terça-feira, 18 de agosto de 2015

Paraibanos aproveitam o umbu para crescer economia e escapar dos efeitos da seca

Um projeto chamado de 'Umbu do Cariri' está fortalecendo a agricultura familiar em Sumé, a 264 km de João Pessoa, no Cariri do estado. A ideia partiu do Núcleo de Produção Agropecuária (NUPAGRO) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), formado por Carla Mailde, Dielle Filocre e Amanda Kelle, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sumé, possibilitou o fortalecimento da agricultura familiar no Cariri paraibano.

De acordo com os responsáveis, o objetivo do projeto é apoiar os catadores do umbu na comercialização dos frutos. Foram atendidas as comunidades rurais de Caititu, Olho D’água do Padre e Duas Serras, localizadas no município de Serra Branca-PB, que fica bem próximo a Sumé.

“Inicialmente, a expectativa era que pudéssemos realizar o beneficiamento na unidade de Beneficiamento de Alimentos da Comunidade Duas Serra, mas, isso não foi possível devido à inexistência do Selo de Inspeção Estadual da referida unidade", disseram as técnicas do núcleo

Elas afirmaram ainda que após reunião realizada entre os membros do NUPAGRO, o Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTc) e o Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (PEASA), representado por Vicente Araújo e Rossino Ramos de Almeida, foi firmado o apoio para a consecução do projeto através da comercialização do umbu in natura, como forma mais rápida de atender aos anseios desses agricultores, já que tínhamos um pequeno espaço de tempo para a colheita do umbu, devido a sua sazonalidade.

Em fevereiro deste ano, foi iniciada a coleta do umbu, envolvendo 20 famílias nas comunidades Caititu, Olho D’água do Padre e Duas Serras, terminando em 18 de março. 

Os produtos foram distribuídos em Patos, Areia e Pombal, localizadas no estado da Paraíba. “Os resultados foram bastante positivos e motivadores, pois, foram coletados e comercializados um total de 4.983 kg de umbu, que foram vendidos ao preço de R$ 1 por quilo”, explicaram.

Com Informações de Jaqueline oliveira 

POLÍCIA CIVIL PRENDE DOIS HOMENS SUSPEITOS DE TRAFICAREM DROGAS NA MASSARANDUBA EM GARANHUNS

Policiais civis da 22ª Delegacia de Homicídio de Garanhuns prenderam dois homens suspeitos de Tráfico Droga, na Rua Santo Afonso, bairro da Massaranduba em Garanhuns. De acordo com os policiais civis, Luiz Carlos Presciliano da Silva, 25 anos e, Givanildo Bezerra Ferreira, 26, foram presos no memento que comercializavam droga, na referida rua. Com os suspeitos foram apreendidos: pedras de crack; bolsas plásticas e papel alumínio usados para embalar droga; vários celulares de marcas variadas; uma balança eletrônica; certa quantidade em dinheiro trocado, além de um aparelho de som; um modulador de som e quatro televisores, provavelmente produtos adquiridos em troca de droga com usuários de entorpecentes.
Uma das Tv’s tem um carimbo com o nome “Hotel Suisso” possivelmente tenha sido roubada do citado estabelecimento.

Os dois elementos foram encaminhados a 18ª DESEC em Garanhuns onde foram autuados em flagrante e recolhidos a cadeia Pública local.

GCM ATRAVÉS DE DENÚNCIA CONSEGUE RECUPERAR MAIS UMA MOTOCICLETA ROUBADA

A equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) recuperou mais uma motocicleta roubada na manhã de ontem (segunda-feira) em Santa Cruz Capibaribe.

A guarnição chegou até a Honda FAN-150c de cor laranja e placa PFI-8926 depois de receber denúncia anônima. A motocicleta estava abandonada no bairro Polispacas.

