terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Caminhão quase é arrastado pela correnteza do Rio Taperoá

As chuvas que caíram durante o final de semana, como também nesta segunda-feira (18), em algumas cidades do Cariri Paraibano, foram suficientes para que os rios começassem a jorrar água.

O rio Taperoá que desemboca no Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, que é responsável por abastecer a cidade de Campina Grande e mais 19 cidades do Cariri e Seridó paraibano, recebeu um bom volume d’água.

No rio Taperoá, um caminhão quase foi levado pela correnteza nesta segunda-feira (19), no sítio Curral do Meio, que fica no município de São João do Cariri. Para remover o caminhão do rio, foi necessária a utilização de uma máquina.

Confira os municípios que registraram chuva durante este final de semana.

De Olho no Cariri com informações de Heleno Lima

Tem início inscrições do ProUni

Imagem meramente ilustrativa.

Teve início hoje e vai até a próxima sexta-feira (22) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Enem de 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e não pode ter tirado nota zero na redação. Apenas estudantes que não tenham diploma de curso superior podem concorrer às vagas.

As bolsas integrais são para candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo mensal. As bolsas parciais são destinadas a participantes com renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimo mensais.

O resultado da primeira chamada do ProuUni será divulgado no dia 25 de janeiro.

Faça sua inscrição AQUI.

71º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO REALIZA SOLENIDADE DE PASSAGEM DE COMANDO

No próximo dia 22 de janeiro, sexta-feira, o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BIMtz) – Força de Ação Rápida do Comando Militar do Nordeste realizará a solenidade de Passagem de Comando, do Tenente-Coronel Sandro Gomes de Vasconcelos para o Tenente-Coronel Luiz Duarte de Figueiredo Neto. A cerimônia que acontecerá no quartel em Garanhuns será presidida pelo Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Antonio Eudes Lima da Silva, e contará com a presença de várias autoridades civis e militares.

O Tenente-Coronel Vasconcelos foi nomeado para o cargo de Oficial do Gabinete do Comandante do Exército e designado para o Centro de Comunicação Social do Exército, em Brasília-DF. Já o Tenente-Coronel Duarte, natural do Estado do Mato Grosso, antes de ser nomeado para Comandar o 71º BI Mtz exercia a função de Oficial do Estado-Maior do Comando Militar do Norte, na Cidade de Belém-PA.

Ladrões de cara limpa assaltam loja de celulares em Juazeirinho

nillcell_celulares
Dois bandidos armados assaltaram a loja Nil Cell no centro da cidade por volta das 15h28 desta terça-feira (19) e levaram diversos aparelhos celulares de alto valor.

Segundo informações obtidas, os meliantes chegaram de cara limpa e, de armas em punho, renderam Jaqueline, uma das donas do empreendimento.

Em seguida, foram na estante onde ficam os aparelhos celulares e fizeram o rapa, deixando-a completamente vazia.

Após efetuarem o roubo, os bandidos fugiram em direção as cidades de Gurjão e Santo André.

A Polícia Militar foi acionada, mas a viatura só chegou ao local cerca de 20 minutos depois do assalto, colheram algumas informações com o dono da loja, Nil Cell e, em seguida, saíram a procura dos ladrões. Porem até o fechamento dessa reportagem nenhum suspeito havia sido preso.

Uma mulher que atendia na loja na hora do crime, bastante nervosa, passou mal depois que os assaltantes fugiram e foi levada ao hospital da cidade para ser atendida por um médico.

No ano passado, a Nil Cell já havia sido alvo de arrombamentos em duas ocasiões sempre pela madrugada.

Com informações de Heleno Lima 

ANDARILHO É ASSASSINADO COM UM TIRO NA NUCA EM CARUARU

Por volta das 8 horas da noite desta segunda-feira (18/1) foi assassinado com um tiro na nuca, transfixando na testa, o andarilho, Antonio Henrique Lopes, conhecido por “Índio” de 31 anos, que era natural de Passira/PE e foi morto no início da Avenida Caruaru, no bairro Divinópolis, em Caruaru.

