quinta-feira, 6 de novembro de 2014

PARAÍBA É 6º ESTADO COM MAIOR TAXA DE HOMICÍDIO DE JOVENS, DIZ ESTUDO


A Paraíba foi classificada como o 6º estado brasileiro onde mais se matam jovens entre 15 e 29 anos no Brasil. Conforme levantamento feito pela ONG Flacso Brasil no Mapa da Violência 2014 - Jovens do Brasil, publicado na terça-feira (4), o estado paraibano registrou uma taxa de 87,1 mortes por grupos de 100 mil habitantes no ano de 2012. A taxa nacional ficou em 57,6 no mesmo período, ainda de acordo com Mapa da Violência. Em números absolutos, foram registrados 906 homicídios de jovens em 2012.

Comparando os dados levantandos pelo mapa ao longo da década, a Paraíba registrou crescimento de 160,6% neste índice, passando de 33,4 mortes de jovens por 100 mil habitantes em 2002 para 87,1 em 2012. Este foi o quinto maior crescimento do Brasil nesses 10 anos. Na relação entre 2011 e 2012, no entanto, o estado foi um dos cinco no Brasil que conseguiram registrar queda: a taxa teve uma redução de 1,7%.

Ainda conforme o estudo, a taxa de morte de jovens é superior a do total de homicídios. Em 2012, o índice geral de homicídios por grupo de 100 mil habitantes foi de 40,1 mortes, a oitava maior do Brasil. O crescimento do total de homicídios foi inferior ao de jovens, cerca de 130% em 10 anos, mas em comparação com os demais estados, o aumento de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) foi o quinto maior do país.

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Seds) da Paraíba para repercutir o estudo. Por meio de sua assessoria, a Seds informou que se posicionará o mais breve possível sobre os dados divulgados pelo Mapa da Violência.

FONTE: G1/PB

PROTESTO NA PE 160.


A população que reside nas imediações do Pé do Monte na cidade de jataúba no agreste do estado de pernambuco resolveram fazer um protesto na noite da ultima terça-feira (5), tudo por conta que os caminhões carregados de lenhas passam batendo nos fios fazendo com que aquela localidade fique sem energia elétrica. 


Os moradores que estava presente no local, falavam que já não estavam aguentando mais a esta falta de energia durante a noite, sem falar na possibilidade de perder eletrodoméstico. Durante o protesto os moradores colocaram pedras no meio da pista interrompendo o transito nas duas vias de rolamento. 


“Já foi feito abaixo assinado, pedimos que este poste fosse trocado, mais nada foi feito até agora, na minha rua passou o dia inteiro sem energia elétrica, já quando chega a noite não conseguimos dormir devido o calor e as muriçocas, sem falar nos equipamentos eletrônicos, porque não podemos ligar nenhum eletrodoméstico temos medo de queima-lo, porque não sabemos a hora que estas cargas batam nos fios fazendo com que falte energia”. Disse um morador 


Por volta das 11:30 da noite a policia apaziguou os ânimos e conseguiu liberar o transito, este protesto durou por volta de duas horas, foi acionado uma Equipe da CELPE para trocarem a fiação que é muito baixa com relação a Altura do asfalto. 

Fonte: Blog Jataúba News com a adaptação da BN comunicações 

Menores foram apreendido em Brejo da Madre de Deus.


A GT do Brejo da Madre de Deus foi acionada onde havia uma informação de que no distrito Mandacaia zona rural do Brejo teria um elemento detido por populares juntamente com um menor de idade e eles teriam efetuado vários roubos na localidade. 


O efetivo se deslocou e foi constatado que se tratava de 02 menores de idade, J. B. L e V . M . F S. 

O menor J.B. teria adentrado em um matagal onde foi capturado pelo efetivo da Policia militar e os produtos do roubo. 


Eles estavam em uma motocicleta BROS 150 de cor vermelha de placa PGK 0194 de Santa Cruz do Capibaribe PE, esta moto foi roubada em santa cruz do Capibaribe.

O V.M foi entregue a polícia civil para evitar um lixamento por parte da população. Efetivo que estava na ocorrência: Cb Genérico soldados De o dato, Edimilson e Itagive


informações do Cabo Junior de Jesus

Mototaxista sofre tentativa de homicídio após escapar de emboscada em Santa Cruz do Capibaribe

Foto: Fernando Lagosta.

