terça-feira, 7 de setembro de 2010

DANÇAS E RITMOS DO NORDESTE.AQUI NA BUDEGA NORDESTINA COM PAULO VIANA

Controlada rebelião na Funase de Caruaru; 70 internos fugiram e apenas 9 foram recapturados

Controlada às 19h desta terça-feira (07), a rebelião de internos na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), em Caruaru, iniciada por volta das 16h. O major Givanildo, subcomandante do 4º PBM, confirmou à reportagem da Rádio Liberdade AM que dos 70 infratores que fugiram apenas 9 foram recapturados.

Os rebelados atearam fogo em colchões, destruíram portões de três pavilhões e fugiram por um buraco na parede.

No final da manhã, quatro homens tentaram resgatar um menor da Funase, que abriga 160 internos. Após ação frustrada, eles roubaram um carro e na Vila do Aeroporto balearam um rapaz. O carroceiro Roberto Vieira da Silva, 20 anos, morreu no Hospital Regional do Agreste (HRA).

A polícia conseguiu prender Wlanderson Henrique Pereira da Silva, 18 anos, suspeito do crime.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Recortes do Nordeste Brasileiro a qui na budega nordestina com paulo viana


Esse vídeo documenta as peculiaridades do Agreste de Pernambuco.

Joe Ferreira nos conduz ao conhecimento de uma terra enraizada de cultura e tradição, resistentes ao modismo dos centros urbanos.

Morre no HRA rapaz baleado no desfile de 7 de Setembro em Caruaru

Faleceu na noite desta terça-feira (07), no Hospital Regional do Agreste (HRA), o rapaz baleado durante o desfile de 7 de Setembro, em Caruaru. Giovane Ramiro Leite da Silva, 22 anos, natural de São Paulo, foi atingido por três tiros, na Rua Professor José Leão, e seguiu em direção a Avenida Agamenon Magalhães, local do desfile, pedindo socorro.

De acordo com a polícia, Giovane estava praticando furto. No bolso da calça dele os policiais encontraram nove pulseiras e um celular.

Após o crime, que ocorreu por volta das 12h, oito escolas deixaram de desfilar e houve tumulto. Na correria das pessoas que assistiam ao desfile várias crianças se perderam dos pais.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

NA BUDEGA NORDESTINA CANTA FLAVIO JOSÉ - Tareco e mariola


Mais uma dessas musicas animadas, mas que deixam recados aos corações mais prepotentes... Nem quero me referir a interpretação do Flavio, nem à felicidade do autor espetacular e meu amigo caruaruense, Petrúcio Amorim...
Quem for de curtir nordeste!...

BUDEGANORDESTINA COM PAULO VIANA

Sport vence Brasiliense por 3x0 e encosta na parte de cima da tabela

O Sport recebeu a equipe do Brasiliense na tarde desta terça-feira (7), na Ilha do Retiro. Mantendo o bom momento e buscando alcançar uma melhor classificação, o Leão venceu o time candango por 3x0, com gols de Germano, Eliandro e Wilson, somando 30 pontos. Na próxima rodada, o Leão encara o Guaratinguetá, no próximo sábado (11), fora de casa.

O JOGO
O jogo começou aberto, com ambas as equipes buscando o gol. Aos três minutos de jogo, Sport e Brasiliense já tinham feito boas jogadas. A partida foi corrida durante toda a primeira etapa e foi o Sport quem tomou a iniciativa de ir para cima. Marcelinho Paraíba foi um dos jogadores mais procurados, armando as jogadas de ataque e ajudando na defesa.

Com o ímpeto de ir para cima e abrir o placar, o Leão deixou a defesa vulnerável, cedendo espaço para contra-ataques do time candango. Iranildo foi o responsável por quase todas as jogadas ofensivas do Brasiliense, que falhava, na maioria das vezes, pela péssima atuação do atacante Enilton, que foi campeão da Copa do Brasil vestindo a camisa do Sport.

O gol leonino saiu aos 23 minutos. Após cobrança de falta de Marcelinho Paraíba, Germano subiu, livre de marcação, e cabeceou para abrir o placar. Após o gol, o Sport continuou em cima, pressionando a defesa do time de Brasília. Dessa forma, os contra-ataques do Brasiliense continuaram até o final do primeiro tempo.

O Sport voltou do vestiário, para o segundo tempo, com Igor no lugar de Fabrício. Dessa forma, Geninho melhorou a postura defensiva do Leão. Com a mudança, o time rubro-negro perdeu um pouco da velocidade. Apesar da substituição, o Brasiliense ainda conseguia arrancar boas jogadas, que morriam nos pés de Enilton.

A equipe da Ilha jogou de forma descompactada e, com isso, o meio-campo leonino tinha dificuldade de acertar passes. Aos 13 minutos, Fábio Braz faz falta acintosa em Wilson e é expulso. Cinco minutos depois, Renato é derrubado dentro da área e o árbitro marca pênalti. Ciro cobrou e mandou uma bomba por cima do gol.