O perito criminal Dr. Carlos Henrique, afirmou que possivelmente a arma usada no crime foi um revólver calibre 38, pois mesmo sendo encontrados apenas estilhaços da munição a cápsula não foi localizada, dando a entender que foi um revólver.
De acordo com o delegado da DEAH (Divisão Especial de Apuração de Homicídios) Dr. Erick Lessa, a vítima trabalhava como porteiro de um prostíbulo, era flanelinha e também trabalhava como carroceiro na feira das Cohab´s 1 e 2 e apesar de ser andarilho, morando embaixo do viaduto a poucos metros de onde foi morto, ele trabalhava e estava portando a quantia de R$ 95,00 e na sua carteira também foi encontrada uma cartela de comprimido Gardenal, para quem tem problemas mentais. O delegado afirmou que pelo que foi informado pelas testemunhas, a vítima foi abordada por dois elementos em uma motocicleta que atiraram contra o mesmo e se evadiram.

Este foi o 14º assassinato do mês de janeiro em Caruaru. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML local.

Com informações do blog Adielson Galvão

CAPOEIRAS: MULHER LEVA MURRO DO NAMORADO APÓS ELE SER CHAMADO DE CORNO

Uma mulher deu entrada na noite desta segunda-feira (18), na emergência do Hospital Municipal de Capoeiras vítima de agressão, a agricultora Edjane da Conceição Chalegre de 34 anos, contou que participava de uma bebedeira com o namorado e um primo dela, após um desentendimento o primo teria chamado seu namorado de corno, o homem não gostou e foi tirar satisfação com a vítima, tempos depois eles foram pra casa onde a briga continuou e o homem deu um murro no rosto da mulher que precisou ser levada para o hospital.

A Polícia Militar foi chamada e conseguiu deter o acusado que foi identificado como Cícero João Marques, 54 anos, o casal foi encaminhado a 18ª DESC onde ele foi autuado e encaminhado a cadeia pública.

POLÍCIA PRENDE ELEMENTO COM MACONHA DURANTE A “OPERAÇÃO EM BUSCA DO DIA ZERO”, REALIZADA EM GARANHUNS

Policiais militares do 9º BPM de Garanhuns apreenderam na tarde desta terça-feira (19/1), cerca de 100 gramas de maconha na Rua João Domingos da Cunha Valença Filho, bairro da Cohab III em Garanhuns. De acordo com a PM, a droga estava em poder de Alex Nere da Silva, 19 anos, que foi detido por policiais da ROCAM em ronda naquele bairro. Um menor de 17 anos também foi detido e levado à delegacia de polícia, para as providências legais.

Ainda segundo a Polícia Militar, os indivíduos foram detidos durante a “Operação em Busca do Dia Zero” que foi realizada pelo Comando do 9º BPM de Garanhuns com participação da ROCAM e GT de Operações.

Apresentado na Segunda Delegacia de Polícia Civil, Alex foi autuado em flagrante por Tráfico de Droga e recolhido a cadeia Pública da cidade de Saloá, onde vai aguarda decisão judicial.

Pedreiro morre após bater em cavalo na PE-90

Imagem enviada via WhatsApp- Grupo É Notícia!

Na manhã desta terça-feira (19), por volta das 06h30, um grave acidente foi registrado na PE-90, no município de Surubim.

De acordo com as informações, o pedreiro José Luiz dos Santos (44 anos) morreu após colidir contra um cavalo que atravessava a pista.

O Samu chegou a ser acionado, mas nada pode ser feito.

Policiais estiveram no local e os trabalhos de perícia foram realizados. O corpo da vítima, que residia no bairro da Cohab II, foi conduzido para o IML, na cidade de Caruaru.

Relatório do Cenipa aponta falha humana no acidente que matou ex-governador, pilotos e comitiva

Na tarde desta terça-feira (18) foi divulgado o relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre o acidente aéreo que matou o ex-governador Eduardo Campos (PSB).

Além do ex-governador, que também era candidato à presidência, morreram os pilotos Marcos Martins e Geraldo Magela e também os assessores Pedro Valadares, Marcelo Lira, Carlos Percol e o fotógrafo Alexandre Severo, que faziam parte de sua comitiva.