Na noite desta quarta-feira (05), mais um mototaxista de foi alvo de uma tentativa de homicídio.

De acordo com as informações colhidas por nossa equipe de reportagem, José Marivaldo Pereira Minerva (43 anos e residente no loteamento Acauã) foi ferido com um tiro na perna e deu entrada no Hospital Municipal.

Dois mototaxistas haviam sido solicitados para levar passageiros e, ao chegarem até a localidade solicitada, no distrito de São Domingos (de Brejo da Madre de Deus), um deles notou que havia várias pessoas em atitude suspeita.

Desconfiado, achou que seria vítima de uma emboscada e, para fugir, acelerou a moto, chegando a derrubar a adolescente no chão.

Ao tentar fugir, José Marivaldo foi atingido na perna com um disparo de arma de fogo. Outro mototaxista que estava junto conseguiu fugir.

A polícia coletou informações e conseguiu prender a adolescente, que entregou seus comparsas um a um. 10 pessoas foram presas e apreendidas, e conduzidas para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe.

A adolescente que foi apreendida, havia se envolvido em uma ocorrência um dia antes, onde ela roubou uma moto no distrito de Poço Fundo, juntamente com uma mulher, armada com uma faca.

Além disso, foram apreendidos celulares roubados, uma porção de maconha e outros objetos como um tablet, um aparelho de som, um aparelho de DVD e uma câmera digital. Um casal, maiores de idade, foram presos por tráfico de drogas e furto, onde deverão ser conduzidos a presídios ainda hoje.

Os adolescentes apreendidos foram liberados.

O desabafo

Vendo seu trabalho sendo jogado “pelo ralo” ao presenciar criminosos adolescentes sendo liberados, um dos policiais deu seu desabafo.

“É frustrante para gente ver uma cena dessa, mas na nossa profissão que escolhemos, somos obrigados a ver coisas que não gostaríamos de ver. Isso não abaixa nossa cabeça, não tira nossa autoestima e vamos continuar a fazer o nosso trabalho até que as leis sejam modificadas. Enquanto sangue de polícia correndo nas veias, vamos fazer o que é o certo, o bem para proteger a sociedade. Vemos eles sendo liberados agora, mas vamos para rua prender eles de novo até que as leis sejam modificadas ou eles sejam de maiores, para “responder” pelos seus atos”, concluiu.

TÉCNICO DE ENFERMAGEM É DETIDO EMBRIAGADO

Policiais militares do 9º BPM realizavam rondas na Av. Rui Barbosa, bairro de Heliópolis em Garanhuns, na noite de quarta-feira (5), quando avistaram uma moto em alta velocidade avançado o sinal vermelho. O policiamento seguiu o motoqueiro que continuou avançando os sinais e empreendendo fuga, mas foi detido logo em seguida em uma moto Yamaha Factory de cor preta, ainda na mesma avenida. De acordo com a PM, O técnico de Enfermagem apresentava visíveis estado de embriagues alcoólica, sendo constatado após teste de alcoolemia 0,58 de teor alcoólico no sangue. O acusado foi detido é encaminhado para a 18ª DESEC em Garanhuns.

Homem é encontrado morto com marcas de tiros na zona rural de Caraúbas

Um homem foi encontrado morto na tarde da ultima quarta-feira (5), no Sítio Monte Alegre, zona rural do Município de Caraúbas. A vítima foi identificada por Assis Gonçalves, natural de Santa Cruz do Capibaribe/PE. 

O corpo estava com perfurações de tiros de arma de fogo. A Polícia esteve isolou até a chegada do IML – Instituto de Medicina Legal, para remoção do corpo. 

O crime está sendo investigado pela Polícia.

Com informações de Jacqueline Oliveira

DUAS MULHERES FORAM PRESAS FURTANDO EM LOJAS DE CAETÉS

De acordo com a polícia, as acusadas foram flagradas por câmeras de seguranças, furtando roupas em dois estabelecimentos comercias da cidade de Caetés. Magna Rayane Rodriques, 21 anos e, Danielle Isidoro, 19, moradoras de Garanhuns foram detidas logo após os comerciantes denunciarem o fato a PM que através de rondas conseguiu deter as duas com o produto do furto. As duas mulheres tem passagem pela polícia e foram autuadas em flagrante, sendo encaminhadas ao Presidio Feminino na cidade de Buíque no Agreste.

