segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Eduardo sanciona lei que garante mais transparência na transição de governo entre prefeitos e governadores de Pernambuco

Mais segurança para a administração pública de Pernambuco. É o que garante a Lei de Responsabilidade da Transição, sancionada pelo governador Eduardo Campos, nesta segunda-feira (06/01), em solenidade na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções de Pernambuco. De autoria da deputada estadual Raquel Lyra, a iniciativa foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa em dezembro. Com a lei, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) terão mais condições de fiscalizar com rigor os trabalhos de transição de governo entre prefeitos e governadores.

O governador classificou a nova resolução como um aperfeiçoamento da Lei de Responsabilidade Fiscal, pois preserva os princípios fundamentais da gestão pública. "É muito importante que a gente possa consolidar o que já vínhamos conseguindo sem uma norma específica. O Estado de Pernambuco teve um padrão de transição bem melhor do que média brasileira, isso pelo padrão político que aqui sem tem. Mas nós queremos que a transparência na mudança de uma gestão seja um direito dos pernambucanos", destacou Eduardo. "Estamos preservando o gestor que ingressa na administração pública e o que sai, mas sobretudo estamos garantindo o direito do cidadão", completou.

Raquel Lyra ressaltou que os mecanismos de punição para o gestor que descumprir a resolução estão previstos na legislação federal, pela Lei de Responsabilidade Fiscal e Improbidade Administrativa. A deputada lembrou que o que está sendo regularizado nesta data são os prazos, procedimentos e documentos necessários para uma transição. "Historicamente, no âmbito do Estado, nós tivemos passagens pacíficas e democráticas, mas nos municípios não temos essa realidade", afirmou Raquel, reforçando que o período da equipe de transição vai da proclamação do resultado das eleições até a diplomação.

"Nós queremos evitar a perda de tempo das novas gestões na busca por informações e assim permitir que o gestor eleito, de fato, possa assumir os compromissos que fez com a população já no dia primeiro de janeiro, ao tomar posse", disse a deputada. A comissão de transição será formada por membros da antiga e da nova gestão. Além disso, cada município terá autonomia para decidir quantos membros devem compor o grupo.

Para o presidente do TCE, conselheiro Valdecir Pascoal, a lei consolida o diálogo e regulamenta o problema do descontrole na administração pública durante a troca de governos. "É importante provocar uma mudança na cultura dos nossos gestores, pois eles precisam entender que as contas pertencem ao povo", pontuou Valdecir.

Linhas de investigação

Adolescente suspeito de cometer primeiro homicídio do ano em Santa Cruz do Capibaribe é apresentado na Depol


Na manhã desta segunda-feira (06), foi apresentado na delegacia de Santa Cruz do Capibaribe um adolescente de 17 anos, suspeito de ser o autor do homicídio ocorrido no último domingo (05), na Capital da Moda.

A vítima foi o João Paulo Ferreira de Lima (conhecido como “Paulinho do oião”), morto a tiros na passagem molhada que leva ao Bairro Gavião I (relembre o caso clicando AQUI).

Informações repassadas pela polícia revelavam que João Paulo era ex-presidiário, estava com alvará de soltura e já havia sofrido uma tentativa de homicídio recentemente.

De acordo com o tenente Olivaldo, denúncias anônimas e também de investigações levaram o efetivo até o adolescente. O tenente afirmou que o adolescente negou a participação, mas apresentou várias contradições nos depoimentos tomados.

A arma do crime ainda não foi localizada e as pistas mostram que o adolescente não agiu sozinho no crime, que continua a ser investigado pela polícia.

Foto: Fernando Lagosta (arquivo).

Após perder gado e safra nos últimos 2 anos agricultores temem mais um ano de seca

As recordações das dificuldades de 2012 ainda estão vivas na memória de Manoel Marinho Filho, agricultor de 79 anos, quando ele começou a preparar a terra para plantar no início do ano passado. Apesar de ver os açudes secarem, o gado morrer de fome nas terras vizinhas e a paisagem insistir em evitar o verde, ele juntou o pouco dinheiro que tinha, acordou antes do sol raiar durante vários dias e foi dedicar-se ao ofício que faz parte de sua vida desde os cinco anos.

Apesar da fé e esperança de que o céu podia oferecer a resposta que estava esperando há tanto tempo, o ano de 2013 só reforçou o cenário seco e a angústia que só a estiagem é capaz de proporcionar. Morador do Sítio Campo de Boi, zona rural de Campina Grande, o agricultor não viu nascer quase nada do chão.

