no período momesco.

Mapa da violência

Da sexta-feira para o sábado (25), ocorreram 13 assassinatos no estado, sendo quatro destes no Grande Recife e mais nove no interior. Do sábado para o domingo (26), foram registrados 23 homicídios, sendo 10 no Grande Recife e 13 no interior.

Do domingo até a segunda-feira (27), 18 crimes de morte foram registrados, sendo 10 no interior e 8 no Grande Recife. Da segunda a a terça-feira (9), foram 12 assassinatos, sendo seis no interior e mais seis na RMR. O plantão mais violento foi da terça para esta quarta-feira (10), com 20 pessoas assassinadas no estado, sendo 11 apenas no Grande Recife e nove no interior.

TERÇA-FEIRA SANGRENTA COM O REGISTRO DE DOIS HOMICÍDIOS EM CUPIRA

A cidade de Cupira no Agreste pernambucano, viveu uma terça-feira de carnaval sangrenta com o registro de dois assassinatos, o primeiro deles ocorreu no finalzinho da tarde na Rua José Francisco de Amorim, no centro da cidade e teve como vítima, Luciano Severo Matias, vulgo “Zeca Rola” de 25 anos, que morava na Avenida Miguel Pereira Neto, no bairro Mutirão e era ex-presidiário.

Segundo informações de populares a vítima caminhava em via publica quando um individuo desconhecido pilotando uma moto não caracterizada se aproximou e efetuou diversos disparos de pistola calibre 380 contra a mesma que veio a óbito. O efetivo foi acionado para o local onde foi feito o isolamento e com a chegada do IC o perito verificou treze perfurações sendo sete nas costas, uma no braço direito e cinco na cabeça.

O segundo homicídio aconteceu aproximadamente as 20 horas as margens da BR 104, após o Posto de Combustível Puma, local ermo, sem iluminação e teve como vítima, Sandoval José da Silva, vulgo “ Nôca” de 29 anos, que residia na Avenida Etelvino Lins, no centro. Ele era ex-presidiário pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e por homicídio.

O efetivo da Polícia Militar foi informado por populares de que no endereço citado teria acontecido um possível homicídio e fez o isolamento do local e com a chegada do IC o perito verificou seis disparos de arma de fogo sendo dois nas costas, três no tórax e um na clavícula. Segundo informes a vítima seria o autor da tentativa de homicídio contra o adolescente ocorrido na cidade na manhã de ontem. A mãe da vítima foi ao local e informou que momentos antes indivíduos desconhecidos em um veiculo não caracterizado haviam retirado a vítima a força do interior da residência tomando destino ignorado.

Com estes dois assassinatos sobe para 10 homicídios este ano em Cupira e os corpos foram encaminhados para o IML de Caruaru.

Fevereiro termina com aumento de 438% no número de assaltos a ônibus

Reprodução/Rádio Jornal

Entre a manhã dessa terça-feira (28) e a manhã desta quarta-feira (1º/3), nove ônibus foram assaltados na Região Metropolitana do Recife. A contagem é feita pela editoria de polícia da Rádio Jornal em parceria com o Sindicato dos Rodoviários.

Entre os dias 1º de janeiro e 27 de fevereiro, 674 assaltos a ônibus já foram registrados em Pernambuco. Os números assustam. Nos primeiros quatro meses do ano passado, foram registrados 554. Apenas em fevereiro, o Estado já contabiliza 329 assaltos contra 75 em todo o mês de fevereiro de 2016. Isso representa um aumento de 438% no número de assaltos a ônibus.

Mapa da violência

Entre os nove ônibus assaltados nas últimas horas, três deles trafegavam no Recife. Os crimes aconteceram nos bairros de Santo Amaro, Tejipió e na Madalena.

Em Abreu e Lima, um ônibus foi assaltado no Centro. Em Paulista, dois veículos foram alvo de ladrões no Jardim Paulista e no Janga. Em Ipojuca, o crime aconteceu no Engenho Macaco. Já em Olinda, os ônibus foram assaltados em Aguazinha e em Peixinhos.

Apuração das Escolas de Samba de São Paulo define a Campeã de 2017

Após ficar com o vice-campeonato em 2016, escola ganha seu primeiro título no Grupo Especial

Com 269,7 pontos a Acadêmicos do Tatuapé vence o Carnaval 2017 de São Paulo e obtêm seu primeiro título no Grupo Especial após o vice-campeonato em 2016. A escola apostou em um enredo sobre a África criado pelo carnavalesco carioca Flávio Campello que fez sua estreia na escola.

A escola passou à frente da apuração apenas na leitura da última nota do último quesito, samba-enredo, superando a Dragões da real, que vinha se mantendo na liderança desde o sexto dos nove quesitos.