De acordo com as informações do relatório, não se precisou um motivo específico que causasse a queda do avião no litoral paulista em 13 de agosto de 2014, mas que, segundo a FAB, uma série de fatores pode ter contribuído para que o acidente acontecesse.

Falha humana é colocada como principal fator no conjunto de possibilidades apontadas pelo Cenipa

Entre os fatores citados estão a pouca visibilidade da pista dadas as condições meteorológicas (chovia muito no dia do acidente), uma possível desorientação espacial por parte dos pilotos, além de procedimentos inadequados que teriam sido tomados por eles durante a tentativa de aterrissagem da aeronave.

Ainda de acordo com as informações, o advogado Josmeyr Oliveira, que representa as famílias dos pilotos mortos, relatou que as mesmas não ficaram satisfeitas com o resultado das investigações.

Segundo o advogado, as famílias afirmaram que o relatório simplesmente jogaria a responsabilidade da tragédia aos profissionais e não vislumbraria a possibilidade de que falhas na aeronave possam ter acontecido.

Segundo o Cenipa, um outro ponto que chamou a atenção, e que já havia sido mencionado em outras oportunidades antes do relatório final, é que partes do jato Cessna que comandadas pelos pilotos na redução de velocidade da aeronave estavam completamente fechadas, algo que seria diferente em um procedimento comum de aterrissagem.

Questionado se tais fatores não poderiam ter acontecido em virtude de alguma falha técnica, o Cenipa descartou, já que segundo o órgão ligado a FAB, os sistemas hidráulico, pneumático, de pressurização, de combustível e de piloto automático não apresentavam anormalidades.

Outros pontos afirmados pelo Cenipa é que os dois pilotos poderiam também estar com elevado grau de estresse e estariam com uma jornada de trabalho além do recomendado, além deles não terem a habilitação, segundo o órgão, necessária para operar o jato Cessna (modelo C560XLS+), mas sim os modelos anteriores da aeronave: Cessna C560 Encore ou C560 Encore+.

Vale ressaltar que, de acordo com a Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) os pilotos tinham os requisitos para pilotar jatos da família Cessna.

Confira o resumo dos pontos expostos pelo Cenipa e que foram publicados no portal de notícias G1:

Indisciplina de voo: o Cenipa aponta que, sem motivo conhecido, houve um desvio da aeronave no momento da descida.

Atitude dos pilotos: no momento de aproximação do solo, o fato de os pilotos terem feito um trajeto diferente do programado mostra que eles não aderiram aos procedimentos previstos, o que terminou gerando a necessidade de arremeter (procedimento adotado quanto o piloto não consegue posicionar corretamente a aeronave a pista ou estar com a velocidade maior que a adequada).

Condições meteorológicas adversas: segundo o Cenipa, as condições do tempo “estavam próximas dos mínimos de segurança”, mas isso, por si só, não implicava riscos à operação. De acordo com o órgão, os pilotos deveriam ter consultado o boletim meteorológico mais recente, pouco antes da decolagem.

Desorientação: de acordo com o Cenipa, estavam presentes no momento da colisão diversas condições que eram favoráveis a uma desorientação espacial, como redução da visibilidade em função das condições meteorológicas, estresse e aumento da carga de trabalho em função da realização da arremetida, falta de treinamento adequado e uma possível perda da consciência situacional, entre outros motivos.

Dupla faz arrastão em estabelecimentos de Camalaú

Foi registrado na manhã desta terça-feira (19), um arrastão em estabelecimentos comerciais na cidade de Camalaú, no Cariri Paraibano. Segundo as primeiras informações, os arrastões foram realizados por uma dupla armada que estava em uma moto Broz de cor vermelha.

Ainda segundo as informações, a dupla assaltou a Agência dos Correios, um posto de gasolina e um supermercado. Após realizarem os assaltos, a dupla fugiu em direção a cidade do Congo.

Com o objetivo de capturar os suspeitos, a Polícia montou um cerco nas estradas da região.

A polícia possui suspeita de que esses supostos assaltantes do arrastão em Camalaú sejam os mesmos que tem praticado assaltos nas cidades de Ouro Velho e Prata.

