domingo, 3 de setembro de 2023

EM MONTEIRO, COMISSÃO DE TURISMO E MEIO AMBIENTE DA ALPB REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.


A Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) reuniu parlamentares, representantes de instituições públicas e agricultores familiares, para debater políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável na região do Cariri paraibano. As discussões aconteceram durante uma audiência pública, realizada na manhã da ultima sexta-feira (1º), na Câmara Municipal de Monteiro.

Proposta pelo deputado Dr. Romualdo, a audiência pública contou, ainda, com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Desde abril estamos articulando essa audiência. Buscamos união para planejar alternativas melhores para desenvolver nossa região. Com a ajuda do BNDES, por exemplo, será possível investir em energias renováveis, incentivos aos ribeirinhos, expansão de atuação da água, tornando o local um celeiro produtivo para a Paraíba”, detalhou o deputado estadual.

Presente no evento, o assessor do BNDES, Jailson de Souza, reforçou o compromisso do banco para impulsionar projetos mais integrados no Cariri paraibano. “Estamos com um projeto focado em impulsionar a agricultura familiar e mitigar os efeitos climáticos da região. Mas, só consegue funcionar através da articulação pública, com o governo do estado, com os municípios e com a sociedade civil. Por isso, essa audiência pública foi fundamental, justamente, porque ajuda a construir essa interseção necessária para conduzir esse processo de desenvolvimento”, comemorou o representante do BNDES.

Para o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA-PB), Cícero Legal, essa união entre os diversos setores públicos vai permitir ações ainda mais efetivas no Cariri. “Acredito que muita coisa boa está por vir. Nós vamos melhorar os assentamentos aqui na Paraíba e a aquisição de alimentos. Certamente, a Paraíba vai se tornar autossuficiente em alimentos para que o povo tenha dignidade, respeito e igualdade”, explicou.

Já o superintendente do Incra na Paraíba, Antônio Barbosa, considerou os debates positivos, já que levam em consideração, também, dos assentados, dos quilombolas e indígenas. “Hoje, nós temos 15% dos paraibanos presentes no campo, é um contingente de quase 600 mil pessoas. Hoje, fortalecemos, ainda mais, nossa atuação na região e nossa luta para oferecer condições dignas para que essas pessoas permaneçam no Cariri”, comentou. Neste sentido, o secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Frei Anastácio, complementou: “O Governo do Estado tem projetos focados no desenvolvimento do Cariri e, hoje, conseguimos apresentar tudo e, ainda, realizar parcerias para implantação de novos projetos”.

Para a agricultora familiar, Nilda Anastácio, a audiência pública foi um momento importante para ser ouvida e atendida. “Que a gente possa ter esse momento democrático de melhorias de estrutura e maquinário para atender a demanda dos agricultores. Temos potencial de crescer e nos tornarmos sustentáveis, mas, para isso, precisamos desse apoio público e ações”, defendeu.

“O papel do parlamento é ouvir a população e cair em campo para defender projetos de desenvolvimento. Por isso, discutir com instituições federais e financiadoras fortalece nossas iniciativas de desenvolver a região, um processo de recuperação do Cariri, que, durante muitas décadas, atravessou situações graves que impossibilitavam uma cadeia produtiva. Embora vivencie uma situação muito positiva, ainda precisa caminhar bastante”, resumiu o senador Veneziano Vital do Rêgo.

HOMEM FOI ASSASSINADO NA PE-300, EM INAJÁ/PE


Um homem foi encontrado assassinado na madrugada deste domingo (3), as margens da PE-300, no município de Inajá, no Sertão de Pernambuco.

O corpo de Manoel Messias da Silva, de 39 anos, apresentava perfurações provocadas por disparos de arma de fogo, no local foi encontrada a moto que ele estava conduzindo.

A Polícia Militar isolou o local, a Polícia Científica realizou a perícia e o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

TRAGÉDIA NO BAIRRO DA TORRE: IDOSO DE 64 ANOS É ESMAGADO POR MURO NA PARAÍBA


Um triste incidente abalou a comunidade do bairro da Torre, na capital paraibana João Pessoa, na manhã do sábado. Um idoso de 64 anos perdeu a vida após ser esmagado por um muro no quintal de sua própria residência.

O corpo da vítima, identificada como um advogado aposentado, foi descoberto por uma funcionária da casa, que chegou para trabalhar e se deparou com a cena chocante nos fundos da residência. A tragédia deu-se em circunstâncias ainda não esclarecidas, mas acredita-se que o homem estivesse passando ao lado do muro quando a estrutura cedeu.

Até o momento, não há informações precisas sobre o horário exato em que o acidente ocorreu, mas lamentavelmente, a vítima já foi encontrada sem vida. As autoridades competentes estão investigando o caso para esclarecer os detalhes e determinar as causas da tragédia.

VALE FM 91,7 = PROGRAMA BUDEGA NORDESTINA


Programa Budega Nordestina com Paulo Viana, de segunda a sexta-feira das 05:30 às 07:00 horas, Pela Rádio Vale FM 91.7 de Santa Cruz do Capibaribe no Agreste Pernambucano.


Para anunciar no www.budeganordestina.com.br entre em contato através do telefone abaixo e agende uma visita sem compromisso.

O nosso site é um veículo de mídia que possibilita ao anunciante espaços publicitários para diversos tipos de negócios.


Telefone: (81) 99428-8603
E-mails: budeganordestina@gmail.com