terça-feira, 24 de maio de 2022

TRAGÉDIA NOS EUA: atirador mata 14 crianças e professora em escola do Texas

Criança chora com adulto após tiroteio em escola no Texas em 24 de maio de 2022 — Foto: Reuters

Um tiroteio em uma escola de ensino fundamental no Texas, Estados Unidos, deixou ao menos 15 mortos nesta terça-feira (24), disse em entrevista coletiva o governador do estado, Greg Abbott.

O incidente foi registrado na escola Robb Elementary, na cidade de Uvalde, a 130 km de San Antonio e o suspeito também morreu no local, segundo as autoridades americanas.

14 crianças do 2º, 3º e 4º ano morreram no ataque, além de uma professora. A escola recebe alunos de 5 a 10 anos.

O criminoso foi identificado pelas autoridades como Salvador Roma, de 18 anos. Ainda não foi descoberta a motivação do ataque.

Além das mortes, ao menos 13 estudantes deram entrada em um hospital da região com ferimentos. O banco de sangue da cidade fez um pedido para doações.

Uma criança e uma mulher de 62 anos precisaram ser transferidas para uma cidade vizinha, onde há um centro de saúde especializado em traumas.

No começo da tarde, por volta do meio dia, a polícia respondeu a um chamado na escola de ensino fundamental Robb Elementary.

Eles isolaram a área e pediram que os pais dos alunos aguardassem a liberação e entrega organizada dos estudantes em um local seguro.

Nos EUA, o ano letivo termina em junho, quando começam as férias de verão, e a escola Robb Elementary estava em sua última semana de aulas.

Tiroteios em massa têm se tornado mais comuns nos EUA e o número de casos como esse tem aumentado nos últimos anos.

Em 2021 foram 34 ataques em escolas, o maior número registrado desde 1999, segundo levantamento do jornal “The Washington Post”.

Não há um balanço oficial do governo americano que registre o número de ataques com armas em escolas do país.

 

Homem suspeito de invadir hospital e tentar matar paciente é preso em Bananeiras/PB

Imagens do circuito de segurança mostram momento em que o suspeito entra no hospital para agredir novamente a vítima.

Um homem foi preso suspeito de invadir um hospital e tentar matar um paciente, nesta terça-feira (24) em Bananeiras/PB. Os dois estariam juntos em um bar, durante o último fim de semana, quando teriam se desentendido e brigado. A vítima chegou a ser hospitalizada após ser esfaqueada pelo mesmo homem, que o seguiu até a chegada na Unidade de Saúde.

Conforme o delegado Tiago Cavalcanti, o crime aconteceu no domingo (22). O suspeito teria esfaqueado a vítima durante a briga no entorno da Praça Epitácio Pessoa.

Ao chegar no Hospital Municipal Doutor Clóvis Bezerra Cavalcanti, o suspeito teria perguntado pela vítima na recepção e invadido a enfermaria, quando tentou matar o paciente e fugiu.

O alvo do suspeito fugiu pelos corredores do hospital e pediu ajuda aos profissionais de Saúde, que o transferiram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarabira/PB.

A Polícia Civil segue investigando o caso e deve reverter o processo em denúncia junto ao Ministério Público após a conclusão das investigações.

 

COLISÃO ENTRE DUAS MOTOS DEIXA DOIS MORTOS NA BR-232, EM CUSTÓDIA


Uma colisão frontal entre duas motos provocou duas mortes na noite deste segunda-feira (23), no Km 323,6, na BR-232, no município de Custódia, no Sertão de Pernambuco.


As vítimas foram identificadas como Matheus da Silva Araújo, de 23 anos e Antônia Emília Alves de Gois, de 24 anos, quem eram os condutores os motos.


Eles sofreram ferimentos graves e morreram antes de receberem os primeiros socorros, Matheus estava chegando em Custódia para visitar a filha e Antônia estava indo pra casa após um dia de trabalho.

A PRF, o Instituto de Criminalística e a Polícia Civil estiveram no local, os corpos foram encaminhados para o IML de Caruaru.

Com atrações de músicos da região, Prefeitura de Coxixola anuncia programação do ‘São João Tradição’


Após coroar com grande sucesso as festividades dos 28 anos do aniversário da cidade, a Prefeitura Municipal de Coxixola através do prefeito Nelsinho Honorato, anunciou nesta terça-feira, dia 24, a programação do São João Tradição 2022, promovido pela gestão municipal.

Através das redes sociais, o prefeito Nelsinho Honorato divulgou oficialmente as atrações musicais que irão animar os festejos juninos do município. O ‘São João Tradição’ de Coxixola será realizado entre os dias 23 à 26 de junho e músicos tradicionais da região irão animar o evento ao som do autêntico forró pé de serra.

 “E depois de um grande evento de aniversário da cidade, está chegando a hora de arrastar o pé, é São João que tá chegando, então vamos comemorar de forma bem tradicional, com muito Pé de Serra e Arrasta-pé”, falou Nelsinho.