UMA MULHER PARA ARRUMAR A CASA

Assim pregoam os correligionários e simpatizantes da pré candidatura da vice-prefeita Lucinha Pereira (PSDB). Ela colocou o nome à disposição e costura apoios para, em outubro próximo, disputar o cargo máximo do executivo de Toritama.

No ultimo domingo (17) o vereador Morica (PSL) ofereceu um almoço, em seu sítio, para comemorar a adesão do ex-prefeito Flávio Lima ao projeto de Lucinha. O ex-prefeito é cotado para formar a chapa majoritária.

Conversamos com a pré-candidata e ela mostrou-se entusiasmada com os apoios recebidos. O deputado estadual Diogo Moraes (PSB), um dos defensores da pré candidatura, falou que seu apoio é incondicional e "resta a Lucinha por em prática um projeto para soerguer Toritama, pois condições ela tem para isso".

Confira a entrevista com a pré candidata clicando no link abaixo.

Reportagem Jairo gomes

Deputado Tovar levará pleitos da região do Cariri para Assembleia Legislativa


O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) levará os pleitos de municípios da região do Cariri paraibano, relativos à segurança pública, para serem discutidos na Assembleia Legislativa do Estado. O compromisso foi dado durante a reunião do Parlamento Cariri C10, realizado no município de Ouro Velho, com presença de representantes de 10 cidades.

“A população de toda Paraíba está aterrorizada com a onde de violência que vivemos, mas principalmente na região do Cariri. Ouvimos os clamores de prefeitos, vereadores e da população por mais segurança e vamos levar essa cobrança para a Assembleia. Lá faremos o debate necessário e cobraremos uma atuação urgente por parte do Governo do Estado”, revelou o deputado.

A reunião que aconteceu na Câmara de Vereadores de Ouro Velho, na última sexta-feira (15), contou com a presença de representantes dos municípios de Serra Branca, Gurjão, Ouro Velho, Parari, São João do Cariri, Caraúbas, Coxixola, São José dos cordeiros, Congo e Amparo. Entre os presentes estavam o deputado federal, Rômulo Gouveia, o vereador de Serra Branca, Paulo Sérgio, o presidente da Câmara de Ouro Velho, Wendell, e o vice-prefeito Flávio Henrique.

O deputado também participou das comemorações pela Emancipação política na Cidade de Ouro Velho, que completou 55 anos. “Na ocasião pudemos conversar sobre novos pleitos para os municípios com a prefeita Natália Lira, o deputado Romulo Gouveia e os vereador Juca Dantas, Erivonaldo, José Augusto, Val, Marta, Zezito e o presidente da Câmara Wendell. No final da noite, ao da população, participamos de uma grande festa, que teve o filho da terra, o cantor Jackson Monteiro, como uma das grandes atrações”, destacou.

Ainda no final de semana, o deputado concedeu entrevista em uma rádio local e falou sobre diversos temas que afligem os paraibanos como a questão da insegurança na região do Cariri, obras do governo do estado paralisadas na região e sobre a falta de ações do governo do estado para minimizar a epidemia de Dengue e Zica. “São temas urgentes e que, infelizmente, o Governo do Estado não consegue resolver”, lamentou.

Chove em cidades do Cariri Paraibano e rios começam a receber água

12512805_945218238887723_317778404655145356_n








As chuvas continuam a cair no Cariri Paraibano, trazendo alegria e esperança aos caririzeiros, que vem sofrendo com o período de Seca.

Na cidade de Serra Branca foi registrada uma forte chuva durante a madrugada desta segunda-feira (18), o que deixou a população pra lá de animada, visto que, o município também vem passando dificuldades com a crise hídrica.

Com a chuva, um rio localizado no bairro do Pilão transbordou e os moradores aproveitaram para fazer imagens da corrente d´água, que há muito tempo não se via na zona urbana. Os dados sobre a milimetragem de chuva no município não foi registrada, porque houve um problema com a medição.
No distrito de Sucuru, pertencente ao município de Serra Branca, o domingo e a madrugada da segunda também foram de chuva e o Rio Sucuru começou a receber água.

