segunda-feira, 19 de outubro de 2015

NOVAS ESTALA SÃO DO RESTAURANTE E CHURRASCARIA PRATO CHEIO



MOTO É TOMADA POR ASSALTO EM SUMÉ

Aconteceu na última sexta-feira (19) por volta das 18h30 próximo ao Sítio Jaguaribe, zona rural de Sumé, um furto de uma moto Honda Fan CG 125 placa PEX 0033 Sertania-PE.

Damião Ailson Nogueira vinha do Sítio Pau D’Arco quando dois elementos armados em um moto realizaram a ação, chegando a colocar a vítima no chão e agredindo o mesmo.

Os indivíduos fugiram com destino ao distrito de Pio X. Mais informações ligar para 190.

Fonte: Rádio Cidade

Homem é encontrado morto em Sumé

Foi encontrado morto no inicio da manhã desta segunda-feira (19) José Clodoaldo da Silva Leite de 45 anos, o fato aconteceu na casa da mãe da vítima, no centro da cidade.

De acordo com informações o mesmo acordou normalmente, chegando a conversar com uma irmã, mas em uma fração de segundos ela teria sentido sua falta, ao procurar pela casa, se deparou com ele saído no quarto.

José Clodoaldo da Silva Leite, conhecido como “Coro’’ era funcionário da Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura Municipal de Sumé.

As primeiras informações dão conta que “Coro” pode ter sofrido um infarto.

Nova decisão da Justiça Federal retira exigência de habilitação para conduzir cinquentinhas

Os condutores das cinquentinhas podem voltar a trafegar sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Tipo A. A decisão foi da 5ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, mas vale para todo o Brasil. A medida foi uma resposta à Ação Civil Pública ajuizada pela Associação Nacional dos Usuários de Ciclomotores (Anuc), com o argumento de que o documento regularizado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Autorização para a Condução de Ciclomotores (ACC), não é oferecida por órgãos de trânsito e centros de formação de condutores, conduzindo o interessado a emitir a CNH Tipo A. 

Segundo a JFPE, foi avaliada incoerência na Resolução 168/2004 do Conselho Nacional do Trânsito (Contran), que só começou a valer no dia 1º de setembro, em obrigar os motoristas das cinquetinhas a adquir a CNH Tipo A, impondo um processo de habilitação inadequado. Na prática, a Justiça Federal entendeu que os departamentos de trânsito estavam “jogando” a responsabilidade para o motorista das cinquentinhas, quando na verdade é o Contran o responsável por essa regulamentação.

Assim, até que haja a regulamentação para que as ACC possam ser emitidas de acordo com o CTB, a Resolução 168/2004 está suspensa e os usuários de ciclomotores podem circular sem exigência da CNH. “No processo, a Anuc defende que a normativa iguala os procedimentos de obtenção de habilitação A ou ACC, sendo que, para esta última, inexiste, no mercado, cursos teóricos e práticos específicos e o próprio CTB estabeleça diferença entre os veículos e imponha limitações em relação ao uso dos ciclomotores”, informou, em nota, o advogado da associação, Guilherme Sertório. 

A presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Simíramis Queiroz, disse que o processo de emissão tanto da ACC como da CNH Tipo A são similares, embora esta última seja mais cara e que é preciso rever com urgência o processo de emissão da ACC. “É importante que os condutores de qualquer veículo tenha conhecimento da legislação de trânsito. Mas hoje os centros de formação de condutores sequer possuem esses veículos”, disse Simíramis. 

A decisão da JFPE, que ainda cabe recurso, é restrita à apresentação de documento de CNH para circulação dos ciclomotores. Mas não altera a obrigatoriedade de emplacamento das cinquentinhas.

Legislação visa reduzir acidentes

Apesar da Resolução 168 do Contran ter sido publicada em 2004, o burburinho em torno da habilitação da cinquentinha começou no dia 1º de setembro, quando da validação da Lei nº 13.154/15, em julho, que obrigava o emplacamento dos veículos e a apresentação, pelos condutores de ciclomotores, da Carteira Nacional de Habilitação Tipo A e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

A nova legislação, que altera o inciso XVII do artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transfere a competência de regularização e fiscalização do poder municipal para o poder estadual, através dos departamentos estaduais de trânsito. A medida se estende também às bicicletas motorizadas e visa reduzir os altos índices de acidentes provocados pelo uso imprudente desses veículos, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste. No entanto, pela falta de regularização da Autorização para Condução de Ciclomotor (ACC), qualquer pessoa sem habilitação pilota as cinquentinhas. 

De acordo com o Denatran, o registro dos ciclomotores deveriam incluir as taxas de IPVA, Licenciamento e o Seguro Obrigatório (DPVAT), com os valores sendo estipulados pelos Detrans. A documentação exigida também para o emplacamento e o prazo também fica a cargo dos órgãos executivos de trânsito de cada estado. Já o preço do DPVAT deve ser o mesmo para motos, fixado em R$ 292,01 para o ano de 2015.

O Piscineiro

O Piscineiro cuida da sua piscina com responsabilidade e compromisso. Piscina é coisa séria, não entregue a qualquer um, o Piscineiro dispõe de profissionais especializados e capacitados para proporcionar segurança a sua família.

PE160, próximo a Ponte Nova, ao lado da Igreja Evangélica El Shaday - Tel.: 3731.3266.