Fonte: Portal de olho no cariri

Monteiro é escolhida como Cidade Mundial do Artesanato para a Renda Renascença


A prefeita Anna Lorena recebeu na manhã desta segunda-feira, 23, uma notícia de grande importância não só para o município, como ao país inteiro, trata-se da conquista do município de Monteiro na área cultural, pois ganhou o título de Cidade Mundial do Artesanato para a Renda Renascença.

O reconhecimento, oferecido pelo Conselho Mundial de Artesanato, é reconhecimento de importantes parcerias entre a Prefeitura de Monteiro, Governo do Estado e Sebrae Paraíba.

 “Esse título para Monteiro é fruto de todo o investimento que o Governo do Estado da Paraíba e os demais parceiros, sobretudo a Prefeitura de Monteiro capitaneada pela querida amiga e entusiasta do artesanato Anna Lorena e o SEBRAE PB, estão fazendo para apoiar a Renda Renascença do Cariri Paraibano. Esse apoio não é só pra Monteiro especificamente. É um apoio a todo o arranjo produtivo que engloba além de Monteiro, mais 4 cidades: Zabelê, Camalaú, São João do Tigre e São Sebastião do Umbuzeiro”, informa a gestora do Programa do Artesanato Paraibano, Marielza Rodrigues.

Os passos que levaram Monteiro ao Mundo

Desde 2019, a prefeita Anna Lorena juntamente com Sebrae e Governo do Estado, direcionaram um olhar mais intenso sobre a Renda Renascença e através deste fato, foi possível o lançamento de duas grandes coleções com o estilista mineiro Ronaldo Fraga com inspiração na obra do artista plástico Flávio Tavares, além de três grandes desfiles com a coleção #somosTODOSParaiba em João Pessoa, Monteiro e o desfile no São Paulo Fashion Week totalmente virtual para o Mundo.

E os investimentos continuaram com a produção de um documentário com as rendeiras e o estilista Ronaldo Fraga mostrando a Coleção que está disponível no canal do YouTube do PAP onde qualquer pessoa pode ter acesso rápido e gratuito; Participação em 10 feiras regionais e nacionais e a Loja no Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa, lojas no Manaíra Shopping e no Ferreira Costa em João Pessoa.


O maior marco de todos foi a inauguração em Monteiro do CRENÇA – O Centro de Referência da Renda Renascença para o Mundo. Prédio Histórico totalmente restaurado, decorado e ambientado para ser além de uma belíssima Loja, um laboratório permanente de inovação e tecnologia para a Renda Renascença.

“Além do Governo do Estado através de dois programas de sucesso na nossa gestão que são o PAP – Programa do Artesanato Paraibano e o PROCASE. Tivemos também investimentos do SEBRAE que atua firmemente no local, da Prefeitura de Monteiro que não mede esforços para que toda a produção tenha apoio e possa conquistar o mercado e a qualidade que merece, além, é claro, da grande participação das próprias rendeiras que continuam insistindo, resistindo e acreditando nos nossos projetos e nos nossos sonhos” finaliza Marielza Rodrigues.

“Todos os parceiros envolvidos foram de fundamental importância para que essa conquista chegasse a Monteiro. Foi um trabalho árduo, mas muito prazeroso porque pudemos fortalecer laços, percorrer novos caminhos e fazer muita história, como a conquista deste título, que vem a somar para que nossa terra tenha sempre o reconhecimento que merece, e nada melhor que representados pelas nossas artesãs, mulheres de fibra que conquistam novos espaços a cada dia”, comemora a prefeita Anna Lorena.

 


MULHER É ASSASSINADA E AUTOR DO CRIME PRESO EM SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE


Uma mulher foi assassinada na tarde do ultimo domingo (22), no Loteamento Belo Mar, na cidade de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco. A vítima, Jeane Tavares da Silva, de 38 anos, foi atingida por disparos de arma de fogo, na residência que morava com família, a mesma foi socorrida ao hospital local, porém, veio a óbito na unidade de saúde.


Um policial militar que estava de folga, recebeu a informação sobre o homicídio e que os autores estariam em um veículo Fiat Pálio, de cor preta, o PM perseguiu o automóvel e conseguiu interceptá-lo. O militar procedeu com voz de prisão aos dois ocupantes do carro, onde um deles teria sacado uma revólver, sendo necessário o policial efetuar disparos para conter os suspeitos.

O acusado identificado por, Rafael Menezes de Farias, de 28 anos, morador da cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi preso e conduzido à Delegacia de Plantão de Palmares, para ser lavrado o auto de prisão em flagrante delito. O outro indivíduo conseguiu se evadir do local.

De acordo com os primeiros levantamentos realizados pela equipe da Divisão Especial de Apuração de Homicídios (DEAH) da 13ª DESEC, o autor matou a vítima por vingança, porque a mulher teria ocupado um imóvel de propriedade do avô do acusado.

Após os procedimentos necessários, o corpo da mulher foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife.