Neste final de semana choveu em diversas cidades da região do Cariri e o Rio Taperoá, que corta a cidade de São João do Cariri, na BR 412, também já começou a receber água.

As cidades que registraram maior intensidade de chuva foi São Sebastião do Umbuzeiro, com mm de 76.6, Sumé com 52.0, Taperoá com 48.1, Zabelê com 43.3, e São José dos Cordeiros com 40.6.

Confira as milimetragens das chuvas registrada em algumas cidades do Cariri Paraibano:


Coxixola 23.8 milimetro

Monteiro 22.0 milimetro

Zabelê 43.4 milimetro

Ouro Velho 33.2 milimetro

Parari 11.3 milimetro

São José dos Cordeiros 40.6 milimetro

São Sebastião do Umbuzeiro 76.6 milimetro

Sumé 52.0 milimetro

Taperoá 48.1 milimetro

Na última sexta-feira (15), os meteorologistas da Aesa divulgaram a previsão climática para os meses de fevereiro a abril deste ano, no estado da Paraíba. Segundo eles as chuvas deverão acontecer dentro ou abaixo da normalidade nas regiões do Cariri, Curimataú e Sertão. De acordo com meteorologista Alexandre Magno, o sistema El Niño está enfraquecendo, podendo a partir de março as chuvas virem a cair com mais intensidade.

De Olho no Cariri 
Fotos: Halison Jorge e Sara Souza

FORAGIDO DO CRA CHORA APÓS SER PRESO PELA PM EM SÃO CAETANO

A emoção tomou conta de um homem na tarde desta segunda-feira (18), em São Caetano no Agreste de Pernambuco, após ser preso por policiais do 15º BPM, o foragido do Centro de Ressocialização do Agreste, Jackson Vieira de Azevedo, desabou de tristeza e começou a chorar, inicialmente ele tentou passar a perna nos policiais dizendo que não tinha Carteira de Identidade, os PMs foram a residência do elemento e lá a mãe dele acabou revelando que ele havia fugido da prisão.

A casa caiu e Jackson foi recolhido ao presídio Desembargador Augusto Duque em Pesqueira.

Jovem é morto a tiros enquanto namorava; acusado matou por ciúmes, diz polícia. Vídeo!


O jovem Antônio Neto, de 17 anos, foi morto a tiros no inicio da noite desta segunda-feira (18) na cidade de Sousa. na paraiba Ele estava namorando no momento que foi atingido com vários disparos de pistola nas imediações da Colônia Penal Agrícola do Sertão em Sousa. 
De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima estava com sua namorada quando foi surpreendido por um acusado identificado como "Rafael" que se aproximou do casal e efetuou vários disparos. O jovem conseguiu correr mas caiu na área de uma residência e veio a óbito no local. O acusado foragiu do local, tomando rumo ignorado.
A Polícia Militar esteve no local do crime até a chegada do rabecão que levará o corpo até o Instituto Médico Legal (IML) na cidade de Patos para a realização do exame cadavérico.
Ainda segundo a PM, a possibilidade de uma crise de ciúmes não está descartada do caso, já que a vítima tinha um relacionamento com a ex-namorada do acusado.

Esse é o 3º homicídio registrado na cidade somente neste inicio de ano de 2016.

Fonte: Diario do sertão  

Jovem é assassinado com golpes de facão no Cariri

morte_rafinha
Por volta das 16hs do ultimo domingo (17), um jovem foi assassinado de forma brutal no município de Assunção, no Cariri da Paraíba. A vítima era conhecida como “Rafinha filho de Neide” e foi assassinado com golpes de facão na cabeça e no pescoço, que o levaram a morte imediata.

O assassinato ocorreu em um beco que dá acesso à rua Francisco Balduíno Guedes, próximo ao lava-jato Souza. Segundo relatos de populares, o jovem tinha envolvimento com drogas e tudo leva a crer que o motivo do assassinato tenha sido acerto de contas.

A perícia esteve no local fazendo os procedimentos cabíveis e a investigação já começor imediatamente. Muitos populares se aglomeram no local do crime e a população de Assunção está chocada com o ocorrido. 

De Olho no Cariri
Informações de Erivaldo Guedes