quarta-feira, 6 de agosto de 2014

ACUSADO DE ESTUPRAR A PRÓPRIA ENTEADA É PRESO PELA MALHAS DA LEI DE GOIANA

Equipe Malhas da Lei de Goiana, na terça-feira (05), deram cumprimento a mandado de prisão expedido pela Justiça Pública da Comarca de Paudalho, em desfavor de Ernani Lopes de Souza, o “Galego de Zuza”, 59 anos.

Ernani é acusado de ter estuprado sua enteada, no ano de 2014, na cidade de Paudalho – PE. O suspeito foi recolhido ao Presídio de Igarassu, onde permanece à disposição da Justiça Pública.

AJUDE A POLÍCIA A ENCONTRAR ESTE ELEMENTO

A prisão desse elemento é de suma importância para a polícia de Garanhuns. Ajude! a encontrá-lo.

Parceria amplia o número de ruas calçadas em Santa Cruz


Através da parceria entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura, mais ruas estão recebendo pavimentação em Santa Cruz do Capibaribe. Desta vez, foram contempladas as ruas do Chafariz e a conclusão da Santa Luzia, no Bairro da Palestina, além da travessa Cecília Bezerra Aragão e da Rua Domingos Gomes de Melo no Malaquias Cardoso. Esta ultima com a solicitação do vereador Ronaldo Pacas (PSDC).

“O presidente Junior Gomes tem sido parceiro, como exemplo em tantas outras ruas, mostra que a transparência existe. Obra realizada após minha solicitação, para pessoas que moram aqui e esperavam desde o surgimento do bairro que isso fosse realizado”, disse Ronaldo.

Na ultima quinta-feira (31), o presidente do legislativo, Junior Gomes (PSB), acompanhado do vereador Ronaldo Pacas (PSDC), estiveram acompanhando a conclusão dessas obras. E alertando aos moradores, a necessidade de respeitar o período de cura do calçamento, para que não haja danificações e rachaduras.

Morador da Rua do Chafariz há 15 anos, Nilson Lima não escondeu sua satisfação. “A gente fica feliz de finalmente poder ver acontecer. Aconteceram várias promessas e até reuniões com os moradores sobre isso, mas desta vez não precisou reunião, e chegaram logo às pedras”, falou.

Ainda no bairro da Palestina, na Rua Santa Luzia, outro popular lembra que há tempos esperava pela conclusão do trabalho. “Desde a gestão retrasada. São mais de cinco anos aguardando essa conclusão”, falou Calixto.

A parceria firmada ente Câmara e Prefeitura já conseguiu concluir 17 ruas na cidade. A meta estipulada pelo presidente Junior Gomes passa das 20 até dezembro.

Informações da Assessoria.

ACUSADO DE TENTAR MATAR EX-COMPANHEIRA É PRESO NO DISTRITO DE CHÃ DA CRUZ

Foi preso na terça-feira (05), Edmilson Barbosa da Silva, o “Fuba ou Misso”, de 35 anos de idade, por policiais integrantes da Equipe Malhas da Lei de Goiana e polícia militar de Chã de Cruz.

Contra Edmilson constava um mandado de prisão expedido pela Justiça Pública da Comarca de Paudalho sob a acusação de tentativa de homicídio contra sua ex-companheira, ocorrido no município de Paudalho – PE.

O acusado foi preso no Distrito de Chã de Cruz e recolhido ao Presídio de Igarassu, onde permanece à disposição da Justiça Pública.

MULHER FERIDA COM TIRO NA CABEÇA EM TIMBAÚBA MORRE NO HR, NO RECIFE

A mulher de 26 anos que levou um tiro na cabeça enquanto estava em casa, na cidade de Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, morreu em decorrência do ferimento na manhã desta quarta (6). O namorado dela, de 23 anos, é suspeito de ter atirado nela e no amante dela, 46, que morreu na hora, segundo os policiais do 2º Batalhão da PM do município. O caso aconteceu na tarde da terça (5), no Loteamento do Juazeiro.

Segundo o boletim repassado pelo Hospital da Restauração (HR), a mulher havia entrado em coma e não resistiu aos ferimentos. Ela morreu às 8h25, segundo o HR. De acordo com a PM, o suspeito e a mulher tinham um relacionamento amoroso e ele estaria com ciúmes dela com o amante. Ele teria arrombado a porta da casa em que as vítimas estavam e feito vários disparos – três acertaram o homem, que morreu na hora.

