sexta-feira, 18 de novembro de 2016

BREJO DA MADRE DE DEUS: PM APREENDE ARMA DE FOGO E RECUPERA MOTO ROUBADA


Na manhã desta sexta-feira (18), uma operação do Núcleo de Inteligência e efetivo de Operações do 24ª BPM, no distrito de São Domingos, município de Brejo da Madre de Deus foi apreendido 01 (um) revólver cal 38 e 05 (cinco) munições intactas com um adolescente de 17 anos, além de uma moto de cor preta com restrição de Roubo de placa NXU-5487.

Ele foi conduzido, juntamente com os materiais para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe para os procedimentos administrativos.

JOVEM É ASSASSINADO NA PORTA DE CASA EM AGRESTINA


Um crime de morte aconteceu na manhã desta sexta-feira (18) na Rua do Poeta, no bairro da Cohab em Agrestina, Agreste de Pernambuco. Foi executado a tiros o jovem, Alex Leandro da Silva, que era conhecido por “Lelé” de 19 anos. De acordo com informações, ele estava no local quando chegaram dois homens em uma motocicleta e efetuaram vários disparos de arma de fogo no rapaz que morreu no local, durante a investida criminosa os algozes deixaram para trás uma moto Honda Bros com placa de Caruaru.


A Polícia Militar foi informada do assassinado, foi ao local, onde constatou o fato e avisou a Polícia Civil que iniciou as investigações e acionou a polícia científica através do IC e IML que periciaram o corpo que foi encaminhado ao IML de Caruaru.

JOVEM É ASSASSINADO EM RIACHO DAS ALMAS


Um jovem foi assassinado por volta das 19h30m da noite desta sexta-feira (18), quando bebia em um churrasquinho, na Rua Joaquim Samoa, no bairro Alto do Jequirí em Riacho das Almas. Iran Santiago Alexandre, o “Iran do Mármore” como era conhecido, tinha 26 anos, era solteiro e morava na Travessa Valter Braz, no centro da cidade. Ele trabalhava numa marmoraria na Avenida Brasil, em Caruaru/PE.

De acordo com o Cabo Geomar, a vítima estava distraída bebendo na companhia de amigos num churrasquinho, de repente passou um veículo Celta preto em frente ao estabelecimento com alguns indivíduos dentro, o carro foi até o final da rua e retornou, quando chegou em frente ao churrasquinho parou e desceram três elementos que foram logo dizendo “É ele que a gente quer” e ceifaram a vida do rapaz com vários tiros na frente de todos. O SAMU ainda chegou a ser acionado, mas quando chegou no local constatou que o rapaz estava em óbito.

Um irmão da vítima disse que o “Iran do Mármore” já havia sido preso há três anos quando foi pego armado, mas apesar dessa passagem pelo sistema prisional não tinha envolvimento com nada errado. Ele ainda adiantou que a família foi pega de surpresa e que não tem nenhum suspeito pois ele era uma pessoa pacata.

A polícia não conseguiu prender os criminosos.

Duas motocicletas são roubadas no Cariri Paraibano; polícia agiu rápido e identificou os suspeitos

Durante essa sexta-feira (18) foi registrado dois roubos de motocicletas na região do Cariri Paraibano. Porém, a polícia agiu rápido e conseguiu identificar os suspeitos de praticar os delitos.

O primeiro registro de roubo foi na manhã desta sexta-feira (18) nas proximidades do Sitio Sussuarana, no distrito de Santa Luzia do Cariri. De acordo com as informações, dois homens armados roubaram uma motocicleta de modelo Broz e cor branca, pertencente a Severino Montenegro.

Após roubar a moto, os assaltantes fugiram pela BR- 412, sentindo Serra Branca. Porém, eles pegaram a estrada do Sitio Salão e se esconderam em uma residência que fica localizada no bairro do Ahú.

A vítima acionou a polícia e através das informações repassadas, a polícia conseguiu prender os suspeitos. Com eles foi encontrado a chave da moto roubada e o capacete usado no assalto.

Os dois presos foram, Pedro de França Sales, de 24 anos, que reside no Conjunto Zezinho Tranquilino, em Serra Branca. Segundo informações, Pedro é albergado e responde por furto e acusado de vários delitos na cidade e na região.

Já o segundo preso foi Rodolfo de Oliveira Batista, de 30 anos, que reside no Odonzão, em Serra Branca. Rodolfo também é albergado e responde por tráfico de drogas e acusados de outros delitos, como assalto a mão armada.

Os dois suspeitos do roubo da moto foram encaminhados para a Delegacia de Serra Branca e ouvidos pelo delegado Dr. Rodrigo Monteiro. Eles não disseram onde estava à moto e negaram ter participado do crime.