Lagoa Seca realiza campanha “Leão Solidário” para beneficiar crianças e adolescentes por meio do Imposto de Renda; saiba como ajudar


Os contribuintes que ainda não declararam o Imposto de Renda 2022 têm até a próxima semana, 31 de maio, para fazer o procedimento. O que muita gente não sabe é que parte do Imposto de Renda pode ser direcionado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de Lagoa Seca.

Os interessados em ajudar podem solicitar ao contador que inclua o donativo na declaração.

A ação – que faz parte da campanha “Leão Solidário” – não traz custos adicionais. Fazendo a destinação, os recursos ficarão no município e serão aplicados em programas e projetos de instituições públicas e privadas que executam ações de atenção e proteção às crianças, aos adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social.

A pessoa poderá destinar até 3% do Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade.

 “É importante dizer que a destinação dos recursos é sempre para um fundo, não para uma instituição. Uma oportunidade valiosa de fazer muita diferença na vida de milhares de crianças e adolescentes”, afirmou Michelle Ribeiro, secretária municipal de Assistência Social.

 


DOIS HOMICÍDIOS SÃO REGISTRADOS EM MENOS DE 24 HORAS, EM GRAVATÁ


Gravatá vivencia um começo de semana marcado pela violência. Dois homens foram mortos em menos de 24 horas. O primeiro crime foi registrado no final da noite deste domingo (22) e aconteceu no bairro Novo. O segundo crime de morte foi na manhã desta segunda-feira (23) na área central da cidade.

José Rubian da Silva, 24 anos, estava bebendo com a esposa no terraço da casa onde morava, quando elementos armados chegaram ao local mataram a vítima, que tentou fugir correndo, mas, acabou caindo sem vida na cozinha do imóvel.

José Luiz de Oliveira, 37 anos, foi encontrado morto às margens do Rio Ipojuca, próximo da Ponte Preta. O corpo apresentava marcas de lesão grave na cabeça, possivelmente provocadas por uma pedra suja de sangue encontrada próximo ao corpo. A vítima era conhecida como Zé Lobinho.

Ainda não foi possível identificar a motivação e autoria dos crimes. Os dois corpos foram periciados e encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Recife.

 


‘Me matou por dentro’, diz jovem tatuada à força no rosto com nome de ex-namorado em SP

Jovem teve rosto tatuado por ex-namorado que não aceitou fim da relação — Foto: Pedro Melo/TV Vanguarda

Tayane Caldas, jovem de 18 anos, teve o rosto tatuado à força pelo ex-namorado, Gabriel Henrique Alves Coelho, que não aceitou o fim do relacionamento. Nesta segunda-feira (23), em sua primeira entrevista, a jovem disse que foi sequestrada e mantida em cárcere no fim de semana, quando teve o rosto tatuado com o nome do ex.

 “Quando eu olhei, não era mais eu, não sou eu com isso aqui. Para mim, ele me matou por dentro, acabou comigo com uma forma de me marcar e dizer que eu sou propriedade dele”, disse.

Gabriel Coelho foi preso e levado ao Centro de Detenção Provisória após a mãe da jovem denunciar o caso. Thayane disse que era vítima de violência doméstica e em outras duas vezes, o ex já tinha marcado com o nome dele tatuagens em seu seio e na virilha.

Thayane contou que saía de casa na sexta-feira (20) para ir a um curso, quando ele a abordou e obrigou que seguisse em seu carro com ele. Ela foi levada até a casa de Gabriel, onde passou por uma sessão de tortura, com agressões e ofensas.

Em um momento das agressões, Gabriel disse que faria uma terceira tatuagem nela com seu nome, mas agora no rosto.

“Logo depois das agressões, ele amarrou os meus dois braços e falou que ia tatuar meu rosto. Eu chorei, implorei. Eu pedi para ele não fazer isso porque ia destruir a minha vida e ele disse que faria mesmo assim. E enquanto eu gritava, ele me batia. Eu só vi a tatuagem pronta depois e só conseguia chorar”, disse.

Thayane tinha uma medida protetiva contra Gabriel e a mãe acompanhava a rotina da filha, que não saía sozinha de casa, com medo de que fosse pega pelo ex. Quando soube do sequestro, a mãe tentou conversar com o jovem que a encaminhou um áudio dizendo que não adiantava ela pedir, que nada ia mudar.

No sábado (21), a jovem voltou para casa e foi acolhida pela mãe com hematomas e a tatuagem cobrindo a lateral do rosto com o nome do ex-namorado. A mãe procurou a polícia e ele foi preso por descumprimento de medida protetiva que a jovem tem contra ele.

Na delegacia, o agressor apresentou um vídeo em que ela permitiu a tatuagem e com isso alegou o consentimento da jovem. A versão é investigada pela polícia, já que a jovem conta que esteve sob ameaça e amarrada durante a gravação.

O caso foi encaminhado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que vai investigar. O agressor segue preso após passar por audiência de custódia.