“Eles estavam juntos há um mês. Não sabia que ele estava na casa dela, disseram que o outro homem entrou pela cozinha e saiu atirando nos dois. Meu irmão era casado, tinha três filhos, estão todos sabendo. Agora é esperar por justiça”, conta o irmão do homem assassinado, o motorista Ezequiel Augusto da Silva.

Ainda segundo a PM, O suspeito fugiu do local e ainda não foi encontrado. O crime foi registrado pela Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam) do 2º Batalhão da Polícia Militar do município.

Fonte: G1PE

Plataforma SIM é lançada em Toritama

Ferramenta digital inédita no país já está disponível para fornecer informações estratégicas para o mercado da moda de Pernambuco

O Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCPE) lança, nesta quarta-feira (6) em Toritama, a plataforma de Serviço de Inteligência Mercadológica (SIM) – que fornece informações diferenciadas em apoio ao desenvolvimento dos mercados têxtil, de confecção e de design. O evento ocorre na Bella House (Rodovia BR 104, km 30), às 19h.

Empresários, profissionais, estudantes de moda ou qualquer pessoa que queira inovar nos negócios desse segmento podem acessar a plataforma SIM. Trata-se de uma ferramenta inédita que fornece acesso a seis importantes bancos de dados da área de moda: IEMI, WGSN, Deninhead, Stylesight, Mintel Oxygen e Mintel Inspire. Por meio deles, o usuário acompanha informações estratégicas sobre tendências, consumo e comportamento do mercado, além de novidades, eventos e pesquisas da área a nível regional, nacional e internacional. O serviço foi lançado no Recife no último dia 17, em solenidade no Marco Pernambucano da Moda.

O lançamento em Toritama ocorrerá no dia 6 de agosto, mas a plataforma já está disponível para uso na sede do NTCPE na cidade (Rua Quatro de Outubro, nº 85 e 89, Centro), de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h. Contando com computadores e internet que facilitam a busca pelas informações, o Serviço de Inteligência Mercadológica dispõe também de monitores capacitados que vão orientar os pesquisadores dentro do universo de informações das bases de dados.

De acordo com Edilson Tavares, presidente do NTCPE, órgão criador e responsável pelo serviço, o intuito é colocar o mercado pernambucano na rota das tendências internacionais, oferecendo capacidade de planejamento, organização e produção mais competitiva dentro do mercado. “Esse projeto fortalece e traz pontos positivos para toda a cadeia, pois as informações são segmentadas e atuais, antecipando o que o mercado quer”, explica.

• Conheça mais sobre os bancos de dados que formam o SIM:

WGSN: Abastece o mercado da moda e design com inteligência necessária para clientes que seguem apostando em produtos de sucesso comercial;

Stylesight: Traz valor tanto para designers à procura de mais tempo para ser criativos quanto para gestores que buscam redução de custos e retorno em investimentos;

Deninhead: Serviço especializado de tendências sobre jeanswear, casualwear e sportswear com uma vasta biblioteca de imagens e arquivos sobre detalhes, estilos e tendências.

Mintel Oxygen: Oferece relatórios de pesquisa de mercado e de consumidor; , com especial destaque aos conteúdos relacionados com estilo de vida e hábitos de consumo.

Mintel Inspire: Análises de tendências por indústria, área demográfica e grupos temáticos para a geração de ideias originais com base em pesquisas sólidas para planejar o amanhã.

IEMI: empresa especializada em inteligência de mercado, proporciona o acesso às tendências de consumo segmentadas e sua aplicação a negócios.

Sobre o NTCPE – O Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções é uma organização social (O.S.) criada em agosto de 2012 para ser a executora de diversas ações para esta cadeia em Pernambuco, que atualmente gera mais de 150 mil postos de trabalho e é a segunda mais expressiva do Brasil. Possui um Conselho de Administração composto por 13 instituições públicas e privadas, entre elas: Banco do Nordeste e as Secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sdec) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

As ações do Núcleo vão fomentar ações de incentivo a novos negócios, exploração de novos mercados e elaboração de estudos e pesquisas sobre a cadeia. Atualmente, dois projetos estão em foco: o Marco Pernambucano da Moda e o Programa de Inteligência Mercadológica. Todas as ações são desenvolvidas nas cidades do Polo de Confecções do Agreste (Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe) e no Recife, no Marco Pernambucano da Moda – espaço que funciona desde março de 2014, a partir de uma ação integrada com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e é gerido pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções.

