quinta-feira, 4 de junho de 2015

Documentário retrata cidade do Sertão com altas taxas de suicídio

A psicanalista e cinesata Isabela Cribari decidiu rodar um documentário sobre algo que a incomodava. Em suas pesquisas na área de doenças psicossomáticas, como depressão, Cribari identificou que a cidade de Itacuruba, no Sertão, apresenta altos indíces de suicídio - dez vezes mais que a média nacional, de acordo com o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). O documentário "De Profundis" será apresentado na próxima terça (9), às 20h, na Sociedade Psicanalista do Recife, na Torre, com comentários da diretora científica Carolina Henriques. O evento é aberto ao público e é gratuito.

O provável motivo dos altos índices de suicídio na cidade, segundo a estudiosa, dá-se porque, na década de 80, Itacuruba foi completamente inundada com a conclusão das obras da Usina Hidrelétrica de Itaparica, e os moradores tiveram que abandonar tudo e seguir em busca de moradia. 

A obra foi um dos seis curtas brasileiros premiados pela Mostra do Filme Livre, no Rio, e foi selecionada para a mostra oficial É tudo verdade, um dos maiores festivais internacionais de documentário.

EX-PRESIDIÁRIO É ARRASTADO DE CASA E EXECUTADO A TIROS


Por volta das 2h30mim da madrugada desta quarta-feira (3), foi executado a tiros na Vila Feliz ao lado do bairro Rendeiras em Caruaru, o ex-presidiário, Rafael Wesley dos Santos Oliveira, de 23 anos de idade, que morava com os pais na comunidade.

Segundo o pai da vítima, Alexsandro Bezerra, o filho era usuário de maconha e já foi preso por assalto e na madrugada de hoje o mesmo estava em casa dormindo, quando chegaram três elementos encapuzados, vestidos de roupas pretas, arrombaram a porta do imóvel e efetuaram um tiro que pegou de raspão no pé do pai, em seguida arrastaram o filho e o executaram a uns 30 metros da casa com tiros de pistola, provavelmente calibre 380, na casa além do pai e do filho assassinado, estavam um filho da vítima, dois sobrinhos, a mãe e a irmã.

Este foi o 2º assassinato do mês de junho em Caruaru e na soma geral da violência neste ano de 2015, já somam 86 homicídios na cidade.

O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Com informações do blog Adielson Galvão

MACONHA É ENCONTRADA NO PÁTIO DA CADEIA DE LAJEDO

Policiais de serviço na guarda da Cadeia Pública de Lajedo, perceberam que um envelope havia sido arremessado para dentro da unidade, quando os Pms que fazem a segurança do local foram verificar, constataram que dentro do envelope existia maconha e uma faca, diante dos fatos o material foi apreendido e entregue na Delegacia de Polícia Civil para as medidas cabíveis.

Aos 68 anos morre Bila Lage, ex-vereador de Taquaritinga no Norte

Faleceu na noite desta terça-feira (02), o ex-vereador de Taquaritinga do Norte, Severino João da Silva, conhecido por Bila Lage (68 anos), vítima de ataque cardíaco fulminante.

Bila Lage se encontrava no Sítio Oiti, zona rural de Taquaritinga participando de uma festa do Terço dos Homens, onde começou a passar mal e foi encaminhado ao Hospital de Toritama, porém veio a óbito.

Bila Lage iniciou a carreira política em 1992, quando conquistou o primeiro mandato como vereador obtendo 284 votos, o mesmo foi eleito por mais duas vezes em 1996 e 2000.

O velório de Bila Lage está sendo realizado em sua residência no Sítio Oiti e o sepultamento deverá acontecer na tarde desta quarta-feira (03) em Toritama.

Homens brigam durante bebedeira em Santa Cruz do Capibaribe

Na madrugada desta quarta-feira (03) na Avenida Braz de Lira aconteceu uma confusão envolvendo dois homens durante uma bebedeira.

Segundo informações da Polícia Militar, o efetivo foi acionado para contornar uma confusão que estava acontecendo no local citado, onde envolveu Raul Marlon Anysio da Silva (25 anos) e Gisley Caetano de Souza (23 anos).

Com informações colhidas no local, os dois estavam bebendo e em seguida se desentenderam por motivos banais. A dupla foi conduzida para a delegacia de polícia de Santa Cruz para prestar esclarecimentos.

Vigilante avança sinal vermelho e provoca acidente na PE-160 em Santa Cruz do Capibaribe

Por volta das 11h desta quarta-feira (03) aconteceu um acidente na PE-160 no perímetro urbano de Santa Cruz do Capibaribe envolvendo duas motos, após um avanço no sinal vermelho de um dos condutores .

