terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

ASSALTANTES ERAM PROCURADOS EM VÁRIOS ESTADOS DO NORDESTE, DIZ POLÍCIA.


A Polícia Civil da Paraíba informou, durante uma coletiva de imprensa nesta segunda (13), que a organização criminosa, responsável por ataques a agências financeiras e a carros-fortes, era procurada em vários estados do Nordeste. Sete integrantes do grupo morreram em confronto com policiais, na zona rural de Cubati/PB.

Conforme informações da polícia, o grupo estava reunido em uma casa, fortemente armado, e se preparava para atacar uma agência bancária no município de Taperoá. Policiais da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes (DHE) de Patos cercaram o imóvel e foram recebidos a tiros.

No local, foram apreendidos dois fuzis, uma espingarda calibre 12, duas pistolas, um revólver, munições de vários calibres e grampos que as quadrilhas espalham na pista, durante a fuga, para impedir a chegada de viaturas. Ferramentas como marreta, ‘pé-de-cabra’ e uma esmerilhadeira também foram apreendidas, todas utilizadas para arrombar caixas eletrônicos.

O delegado titular da DRACO, Diego Beltrão, informou que o grupo criminoso desarticulado nessa operação era procurado por polícias de vários estados do Nordeste.

“Eles já estavam prontos para atacar agências bancárias em Taperoá. E se esse confronto tivesse acontecido dentro da cidade, correria o risco de algum morador ser atingido, pois o poder de fogo dessas armas é muito grande. Até isso foi pensando por nós, durante os preparativos da operação”, destacou Beltrão.


Durante entrevista coletiva à imprensa, o delegado-geral da Polícia Civil da Paraíba, André Rabelo, disse que a investigação conjunta já vinha sendo construída há cerca de dez meses, devido ao histórico criminal dos assaltantes, todos eles já conhecidos pelas polícias. Na avaliação de Rabelo, o desfecho da operação foi inevitável e representa mais segurança para a população.

“Quem mais sofre com os ataques dessas quadrilhas é sociedade local onde os fatos criminosos acontecem. Essa sociedade sofre durante meses sem os serviços de uma instituição bancária. Além disso, esses ataques a bancos, quando os criminosos conseguem concretizá-los, isso capitaliza o crime e se reverte nisso daqui: armas de grosso calibre e muita munição, para causar mais prejuízo à população”, disse o delegado-geral.

André Rabelo destacou ainda o apoio logístico dado pela Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Sesds), durante todo período em que os criminosos vinham sendo investigado pelos policiais paraibanos.

“Não foi ação de um dia, não foi ação de um mês. Foi uma ação de muito esforço, de muito tempo e muito bem planejada. Graças a Deus, foi uma grande ação de segurança pública para a sociedade”, concluiu.

O Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba está concluindo os trabalhos de identificação dos assaltantes. Mas a investigação constatou que, no grupo, existem criminosos da Paraíba e de Pernambuco.

Fonte: Ascom/PCPB

JOVEM FOI ASSASSINADO AO LADO DAS PEDREIRAS, NA ZONA RURAL DE CARUARU


Um jovem foi assassinado a tiros na tarde desta terça-feira (14), no Sítio Pé de Serra de São Francisco, na zona rural de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

A vítima Luiz Eduardo da Silva, de 26 anos, foi morto quando estava trabalhando em uma pedreira, ele residia em Encruzilhada de São João, em Bezerros.

O irmão da vítima, Luiz André, disse que o “Dudu” era um trabalhador, que nunca se envolveu em nada de errado, porém confessou que era usuário de drogas, no entanto descartou ter sido morto por dívida de drogas. Infelizmente nenhuma testemunha do crime permaneceu no local.

Este foi o 4º assassinato do mês de fevereiro e o 19º do ano de 2023 e o corpo foi encaminhado para o IML local.

Programa Budega Nordestina com Paulo Viana, de segunda a sexta-feira das 05:30 às 07:00 horas, Pela Rádio Vale FM 91.7 de Santa Cruz do Capibaribe no Agreste Pernambucano.