SERVIÇO:

Plataforma de Serviço de Inteligências Mercadológica

Horário de atendimento: de segunda a sexta, de 8h às 12h e de 14h às 18h.

Locais:

>Marco Pernambucano da Moda (Rua da Moeda, nº 46, Bairro do Recife)

>Escritório do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCPE) em Toritama (Rua Quatro de Outubro, nº 85 e 89, Centro)

Informações: ntcpe@ntcpe.org.br; (81) 3448.0993 (Recife); (81) 3741.5898 (Toritama)

Contatos para entrevista:

Edilson Tavares (presidente do NTCPE): (81) 9462.1048 / (81) 9651.0564

BANDIDOS EXPLODEM MAIS UM CAIXA ELETRÔNICO EM JATAÚBA


A crescente onda de violência contra bancos e caixas eletrônicos no País, atinge nossa região e traz transtornos à população que cada vez mais paga um preço altíssimo por ficar sem acesso aos serviços prestados pela agência que estão sendo alvo de bandidos.

Pontualmente a 01:05 da madrugada desta quarta feira (06), mais uma vez a população da Cidade de Jataúba, que fica a 222 km da Capital (Recife), acordou ao som de incontáveis já conhecidos ensurdecedor es estampidos de balas de fuzil AR 15, pistola ponto 40 e espingarda calibre 12.

É que aproximadamente 08 elementos fortemente armados e que estavam em dois veículos e uma moto, sendo um SW-4 de cor chumbo e um SIENA de cor prata, explodiram o único caixa eletrônico do posto Bradesco que fica na Avenida José Lopes de Siqueira, no centro da Cidade e que fica a pouco mais de 50 metros da Delegacia de Polícia.

Segundo informações que nos foram repassadas, os bandidos estacionaram o veículo SW em uma rua próxima ao local do crime e mais ou menos 30 minutos depois que estavam observando a área, iniciaram a ação e rapidamente utilizando uma picareta e uma alavanca, conseguiram abrir a porta de vidro e em poucos minutos explodiram o caixa.

As pessoas que mesmo de longe conseguiram testemunhar a ação dos assaltantes, falaram que viram bem, um elemento baixo e magro, usando roupas camuflada do Exército e que atirava constantemente, ao mesmo tempo em que gritavam como se fosse um grito de guerra da quadrilha. Segundo informações do gerente da agência, o valor levado pelos assaltantes ainda não pode ser repassado com precisão.

O curioso é que os elementos deixaram uma certa quantia, além de outro valor em notas que ficaram danificadas e manchadas pelo impacto da explosão. Outro fato marcante foi quando tudo já tinha passado e por volta das 03:20 na Delegacia, quando policiais juntamente com o gerente estavam contando o dinheiro que ficou, faltou energia e o susto se repetiu. A falta de energia não demorou mais de 30 segundos.

Os disparos foram feitos para o alto e pelo menos três deles, sendo dois de fuzil AR15 e um de, atingiu a viatura da polícia civil que estava estacionada em frente a Delegacia. Os disparos foram feitos a uma distância de no mínimo 40 metros. Um dos tiros atingiu o vidro lateral traseiro direito e os outros dois foram disparados na frente da viatura e chegaram a atingir o motor do gol.

Na Delegacia estava o escrivão que ainda estava acordado, no entanto já no seu quarto para dormir, e ao ouvir o grande estrondo provocado pela explosão, tomou o susto e ao ouvir os disparos, logo imaginou que a delegacia seria invadida.

De imediato, sacou a pistola, se pós de joelhos para está melhor apoiado e com as luzes apagadas utilizando apenas a mão esquerda, usou o telefone celular para pedir apoio aos parceiros da polícia militar que logo chegaram.

Os bandidos fugiram atirando para o alto, levando uma das gavetas do caixa estourado e saíram em direção ao Estado da Paraíba. Os modos operantes da quadrilha são semelhantes aos mesmos que foram utilizados para explodir caixas do Bradesco na noite da terça feira (ontem 5) nas cidades de Altinho e Santa Maria do Cambucá mais ou menos em horário simultâneo.

