sábado, 31 de outubro de 2020

DIA DE FINADOS: Como lidar com o luto durante a pandemia

Antes mesmo da pandemia em decorrência da Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertava o mundo a respeito de uma outra epidemia, muito mais silenciosa, mas tão preocupante quanto: a depressão.

A OMS já antevia que a depressão seria uma das doenças mais incapacitantes no mundo em 2020. Agora, o que não se previa era que viveríamos uma pandemia que mataria mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo. A Associação Americana de Psicologia (American Psychological Association) realizou um estudo recentemente, associando o luto ao momento atual.

De acordo com o estudo, as pessoas têm maneiras muito diferentes de lidar com uma perda. Em alguns casos, a pessoa vive o luto de forma tão profunda que aquilo torna algo inerente aquele indivíduo, gerando transtornos mentais graves, como: depressão, síndrome do pânico e ansiedade.

Segundo o médico e professor de psiquiatria da Unisa e, também, presidente do Departamento Científico de Psiquiatria da Associação Paulista de Medicina (APM), Kalil Duailibi, lidar com o luto é bastante difícil e cada indivíduo tem o seu tempo. “O luto pode se dar de muitas formas. A perda de alguém muito querido, uma mudança abrupta na forma de viver – como por exemplo o momento em que estamos vivendo –, a dor de perdas pela humanidade, etc.”, esclarece o psiquiatra.

Como medida para reduzir o contágio do vírus, muitos velórios não puderam ocorrer da forma adequada, o que impediu um importante ritual o da despedida do ente querido. “Essa passagem ajuda no processo do luto e da perda, as pessoas queridas são confortadas e confortam, mas com o isolamento social cada um precisa lidar sozinho com o seu luto”, comenta Kalil.

PREFEITURA DO BREJO DA MADRE DE DEUS PUBLICA PORTARIA QUE LIBERA VISITAÇÕES NO CEMITÉRIOS NO DIA DE FINADOS.

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, através da Secretaria de Saúde, divulga portaria que libera visitações nos cemitérios do Município na segunda dia 02 novembro, dia de Finados, preocupados com as possíveis aglomerações a secretaria de Saúde estará montando barreiras sanitarias com estrutura de higienização e profissionais de Saúde em todos os cemitérios do município, ainda será entregue máscaras para que não estiver fazendo o uso.

CONFIRA PORTARIA