sexta-feira, 8 de julho de 2011

Pobreza extrema em 2015 ficará abaixo do estimado

A pobreza extrema no mundo recuará mais que o esperado e deverá fechar 2015 afetando 15% da população - a estimativa anterior, feita pela Organização das Nações Unidas (ONU), era de 23%. O resultado positivo se dará graças à boa evolução das taxas sociais na China e na Índia, países que diminuíram o número de pobres a 5% e 22% de suas populações, respectivamente. A previsão foi feita nesta quinta-feira (7) pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Entre os dois gigantes da Ásia, o número de pobres terá diminuído de 455 milhões entre 1990 e 2005, para 320 milhões em 2015. A pobreza extrema afeta quem vive com menos de US$ 1,25 por dia. Os dados constam no relatório anual sobre os avanços dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O documento analisa também que "as previsões para África Subsaariana são ligeiramente mais otimistas do que antes".

Os analistas da ONU não se deixaram desalentar pela crise econômica na Europa e nos Estados Unidos, que provocou a queda dos preços das matérias-primas pela diminuição da demanda. “O crescimento mantém impulso suficiente no mundo em desenvolvimento, o que torna possível alcançar os objetivos à redução da pobreza", diz o relatório.

Apesar dos importantes avanços feitos oito anos após a fixação dos Objetivos do Milênio, os resultados ainda são insuficientes em algumas regiões. Entre os objetivos estão a eliminação da pobreza extrema e a fome, garantia da educação primária universal, redução da mortalidade infantil e a melhoa da saúde materna.

"Este relatório mostra que resta um bom caminho a percorrer para garantir os direitos das mulheres e meninas, promover o desenvolvimento sustentável e proteger os mais vulneráveis dos devastadores efeitos das crises, sejam por conflitos, desastres naturais ou a instabilidade nos preços dos alimentos e a energia", disse Ban.

Uma das conclusões do relatório indica que as oportunidades de conseguir um emprego produtivo e de turno integral para as mulheres são reduzidas e que, em consequência, estas se beneficiaram menos da leve recuperação do emprego uma vez passado o pior momento da crise.

Outro dos objetivos em atraso refere-se ao acesso universal à educação primária, pois a taxa de escolarização melhorou só 7% desde 1999. As crianças das famílias mais pobres, as que vivem em zonas rurais e de conflito e as meninas são as que correm maior risco de ficar de fora dos sistemas escolares.

Falso médico procurado pela PF apresenta-se voluntariamente em Caruaru Leonardo de Moura Cintra compareceu à delegacia acompanhado por advogado, prest

Leonardo de Moura Cintra, que está sendo investigado como falso médico por ter atuado no Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, por 10 anos, sem ter concluído o curso de Medicia, se apresentou nesta sexta-feira (08), na Delegacia da Polícia Federal (PF), na cidade do Agreste pernambucano.

De acordo com o delegado Dário Sá Leitão, que ouviu o depoimento do suspeito, Cintra estava acompanhado do advogado José Olímpio. Ele foi liberado após depor. O delegado vai conceder uma entrevista coletiva, nesta tarde, para repassar informações sobre a investigação.

Publicada lei que Institui a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas

O Diário Oficial da União publica hoje (8) a lei que obriga as empresas a quitarem seus débitos com a Justiça do Trabalho se quiserem participar de licitações públicas.

A nova lei inclui no texto da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) o Título VII-A, que institui a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT).

A lei também altera o Artigo 29 da Lei 8.666/1993 (Lei das Licitações) para incluir a certidão na documentação relativa à regularidade fiscal necessária às empresas que participam de licitações públicas e pleiteiam acesso a programas de incentivos fiscais.

A nova determinação passa a vigorar em seis meses, a contar de hoje.

Cinzas vulcânicas podem voltar a prejudicar voos no Brasil, Argentina e Uruguai

Cinzas vulcânicas do Puyehue voltam a passar sobre Buenos Aires e Montevidéu e podem atingir o extremo sul do Brasil, segundo informações divulgadas pelo Climatempo nesta sexta-feira.

A região de Buenos Aires voltou a registrar a presença das cinzas do vulcão chileno Puyehue, que teve violenta erupção entre os dias 4 e 5 de junho. A presença das cinzas vem sendo notificada desde 6 horas nas observações meteorológicas do Aeroparque, aeroporto dentro de Buenos Aires.

O aeroporto internacional em Ezeiza, na Grande Buenos Aires, registra a presença das cinzas nas suas vizinhanças desde a noite de ontem. Em Bariloche e em Neuquen, cidades argentinas mais próximas do vulcão Puyehue, e mais seriamente afetadas pelo depósito das cinzas vulcânicas, voltaram a registrar cinzas desde o começo da semana. As cinzas vulcânicas voltaram a ser registradas desde ontem em várias áreas do Uruguai, inclusive na capital, Montevideu.

A mudança na direção dos ventos no altos níveis da atmosfera volto a empurrar a nuvem de cinzas do Puyehue em direção a Buenos Aires e ao Uruguai. A previsão para manhã da direção dos ventos em torno dos 10 km/h, na região entre o Uruguai, a Argentina e o Sul do Brasil indica que os ventos devem rondar para o quadrante noroeste até a manhã deste sábado, o que desviaria a nuvem de cinzas para o Oceano Atlântico.

Porém, não se poderia descartar a chance de que as cinzas passem pelo extremo sul do Brasil até a noite de hoje, em cidades da Campanha Gaúcha e do litoral sul do Rio Grande do Sul.

