terça-feira, 7 de março de 2017

EM POMBOS, TRÊS ESTUDANTES SÃO EXECUTADOS A TIROS

Três estudantes foram executados a tiros na noite desta segunda-feira (6), na zona rural do município de Pombos, na zona da Mata de Pernambuco.

As vitimas Emerson Paulo da Silva, de 18 anos, Alexandre Pereira da Silva, de 17 e José Soares da Silva Neto, de 21, voltavam da escola em uma caminhonete D-10, que faz o transporte escolar, quando foram surpreendidos por elementos armados, usando capacetes. Os assassinos ordenaram que as vítimas desembarcassem do veículo, houve uma rápida luta corporal e eles foram executados com disparos de arma de fogo na cabeça.

Até o momento a motivação e autorias dos crimes são desconhecidas, os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML), o caso está sendo investigado pela Delegacia de Pombos.

Ricardo volta ao Cariri nesta quarta para entregar estrada e tirar mais uma cidade do isolamento

O Governador Ricardo Coutinho estará de volta a região do Cariri Paraibano nesta semana para tirar mais uma cidade do isolamento.

Nesta quarta-feira (08), Ricardo estará participando da solenidade de entrega da pavimentação da PB 202, trecho que interliga as cidades de Parari e Santo André. Com esta ação, o governo estadual retira mais uma cidade caririzeira do isolamento.

A cidade de Santo André, que de acordo com o senso 2013 do IBGE, possui uma população estimada em 2.565 habitantes agora comemora o fim do isolamento, obtendo acesso fácil as cidades polos da região como Serra Branca.

O cerimonial do Governo do Estado confirmou que a solenidade acontecerá na Praça Fenelon Medeiros, centro Santo André e terá início às 16:00 horas.

Contas inativas do FGTS de falecidos podem ser sacadas por herdeiros

Foto: Divulgação

Os saques das contas inativas do FGTS começam a ser liberados nesta sexta-feira (10), para os nascidos em janeiro e fevereiro. Em março, poderão ser sacados os saldos dos contribuintes que nasceram em janeiro e fevereiro.

Entretanto, para as contas inativas das pessoas que já faleceram não há uma data estipulada para que seja feito o saque, mas de acordo com o advogado João Bosco, a primeira coisa que os parentes do trabalhador devem fazer é procurar o INSS para pedir uma certidão de dependentes. Nos casos em que exista um cônjuge mais filhos o valor sacado deverá ser dividido.

Na Caixa Econômica Federal os documentos que precisam ser apresentados pelos herdeiros são certidão de óbito, carteira de trabalho e certidão de dependentes do INSS ou decisão judicial que define a quem o dinheiro será entregue.

Demais datas

No mês de abril vão poder sacar os valores aqueles trabalhadores que nasceram nos meses de março, abril e maio. Em maio recebem os que nasceram em junho, julho e agosto. Em junho é a vez dos nascidos em setembro, outubro e novembro. Já os que nasceram em dezembro vão poder sacar em 31 julho.

Faepe levanta custos da produção da cana-de-açúcar

A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) realiza, na próxima quarta-feira (8), o levantamento de custos de produção da cana-de-açúcar referente à safra 2016/2017. 

Na ocasião, produtores e técnicos, mobilizados pelo consultor técnico João Batista, ligados ao Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-Açúcar no Estado de Pernambuco (Sindicape) e a Associação dos Fornecedores de Cana (AFCP), deverão repassar informações fidedignas sobre os sistemas de produção e a rentabilidade da atividade no Estado.

De acordo com o presidente da Faepe, Pio Guerra, Pernambuco é o segundo maior produtor de cana do Nordeste, com uma produção média de 13 milhões de toneladas/ano. Porém, a região produz cerca de 47 milhões de toneladas por ano, equivalente a 7% da produção nacional. Produção essa bastante inferior se comparada a Região Sudeste, que chega a produzir 470 milhões de toneladas anualmente.

“A capacitação do produtor, aliada ao acesso às informações para a administração de riscos de preços, de custos e de produção são de extrema importância para impulsionar a atividade em Pernambuco”, defende Pio Guerra.

Segundo o assessor técnico da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar, da CNA, Rogério Avelar, durante o levantamento são analisadas despesas aplicadas em insumos, tipos de tecnologia e o processo técnico adotado nas áreas produtoras do Estado. “Essas informações serão monitoradas e comparadas com as principais regiões produtoras do País”, adianta Rogério.

A coleta e geração desses dados são de responsabilidade da Confederação da e Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o CEPEA/ESALQ, o PECEGE/ESALQ e a UFLA/CIM. As informações obtidas a partir do painel, resultam no Boletim Campo Futuro, que servirá de base para orientar o produtor na gestão da propriedade e na tomada de decisões para o segmento.

A iniciativa integra o projeto Campo Futuro, da CNA. O objetivo é consolidar uma rede atualizada, com dados sobre os custos de produção de várias culturas. Além da cana, são contempladas no projeto as seguintes atividades: pecuária de corte e de leite, caprinos e ovinos, arroz, algodão, soja, milho, trigo, café, silvicultura, piscicultura, horticultura e fruticultura. 


Repotagem mariana lima

AGRICULTOR É ASSASSINADO QUANDO VOLTAVA DA ESCOLA

Um agricultor foi assassinado na noite desta segunda-feira (6), no Sítio Capim Grosso, município de São João, no Agreste de Pernambuco.