Prefeito Pedro Correia destaca obras que vão beneficiar todos os caraubenses

A cidade de Caraúbas mais parece um canteiro de obras, graças ao empenho do prefeito Pedro Correio que tem realizado uma administração baseada na busca de recursos e melhorias para toda população. 

Entre as que obras que estão em andamento no município podemos destacar 40 casas populares que estão sendo construídas a partir do programa Minha Casa, Minha Vida. Essas residências irão beneficiar 20 famílias na zona urbana e 20 famílias no distrito de Barreiras. 

Os caraúbenses também serão contemplados em breve com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que está em fase de conclusão. A obra possui um investimento de R$ 403.920,00 e é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. A UBS tem porte I e irá contribuir com a saúde de centenas de famílias de Caraúbas que necessitam de atendimento médico em geral. 

"Essa cidade hoje mais parece um canteiro de obras, já que meu governo é comprometido com a população caraubense, procuramos trabalhar para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento da nossa amada cidade. Por esse motivo, não vamos cansar de buscar ainda mais recursos e investir muito mais em obras que beneficiem diretamente o povo de Caraúbas", relata o gestor municipal.

Pensando na área do esporte e lazer de Caraúbas, o prefeito Pedro Correia está lutando para destravar junto a Caixa Econômica os recursos para a conclusão da reforma do Campo de Futebol do município. A obra sofreu embargos e está paralisada, mas a prefeitura está buscando retomá-la.

ESTA NO BLOG DO NEY LIMA

Homicídio de cantor evangélico está esclarecido, mas radialista atrapalhou na captura do possível assassino, revela policial da DPH
Capa do último CD gravado por Amós, morto a pedradas na zona rural. Foto: Thonny Hill.

Em entrevista concedida a nossa equipe de reportagem, o policial Marcelo Malhas, que integra a equipe da 21ª Delegacia de Proteção e Homicídios (DPH) falou sobre o andamento das investigações do homicídio do cantor evangélico Amós Antônio dos Santos.

O cantor, que tinha 32 anos, foi morto a pedradas na localidade conhecida como “Sítio Terezinhas” entre os dias 06 e 07 de outubro deste ano (relembre o caso clicando AQUI).

De acordo com Marcelo, uma linha de investigação já foi traçada e que o policiamento já tem conhecimento de quem seria o possível assassino do cantor, mas que a divulgação de informações por parte de um radialista e blogueiro (sem especificar quem) teria atrapalhado na captura desse suspeito.

Marcelo frisou que esse suspeito vinha sendo monitorado e que aguardava apenas o expedir de um mandado de prisão pela Justiça, mas que a captura do mesmo foi atrapalhada em virtude que, segundo Marcelo, esse radialista e blogueiro teria se excedido em seu programa de rádio, divulgando nome desse suspeito e dito que também divulgaria fotos em seu blog.

“Mesmo que saia esse mandado de prisão, a gente não tem mais ele na mão. Ele não está mais sendo monitorado, se evadiu e tomou direção incerta. Acredito que esse repórter (radialista) não fez por mal, mas foi uma forma imprudente. Ele não pensou pra frente, não pensou no futuro e, infelizmente, esse suspeito veio se evadir”, frisou Marcelo.

Marcelo citou que algumas pessoas chegaram a divulgar também que Amós seria homossexual e que isso tinha relação com o crime, assim como a possibilidade de havido um latrocínio (roubo seguido de morte) também foi divulgada, mas que nada, segundo ele, foi oficialmente dito pelos policiais.

Marcelo citou que cerca de 150 pessoas estiveram no local onde aconteceu o crime e que o mesmo já foi solucionado, mas aguarda que o mandado de prisão seja expedido. As investigações trabalham agora na localização desse principal suspeito.

ACUSADO DE TENTAR MATAR FREIRA NA PB É PRESO EM PE

Um homem foi detido ontem dia (05) na cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Contra ele existia em aberto um mandado de prisão.

Ele é acusado de tentar matar uma freira na cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba há 13 anos. Desde então o homem vivia em Petrolina.

O acusado foi preso na rua, onde ele trabalhava como vendedor ambulante.

PROGRAMA BUDEGA NORDESTINA

DE SEGUNDA A SÁBADO AS 04 DA MANHA NA RÁDIO VALE - AM VOCÊ OUVI O PROGRAMA BUDEGA NORDESTINA ACULTURA EM PRIMEIRO LUGAR!