Pague seu IPTU até o dia 30 e ganhe 20% de desconto

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe oferece uma grande oportunidade para você quitar o seu IPTU com desconto de 20%. O pagamento pode ser feito até o dia 30 deste mês.
Com o pagamento do IPTU, você contribui para o desenvolvimento da nossa cidade, gerando receitas para fazer os investimentos necessários.
Vá até uma casa lotérica ou qualquer estabelecimento bancário e se efetue seu pagamento. Caso não tenha recebido seu carnê, dirija-se ao setor de Tributação da Prefeitura e retire o documento.
Prefeitura do Povo de Santa Cruz do Capibaribe: construir e cuidar das pessoas.

Acidente deixa 20 feridos na BR-232 e incêndio atinge casa em Caruaru

Vinte pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-232, em Vitória de Santo Antão. Um ônibus escolar da Prefeitura de Barra de Guabiraba colidiu na traseira de um caminhão-caçamba carregado de brita. O ônibus transportava 26 estudantes e dois professores que retornavam de um passeio. As vítimas foram socorridas para o hospital de Vitória.

No balanço 24 horas, a Polícia Rodoviária Federal contabilizou 22 acidentes, 41 veículos envolvidos. Duas pessoas morreram.

Na BR-232, em Serra Talhada, no Sertão, uma colisão envolvendo três veículos causou a morte de Aguinaldo Carvalho Santana, 50 anos. O outro acidente com vítima fatal aconteceu na BR-232, em Gravatá. Um veículo não identificado atropelou o pedestre José Gomes da Silva, 45 anos, que teve morte imediata.

Câmara Municipal realiza audiência para discussão do processo de implementação de placas vermelhas no nosso município

O Presidente da Câmara, Francisco Ricardo convocou os vereadores desta Casa de Lei para participarem de uma Reunião Extraordinária, ocorrida nesta quinta feira (07-07), na qual foi discutida o processo de implementação de placas vermelhas nas motocicletas dos mototaxistas de nosso município juntamente com os representantes das classes envolvidas.


Participaram da audiência o Presidente da Associação dos Mototaxistas Kenedy Ferreira, o Coordenador da 27ª CIRETRAN Tallys Maia, o Diretor de Trânsito Valdeni Aragão e o Coordenador de Programas e Projetos de Educação de Trânsito, Mário Leandro. Após diversos esclarecimentos acerca do que de fato é necessário para implementação de placas vermelhas no nosso município, ficou acordado que os vereadores vão provocar uma audiência com a diretora do DETRAN-PE, para em conjunto com os deputados estaduais da nossa cidade, entregar em mãos o ofício pedindo à homologação da portaria que regulamenta a placa vermelha no nosso estado, para que a mesma fique em conformidade com as exigências da Lei Federal.


Procedimentos que devem ser tomados pela classe mototaxista para obter o direito de utilizar a placa vermelha


A realização em caráter de urgência, de um curso de especialização para exercer a profissão de mototaxista, o qual é exigido por lei. O curso será ministrado pelo Senai e para ter início faz-se necessário a inscrição mínima de 30 pessoas. Para realizar a matrícula, serão necessários os seguintes procedimentos:
* Xérox da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), RG, CPF e comprovante de residência;
* Ter mais de 21 anos e 2 anos de habilitação na categoria “A”.
E, por fim, para realizar o registro do veículo na modalidade aluguel Moto-táxi, são exigidas as seguintes documentações:
* Ofício da Prefeitura Municipal (original e assinado pelo prefeito ou substituto legal, juntando competente ato) solicitando a concessão de placa de aluguel (especificando placa, proprietário e número do CPF);
* Cópia do Alvará da Prefeitura ou documento equivalente e tela de cadastro;
* Cópia da nota fiscal ou CRV, com verso preenchido e reconhecimento de firma se for o caso;
* Cópia do CPF e RG, se pessoa física;
* Cópia do CNH (incluído campo de observações: atividade remunerada e curso de Moto taxista).
As cópias deverão ser devidamente autenticadas ou conferidas com a original por servidor do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN-PE

Vaga para vendedorUma excelente oportunidade de emprego surgiu esta semana em Santa Cruz do Capibaribe!

A Unipeças, empresa conceituada no segmento de máquinas, peças e acessórios para máquinas de costura industrial, abriu uma vaga no seu quadro de colaboradores. Exige-se apenas que o interessado tenha Ensino Médio e Experiência.Os candidatos devem entregar currículo na Unipeças, que fica na Rua Graciliano Arruda, 47/51, Centro, ao lado do Branco do Brasil. Mais informações: (81) 3731-3556.

Receita abre consulta ao segundo lote de restituições do IR 2011

A Receita Federal abre hoje (8), às 9h, a consulta ao segundo lote regular de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2011. Também será liberada consulta a lotes residuais do Imposto de Renda de 2010, 2009 e 2008. Para saber se foi incluído nos lotes, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet ou ligar para o telefone 146.

O dinheiro será liberado no banco no próximo dia 15. Do exercício de 2011, serão creditadas restituições para 1.646.075 contribuintes, totalizando R$ 1,9 bilhão, já com a correção de 2,95%.

Do exercício de 2010, serão pagas restituições para 31.186 contribuintes, que somam R$ 60,7 milhões já acrescidos de 13,10 %. Com relação ao lote residual do exercício de 2009, serão creditadas restituições para 10.229 contribuintes, que totalizam R$ 17 milhões, corrigidos em 21,56%. Do lote de 2008, serão creditadas restituições para 6.120 contribuintes, totalizando R$ 12 milhões, já corrigidos em 33,63 %

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pela internet, por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Declaração IRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do Banco do Brasil (BB) ou ligar para a Central de Atendimento do BB – cujos telefones são 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.