Com um homem a mais, o Sport passou a ter maior posse de bola. Até os 30 minutos, o Brasiliense ainda esboçava uma tentativa de reação. No entanto, aos 33 minutos, Eliandro, que tinha acabado de entrar na partida, achou uma bola dentro da área e só precisou empurrar para o gol.

Um minuto depois, Wilson ampliou para o Leão. O meio-campo do Sport bateu de fora da área, acertando a trave do goleiro Eduardo. No rebote, o atacante leonino só precisou escorar para o fundo do barbante. Com cinco minutos avassaladores, o Sport só teve a preocupação de administrar a partida, fazendo a bola correr todo o campo e comer os últimos 10 minutos do jogo.

FICHA DO JOGO:

Sport - Magrão; Renato, Tobi, César e Dutra; Zé Antônio, Germano, Fabrício (Igor) e Marcelinho Paraíba (Elton); Ciro (Eliandro) e Wilson.

Brasiliense - Eduardo; Fábio Braz, Dezinho e Miltão; Cicinho, Deda, Michel Schmoller, Iranildo (Rosembrick), Ferrugem e William (Acosta); Enilton (Allison).

Gols: Germano (23’ – 1ºT), Eliandro (33’ – 2ºT) e Wilson (35’ – 2ºT) (S)

Cartões Amarelos: Germano, Tobi e Ciro (S); Cicinho, Michel Schmoller, Enilton, Ferrugem (B)

Cartão Vermelho: Fábio Braz (B)

Árbitro: Rodrigo Cintra (SP)
Assistentes: Ailton Farias da Silva e Edmo Oliveira Santos (ambos de SE)


Fonte: pe360graus.com

Rebelião na Funase de Caruaru - 70 fugiram

Adolescentes infratores da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) estão em rebelião nesta tarde de terça-feira(07) em Caruaru. Os menores atearam fogo em colchões e há muita fumaça no local. O Corpo de Bombeiros já está no local tentando conter as chamas.

De acordo com as primeiras informações não há reféns. Os funcionários teriam percebido a movimentação dos adolescentes e conseguiram sair do local, deixando-o fechado. O motim teria acontecido primeiro em cinco casas da unidade. Ainda existe a possibilidade de confronto entre eles dentro do local.

A Funase abriga 160 internos. Cerca de 70 conseguiram fugir por um buraco aberto no muro. A polícia conseguiu encontrar 7 meninos. A busca continua pelo Bairro José Carlos de Oliveira.
Em frente à Funase, há vários representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Rocam, além da presença da imprensa.

Central de Jornalismo Liberdade
Elaine Dias

Desfile de 7 de Setembro em Caruaru termina em tiroteio

Oito escolas deixaram de participar do desfile cívico em Caruaru, após um tiroteio em frente ao Hospital São Sebastião, na Avenida Agamenon Magalhães.

Um rapaz levou três tiros no início da tarde desta terça-feira. Trata-se de Geovani Ramiro Leite da Silva, 22 anos, natural de São Paulo. Ele ficou desacordado e foi socorrido pelo Samu ao Hospital Regional do Agreste. O estado de saúde é grave.

De acordo com a polícia, a vítima estava praticando furto. Foram encontradas 9 pulseiras e 1 celular no bolso da calça de Geovani.

Devido a multidão que assistia ao desfile, após o tiroteio, houve correria. Crianças se separaram dos pais e algumas foram encaminhadas pela polícia à Prefeitura. Após o tumulto, o desfile acabou. No total, 97 agremiações deveriam ter desfilado, mas apenas 89 participaram do ato cívico.


Central de Jornalismo Liberdade
Elaine Dias

Evasão escolar preocupa o Ministério Público

A evasão escolar é preocupação recorrente nos debates de educação. Os motivos que levam os alunos a saírem da escola são os mais diversos: falta de interesse pelas disciplinas, ausência de atrativos nas aulas, saída para festas, aproveitar o horário para trabalhar ou até estar cansado por ter trabalhado durante o dia.
Frente a isso, o Conselho Tutelar do município foi acionado pelo Ministério Público para que o órgão conferisse de perto como está a freqüência dos alunos de três escolas, no turno da noite.
Para isso, entre os dias 23 e 27 de agosto, Conselheiros Tutelares freqüentaram as referidas escolas, observaram a situação da freqüência e enviaram relatório completo ao Ministério Público.
Com a visita, foi constatado que existe um número preocupante de alunos que não freqüentam às aulas. Esse número de alunos faltosos fica ainda maior nas sextas-feiras.
Somando-se o total da evasão nas três escolas visitadas podemos perceber que o índice chega a 44% ao longo da semana. Foi visto ainda que o número de faltas chega a 53% na sexta-feira.
Tendo em vista o fato preocupante, os gestores de todas as escolas públicas foram convocados a participar de reunião com o Ministério Público do município que ocorreu na última quarta-feira dia 01 de setembro.

nordeste independente a qui na budega nordestina

Espanha prende mais 5 suspeitos por rede de prostituição de brasileiros

A polícia espanhola anunciou nesta terça-feira (7) que prendeu mais cinco suspeitos de envolvimento na rede de exploração sexual de homens brasileiros, que foi desmantelada na semana passada.