Na consulta da placa do veículo foi verificado que existia restrição de roubo/furto, motivo pelo qual a moto foi entregue na Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe

ÔNIBUS COM CLIENTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS É ALVO DE TENTATIVA DE ASSALTO

Um ônibus da empresa TPC foi alvo de uma investida criminosa durante a madrugada de ontem (segunda-feira) em Garanhuns-PE. Segundo informações repassadas para a reportagem do Agreste Notícia, o veículo era ocupado por clientes do estado de Minas Gerais que compram roupas em Santa Cruz do Capibaribe-PE.

Os assaltantes estavam em um automóvel de marca e características não informadas, ultrapassaram e seguiram reduzindo a velocidade no meio da pista de rolamento no intuito de parar ônibus, porém o motorista percebeu a ação criminosa e bateu na traseira do carro dos criminosos que atiraram várias vezes contra as vítimas que não foram feridas.

Essa não foi a primeira vez que a mesma empresa foi alvo desse tipo de investida.

Depois de 31 dias sem homicídios em Santa Cruz, jovem é executado

A vítima seguia pela Rua Amaro Manoel das Chagas no bairro São Miguel, e foi executada com vários tiros, segundo informações, tudo aconteceu por volta das 12:h. e 02 minutos quando o jovem Augusto Pereira da Silva "Samurai" de idade não informada, estava a pé e foi abordada por elementos desconhecidos que deflagraram vários disparos de arama de fogo contra o mesmo. Samurai que tinha várias passagens pela polícia, faleceu no local sem ter tempo de ser socorrido, os policiais estiveram presentes onde fizeram o levantamento cadavérico e o corpo deve seguir para IML da cidade de Caruaru.

CIOSAC destrói plantio de maconha

No último sábado dia 15 de agosto A CIOSAC (Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga), com o apoio de embarcações do Corpo de Bombeiros - CBPE, realizou incursões em diversas ilhas do município de Orocó-PE, na tentativa de encontrar pontos de cultivo de maconha que haviam sido plotados, através de GPS, pela Polícia Federal. A operação resultou na erradicação de 30 mil pés da erva e na apreensão de 51 quilos da droga, que estavam prontos para consumo. 

O material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal da cidade de Salgueiro-PE.

Policiais recuperam moto roubada na zona rural de Taquaritinga do Norte

O efetivo do GATI realizava rondas em uma estrada que dá acesso ao Sítio Mateus Vieira, zona rural de Taquaritinga do Norte, quando percebeu dois elementos em uma moto em atitudes suspeitas.

Ao perceberem a presença da guarnição, os meliantes abandonaram a moto e fugiram por dentro de um matagal. Na oportunidade, foi constatado que a moto XRE-300cc, de cor preta e placa PGO-4601, teria sido tomada de assalto no último domingo (16).

A moto foi conduzida para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe, onde foi devolvida a proprietária.

Forrò kent de Sumé em Cantos e Contos.


A banda de forró de Sumé, foi a atração do programa Cantos e Contos da dupla os Nonatos, do ultimo domingo (16). O evento acontece sempre no Bessa Grill e reuniu muitos Sumeenses que foram prestigiar a apresentação.

A banda comandada pelo vocalista Zemarck Paulino mostrou um repertório do puro forró e encantou aos que estavam presentes ao local e que não conhecia a banda da terra de Zé Marcolino.

Algumas músicas de Zé Marcolino foram entoadas para o público presente que animou o restaurante mostrando mais uma vez que os Sumeenses valorizam o verdadeiro forró pé de serra.

Esta semana mais uma Sumeense estará se apresentando será a vez da poetisa Catarine Aragão, no programa Cantos e Contos. A gravação acontece nesta quarta feira dia 19 a partir das 7 horas no Bessa Grill, com ela estarão ainda Gil Duarte ,Cristina Amaral e César Amaral.

É Sumé mostrando os seus talentos e divulgando a cultura do seu povo. O agradecimento vai para a dupla os Nonatos que tem proporcionado esta divulgação das verdadeiras raízes do povo nordestino.

Com informações de Jacquelline Oliveira