Governo do Estado beneficia 800 famílias agricultoras pelo Procase; municípios do Cariri estão na lista

Com os primeiros convênios assinados, o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) investirá cerca de R$ 4 milhões em projetos de caprinocultura, fruticultura, mineração, apicultura e artesanato de 35 associações, beneficiando aproximadamente 800 famílias da agricultura familiar na Paraíba. As propostas foram submetidas a critérios previstos em edital, analisadas e aprovadas por equipe técnica.

Os projetos produtivos estão situados em 25 municípios do Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Curimataú, Médio Sertão e Seridó. “Importante destacar que esses são apenas os primeiros projetos a serem financiados. Para o ano de 2015, temos uma estimativa de aprovar e conveniar pelo menos 50”, comenta a coordenadora do Procase, Dirce Ostroski.

As propostas aprovadas pelo Procase contribuem para a redução da pobreza rural no semiárido paraibano, a partir do fortalecimento produtivo e organizacional dos agricultores familiares e empreendedores familiares rurais, com atenção a preservação ambiental e a utilização sustentável dos recursos naturais.

A coordenadora explica que os 35 primeiros projetos já estão conveniados, e que todo o processo licitatório é realizado pela própria comunidade beneficiária, com o apoio da equipe técnica do Procase. “A partir do diálogo e interação entre a equipe do projeto e os beneficiários, foram criadas as comissões de licitação nas comunidades para execução das primeiras metas desses convênios”, acrescenta Dirce Ostroski.

O Procase – Resultado da parceria entre o Governo do Estado e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida), o Procase beneficiará projetos de associações e cooperativas rurais de 56 municípios do semiárido paraibano, onde serão investidos US$ 49,6 milhões, aproximadamente R$ 100 milhões, sendo 50% dos recursos oriundos do Fida e 50% do Governo, para um período de seis anos.

Moradores de Jataúba Estão Recebendo o Projeto Espaço Celpe

Até o final do ano, mais quatro cidades do interior do Estado receberão as ações da distribuidora.

Moradores do município de Jataúba, no Agreste do Estado, tem os dias 04 e 05 a oportunidade de se inscreverem nos programas de doação de geladeiras e lâmpadas econômicas, promovidos pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Esses e outros serviços são realizados pelo Projeto Espaço Celpe, um mutirão de atendimentos oferecidos aos clientes da concessionária que inclui ainda orientações sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica e solicitações comerciais. A iniciativa, que tem o apoio de uma Agência Móvel, está instalada no Serviço de Conveniência e Fortalecimento de Vínculo, localizado na Avenida José Lopes de Siqueira, s/nº, no centro da cidade. Até o final do ano, mais quatro cidades do interior do Estado receberão o projeto. (ver serviço abaixo).

Secretária de Ação Social Rosilene Alves Lagos foi que abraçou e buscou o projeto para o município.

Em Jataúba, a Celpe está promovendo a distribuição de aproximadamente 1800 lâmpadas e a pré-inscrição para doação de 320 refrigeradores econômicos. Para ter direito a receber as lâmpadas econômicas, o cliente deverá receber as orientações da empresa, no local do evento, e apresentar a conta de energia original – classificada como residencial baixa renda - do mês de outubro paga e sem débitos anteriores. Além disso, será necessário apresentar documentos originais e cópias, do titular do NIS, tais como carteira de Identidade, CPF e comprovante de inscrição no Cadastro Único (Cartão Bolsa Família ou Folha Resumo ou Declaração da Prefeitura). Já o cliente com BPC deverá apresentar carta de concessão com o número do benefício (código 87 ou 88).


Durante o evento, também será possível fazer o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica que concede descontos de até 65% na conta de energia de famílias de baixa renda. Na ocasião, o cliente deve apresentar a conta de energia e o Número de Inscrição Social (NIS) ou NB (numeração que consta no cartão bolsa família), além de CPF e RG do titular do NIS. Quem efetuar o cadastro, no evento, receberá 04 lâmpadas econômicas. Caso o consumidor já tenha recebido um total de seis lâmpadas da Celpe nos últimos três anos, ele não poderá ser beneficiado novamente.