Segundo o último comunicado divulgado, um brasileiro de 16 anos estava entre as mais de 70 vítimas do grupo que levava brasileiros a várias cidades da Espanha e os mantinha trabalhando em situações precárias para pagar as dívidas da viagem. A polícia encontrou ainda imagens do garoto de 16 anos divulgadas em site com anúncios da organização. A polícia diz que o garoto permaneceu ligado ao grupo por três semanas.

As prisões anunciadas nesta terça-feira são o resultado da segunda fase da operação realizada nos últimos dias contra a rede de exploração sexual de homens. "Cinco pessoas foram presas em gravações feitas em três prostíbulos masculinos localizados no centro da cidade de Madrid", disse a Polícia nacional.
Além dos cinco suspeitos detidos nesta segunda fase da operação, os agentes prenderam cinco pessoas que estavam em situação irregular de imigração.

Organização desmantelada
No dia 31 de agosto, a polícia espanhola desmantelou a primeira rede de tráfico de homens na Espanha ao término de operações iniciadas em fevereiro que causaram a detenção de 14 pessoas. Foi a primeira vez que a Espanha acabou com uma rede dedicada à exploração sexual de homens. As primeiras detenções aconteceram em Palma de Mallorca, Madri, Barcelona, Alicante e León.

A maior parte dos jovens que se prostituíam vinha do Maranhão, atraídos por promessas enganosas. As operações, que começaram em fevereiro passado, causaram a detenção de 14 pessoas, entre elas do cérebro da organização, de nacionalidade brasileira, identificado pela polícia como "Lucas".

Também foram presas 17 vítimas que estavam na Espanha em situação irregular, explicaram depois em uma entrevista coletiva à imprensa membros da Brigada Central de Redes de Imigração.

A organização atraía os homens com a oferta de uma "bolsa de viagem" e a passagem de avião, que era comprada com cartões "clonados". As vítimas tentavam entrar na Espanha a partir de outros países do Espaço Schengen europeu. Quando chegavam ao território espanhol, "o líder da rede os distribuía por casas de prostituição variadas e fornecia a eles cocaína, "popper" (uma droga para a estimulação sexual) e Viagra para que se prostituíssem 24 horas por dia".

O grupo conseguiu levar para a Espanha cerca de 80 pessoas, dos quais 64 eram homens e o restante travestis e mulheres, indicaram as autoridades da brigada.

As vítimas desta rede viviam amontoadas em casas de quartos com duas ou três beliches em que dormiam entre quatro e seis pessoas. Havia uma pequena sala onde se apresentavam para seus clientes, em maioria homens com entre 20 e 65 anos.

Os jovens cobravam cerca de 60 euros (R$ 135), mas a metade da arrecadação ia para os chefes da rede, a quem tinham que pagar cerca de 4.000 euros (R$ 9.000) por terem sido levados para a Espanha.

Segundo a polícia, os líderes da organização faziam as vítimas assinarem um contrato de arrendamento de um quarto compartilhado para poderem fingir que eles estavam ali voluntariamente.


Fonte: G1

Mesários iniciam treinamento nesta quarta-feira em Caruaru

A Justiça Eleitoral de Caruaru convocou os mesários para treinamento. A capacitação para presidente, 1º mesário e 1º secretário da 41ª Zona Eleitoral será realizada a partir desta quarta-feira (08), no auditório do antigo Fórum, na Avenida Portugal, a partir das 9 horas.

O treinamento para os convocados da 106ª Zona Eleitoral acontece no Teatro Difusora, a partir das 19 horas. Já a 105ª Zona Eleitoral realiza treinamento no próximo sábado, a partir das 8 horas, e no dia 14, às 19 horas, na Fafica.

No dia 13, haverá reunião com os administradores de prédios convocados pela zona 41, no Teatro Difusora. Já no dia 16, a reunião será com administradores de prédios da zona 105, na Fafica.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Jovem é baleado na Vila do Aeroporto e morre no HRA

Um jovem foi assassinado no final da manhã desta terça-feira (07), em Caruaru. Roberto Vieira da Silva, 20 anos, foi baleado na Vila do Aeroporto. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Regional do Agreste (HRA), mas não resistiu aos ferimentos.

A polícia prendeu um suspeito do crime. Este foi o primeiro homicídio do mês de setembro em Caruaru. O corpo do carroceiro foi encaminhado ao IML.

Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Cantos e Contos com Amazan