A escola apostou em um desfile coeso e vibrante e se valeu de ter um dos melhores sambas faendo paradinhas para o público cantar em coro o refrão: “É de arerê / Ilê, ijexá/ Essa kizomba de um povo feliz/ Eu sou a África / Derramo meu axé/ Canta Tatuapé”. A Academicos de Tatuapé contou com o intérprete Celsinho Mody, considerado um dos melhores da atualidade, a bateria de mestre Higor, a rainha estreante Andrea Capitulino. Na sexta-feira (03-mar) a escola volta a avenida no desfile das campeãs.

Assista agora:


A escola foi fundada em 1952 com o nome de Unidos de Vila Santa Isabel e mudou para Acadêmicos do Tatuapé em 1964. Em 2008 a escola inovou ao criar o cargo de “rei da bateria”, dando essa missão ao professor de dança Daniel Manzioni. A escola subiu para o Grupo Especial em 2013 e quase caiu em 2015, superando a Mancha Verde no critério de desempate. No ano passado, com um belo enredo em homenagem à Beija-Flor, a Tatuapé chegou ao vice-campeonato do carnaval paulistano.

Pontuação final

1º – 269,7 – Acadêmicos do Tatuapé
2º – 269,7 – Dragões da Real
3º – 269,4 – Vai-Vai
4º – 269,4 – Império de Casa Verde
5º – 269,3 – Rosas de Ouro
6º – 269,2 – Mocidade Alegre
7º – 269,0 – Unidos de Vila Maria
8º – 268,8 – Acadêmicos do Tucuruvi
9º – 268,8 – Gaviões da Fiel
10º – 268,7 – Mancha Verde
11º – 268,4 – Unidos do Peruche
12º – 268,3 – Tom Maior
13º – 268,2 – Águia de Ouro ↓
14º – 268,1 – Nenê de Vila Matilde ↓

Na última e penúltima colocação, as escolas Águia de Ouro e Nenê de Vila Matilde foram rebaixadas para o Grupo de Acesso. De acordo com as regras, os critérios de desempate seguiram a ordem inversa dos quesitos que foram anunciados: fantasia, bateria, comissão de frente, mestre sala e porta bandeira, harmonia, alegoria, evolução, enredo e samba enredo.

Nesta sexta-feira (03-mar) acontecem os Desfiles das Escolas Campeãs de São Paulo a partir das 21:00 com transmissão ao vivo no Portal.

Campeã Carioca

Nesta quarta-feira (01-03) será realizado a apuração das Escolas do Rio de Janeiro às 16:00h para os grupos especial e de acesso, com transmissão ao vivo no Portal. As escolas do Rio de Janeiro, Paraíso do Tuiuti e Unidos da Tijuca deverão ser penalizadas após os acidentes envolvendo seus carros alegóricos em que deixou várias pessoas feridas.

ÓNIBUS FOI INCENDIADO PELA SEGUNDA VEZ EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - PE


Mais uma vez um ônibus que estava estacionado às margens da PE-160 foi incendiado. É o segundo caso com as mesmas características em cinco dias na mesma avenida. Dessa vez o fato aconteceu na noite desta terça-feira (28).

O incêndio ocorreu no início da noite e foi controlado pelos bombeiros, pouco tempo depois as chamas recomeçaram e os militares foram novamente acionados.

Existe a suspeita que o incêndio tenha sido provocado de forma criminosa, já que haviam pneus queimados no interior do ônibus.




Pernambucano é vítima de xenofobia em Portugal

Facebook

Por meio do Facebook a advogada Micheline Noêmia Silva relatou que seu filho, Iran Barbosa, de 24 anos, foi vítima de xenofobia em Portugal. De acordo com ela, dois portugueses o atacaram quando o rapaz chegava em casa sozinho, na madrugada desta terça-feira, em Covilhã, Portugal. Ainda segundo o post, o estudante foi chamado de Brazuca e outros xingamentos e também foi agredido com golpes no rosto.

Entenda:

Iran Barbosa cresceu em Lisboa e em 2007 voltou com a família ao Recife. Há um ano e cinco meses, o rapaz está novamente no país, onde foi aprovado e cursa mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos. A mãe relata que o jovem ainda não procurou o órgão competentes para denunciar o caso, e nem pensa em retornar. 

Serra-branquense é assassinado a facadas por cobrar dívida em Sumé

O crime ocorreu na noite desta terça-feira (28), por volta das 21h30 no bairro do Alto do Jorge, considerado o mais tranquilo do município de Sumé. Lá, um homem natural de Serra Branca e de nome Antônio Pedro de Sá Sousa, de 56 anos, foi cobrar uma dívida antiga de uma senhora na casa dela, momento em que seu esposo chegou e se deparando com a discussão esfaqueou o homem com várias perfurações. O autor das facadas foi o funileiro George Braz da Silva, de 35 anos.

Uma equipe do SAMU foi acionada, conduziu a vítima até o Hospital de Sumé, mas lá chegando à equipe médica detectou que ele estava morto. O crime deixou perplexa a população de Sumé, até pela motivação banal que envolve o homicídio.