Jailson Lopes Quirino, de 38 anos, voltava da escola quando foi alvejado por disparos de arma de fogo na região da cabeça e tórax, o crime aconteceu bem próximo da residência da vítima, populares disseram que ouviram quatro disparos, ainda segundo relatos, Jailson teria se envolvido em uma confusão durante o carnaval com um elemento do município de Jucati.

A Polícia Militar informou que deslocou para a cena do crime duas viaturas, mais ninguém foi preso. A autoria e motivação para o assassinato seguem desconhecidas, o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, o caso será investigado pela delegacia de São João.

Em apenas 65 dias de 2017, Pernambuco registrou 740 assaltos a ônibus

Foto: reprodução/internet

Entre a manhã de segunda-feira (6) e a manhã desta terça-feira (7), 10 ônibus foram assaltados no Estado. A contagem é feita pela editoria de polícia do Programa Chumbo Grosso em parceria com o Sindicato dos Rodoviários. 

Entre os dias 1º de janeiro e 6 de março, 740 assaltos a ônibus já foram registrados em Pernambuco. Março já acumula 66 assaltos. Os números assustam. Nos primeiros quatro meses do ano passado, foram registrados 554. Apenas em fevereiro, o Estado contabilizou 329 assaltos contra 75 em todo o mês de fevereiro de 2016. Isso representa um aumento de 438% no número de assaltos a ônibus.

Discordância

O presidente da associação dos donos de empresas de ônibus Urbana-PE, Fernando Bandeira, discorda dos números. Para ele, só são aceitáveis os dados fornecidos pela Secretaria de Defesa Social e que refletem os assaltos a ônibus em que houve boletim de ocorrência. Nos casos em que não houver B.O., Bandeira considera que não deve entrar na conta.

Já o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Benilson Custódio, acredita que existe uma subnotificação dos assaltos, já que muitos passageiros não prestam queixa. Ele dá o exemplo de um ônibus da empresa São Judas Tadeu que foi assaltado recentemente e que o motorista foi até a delegacia. Chegando lá, ele não pôde fazer o boletim de ocorrência porque os usuários não o acompanharam.

Mapa da violência

Entre os 10 assaltos a ônibus ocorridos nas 24 últimas horas, cinco veículos trafegavam por Olinda, incluindo dois BRT's, que não tem cobrador. Os crimes aconteceram na Pan Nordestina, em Aguazinha, Peixinhos e Caixa D'Água.

No Recife, os crimes aconteceram na Cidade Universitária, em Afogados e no Ibura. Em Camaragibe, o assalto aconteceu na parada da Estação do Metrô. Já em Cumaru, no Agreste do Estado, o alvo foi um ônibus que trafegava no Sítio Camarada.

HOMEM É ASSASSINADO DENTRO DE PROSTÍBULO NA FEIRA DO GADO EM CARUARU

Um crime de morte foi registrado na noite desta segunda-feira (06/3) dentro do conhecido “Cabaré do G” na entrada da feira do gado, próximo a Vila do Aeroporto em Caruaru/PE. A vítima, André da Silva, de 33 anos, que era natural da cidade de São Caitano, foi morto dentro do estabelecimento e o corpo foi colocado para fora do prostíbulo que estava fechado com a chegada do policiamento.

O delegado da Força Tarefa de Homicídios, Dr. Sérgio Moura, disse que testemunhas informaram que a vítima estava dentro do bar quando foi alvejada por vários disparos, ninguém soube informar a identidade do criminoso, nem a motivação do fato, o autor se evadiu logo após a prática do crime. Salientando que foi verificado pelo IC que a vítima foi assassinada dentro do bar e arrastada para fora, e o estabelecimento foi lavado. Quando o policiamento chegou o estabelecimento encontrava-se fechado, porém diante das informações o delegado conduziu a proprietária, o filho e dois funcionários que estavam no bar para prestarem esclarecimentos, na condição de testemunhas. O IC constatou 04 perfurações de arma de fogo nas costas da vítima.

Este foi o 9º assassinato do mês de março e o 51º do ano de 2017 em Caruaru/PE.

Motorista é arrastado de bloco de carnaval e morto a tiros em Serrambi

Reprodução/Rádio Jornal

O folião Eliel José de Souza, que não teve a idade confirmada, foi morto a tiros depois de ser tirado de arrastado de dentro do bloco Ressaca de Beber, que desfilava em Serrambi, em Ipojuca, na noite dessa segunda-feira (6). A vítima, que seria motorista de um armazém de construção, foi abordado por três homens.

Execução

De acordo com testemunhas, Eliel foi levado para uma casa abandonada na Vila dos Pescadores e executado. A Polícia não tem pistas dos assassinos nem da motivação do crime.

O corpo de Eliel José foi levado para o Instituto de Medicina Legal do Recife, onde aguarda liberação da família.

Homem é baleado após tentar esfaquear outro em Monteiro

Na manhã desta terça-feira (7), um homem foi atingido com disparos de arma de fogo, em Monteiro, no Cariri. De acordo com as informações, ele teria tentando esfaquear um funcionário de um mercadinho, localizado na Rua Sebastião Targino, no bairro Alto de São Vicente, e o proprietário do estabelecimento teria feitos os disparos, que atingiram o rosto, braço e as costas.

De acordo com as informações, o homem que foi ferido pelos disparos tem problemas mentais e em outras oportunidades foi visto tentando esfaquear outras pessoas. De acordo com a polícia, no local foi encontrado uma faca e na cintura dele foi encontrada a bainha.

A vítima dos disparos foi encaminhada para o Hospital do município. Já o autor dos disparos ainda não foi localizado.