sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Festival de Bandas de Garagem revela talentos em Caruaru

Acontece nesta sexta-feira o I Festival de Bandas de Garagem de Caruaru. Treze bandas estão inscritas e as apresentações começam às 19h, no Polo Cultural.

As bandas possuem componentes de idade entre 15 e 29 anos e não têm vínculo com mercado de música profissional.

O evento faz parte da programação da Semana Municipal da Juventude. As atividades serão encerradas neste sábado, com oficinas e show.

Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira/ Paulo Viana

Penitenciária de Caruaru realiza Semana do Preso

Hoje é o Dia do Preso e a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, segue até este sábado com diversas atividades para homenagear os detentos. O objetivo é propiciar momentos de reflexão sobre temáticas de interesse a sua condição social.

Na programação, filmes, oficinas, exposição e venda de artesanato, apresentações de Hip Hop, capoeira e teatro, torneio de futebol, videogame, sinuca, além de atrações musicais e atividades religiosas.

A Penitenciária de Caruaru tem capacidade para 98 presos, mas abriga hoje mais de 1.057 detentos.

Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Previdência Social antecipa primeira parcela do 13º dos aposentados

A Previdência Social vai antecipar o pagamento da primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS. Nesta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto permitindo a antecipação.

O benefício estará disponível para ser sacado pelos segurados entre os últimos cinco dias úteis de agosto e os primeiros cinco dias úteis de setembro.

Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Clima quente no primeiro debate promovido pela TV Clube

Debatedores observaram estrita obediência às regras e mantiveram a cordialidade. Foto: Andre Marins/Esp.DP/D.A Press
O primeiro debate da campanha para governador de Pernambuco, promovido pela TV Clube ontem à noite, foi marcado pelo confronto acalorado e direto entre o candidato à reeleição Eduardo Campos (PSB) e o ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Os dois trocaram acusações em muitos momentos. Começaram o programa de forma amistosa, mas pouco se olharam durante o embate. Jarbas elevou o tom das críticas na abertura do programa e apontou supostas "falhas" de Eduardo na área de saúde. Eduardo citou o Tribunal de Contas para sustentar que encontrou o estado em 2006 (pós-governo Jarbas) com um déficit de R$ 213 milhões, apontou Jarbas como autor do fechamento de 4 mil vagas na Etepam (escola técnica que foi reaberta por ele posteriormente) e fez questão de mostrar Jarbas como candidato de oposição, crítico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em cada frase de um e de outro, percebia-se que as farpas estavam acompanhadas de uma carga histórica. Algumas, eram diretas; outras, claras. "O que foi feito a partir de1º de janeiro?", perguntou Jarbas, falando da data da posse de Eduardo. "Eu reabri uma escola que seu governo fechou", respondeu, referindo-se à Escola técnica Etepam e aproveitando para comentar "o extraordinário momento" econômico vivido por Pernambuco. "Ele quer inverter. Quer dizer que recebeu um governo desajustado", replicou Jarbas. Foi assim na maior parte do tempo. Um batia, o segundo rebatia e, entre uma frase e outra, citavam obras ou mencionavam posturas adotadas no passado. Eduardo soube aproveitar parte do tempo para valorizar principalmente a conquista de empregos gerados a partir de investimentos como a refinaria e o estaleiro de Suape.
Também participaram do debate os candidatos Sérgio Xavier (PV), Roberto Numeriano (PCB), Edilson Silva (PSol) e Jair Pedro (PSTU). O candidato do PRTB, Anselmo Campelo, informou ontem durante o dia que desistiu de disputar a eleição. O debate foi mediado pelo jornalista e apresentador da TV Clube, Eduardo Bandeira, e contou ainda com as participações de três jornalistas do grupo Diários Associados: o editor de política do Diario de Pernambuco, Marcos Seabra; a repórter do caderno de Vida Urbana, Tânia Passos, e o repórter da TV Clube, Ciro Guimarães.Edilson Silva focou sua atuação em questionamentos destinados ao governo no tema educação. Sérgio Xavier priorizou a defesa de seu projeto de desenvolvimento sustentável e aproveitou para destacar o nome da candidata à presidente do seu partido, Marina da Silva. Eduardo Campos foi outro que citou a sua candidata presidencial - Dilma Rousseff (PT). Jarbas Vasconcelos não fez menção ao candidato que apoia, o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB).A cobertura completa, com análises de especialistas em política e linguística, o clima tenso nos bastidores.
Fonte: Diário de Pernambuco