Segundo nos repassou um dos graduados da PM que integrava uma das três viaturas que chegaram à cidade por volta das 02:15, de acordo com avaliação preliminar, ficam evidências claras que pelas armas utilizadas e os veículos usados, seja a mesma quadrilha que praticou as outras explosões.

Foram localizadas mais de 20 cápsulas. Foram entregues à polícia, 3 de pistola ponto 40, 11 de fuzil AR 15 e 03 de espingarda calibre 12. Alguns populares que encontraram cápsulas espalhadas pela rua, não devolveram aos policiais.

Agência Banco do Brasil sendo restaurada

A cidade ainda não se recuperou do susto causado pelas explosões dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil que aconteceram aproximadamente a 60 dias e a agência ainda não está funcionando.

OPERAÇÃO “LITORAL” OCORRIDA EM SIRINHAÉM RESULTA NA PRISÃO DE TRÊS INDIVÍDUOS E APREENSÃO DE ARMA E MUNIÇÕES

No início da manhã desta quarta-feira (06), uma operação integrada das Polícia Civil e Militar de Pernambuco, ocorrida no município de Sirinhaém, denominada “Operação Litoral” resultou na prisão de três indivíduos e apreensão de um revólver, calibre 38 e cinco munições do mesmo calibre.
Foi apreendido um adolescente, que tinha em seu desfavor um mandado de busca pelo ato infracional de tentativa de homicídio e foram presos dois indivíduos: Erick José de Araújo, 21 anos, mandado de prisão por roubo e Pedro Gustavo de Souza, 19 anos, com mandado de prisão por porte ilegal de arma de fogo.
Ainda foram cumpridos 10 (dez) mandados de busca domiciliar e todos os alvos foram conduzidos à Delegacia para interrogatório.

A Operação Litoral contou com a participação de 50 (cinquenta) policiais, dentre civis e militares.

Agenda dos candidatos ao governo de Pernambuco para esta quarta (06)

Veja abaixo a agenda dos candidatos ao governo de Pernambuco, listados em ordem alfabética, nesta quarta-feira (6).

Armando Monteiro (PTB)
12h30 - Homenagem do Caxangá Ágape a Romário Dias, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, ex-presidente da Assembleia Legislativa e candidato a deputado estadual, no restaurante Boi e Brasa, na Av. Boa Viagem, nº 97, Recife

18h - Caminhada em Tacaimbó, com concentração no posto de gasolina na entrada da cidade
20h - Festa do Padroeiro em São Caetano

Jair Pedro (PSTU)
6h - Panfletagem na fábrica da Vitarella, em Caruaru

8h30 - Panfletagem na Feira de Caruaru

10h às 12h – Entrevista na Rádio Liberdade, Caruaru

14h – Saudação na assembleia dos servidores municipais de Caruaru

19h – Visita no lançamento do Comitê Eleitoral de Aldo Lima, candidato a deputado estadual pelo PSTU, na Rua da Educação, nº42, Alto da Conquista, Recife

Miguel Anacleto (PCB)
Não divulgada até às 7h05.

Pantaleão (PCO)
Manhã - Reunião com simpatizantes em Carpina
Tarde - Reunião da direção do partido

Paulo Câmara (PSB)
8h - Entrevista à Rádio Olinda

10h - Visita ao Porto Digital, Rua do Apolo, nº 181, Bairro do Recife

12h30 - Almoço com o Sindicato de Proprietários de Farmácias, no Spettus Derby

19h - Entrevista ao Jornal do Commercio

Zé Gomes (PSOL)
11h - "Des-homenagem", com Edilson Silva e Albanise Pires, aos deputados da “farra dos shows”, na Assembleia Legislativa, Rua da União, nº 439, Recife.

Quadrilha explode caixa eletrônico em Jataúba e deixa R$ 40 mil espalhados

Mais uma cidade do Agreste pernambucano sofreu com a ação de quadrilhas especializadas em roubos a caixas eletrônicos. Segundo a Polícia Militar, na madrugada terça-feira (06), cerca de 12 pessoas em carros e motos explodiram um caixa eletrônico no centro de Jataúba e levaram uma quantia em dinheiro ainda não descoberta. O bando ainda deixou R$ 40 mil espalhados.
Local ficou parcialmente destruido com a forte explosão (Foto: Policia Militar)

Assim como a explosão do caixa eletrônico em Santa Maria do Cambucá, na ultima segunda dia (05), os criminosos estavam fortemente armados e visaram o equipamento de um posto de atendimento para cometer o crime.