O delegado também ouviu o dono da moto que confirmou que a chave encontrada com os presos é da moto dele e o capacete também é o mesmo usado no roubo.

A operação foi realizada pelo sargento Célio, soldados Daniel, André e Júnior, agente Zé de Leidson e o delegado Dr. Rodrigo Monteiro.

O segundo caso foi registrado na noite desta sexta-feira (18), em frente ao colégio Instituto Educacional José Pereira do Nascimento, na cidade de Monteiro. De acordo com as informações, dois menores foram detidos suspeitos de roubar uma moto Honda POP.

A guarnição da ROTAM conseguiu localizar e recuperar a motocicleta, que estava escondida em uma residência, próximo ao Instituto.

Os acusados foram levados para a 14ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, na cidade de Monteiro, juntamente com o veículo roubado.

APOSENTADO MORRE ENGASGADO COM BANANA EM CARUARU/PE

Faleceu engasgado com uma banana na tarde desta sexta-feira (18), o aposentado, José Barros da Silva Filho, de 68 anos, que morava na Rua Ferreira de Lima, no bairro José Carlos de Oliveira, em Caruaru/PE. Ele estava em casa acompanhado da esposa que nada pôde fazer para lhe salvar.

Segundo Maria de Lourdes que é irmã da vítima, ela disse que o irmão não tinha uma dentição completa, por isso tinha que comer alimentos já triturados ou pastosos, a esposa dele estava esmagando algumas bananas para o alimentar, quando ele aproveitou um descuido dela pegou uma banana e foi comer escondido no quarto, logo em seguida saiu agonizando. O SAMU ainda foi acionado, mas ele já estava em óbito.

O corpo do cidadão foi encaminhado para o IML local.

MENOR É DETIDO COM REVÓLVER NA CINTURA


Policiais da ROCAM de Santa Cruz do Capibaribe apreenderam na tarde de sexta-feira (18), um revólver calibre 22, com quatro munições intactas.

De acordo com a PM, a arma foi apreendida após abordagem a dois indivíduos que se encontravam em uma motocicleta em atitude suspeita. Durante revista pessoal o revólver foi encontrado na cintura do menor de 17 anos. Ele disse que o armamento pertencia a seu compassa que estava na garupa da moto, outro menor de 14 anos.

Os dois adolescentes foram encaminhados para a delegacia de polícia do município para as devidas providências.

“A nossa preocupação é de que podemos estar muito próximos de uma rebelião” – alerta Major Queiroga devido a superlotação do presídio



Na manhã desta sexta-feira (18) aconteceu uma reunião no 24º Batalhão de Santa Cruz do Capibaribe, que contou com as presenças do Comandante Major Idelfonso Queiroga, o Secretário Municipal de Defesa Social, Major Sena e os vereadores, Deomedes Brito (PT), Dida de Nan (PSB), Ernesto Maia (PT), Fernando Aragão (PTB), Galego de Mourinha (PTB), Helinho Aragão (PTB), Júnior Gomes (PSB), Klemerson Pipoca (PSDB), Zé Elias (PSDB) e Zé Minhoca (PSDB).

O objetivo da reunião era tratar da segurança pública do município. Dentre vários pontos destacados na reunião, um deles foi a informação divulgada pelo Comandante em relação ao Presídio, que segundo o Major Queiroga, a unidade prisional que foi feita para comportar 150 presos, atualmente se encontra com um total de 523. Ainda em sua fala aos parlamentares, ele ressaltou que teme futuramente uma possível rebelião devido a superlotação.

“Estão resolvendo o problema de uma unidade prisional, mas acabam jogando pra cá esse problema, quando são enviados esses presos. Estamos solicitando uma revista do Batalhão de Choque no Presídio de Santa Cruz, pois a nossa preocupação é de que podemos estar muito próximos de uma rebelião, devido ao grande número de homens que se encontram lá” – detalhou.

Ao final da reunião, os vereadores levaram o ofício 026/2016, que solicita dez sugestões de combate à criminalidade, que foram colhidas junto à população, entre elas, a implantação do Projeto Polícia Amiga no bairro Santo Agostinho, implantação de bloqueios fixos em alguns acessos, renovação de frotas, consertos de veículos, intensificação de rondas e abordagens, além de sugestões recebidas de moradores do Loteamento Malhada do Meio.

Fonte: Blog do Ney Lima

'Só fazia estudar, comer e dormir', diz jovem 1º lugar em medicina na UFPE

Karollina estudou durante dois anos para conseguir aprovação em medicina (Foto: Joalline Nascimento/G1)

Com média de 862,06 pontos e nota 940 na redação, Maria Karollina Silva de Brito, de 19 anos, foi aprovada para o curso de medicina como o 1º geral na classificação da Universidade Federal de Pernambuco (UPFE), pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Surpresa com a colocação, ela contou ao G1 que "só fazia estudar, comer e dormir". A estudante também conquistou vaga em medicina na Universidade de Pernambuco (UPE).

