sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Rádio Liberdade vence mais um Prêmio Top Marcas

As Rádios Liberdade AM/FM vão receber, pelo 5º ano consecutivo, o Prêmio Top Marcas, do Jornal Vanguarda. A festa de entrega do prêmio será realizada em novembro, em dada e local ainda não divulgados.

A Liberdade AM desenvolve há 45 anos uma programação variada, voltada para a prestação de serviços. A emissora leva diariamente a cerca de 3 milhões de ouvintes informações com credibilidade.

Em setembro deste ano, as Rádios Liberdade AM/FM receberam o Prêmio do Jornal Extra de Pernambuco – Troféu Sérgio Omena. As emissoras foram vencedoras na categoria comunicação, com 85% dos votos de internautas. Também receberam este ano homenagens da Assembleia Legislativa de Pernambuco e, no próximo mês, serão homenageadas na Câmara Municipal.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Vacinação contra raiva é suspensa após morte de 217 cães e gatos

O Ministério da Saúde determinou nesta quinta-feira (7) que seja suspensa em todo o país, de forma preventiva, a vacinação de cães e gatos contra a raiva. A análise parcial de exames laboratoriais feitos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento indicou a ocorrência de efeitos graves e mortes de animais após a vacinação.

Segundo o Ministério da Saúde, entre os dias 12 de agosto e 6 de outubro, as secretarias estaduais de Saúde notificaram 1.401 ocorrências graves envolvendo animais que tomaram a vacina, com registro de 217 mortes de cães e gatos.

Em nota divulgada nesta quinta, o ministério diz que entre os efeitos que não estavam previstos e que foram constatados após a vacinação estão "hemorragia, dificuldade de locomoção, hipersensibilidade de contato e intensa prostração".

De acordo com o diretor de vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, apesar de os dados parciais não serem suficientes para afirmar a real causa das mortes, os óbitos estão associados à vacina, uma vez que os sintomas nos animais tiveram início em até 72 horas após a aplicação.

“Até então, tínhamos relatos de mortes e casos graves nos estados, mas sem evidências de estudos controlados em laboratório. Agora que temos essas informações, mesmo que preliminares, decidimos suspender a vacinação preventivamente, até que os estudos sejam concluídos”, disse Hage.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina que está sendo analisada é a Rai-Pet, produzida pelo laboratório Biovet. Para a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos de 2010, o Ministério da Saúde comprou 30,9 milhões de doses da vacina, por R$ 23,4 milhões.

Do total de doses, já foram distribuídas 22,6 milhões aos estados. O ministério da Saúde ainda tem 7,3 milhões de doses da vacina em estoque. Desde julho, a vacinação já foi iniciada em 22 estados e no Distrito Federal. Foram vacinados 7,9 milhões de animais. A meta é vacinar 28,5 milhões de cães e gatos.

Mortes registradas
Os casos de mortes de animais após a vacinação ocorreram no Distrito Federal, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins. Nesses 11 estados e no DF foram imunizados, até 6 de outubro, 5,8 milhões de cães e gatos.


Fonte: G1

Começa propaganda eleitoral obrigatória para o segundo turno

A propaganda eleitoral obrigatória para o segundo turno começol hoje dia (08) no Rádio e TV. Os candidatos José Serra, do PMDB, e Dilma Rousseff, do PT, terão 10 minutos diários, cada um, até o dia 29 de outubro, para apresentar as propostas.

No rádio, os programas serão transmitidos às 7h às 12h e na TV, às 13h e às 20h30.

Além do horário da propaganda, cada candidato terá direito a 7 minutos de inserções a serem distribuídas pelas emissoras ao longo da programação diária.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

PF e Receita Federal realizam operação de combate ao contrabando

A Polícia Federal e a Receita Federal realizam nesta manhã de quinta-feira (7) uma operação chamada Teseu. Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão em três lojas e seis depósitos no Recife e em Jaboatão dos Guararapes. A ideia é combater o contrabando e descaminho através de importação irregular nesses locais suspeitos. Participam da operação 100 policiais federais e 47 funcionários da Receita.

Todas as áreas investigadas são de propriedade ou administrados por imigrantes chineses. Dois deles foram presos e encaminhados à superintendência da Polícia Federal porque estavam sem documentos que comprovassem estar no Brasil legalmente.

“Eles vão pagar uma multa de R$ 165 e serão liberados. A situação [deles] é regular, mas estavam sem documentação”, informou Giovanni Santoro, chefe de comunicação da Polícia Federal.

Os agentes precisaram arrombar a porta de um dos depósitos. Nos demais, um chaveiro foi acionado. Dentro dos locais os membros da operação começaram a fazer um levantamento das mercadorias guardadas.

As investigações tiveram início há um ano, depois que uma consumidora prestou queixa no Procon sobre problemas apresentados por um determinado produto importado. Levantamentos realizados pela Polícia Federal apontaram esses depósitos e estabelecimentos comerciais onde mercadorias de origem estrangeira, em tese armazenadas irregularmente, são armazenadas e comercializadas.

“A Receita vai fazer retenção de mercadorias estrangeiras que não entraram legalmente no Brasil”, declarou o chefe da divisão de repressão ao contrabando da Receita, Marcos Alexandre Barros.

A Polícia Federal apreendeu celulares, máquinas fotográficas e pendrives que estavam sendo vendidos de forma irregular em duas lojas na Rua da Palma, no Bairro de São José.


Fonte: pe360graus.com

Artesãos ainda aguardam pagamento de exposição realizada nos 100 anos do Mestre Vitalino

Os 100 artesãos que produziram peças por encomenda para a Fundação de Cultura para a exposição do Centenário do Mestre Vitalino, em julho de 2009, ainda não viram a cor do dinheiro prometido. Depois de um ano e quatro meses, os artesãos do Alto do Moura tomaram conhecimento que o devedor passou a ser a Fundarpe.

A confirmação veio de Amélia Campelo, diretora do Museu do Barro de Caruaru pela Fundarpe, que justificar a demora no pagamento das peças aos artesãos porque o governo do estado resolveu adquirir o acervo. Mas, para isso, a Associação dos Moradores e Artesãos do Alto do Moura teria que colocar em dia a documentação da entidade, providência que está sendo tomada.

A previsão é que o pagamento dos artesãos seja liberado nos próximos 15 dias. Dos 100 artista, apenas um desistiu de aguardar pelo dinheiro e terá sua peça de volta.

após feito o pagamento, as 100 peças ficarão em exposição no próprio museu do barro, nasala mestre vitalino.


Central de Jornalismo Liberdade