A ousadia dos bandidos foi tão grande, que durante a fuga, a quadrilha efetuou vários tiros com fuzil e pistolas nas viaturas e no prédio da delegacia da cidade, localizada em frente ao local do crime.

Outro ponto similar ao ato em Santa Maria foi a rota de fuga direcionada à Paraíba. Até o momento ninguém foi preso.

DUPLO HOMICÍDIO DENTRO DE LANCHONETE NO MUNICÍPIO DE IATI


Um duplo homicídio foi registrado pela Polícia Militar na noite desta terça-feira(5), em Iati.

Os crimes ocorreram por volta das 22h30mim em uma lanchonete localizada no bairro Belo Vista, situado as margens da BR 423. As vítimas, o autônomo Leandro Alexandre da Silva, 24 anos, morador da Avenida Bela Vista e o pedreiro Fagner Lopes Martins, de 28 anos, que residia na rua Emiliário de Jesus, também no bairro Bela Vista, foram atingidos por disparos no tórax, cabeça e pescoço.

Os autores do duplo assassinato não foram identificados. As Polícias Militar e Civil estiveram no local, sendo os corpos encaminhados para o IML em Caruaru. Com este duplo homicídio sobe para três, o número de pessoas assassinadas em Iati neste ano de 2014.

Os crimes serão investigados pela Delegacia de Iati.

Confira as manchetes dos jornais desta quarta-feira (06)

FOLHA DE PERNAMBUCO
 
COMERCIÁRIOS GANHAM 10%
 
DIARIO DE PERNAMBUCO
 
BANHISTA EM ÁREA DE RISCO PODE SER DETIDO
 
JORNAL DO COMMERCIO
 
HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA REGULARIZAR DOMÉSTICAS
 
JORNAL DA PARAÍBA
 
INSS ANTECIPA METADE DO 13º SALÁRIO ESTE MÊS
 
TRIBUNA DO NORTE/NATAL
 
PM TENTA ACORDO ENTRE TAXISTAS E RECEPTIVOS
 
GAZETA DE ALAGOAS
 
INSS INJETA 206 MILHÕES DE REAIS NA ECONOMIA DE ALAGOAS
 
A TARDE/SALVADOR
 
PROJETO NACIONAL PREVÊ PISTA E PISCINA OLÍMPICA EM SALVADOR
 
O POVO/FORTALEZA
 
O QUE DEU CERTO E O QUE PRECISA MELHORAR
 
FOLHA DE S. PAULO
 
PLANALTO CONTROLOU PERGUNTAS E AÇÕES DA CPI DA PETROBRAS
 
O GLOBO
 
ISRAEL SE RETIRA E FAMÍLIAS VOLTAM PARA CASAS DESTRUÍDAS
 
ESTADO DE MINAS
 
MAIS MUDANÇAS ANTES DA DEMOLIÇÃO
 
CORREIO BRAZILIENSE
 
GOIÂNIA ENTRA EM PÂNICO E POLÍCIA CAÇA SERIAL KILLER
 
ZERO HORA/PORTO ALEGRE
 
FORÇA TERRESTRE FORA DE GAZA

Polícia Federal orienta pais e alunos de escolas particulares e públicas de como se proteger de ataques de pedófilos e de cibercriminosos”.


A Polícia Federal em Pernambuco vem promovendo palestras em diversas instituições de ensino da rede pública e particular, igrejas, clubes, empresas e associações, visando orientar pais e filhos em como se proteger de ataques de pedófilos e outros crimes utilizando a rede mundial de computadores. Tais atividades são desenvolvidas ao longo de todo o ano pela Polícia Federal em Pernambuco e quem quiser solicitar tais palestras (empresas, escolas, órgãos públicos, igrejas) sobre uso da internet segura devem fazer contato através do fone (81) 2137.4076 e fazer sua solicitação. As palestras são gratuitas.