Para a pré-inscrição no Projeto Nova Geladeira, do Programa de Eficiência Energética regulado pela Aneel, que realiza a substituição do equipamento antigo por um novo, com Selo Procel de economia, o cliente deverá residir na cidade ou município vizinho. Também é pré-requisito receber a orientações de segurança, estar inscrito na Tarifa Social, apresentar o comprovante de quitação da fatura com vencimento em outubro e ter consumo médio mensal acima de 80 kW/h. A Celpe lembra que é preciso ter uma geladeira velha e funcionando para efetuar a troca. Para ser beneficiado, o cliente não pode ter participado de outro projeto de doação ou venda de geladeiras, promovido pela concessionária. A Celpe alerta que as inscrições para a geladeira acontecerão, exclusivamente, nos dias 04 e 05, e na quinta-feira (06) haverá a ação de troca dos refrigeradores, no Clube Municipal de Jataúba.

PARAÍBA TEM 22 CIDADES EM RISCO DE EPIDEMIA DE DENGUE, DIZ SAÚDE


Vinte e duas cidades da Paraíba estão em situação de risco de epidemia de dengue, de acordo com relatório atualizado na ultima terça-feira (4) pelo Ministério da Saúde. O Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença.

A cidade com maior risco, de acordo com o LIRAa, é Igaracy, com índice 12%. Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito, e satisfatório quando o índice está abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti.

Assim como todas as outras capitais brasileiras, João Pessoa (índice 0,7%) está na lista dos municípios com situação satisfatória, enquanto Campina Grande (índice 2,9%) consta entre os 100 municípios paraibanos foram considerados em alerta.

Veja a lista das cidades em situação de risco de epidemia da dengue na Paraíba

Município Índice
Esperança 4,0
São Bento 4,0
Cacimbas 4,1
Sertãozinho 4,2
Sousa 4,5
Cabaceiras 4,6
Massaranduba 4,6
Malta 4,7
São João do Rio do Peixe 4,8
Zabelê 4,9
São José dos Ramos 5,3
Itaporanga 5,6
Puxinanã 5,7
Alagoa Grande 5,8
Barra de Santana 6,6
Desterro 6,6
Bom Sucesso 6,7
Seridó 7,0
Aroeiras 7,3
Alagoa Nova 8,1
Riacho dos Cavalos 10,0
Igaracy 12,0

Resposta do Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que, de acordo com estatísticas do órgão, 21 municípios estão em situação de risco para ocorrência de surto: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Aroeiras, Barra de Santana, Bom Sucesso, Cabaceiras, Cacimbas, Desterro, Esperança, Igaracy, Itaporanga, Malta, Massaranduba, Puxinanã, Riacho dos Cavalos, São Bento, São João do Rio do Peixe, São José dos Ramos, Sertãozinho, Sousa e Zabelê. Apenas Seridó não aparece na lista da SES.

“Nesses municípios devem ser revistos os trabalhos que estavam sendo desenvolvidos para fortalecer a prevenção e combate, para evitar um risco eminente de surto de dengue. Faz-se necessário a realização de um trabalho de mobilização social envolvendo a participação efetiva dos moradores, por meio de medidas de prevenção e eliminação de possíveis criadouros”, alertou a técnica responsável pela dengue na SES, Izabel Sarmento.

Ainda segundo informações da SES, as notificações de casos suspeitos de dengue entre 1º de janeiro e 28 de outubro deste ano tiveram uma redução de 60,66% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com verificação da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde. O 10º boletim da dengue traz a notificação de 6.716 casos suspeitos em todo o estado, contra 17.072 em igual período de 2013. Dos 223 municípios paraibanos, 195 registraram casos de dengue no sistema até o momento, restando ainda 28 sem nenhuma notificação.

Dos casos notificados, 1.583 foram descartados e 3.066 confirmados por dengue. Dos casos notificados, foram identificados 146 casos de dengue com sinais de alarme, sendo 57 já confirmados, e oito casos como dengue grave, sendo seis confirmados. Os demais casos – 1.913 ao todo – seguem em investigação, aguardando o encerramento por parte das secretarias municipais de saúde.

Quanto ao número de óbitos, até então foram registrados seis casos, sendo dois em Campina Grande, um em Patos, um em Cuité, um em Cruz do Espírito Santo e um em Itapororoca. Levando em consideração o ano de 2013, no mesmo período, havia um total de 16 óbitos confirmados, o que demonstra uma redução de 62,5%.

Fonte: Portal Correio