“Perdi praticamente tudo. Mais uma vez. Porque no ano passado foi do mesmo jeito. Plantei milho, fava, feijão, mas não teve como nem retirar o que gastei para plantar. Só uma parte de todo o roçado foi que deu alguma coisa, mas nada que desse para vender. O que saiu, coloquei dentro de casa, porque nem para dar ao gado eu pude. Tive que comprar ração com o dinheiro da minha aposentadoria, se não todos iam morrer de fome”, testemunhou Manoel Marinho, que teme um 2014 também seco.
Com informações do Jornal da Paraíba

Novo horário: às 8 horas da manhã


Jovem é executado em Santa Cruz

Fotos: Fernando Lagosta
Na noite do último domingo dia (05), de janeiro foi assassinado em santa cruz do Capibaribe agreste de PE o jovem João Paulo Ferreira de Lima, 25 anos, conhecido como Paulinho, foi assassinado em Santa Cruz do Capibaribe. É o primeiro homicídio deste ano registrado no município.

O crime aconteceu na passagem molhada do bairro Gavião I e segundo informações apuradas repassadas pela polícia, João Paulo era ex-presidiário e estava com alvará de soltura. Ele já havia sofrido uma tentativa de homicídio recentemente.

A vítima, que residia no distrito de São Domingos, estava em uma moto CG Fan de cor preta, placa KHP-6404, no momento em que foi executado.
Alguns projéteis foram encontrados próximos ao corpo da vítima
A Polícia Civil constatou pelo menos 10 perfurações no corpo do jovem, aparentando ser de pistola calibre 380.

Moradores da área contam que ouviram em torno de pelo menos cinco disparos de arma de fogo.

O corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Adolescente executado a tiros

É o primeiro homicídio do ano em São Domingos

Fotos: Fernando Lagosta.



Na noite do ultimo sábado dia (04), de janeiro por volta das 21h, ocorreu o primeiro homicídio do ano em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus.

De acordo com as informações repassadas por nossa equipe de reportagem, que está neste momento na Rua José Pereira de Santana, na altura do número 621, a vítima foi um adolescente de 17 anos..

Identificado por João Neto do nascimento Florêncio, o adolescente foi morto com vários disparos de arma de fogo, que atingiram a região da cabeça.

Ainda de acordo com as informações, duas pessoas estavam em uma moto e se aproximaram da vítima quando o carona efetuou os disparos e ambos logo após o crime.

Policiais civis ainda estão coletando informações no local na tentativa de elucidar o primeiro crime de morte naquele distrito.
Um dos projéteis usados no assassinato do jovem foi encontrado próximo ao corpo e será periciado para se saber qual arma foi utilizada no crime.
Um fato que chamou a atenção é que o adolescente, que residia em Santa Cruz, era considerado problemático e já vinha sendo ameaçado de morte.

Na tentativa de preservar sua vida, ele foi mandado para outra cidade para morar na casa de outro parente e veio, sem que a família soubesse, para São Domingos.
 .
.
Os pais souberam que o filho estava aqui logo após o assassinato. O corpo de João Neto foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Suposto chileno é detido acusado de estelionato; ele tentou fazer show evangélico em Sumé

A polícia civil deteve na noite do ultimo domingo dia (5) de janeiro de 2014 na cidade de Serra Branca, Edvaldo Oliveira, que chegou do Cariri há alguns dias. O acusado se passava por chileno e esteve no comércio e meios de comunicação da região dizendo que estava realizando um show evangélico com o cantor J. Neto em Sumé.

De acordo com informações apuradas por nossa reportagem, Edvaldo acumulou dívidas nas rádios, gráficas e ainda alugou dois veículos um na cidade de Sumé e outro em Serra Branca. Os dois carros foram danificados e os proprietários procuraram a polícia. 

O acusado se encontra preso na Delegacia de Serra Branca e a polícia está analisando sua ficha e aguardando outras pessoas que prestaram queixa contra ele e supostamente caíram no golpe do estelionatário. O homem que dizia ser do Chile, na verdade é natural do estado do Maranhão.
 
De Olho No Cariri

Dois carros são incendiados na frente da delegacia de Santa Cruz do Capibaribe

Fotos: Fernando Lagosta
Na noite da última terça-feira dia (31), próximo à virada do ano, um automóvel Chevrolet Kadett e um Ford Ka foram incendiados em frente a Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe, no bairro Nova Santa Cruz.


O serviço de emergência do Corpo de Bombeiros foi acionado e apagou as chamas que aparentemente se originaram de ação criminosa. 

A Polícia Civil do município deu início às investigações com intuito de chegar ao nome dos autores do incêndio.