A PALESTRA DE AMANHÃ ACONTECERÁ NO COLÉGIO VERA CRUZ, LOCALIZADO NA AVENIDA RUI BARBOSA, 57, GRAÇAS, RECIFE-PE, A PARTIR DAS 09H30 E ATINGIRÁ 250 ALUNOS. A imprensa terá acesso às dependências do Colégio caso queira fazer matérias.

Tais medidas tem em vista a destinação constitucional e o compromisso assumido pela Polícia Federal no sentido de prevenir e reprimir a exploração sexual de crianças e adolescentes e a pornografia infantil na internet, delito nefasto que afeta de forma grave a dignidade da pessoa humana, entende-se que todos os esforços devem ser feitos para que toda a sociedade possa também contribuir para serem, mais do que meros partícipes, verdadeiros protagonistas nesta luta que é de todos. Nestas palestras pais são orientados por especialistas da polícia federal em como devem identificar possíveis sinais de ataques de pedófilos através do comportamento da criança, vigilância no acesso à internet e os filhos recebem informações de segurança ao utilizar páginas de relacionamento, bem como as estratégias utilizadas por pedófilos para atraí-los. Dentre algumas dicas que são repassadas para os pais e alunos em como utilizar sua página de relacionamento estão:

PARA OS PAIS:
• Os pais devem supervisionar os acessos dos filhos de uma forma discreta;

• A vida moderna exige que os pais tenham pelo menos conhecimento básico de internet e redes sociais para que eles possam instruir seus filhos – não conhecendo tais tecnologias eles estarão em desvantagem porque não saberão como devem proceder para ajudar seus filhos.

• Os pais devem atrair a confiança dos filhos através de um diálogo aberto e sincero sem qualquer tipo de repressão, acusação ou condenação para que ao primeiro sinal de perigo a criança possa sentir-se a vontade e procurar a sua ajuda e nunca a de um desconhecido; 
• Diariamente os pais devem falar com seus filhos acerca de como foi a sua rotina com perguntas: 

Como foi o seu dia hoje? 

Percebeu algo estranho, algum tipo de conversa inapropriada ou fotos com conteúdo adulto ao acessar a internet?
Conheceu alguma pessoa nova na escola ou na rede social? Alguém conhece essa pessoa?

PARA OS FILHOS:
• Evitar postar informação pessoal em demasia. (Os criminosos podem utilizá-las para conhecer as preferências, aspirações, anseios e gostos particulares para se passar por alguém da mesma idade e que tem as mesmas características);

• Evitar postar fotos em excesso: com pessoas (grupos de amigos), carros (a placa localiza o endereço), casa (mostra onde a pessoa mora); Vete o acesso de suas fotos para o público em geral.

• Só adicione em seu perfil pessoas que você tem certeza que conhece pessoalmente. Nunca inclua desconhecidos nos contatos; 
• Há tempo para tudo. Nunca se exponha por muitas horas na internet.

O Brasil possui o quarto lugar no consumo de pedofilia no mundo. Não existe um perfil definido para se reconhecer um pedófilo, porém dentre as possíveis causas que levam uma pessoa á prática da pedofilia estão à sexualidade reprimida, perversão sexual, abuso na infância e transtornos de origem psicológica. Suas estratégias para atrair crianças e adolescentes pela internet pode ser facilmente detectadas, suas vítimas geralmente são crianças e adolescentes entre 2 e 16 anos que foram abusadas sexualmente e tiveram suas imagens distribuídas na internet para consumo da rede criminosa que se estende pelo mundo. 

Pioneira nesta área de investigação no Brasil a PF investiga tais casos através de iniciativa própria ou de denúncias feitas através do site www.pf.gov.br e sendo comprovada a existência do crime é instaurado inquérito policial e daí para frente passa-se a investigar os possíveis suspeitos com o objetivo de encontrar provas que identifique-o para realização de sua prisão. Além dos sites já mencionados acima outros números também poderão ser acionados para fazer denúncias tais como: O nº 100, 3421-9595, além do 190 da Polícia Militar, o sigilo da informação e o anonimato são garantidos.

 vítima desconfiou das cédulas e informou ao policiamento o fato e o imputado foi detido e conduzido para a DP local. O referido imputado alegou que não sabia que se tratava de nota falsa, pois teria recebido essas notas de um amigo