Karollina revelou que chegou a perder 3 kg durante a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Você escuta muitas críticas. De que não sai de casa, que não participa de nada. E, agora que passei, são só elogios e parabéns", disse a jovem. Ao terminar o ensino médio há três anos, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, não tentou medicina porque, segundo ela, achou "que não iria passar".

Pais ficaram surpresos com a colocação obtida pela filha (Foto: Joalline Nascimento/G1)

O caminho para o primeiro lugar geral da Universidade começou em 2013. "Sempre tive vontade de fazer [medicina], mas fui para uma faculdade particular em Caruaru para estudar direito. Não fiquei nem um semestre". Ela disse que abandonou a graduação e tentou estudar em casa para o Enem, mas não foi aprovada. No ano seguinte, Karollina começou no cursinho.

"Estudava de seis a dez horas por dia, em casa e no cursinho", contou. Apesar das muitas horas de estudo, a facilidade com a língua portuguesa foi o diferencial. Ela explicou que só fazia uma redação por semana e obteve nota 940.

Para tentar a vaga, ela disse que abdicou das redes sociais e usava um aplicativo de troca de mensagens apenas para tirar dúvidas das aulas. "Eu fiquei sem festas, sem [sair com] amigos e sem vida social completamente. Perdi 3 kg, comia pouco, dormia pouco", relembra a estudante. Karollina - que conquistou o primeiro lugar no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e na UFPE - disse que "as palavras principais são foco e determinação. Aprendi com isso que com esforço é possível conquistar um sonho".

Família orgulhosa

Para o pai da jovem, o representante comercial Antônio Lenilson de Brito, de 48 anos, "foi uma surpresa o primeiro lugar geral no CAA e mais ainda da UFPE". Ele disse que a escolha da filha em largar o direito para tentar medicina recebeu o apoio da família. "Foi uma conquista grande que me deixou realizado e feliz", afirmou.

A dona de casa Ana Patrícia de Brito, de 39 anos, ficou bastante surpresa com a conquista da filha. "Nós ficamos muito surpresos com a primeira colocação. Queríamos muito que ela passasse e ela se preparou para isso. O que não esperávamos era o primeiro lugar. Ela é muito determinada e quando veio a surpresa foi como se fosse a coroação de todo o esforço que ela fez", disse orgulhosa.

Karollina com os pais e os irmãos, Sarah e Daniel (Foto: Joalline Nascimento/G1)

Número de inscritos no SiSU

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a
UFPE foi a terceira universidade com maior número de inscritos no SiSU, com 157.428. Ficaram à frente da instituição a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal do Ceará, com 195.634 e 160.474, respectivamente.

Posto de saúde é alvo de assalto no Centro de Santa Cruz do Capibaribe

Na manhã desta sexta-feira (18) um posto de saúde, localizado na Avenida Padre Zuzinha, Centro de Santa Cruz do Capibaribe foi alvo de assalto.

Segundo informações, um elemento desconhecido chegou à unidade hospitalar e abordou uma funcionária, que acabou levando uma calculadora, um rádio e um celular que funcionava para atendimentos e trabalhos do posto.

A ocorrência foi registrada na delegacia de polícia local.

HOMEM É CONDENADO POR MATAR NOIVA HÁ 28 ANOS EM SERRA TALHADA, SERTÃO

Um agricultor de 53 anos foi condenado a 17 anos de prisão acusado de matar a noiva em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. De acordo com o Ministério Público do Estado, ele matou a noiva de 16 anos porque ela terminou o relacionamento. O julgamento foi realizado em 10 de novembro deste ano, mas o crime aconteceu em 8 fevereiro de 1988.

No ano em que o crime aconteceu, ele ficou sete meses preso, mas fugiu ao conseguir um habeas corpus, conforme o promotor de Justiça Vandeci de Souza Leite. A assessoria do MPPE informou que o homem continua foragido. O acusado foi condenado por homicídio duplamente qualificado.

Apesar do assassinato ter acontecido há 28 anos, o promotor explicou que o crime não prescreveu porque houve várias causas de interrupção do processo. “O réu foi intimado por meio de edital e o juiz nomeou a Defensoria Pública para a defesa dele, por isso, o julgamento pode prosseguir mesmo sem a presença do acusado”, explicou o promotor Vandeci de Souza Leite.

O crime aconteceu na Fazenda Riacho do Bode, na zona rural do município. Segundo do MPPE, a adolescente foi morta quando estava na casa dela. O suspeito invadiu o imóvel e atirou na vítima com um tiro de espingarda calibre 28, conforme o Ministério Público.

(Do G1 Caruaru)