A Polícia Militar deu assistência ao fato, mas o comando lembrou que o crime não tem qualquer relação com o carnaval e que as festas de momo no Cariri foram tranquilas. Segundo o capitão Cláudio, um dos comandantes da operação, não houve muitos registros policiais durante este período e que a única ocorrência notificada foi um furto de veículo em São João do Tigre. Na cidade, a PM ainda recuperou uma moto fruto de roubo no vizinho estado de Pernambuco.

Dupla é presa com arma de fogo, drogas e celulares em Santa Cruz do Capibaribe


Na tarde da terça-feira (28) policiais militares do Malhas da Lei em conjunto com o Serviço Reservado e Oficial de Operações do 24° BPM (Batalhão de Polícia Militar) conseguiram prender duas pessoas com droga, arma de fogo e munições, no interior de uma residência no bairro oscarzão, em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste do Estado de Pernambuco.

Segundo informações da Polícia Militar, o efetivo seguiu até a residência de José Claudenilsom da Silva, vulgo (Nem macaco), de 29 anos de idade, sendo que quando a polícia chegou no referido local, (Nem macaco) conseguiu fugir pelo telhado da casa; mesmo assim a polícia adentrou na residência e prendeu Josefa Elania da Silva, de 26 anos e Bruno José da Silva, de 20 anos de idade. O detalhe é que, (Elania) já tem passagem pelo sistema penitenciário pelo crime de tráfico de drogas.

Dentro da casa foram encontrados uma espingarda calibre 12, 16 munições do mesmo calibre, três aparelhos celulares, uma TV Led de 32 polegadas e 12 papelotes de maconha. A dupla foi conduzida juntamente com todo material apreendido, para a 17° DESEC em Santa Cruz do Capibaribe, onde a ocorrência foi apresentada ao delegado de plantão e a dupla ficará à disposição da Justiça.

Bacalhau do Batata terá percurso menor nesta quarta-feira de cinzas

Arquivo/JC Imagem

O tradicional bloco Bacalhau do Batata, que sai pelas ruas de Olinda, nesta quarta-feira (1) vai ter, pela primeira vez, o percurso diminuído em pelo menos uma hora. De acordo com os organizadores, ele não passará mais pelo Largo do Amparo e será menor por motivo de segurança.

Bacalhau do Batata

Teve origem em 1962, quando o garçom Isaías Pereira da Silva, apelidado como Batata, organizou na quarta-feira de cinzas, um bloco carnavalesco destinado àqueles que não podiam brincar no período momesco por motivo de trabalho, por isso a tradição do bloco em sair na quarta-feira de cinzas.

JOVEM DE 18 ANOS É ASSASSINADO COM TIROS NA CABEÇA, EM XEXÉU

Um rapaz de 18 anos foi assassinado na noite desta terça-feira (28), no município de Xexéu na Mata Sul de Pernambuco.

Adriano Francisco da Silva, estava na localidade conhecida como Favela, quando foi alvejado por disparos de arma de fogo que atingiram sua cabeça, no local populares não souberam da detalhes da autoria do crime.

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima vinha praticando vários roubos na localidade o que pode ter motivado o crime, o corpo foi levado para o IML.

CNBB lança Campanha da Fraternidade 2017 nesta quarta-feira

Foto: Divulgação

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança nesta quarta-feira (1) de cinzas a Campanha da Fraternidade 2017 com o tema: “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”. O objetivo é alertar a população para a necessidade da preservação ambiental e a conscientização ecológica de cada pessoa. Anualmente a campanha sempre é lançada na quarta-feira de cinzas.

Campanha da Fraternidade

O lançamento oficial da campanha acontece a partir das 14H desta quarta-feira, com celebração de uma missa presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, no Jardim Botânico do Recife, que fica no bairro do Curado, no Grande Recife.

PAI AGRIDE FILHA DE 13 ANOS COM BARRA DE FERRO APÓS ELA CONFESSAR GRAVIDEZ

A Polícia Militar foi acionada por volta das 13h20m de segunda-feira (27), após informações que estava havendo uma confusão entre família na Rua Padre Antônio Lima, no bairro Severiano Moraes Filho, em Garanhuns.

Ainda segundo a polícia, no local os policiais não encontraram o agressor, Evandro dos Santos Lourenço, de 39 anos, que estaria agredindo a filha de 13 anos, devido ela ter confessado que estaria gravida. Uma tia da garota que interferiu na ação, também foi agredida. As vítimas contaram à polícia que o pai teria colocado uma mangueira no pescoço da filha e tentado lhe enforcar, como também lhe agrediu causando lesões no braço.

As vítimas foram apresentadas no plantão da Delegacia Regional para prestarem queixa. O caso será investigado pela Polícia Civil.