Segundo informações de populares, um dos condutores identificado por Allison dos Santos Silva seguia na via quando ultrapassou o sinal vermelho, ocasionando um acidente ao colidir contra outra pessoa que estava em uma moto.

Allison que é vigilante foi socorrido pela equipe do Samu e conduzido para o Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, onde foi constatado que o mesmo só teve ferimentos leves. Já o outro passageiro negou o atendimento do Samu.

Homem perde o controle do veículo e invade portão de residência em Jataúba

Na ultima terça-feira (02) um homem perdeu um controle da moto e invadiu uma residência, que danificou o portão de entrada no município de Jataúba.

Segundo informações, o fato aconteceu na Rua Paulo Pessoa Guerra, a conhecida “Rua do Matadouro”. O condutor Davi Santana de Oliveira (27 anos) estava guiando uma moto YBR de cor preta e placa CVW-2788.

O condutor não possuía a carteira Nacional de Habilitação (CNH) e foi conduzido para o hospital local.


São João de Limoeiro terá Henrique e Juliano, Wesley Safadão e Aviões do Forró

O município de Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, divulgou neste fim de semana sua programação de São João. O prefeito da cidade, Thiago Cavalcanti, espera em torno de 250 a 300 mil pessoas durante todo o evento. “Limoeiro vai fazer o maior São João da cidade este ano”, prevê. A dupla Henrique e Juliano, o cantor Wesley Safadão e a banda Aviões do Forró são alguns destaques da programação, toda gratuita.

A abertura do São João em Limoeiro está marcada para 18h30 do dia 23 de junho, com a Caminhada das Bandeiras dos santos homenageados no ciclo junino (Santo Antônio, São João e São Pedro), saindo da Igreja de Santa Luzia com destino à praça da Bandeira, a principal da cidade.

As festividades estarão divididas entre dois polos principais: o da Tradição Junina, que homenageia o radialista da Rádio Jornal Carlos Alfeu, que faleceu no fim do ano passado, e o polo Multicultural, em homenagem a Belo Cirandeiro, importante para as tradições culturais no Interior.

O primeiro é na praça da Bandeira, onde será montado o Palhoção Carlos Alfeu, que servirá de palco para atrações típicas da tradição junina, como trios pé de serra, rodas de ciranda e coco. A criançada também terá diversão garantida, já que no local haverá um parque com brinquedos.

Pessoas da região e turistas poderão conhecer um pouco da história da cidade em uma vila cenográfica montada no local. Além disto, haverá feirinha de artesanato e barracas de comidas típicas. É também na praça que acontece as brincadeiras corrida de jerico, quebra panelas, pau de sebo, corrida com saco e corrida da fogueira.

No Parque de Exposição Emídio Cavalcante (polo Multicultural), acontecem os shows das bandas Namoro Sertanejo, Banda Eva, Gabriel Diniz, Monique Pessoa, Cheiro de Amor, Henrique e Juliano, Pinga Fogo, Amigos Sertanejo, Aviões do Forró, Anjos do Forró, Wesley Safadão e Garota Safada, Lulinha Mattos, Saia de Menina, Banda Leva, Paulinho do Arcodeon, Forró Pegado e Lucas Medeiros. As apresentações começam às 21h e encerram às 4h.

Além dos polos principais, a cidade terá mais de 50 focos de animação, com apoios de infraestrutura e atrações musicais espalhadas pelos distritos, inclusive na zona rural. Estas festas começam a partir do dia 12 de junho.

INVESTIMENTO – Ao todo, foi investido 1,7 milhão na festa. Deste valor, 30% do cofre da prefeitura, sendo os outros 70% de patrocínios e iniciativa privada. Na avaliação do prefeito, é importante que se faça este gasto para que haja retorno financeiro para Limoeiro. “Com a crise econômica, esperamos que o valor investido aumente em quatro ou cinco
vezes, com a movimentação turística”, explica.

Confira a programação do polo Multicultural:

Dia 23
Namoro Sertanejo
Banda Eva
Gabriel Diniz

Dia 24
Monique Pessoa
Cheiro de Amor
Henrique e Juliano

Dia 26
Pinga Fogo
Amigos Sertanejo
Aviões do Forró

Dia 27
Anjos do Forró
Wesley e Garota Safada
Lulinha Mattos
Saia de Menina

Dia 28
Banda Leva
Paulinho do Arcodeon
Forró Pegado
Lucas Medeiros